A Língua de Eulália Marcos Bagno

Resenhas - A Língua de Eulália

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

mands 29/08/2021

Puro bálsamo da linguística brasileira
Que delícia de leitura!! Marcos Bagno merece todo o prestígio tanto pelos seus conhecimentos quanto pela didática na escrita.
O livro faz jus ao título de "novela sociolinguística", a leitura é fácil e envolvente que a apreensão do conhecimento ao longo dos capítulos é inevitável tanto pra mim, estudante de Letras, quanto para pessoas que não são da área, que estudaram até o Ensino Médio ou Ensino Básico.
Além disso, o posicionamento não só sociolinguistíco mas cultural é louvável e atual, ainda que o livro tenha sido publicado em 2004
Se você quer ler, leia! Reforço que é uma leitura prazerosíssima

Leticia.Jennifer 27/06/2021

Que livro maravilhoso, gente!
Nesse livro, o autor apresenta diversas explicações relacionadas as variedades linguísticas presente no nosso país, onde ele explica que essas variações que são tratadas como "erros", existem por trás uma explicação lógica e coerente, provando de fato que não estão "errados".

92360 09/10/2011

A Língua de Eulália
O livro “A Língua de Eulália” de Marcos Bagno convida o leitor a uma jornada linguística que aborda, de modo leve e inteligente, conceitos como “o mito da língua homogênea”, ou seja, a necessidade de respeito que as variedades linguísticas tem, de tal forma que seu uso cotidiano não deve ser considerado errado uma vez que a comunicação não é prejudicada. Sendo assim, o que é considerado um erro de Português pelos gramáticos é, na verdade, uma variedade viva da língua falada no Brasil, o Português não-padrão.

Para provar suas ideias, Marcos Bagno utiliza propostas de ensino com bases científicas e forte teor crítico inseridos na trama de sua novela pelas personagens Irene (alter-ego do autor), suas alunas e, principalmente, Eulália cujo nome sutilmente significa “modo agradável de falar”, de acordo com o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. No entanto, Eulália pronuncia “pobrema”, “ingrês”, “fósfro” e outros vocábulos que causam profundo desgosto e desprezo na maioria dos falantes “intelectuais” do Português. Desta forma, Marcos Bagno demonstra que o maior preconceito não é exatamente linguístico, mas sim social e étnico, uma vez que boa parte dos ouvintes julga o falante com base em seu sotaque e seu uso da norma culta da língua.

O livro conduz o leitor a uma verdadeira “viagem ao país da Linuguística”, buscando as origens de palavras comuns como “armazém” e “você”. Busca também comparar o Português padrão com o não-padrão para provar que existem mais semelhanças do que diferenças entre eles. Neste contexto é abordado o fato de que os falantes da norma não-padrão apresentam dificuldades para aprender a norma padrão, uma vez que a primeira é transmitida naturalmente pela família e que as classes mais baixas tem menor acesso ao ensino das normas padrão nas escolas.

“A Língua de Eulália” é essencial para aqueles que admiram, gostam ou se interessam pela Língua Portuguesa e sua história e, sobretudo, indispensável àqueles que são cultural e etnicamente preconceituosos.

Joao148 23/01/2023

Patrimônio da literatura da língua portuguesa
É tamanha a satisfação de consumir a lucidez do ilustre professor Marcos Bagno ao dar a devida atenção ao preconceito linguístico na sociedade brasileira e outros países cujo português é utilizado. Ainda melhor, ele expressa uma ideia tão importante através de uma narrativa lúdica capaz de passar essa mensagem para o público mais jovem e/ou menos envolvido nos assuntos de linguística. Assim, Bagno ilustrou o retrato do que realmente é o português formal e o português não padrão, e o fato de que estes mudam conforme a cultura e a língua transformam-se ao longo do tempo.

Incriativos 30/06/2013

A Língua de Eulália
Bom, venho hoje falar desta maravilhosa obra de Marcos Bagno, chamada A Língua de Eulália.
Como dá para perceber na capa este livro é uma novela Sociolinguística, então, caso você não seja da área de Letras, não se interesse tanto, mas é uma leitura agradabilíssima.
O enredo deste livro fala sobre três universitárias -Vera, Emília e Sílvia- que viajam para casa da tia de Vera, Tia Irene, que é aposentada, mas dá aulas em sua casa.
Eulália mora na mesma casa, e tem um português-não-padrão, ou como citado no livro, PNP. Não segue as regras da Gramática normativa.
As universitárias acham engraçado a forma de Eulália falar, como se Eulália tivesse um modo de falar "errado". Mas no decorrer, Irene as ensina que Eulália não fala "errado", mas diferente, com variações.
E que errado é pensar que a mulher, com pouco estudo, fala errado.
Nesta obra, por mais característica de novela, tem MUITAS explicações sobre o porquê das variações que ocorrem na fala, explicações de como ocorrem essas variações, e cita exemplos.
Ou seja, se você é da área de Letras, interessa-se por Sociolinguística, e/ou quer um pouco mais conhecimento, é uma bonissima indicação.
Eu, simplesmente, adorei este livro.

Resenha originalmente publicada no blog Incriativos

site: http://incriativos.blogspot.com.br

Elber.Joaquim 09/03/2021

Sensacional
Se eu tivesse lido este livro no primeiro semestre do curso de Letras, com certeza eu teria aproveitado mais as aulas de Linguística, de Fonética e Fonológica e de Latim

â¤. . . ju 30/09/2023

14 | Primeira leitura universitária
Tive que ler esse livro para a matéria de Introdução a Linguística e foi esclarecedor de todas as formas que poderia ser. Já conhecia Marcos Bagno e seus estudos a cerca da sociolinguística, mas não esperava que fosse um livro narrativo que explicasse vários dos fenômenos linguísticos que temos no Brasil, além de desconstruir e explicar vários preconceitos que a sociedade escolar nos faz crer. É bem interessante para quem se interessa pelo tema e quer uma explicação completa e, ao mesmo tempo, fácil, mas pode ser um pouco denso demais por conter vários pontos, além de ser fraco enquanto obra literária. Contribuiu bastante para a minha formação.

letrases 27/04/2018

Resenha A Língua de Eulália
? #Resenha ?
Livro: A Língua de Eulália
Autor: Marcos Bagno
Editora: @editoracontexto
Avaliação: 5/5 ?????
? O livro A Língua de Eulália narra de uma forma simples e descontraída as férias das universitárias Vera, Sílvia e Emília, que vão para a chácara da tia de Vera, a professora Irene. Chegando lá, conhecem Eulália, uma mulher muito sábia que trabalha na casa da professora, e é considerada da família. Ao ouvirem Eulália falar percebem seus "erros" gramaticais, começam a rir e comentar e desde então inicia-se um grande aprendizado na vida dessas três acadêmicas que chegaram achando que sabiam de tudo, porém, a professora Irene mostra que elas estavam muito enganadas. Irene se reúne todos os dias com as três professoras do curso primário, transformando suas férias numa espécie de atualização pedagógica, em que as "alunas" reciclam seus conhecimentos linguísticos.
? Amei muito esse livro e a sua narrativa, pois o autor passa seu conhecimento sociolinguístico ao leitor, por meio de conversas espontâneas entre as personagens. É uma forma muito atrativa que nos prende na leitura. Outra coisa que me chamou a atenção foi o uso de exemplos em outras línguas, como espanhol, francês, latim... achei incrível!?
? Um livro que sem dúvidas foi de grande importância pra minha vida, tanto acadêmica quanto pessoal. Recomendo não só para os estudantes de Letras, mas para todos, porque infelizmente, o preconceito linguístico tem sido visto como um preconceito simples, mas que na verdade, precisa ser mais discutido e combatido.?
? Marcos Bagno, é um grande escritor e um dos linguistas mais polêmicos ao tratar sobre o preconceito linguístico. Ele possui diversos livros sobre esse assunto!?

letAcia1172 22/08/2022

falar diferente não é falar errado!
esse livro é ideal para começar a entender a sociolinguística, já que é bem introdutório, e há todo um enredo por trás, que, querendo ou não, suaviza esse peso que livros acadêmicos costumam carregar.

Loryys 19/06/2022

Interessante e necessário.
Eu de início não tinha vontade de ler esse livro, mas precisava pra fazer uma prova então me esforcei.
É muito interessante e gosto como ele explica todas as situações muito bem!
É cheio de conhecimentos, também muito bom para discutir as pautas linguísticas da sociedade, levando em conta tudo que podemos recordar com o livro!

Emi 12/05/2021

O conhecimento liberta !
Estou no 1° semestre de Letras e tenho certeza que o contato com essa obra logo no início do curso foi de extrema importância para mim e minha formação !
É um livro ótimo, de linguagem acessível e que traz muitas informações com exemplos comparativos muitíssimo interessantes.
Na minha opinião, cumpre a proposta de informar e assim enfraquecer preconceitos. Eu mesma descobri que reproduzia vários preconceitos linguísticos mas felizmente tive a chance de ter contato com essa obra e ser apresentada à sociolinguística, uma chance para que eu possa mudar de postura em relação à essas falhas !
Uma leitura ótima, amei !
Só senti falta de mais aparições da Eulália, personagem inspiração para o nome do livro.

Gabriela 26/05/2024

Para entender a língua
Não esperava que eu fosse gostar tanto de um livro com teor técnico, mas Bagno fala sobre sociolinguística de uma maneira muito acessível. Esse é definitivamente um discurso que deveria ser espalhado e compreendido pela sociedade . Quero ler mais sobre.

Leo 04/05/2011

Repetitivo
Acredito que Marcos Bagno não tinha a menor intenção de escrever uma grande estória nesse livro. Na verdade, é bem o contrário. Assim como outros livros dele, a língua de Eulália objetiva explicar da maneira mais simples possível uma das formas de preconceito de prática mais comum aqui no Brasil: o preconceito linguístico. Talvez o livro seja interessante para aqueles que nunca leram nada do autor. No entanto para quem, como eu, já leu obras como 'o preconceito linguístico' e 'a norma (o)culta', a estória acaba por ser enfadonha e repetitiva. Por isso acabei perdendo o interesse e o livro ficou encostado na minha estante. Mas se você está procurando algo fácil de ler, que explique o preconceito e dê uma vislumbre do estudo da sóciolinguística no discorrer de uma prosa, esse é um livro totalmente recomendável.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6