O Casamento

O Casamento Nelson Rodrigues

Resenhas - O casamento

Lukas 06/02/2022

Expõe as hipocrisias
Como já esperado por ser um livro de Nelson Rodrigues, ele expõe os podres da alta classe da cidade do rio de janeiro.
Desejos sexuais reprimidos, perdas não esquecidas, adultério e todas essas coisas que acontecem em nossa sociedade mas muitos tentam esconder.
O livro muitas vezes volta no tempo pra mostrar eventos passados, sendo isso bem constante, mais ainda é de muito fácil compreensão.

Jonara 23/04/2010

Nelson Rodrigues, sempre bizarro. Nunca tinha lido uma prosa dele, e este se não me engano foi o único livro de prosa que ele escreveu e assinou com seu próprio nome. Legal de ler uma prosa do Nelson, é que ele viaja nos pensamentos das personagens. São pensamentos incrivelmente humanos, mesmo os mais sórdidos deles. As observações sobre coisas corporais também são sempre muito pertinentes, como a garota que tinha nojo dos dedos dos pés, e quando está com um sujeito na cama, lambe os dedos dos pés dele e simplesmente já não sente nojo. O personagem principal é fabuloso, com seu falso moralismo levado a extremos, suas inseguranças... é um sujeito asqueroso na essência, pra mim parece um verme, uma barata num corpo de homem. Mas no entanto tem uma aparência que ilude muita gente em geral... ele próprio, inclusive.
Bom livro, gostei bastante. Não recomendo pra todos porque muita gente não gosta do estilo... realmente Nelson Rodrigues nunca é light. Pros interessados, boa leitura!

Livros.Carrancas 02/05/2023

Mermão?
Para acompanhar a resenha completa, como se alguém quisesse saber rs, acessa minha página, vou ficar feliz com sua companhia:

Instagram.com/livrosecarrancas

Marcone 13/08/2012

Assuma a sua lepra

Aqui está Nelson Rodrigues, em sua melhor forma, no ápice do seu amadurecimento como romancista, fazendo o que ele sabia fazer de melhor: entrar de sola nos valores morais da sociedade, sem meio-termo.

Na véspera do matrimônio de sua filha, o pai descobre que seu futuro genro pode ser homossexual. O que ele deve fazer? Como agir? O livro descreve as 24 horas que antecedem o casamento, e o fato envolvendo o seu futuro genro, na verdade, fica de lado na maior parte do tempo, dando lugar a diversos episódios, nos quais o autor questiona a moral e a hipocrisia das complexas relações humanas, com a contundência de um Gustave Flaubert em "Madame Bovary".

- Emma Bovary c'est moi, disse Flaubert ao ser levado aos tribunais. Nelson, que também foi censurado por este livro, olha pra cara da sociedade em que "o importante é o casamento" e brada: - Assuma a sua lepra!

Caroline Vital 25/10/2023

Lido em 2018
Babadeiro! O mais babado de Nelson que já li. Fiquei sem fôlego. Escrito para incomodar. Nelson é Nelson, precisa mente aberta para lê-lo.

Giovani 13/01/2023

É a primeira obra de Nelson Rodrigues que leio. A leitura é fluida e rápida, por conta dos diversos diálogos. Além disso, a história é envolvente e gera curiosidade no leitor para saber os próximos acontecimentos. Há diversas surpresas, ficando evidente a intenção de gerar incômodo em relação às visões tradicionalistas da sociedade. Excelente!

Aryana 23/12/2020minha estante
Anotado.

Thales 23/12/2020minha estante
Recomendo demais. Só não depois das refeições rsss

Aryana 23/12/2020minha estante
Kkkkkkkkkkkkk

Denise Ximenes 14/08/2020

Termino esta leitura sem entender por que Nelson Rodrigues é tão aclamado.

Explico: conheço o básico da obra dele. Aquilo que a tevê produziu... Por isso, me aventurei na leitura de O Casamento (e muito provavelmente ficarei nela).

Não sei se estou sendo leiga demais, mas eu sinceramente achei o enredo vazio...
Muita preocupação em chocar os leitores (da época, especialmente) com fatos que eram/são tabus - incesto, "pederastia", traições, machismo...

Fazendo uma comparação, entendo Nelson Rodrigues meio como Derci Gonçalves, que tinha uma preocupação maior em demonstrar irreverência por meio dos palavrões, muito mais do que pelo talento genuíno.

Vou ler críticas sobre ele, certamente, mas gostaria de saber que avaliação vocês têm sobre o enredo de Nelson Rodrigues.

Eu, falando sinceramente (e considerando o meu parco conhecimento nas técnicas dramatúrgicas), não gostei. Estou me referindo exclusivamente ao enredo.

Comparando com escritores de calibre, como Jorge Amado, Graciliano Ramos, Machado de Assis, Rachel de Queiroz ... ..., no fundo não entendo o estardalhaço acerca desse dramaturgo.
Débora 19/12/2022minha estante
Denise acredito que Nelson é melhor dramaturgo do que romancista.

Denise Ximenes 19/12/2022minha estante
Verdade, Débora! ?

Caio 21/06/2012

Grande livro
Nelson Rodrigues foi um gênio.Considerado em seu tempo maldito ou pornográfico,o autor na verdade era um homem conservador que ao abrir as entranhas da sociedade brasileira e mostrar a degradação moral a que chegou o ser humano buscava chocar e gerar reflexão.Neste livro ele descreve com maestria tipos existentes em nossa sociedade como o homossexual resentido e perverso,o pai de familia sórdido que se porta como paradigma de moralidade,o jovem playboy fútil e arrogante.Temas como incesto,pedofilia,estupro e homossexualismo são tratados nesse livro que não está datado e mesmo hoje tem a capacidade de chocar o leitor mais desavisado.Recomendo muito!

Hellio Piagge 19/01/2022

Um retrato fiel da sociedade brasileira em decadência
Sabino é um homem como tantos outros: sério, bem-casado, trabalhador, com uma empresa para chamar de sua e uma belíssima família cheia de segredos. Na véspera do casamento de Glorinha, caçula de Sabino, ele ouve de um amigo que seu futuro genro fora flagrado beijando outro homem.

Sem saber o que fazer com a informação, entrega-se a lembranças antigas que despertam os mais intensos e desconcertantes sentimentos. Delas decorrem pensamentos, gestos e atitudes que pouco se afeiçoam à imagem de chefe de família bem-sucedido e tradicional que ele construiu para si.

Censurado em 1966 pelo ministro da Justiça do governo de Castello Branco, O Casamento traz um retrato fiel da sociedade brasileira em decadência. Os bastidores escandalosos da família Uchoa Maranhão trazem personagens repugnantes, ambiciosos e preconceituosos em uma narrativa curta, ágil e imoral que observa cada particularidade do conservadorismo nacional.

Escrito originalmente como romance, O Casamento é ideal para quem busca conhecer a escrita singular de Nelson Rodrigues, o maior dramaturgo brasileiro. A obra, em seu contexto, aborda temas como suicídio, preconceito, incesto e racismo. Mesmo trazendo conteúdos pesados, é uma leitura necessária para entender a organização social do Brasil.

A nova edição da HarperCollins Brasil conta com textos de Bárbara Paz e Paulo Werneck.

thaisinha 22/08/2020

Recebi esse livro da TAG em 2016 e só resolvi ler agora.
A leitura em si foi um pouco maçante, demorei muito pra terminar pois, por incrível que pareça, o livro não me prendeu. O enredo é um pouco perturbador e fiquei bem desconfortável ao ler.
De qualquer forma, o mais interessante é saber que foi uma obra censurada pela ditadura.

Glauber 04/07/2023

Livro delicioso e polêmico de um dos personagens mais interessantes do Brasil no século XX.

Nessa história sobre a moral e família tradicional brasileira, Nelson Rodrigues conta uma história onde ninguém na história presta.

Thalita234 12/03/2023

O homem é completamente pirado
Quando você decidir ler alguma coisa do Nelson Rodrigues tem que ser consciente de que vai ser marcante de alguma forma, seja para o bem ou para o mal dificilmemente alguém vai ficar indiferente a ele e isso é talento puro para mim. O casamento foi censurado na Ditadura e não foi atoa, aqui Nelson descasca a hipocrisia das instituições tradicionais como casamento e familía de uma forma vulgar. O noivo de Glorinha (filha de Sabino personagem central do livro) é pego no flagra beijando outro homem por um amigo da família, e a partir desse episódio os personagens entram em uma espiral de lavagem de roupa suja que só a família tradicional brasileira poderia servir. Leitura essencial para quem tem estômago coisa cada vez mais rara hoje em dia.

Larissa.Meira 23/03/2021

Com certeza, um dos livros mais malucos que eu já li! Essa história é de embrulhar o estômago em certos momentos, Nelson Rodrigues não teve medo de retratar o pior do ser humano em ?O Casamento?.
Para falar a verdade, eu consegui sentir raiva de absolutamente todos os personagens, a maneira como a gente tem acesso aos pensamentos mais sujos, nojentos e decadentes de cada um deles deixa a leitura, ao mesmo tempo, maçante e incômoda.
É um livro extremamente bem escrito, mas tem que ter estômago para ler certas frases. O autor certamente vai até o âmago do pior que existe na nossa sociedade e coloca em cada um desses personagens, abordando estupro, assassinato, arrogância, paranoia, incesto e por aí vai.
É muito difícil ler esse livro porque a maiorias das falas nos deixam morrendo de ódio, além que o autor nao falta com adjetivos para descrever as situações mais absurdas.
Em alguns momentos da história, eu sinceramente nao tinha ideia do que estava acontecendo, parecia que havia tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo com um mesmo personagem, que a sensação era de que eu estava dentro da mente deles, acompanhando cada pensamento, e era até difícil entender um diálogo.
O livro é bem escrito, muito incômodo e não sei se lerei outro do Nelson Rodrigues tão cedo.