O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas - O Primo Basílio

Helena 26/02/2022

De acordo com Eça de Queiroz, "O Primo Basílio" é um episódio doméstico que apresenta a deterioração familiar da burguesia lisboeta cujos valores fundamentais foram alvo de permanentes ataques por parte da intelectualidade da época, influenciada pelos novos ares que varriam boa parte da Europa com a Revolução Industrial.

Daniel.Silva 13/03/2022

Leia Eça de Queiroz.
• Romance intenso em seu enredo, leitura fluída e muito bem escrita (*estamos falando de Eça de Queiroz, que dispensa comentários), apesar do tempo em que foi escrito em nada interfere na compreensão do leitor para com seu entendimento do livro. E não foi à toa que Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Montes, na música “Amor I Love You”, citam O Primo Basílio:
“Tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que
lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor
amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo conduzia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!”

melbernardoo 01/02/2024

Febre de amor se apanha no ar!
?O amor é uma doença
Que costuma andar no ar;
Só de ir à janela, às vezes
Se apanha a febre de amar!?

O primo Basílio é um romance realista do escritor português Eça de Queirós, publicado pela primeira vez em 1878. O enredo tem como temática principal o adultério de Luísa com seu primo Basílio, este que esteve anos ausente retorna à Lisboa e reacende a chama de um romance proibido entre os dois.

Luísa é casada com o engenheiro Jorge, que viaja a trabalho e acaba por deixar sua amada livre sob os encantos e investidas de Basílio.
Como nem tudo são flores, algumas cartas trocadas entre os primos e amantes são pegas pela empregada Juliana, que usa desse segredo para chantagear a madame.

A escrita de Queirós é marcada pelos detalhes, o que torna a leitura bem demorada. Confesso só li por necessidade acadêmica, apesar disso um clássico sempre vale a leitura.
O autor é detalhista inclusive ao explicitar toda a hipocrisia e preconceito da sociedade lisboeta do século XIX.
Isabely129 04/02/2024minha estante
Livrãooo

Wanessa Rastoldo 11/05/2022

fazia muito tempo que eu pensava em ler esse livro mas, por ter um certo preconceito com o eça sempre enrolei muuuito! até que um professor me incentivou tanto a ler que fiquei curiosa!

realmente gostei MUITO da trama e da história. tem um ar meio teatral que é muito interessante e deixa a história mais engraçada até! a juliana é uma personagem incrível e eu fiquei triste até pela forma que ela foi mal trabalhada nesse final? esperava algo maior! mas, entendo que talvez seja por ser um clássico e por ser o estilo do autor. ficou mais teatral esse final dela e da luisa.

fora isso, amei a discussão que a patroa trabalha para a empregada! achei genial! ainda mais pela época! Eça foi muito perspicaz nisso aqui! PORÉM, eu ODIEI o final! o fato das DUAS morrerem e o VAGABUNDO o Basílio simplesmente abandonar a Luísa e CAGAR pra morte dela só mostra que tudo o que ela passou (o que não foi tão sofrido mas por uma burguesa foi um horror) foi ATOA! sinceramente? que ÓDIO desse Basílio!

MAS, até nisso o livro se mostra atual! os homens se dando bem, enquanto quem se ferra em toda a história, são as mulheres. que livro, meus amigos.

Maick 28/04/2024

O primo Basílio
Uma linguagem não tao muito difícil que se parece , em que você entrará em um tempo em que as pessoas terão que dar explicação em tudo que se faz.
Luiza sofreu tanto ,em uma posição tão difícil de sua vida amorosa que a confiança com as pessoas em sua volta faziam ausência nesses dias que nunca findaram.
Existem algumas Luiza hoje nesse século em que viemos ?? Talvez ,mas com uma mente tão esperta quanto !
Sem mais .

Drighi 05/12/2020

Ah Primo Basílio é um clássico da Literatura Portuguesa que todo cidadão deveria ler. Eu sou apaixonado da escrita de Eça de Queirós e meu encantamento com esse livro é na sua totalidade. O livro narra a trágica e cômica história de um adultério: a bela Luísa, casada com o engenheiro de minas Jorge, tem um caso com o primo Basílio, que havia sido seu namorado na adolescência. O autor conta esse drama com impressionante riqueza de detalhes sobre a vida portuguesa da época.

Guilherme909 14/06/2022

Amor I love you
O Primo Basílio é um romance de Eça de Queiroz. Publicado em 1878, constitui uma análise da família burguesa urbana no século XIX

Fiz uma prova tendo como temática esse livro. Tive a oportunidade de fazer observações e recortes do livro e comparar ao filme. Onde diga-se de passagem as diferenças já começam na geografia. Enquanto o filme traz a grande são Paulo na década de 80

O livro retrata o tradicionalismo pautado na burguesia lisboeta.

Mas toda vez que penso nesse romance me vem a cabeça a canção" amor I love you" que fora inspirada pelas páginas do romance proibido desse livro.

Vale apena ler

SrSaraiva 23/10/2020

Não deixe de ler a carta no final do livro
Uma leitura complicada devido a linguagem da época, porém vale a pena.

Bruno236 05/01/2024

Clássico da lusofonia
Os capítulos são meio longos então pode ser maçante as vezes. Todavia a obra é elegante, emocionante e tremendamente imersiva. Recomendo.

Vanessa 10/05/2024

Um clássico mas que fica um pouco monótono de tanto que o autor descreve a cena mas uma tragédia anunciada

Felipe 16/06/2015

excelente leitura.

Raissa.Valderamos 09/01/2023

Amor é amor, e um lance é um lance
Eu odeio o 🤬 #$%!& do Basílio. MISERÁVEL.
A Luísa é besta, mas ainda sim sinto uma simpatia pela coitada.
E o Jorge... bem, o Jorge é o Jorge.

Lulukabooks 18/01/2021

Surpreendente!!
Valeu muito a pena a experiência!
Apesar de uma linguagem mais antiga, muito fora da minha zona de conforto fiquei bastante envolvida e curiosa até o final.

Martinha.Souza 03/08/2022

Um clássico
Uma leitura reflexiva, com uma análise sobre a posição da mulher na sociedade, a valorização do trabalho. Podemos comparar as mudanças que ocorreram ao longo das décadas.
Uma leitura inicial difícil, mas com o passar das situações você vai sofrendo e angustiando com os personagens.