Ninguém escreve ao coronel

Ninguém escreve ao coronel Gabriel García Márquez




Resenhas - Ninguém escreve ao Coronel


264 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Suzana Mendonça 09/10/2022

A longa espera pelo incerto
Uma curta narrativa, porém, bem elaborada por Gabriel García Marquez, que trata sobre a angústia de um coronel pela espera do recebimento de sua aposentadoria pelos serviços prestados na guerra civil de seu país, revelando as dificuldades familiares e financeiras vividas pelo personagem principal em decorrência dessa espera. O enredo é relacionável principalmente no quesito do longo aguardo por algo que não se tem certeza se realmente virá.
O texto contém doses de elementos extraídos de ?Cem Anos de Solidão?, como as referências ao Coronel Aureliano Buendía, conferindo encanto especial à narrativa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nemec 15/09/2022

Duro e magnifico
Minha primeira experiência lendo Gabriel Garcia Marques, através da plataforma Biblion.

Achei muito bem escrito. Os personagens principais o Coronel e a esposa dele são vividos, fortes, sofrendo a privação do abandono e da falta de perspectivas, agarrados às esperanças que parecem impossíveis: receber uma pensão de guerra que nunca chega e a vitória de um galo de rinha que possa garantir mais algum tempo de sustento ao velho casal.

Há muita coisa nas entrelinhas, como a avareza, cobiça, hipocrisia regados pela pobreza do povo e das cores vivas do ambiente montado pelo Gabriel Garcia Marques.

Pessoalmente não gostei do desfecho, mas o compreendo. Vale a pena a leitura e me sinto ansioso para tentar ler outras obras deste mestre da literatura latino americana.
comentários(0)comente



Joao 31/08/2022

Um copo de América Latina concentrada, por favor?
Um dos livros menos comentados do Gabo, talvez ofuscado pela genialidade das outras obras, mas que engana quem acha que por isso fica pra trás.

De forma brilhante, o livro mostra a realidade sul-americana. A esperança - mantida qualque que por milagre, o Estado distante (ou inexistente?), as dinâmicas familiares e suas dores - por vezes literais. E as injustiças, estas sempre pela desigualdade, essas principalmente.

É uma jornada angustiante, que em todas as relações apresentadas nos dão pano pra pensar, mesmo sendo uma história do século passado segue sendo muito atual.

É fácil ler essa obra e sentir um "hit too close to home" em algum momento. O brilhantismo de Gabo, não poderia ser diferente.
comentários(0)comente



Flávia 23/08/2022

Um coronel resignado?
Um livro que te faz ter raiva do protagonista, não por ser uma pessoa ruim, mas resignada e até mesmo covarde? inesperado para um coronel?!
Mas é um conto interessante, com final curioso.
comentários(0)comente



Thay 21/08/2022

Ninguém escreve ao coronel
Solitário de uma vida sofrida. Representa bem a vida na América latina em diversas regiões, demonstra uma cultura rica cheia de superstições numa sociedade complicada com promessas não cumpridas.
comentários(0)comente



Vinder 30/07/2022

Pequena novela de García Márquez. Não chega a ser um ?cem anos de solidão?, nem ?amor nos tempos do cólera?, mas vale muito a pena.
comentários(0)comente



LeandroCastro88 15/07/2022

Gabo Gabo Gabo... O maior e melhor. Tudo que li dele até hoje valeu cada página. Fico em paz pq ainda tenho muita coisa dele pra ler.
comentários(0)comente



Ligia.Carvalho 29/06/2022

Acho que é difícil não gostar de algum livro do Gabo.
Leitura fácil e fluida, narra em poucas paginas a história de um coronel que apesar de ter servido a máquina pública, fica eternamente esperando a sua aposentadoria do governo.

Angustiante ver ele a solidão e a pobreza em que ele vai se afundando.
comentários(0)comente



Bella 05/06/2022

Bom!
Resolvi ler pq nunca tinha lido nada do autor e me falava bem. Mas não faz o meu estilo mesmo. A escrita é boa e fluida, mas a história não me prendeu.
comentários(0)comente



Yali 25/05/2022

América do Sul nua e crua.
Uma vida vivida com base em esperar, acreditar e sonhar. Acreditar em promessas vãs de políticos, esperar que elas se cumpram e sonhar com um pouco menos de miséria.
Um história simples, daquelas que todo mundo conhece uma parecida, com uma profunda crítica política e estrutural da Colômbia, mas por extensão de qualquer país sulamericano.
Gabriel Garcia Marquez é sempre o retrato da América do Sul pura e simples, como era, como é e como, provavelmente, sempre será.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jef 03/05/2022

UMA HISTÓRIA PARA ADENTRAR NA FICÇÃO DE GABO
Texto curtinho e levinho de ler, mas que traz questionamentos pertinentes e atuais nas suas entrelinhas. Repletos de alegorias, trata sobre injustiça, impunidade, ditadura e esperança.
comentários(0)comente



Maria Bárbara Menezes 20/04/2022

As crônicas de um galo
Não tem como reconhecer a escrita de Gabo, onde elementos da cultura colombiana regional são tão ricamente descritos e presentes. Neste conto, o escritor ganhador do prêmio Nobel, nos leva ao cotidiano nostálgico, estático e miserável do Coronel e sua esposa enferma a superar o luto da perda do único filho, vítima de um conflito com arma de fogo em uma rinha de galo. Animal este que o Coronel mantém como uma lembrança viva da época em que o filho vivia. Tudo isso com os conflitos políticos e o opressão do governo de plano de fundo. Muito bom! Recomendo!
comentários(0)comente



264 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |