A Língua de Eulália

Resenhas - A Língua de Eulália

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Leo 04/05/2011

Repetitivo
Acredito que Marcos Bagno não tinha a menor intenção de escrever uma grande estória nesse livro. Na verdade, é bem o contrário. Assim como outros livros dele, a língua de Eulália objetiva explicar da maneira mais simples possível uma das formas de preconceito de prática mais comum aqui no Brasil: o preconceito linguístico. Talvez o livro seja interessante para aqueles que nunca leram nada do autor. No entanto para quem, como eu, já leu obras como 'o preconceito linguístico' e 'a norma (o)culta', a estória acaba por ser enfadonha e repetitiva. Por isso acabei perdendo o interesse e o livro ficou encostado na minha estante. Mas se você está procurando algo fácil de ler, que explique o preconceito e dê uma vislumbre do estudo da sóciolinguística no discorrer de uma prosa, esse é um livro totalmente recomendável.

Vilto 02/12/2011

Resenha: A Língua de Eulália – Marcos Bagno
No livro “A Língua de Eulália” Marcos Bagno se dispôs a dar uma aula de linguística no formato de um romance ou uma novela sociolinguística, como está escrito na capa.

O texto claro e objetivo discorre sobre a história de três estudantes universitárias dos cursos de Psicologia, Letras e Pedagogia que escolhem a chácara de Irene, em Atibaia -SP, para passar as férias escolares. O que elas não esperavam era que esse tempo seria utilizado como um curso “intensivo” de linguística.

Irene, a professora das meninas, é Doutora em Linguística. Durante essas aulas, um tanto informais, ela chama a atenção das meninas para uma questão em especial: o idioma que se fala no Brasil é mesmo o Português? Uma vez que os brasileiros não compreendem o português do século XII e nem o português falado em Portugal. Além disso, outro ponto relevante do livro é a explicação sobre o português padrão (PN) e o português não padrão (PNP).

Uma personagem importante do livro é Eulália, ela trabalha na casa de Irene e fala um português bem “diferente”. Com base nesse outro idioma é que Irene constrói sua ideologia.

Para saber mais você terá que ler o livro, sou do tipo que mostra o tesouro para despertar o desejo, mas se você quiser ter um também terá que correr atrás.

Confira mais resenhas e novidades sobre literatura no blog Homo Literatus, acesse: www.homoliteratus.com

Guilherme Rodrigues 12/03/2020

Todo mundo deveria ler
O livro conta a história de três amigas: Vera, Emília e Sílvia. Estudantes universitárias que vão passar as férias em Atibaia, na chácara de Irene, tia de Vera. Lá conhecem Eulália, uma empregada doméstica que mora na chácara. Ela fala um português diferente do das meninas e elas acham engraçado os erros gramaticais cometidos por Eulália. Então, Irene professora de Língua Portuguesa, não acha nada engraçadas as chacotas das meninas e aceita dar umas aulas a elas e mostra que o que a Eulália fala não são erros, mas uma variação linguística do português. Um português diferente.

Neste livro, Marcos Bagno aborda a Língua Portuguesa com uma outra visão a fim de exterminar os mitos que assombram o ensino da nossa Língua. Uma cultura errada que se criou. Mostra de uma maneira clara e científica que não há nada de errado (ou engraçado) na linguagem de pessoas menos favorecidas por uma educação deficiente, ou por que não tiveram oportunidades de estudar. São apenas variações linguísticas.

Para isso, Bagno vai buscar respostas e exemplos na história do Português, Línguas originárias do Latim e outras mais, comparando-as e nos mostrando que fenômenos semelhantes acontecem com todas elas. A Língua evoluiu e o que foi errado um dia é o certo de hoje. Revelando-nos que por trás desses falares há grandes conhecimentos e se tornam preciosas poesias nas mãos de nossos compositores e poetas.

site: http://resliterafilmes.blogspot.com/

Vera 30/07/2011

Entre outras coisas, o livro A Língua de Eulália mostra que na comparação entre o português-padrão e o português-não-padrão o maior preconceito apontado não são exatamente as diferenças lingüisticas que prevalecem, mas sim, as diferenças sociais, mostrando que esses preconceitos são comuns, como por exemplo o étnico: o índio "preguiçoso", o negro "malandro", o japonês "trabalhador", o judeu "mesquinho", o português "burro"; o sexual: a valorização do "macho"; o cultural: o desprezo pelas práticas medicinais "caseiras", além dos socio-econômicos: como a valorização do rico e o desprezo pelo pobre; entre outros.
A Língua de Eulália conduz o leitor a uma verdadeira "viagem ao País da Lingüistica", e ajuda a entender mais a nossa língua portuguesa.

Vera 30/07/2011minha estante

Anny.Matos 02/01/2019

Você necessita ler
Leitura magnífica de grande aprendizado. De forma divertida o livro nos mostra o quanto é importante respeitar o jeito de falar do outro .

ShiiLadeia 09/09/2022

Li este livro porque tinha uma atividade para fazer ... Mais quando li a sinopse me interessei e também pelo o que minha professora falou sobre o mesmo.
No começo achei ele bem cansativo, mais depois que a história flui você quer terminar.
Este livro eu queria poder dar para aquelas pessoas que tiram sarro daqueles que falam "errado" só porque é de outra região ... não sabem o quanto eles estão errados !!!

Limão 16/11/2011

Muito interessante
O livro fala sobre o portugues padrão -PN- e o portugues não padrão -PNP-, aquele falado pela maior parte dos brasileiros. Explica porque e como ocorrem as variações da nossa língua, comparando com outros indiomas, inclusive o latim, que deu origem ao português. É um livro que indico a todos os brasileiros, não para convencer que o PNP deve vigorar, mas para entender que diferenças na língua falada são normais, e não se deve menosprezar as pessoas só porque elas falam um português diferente do nosso.BOA LEITURA!

Barbara.Oliveira 11/12/2016

Muito bom, mas com bastante parte teórica..
O livro é muito bom, adoro Marcos Bagno e as teorias que buscam trazer explicações para acabar com o preconceito linguístico. Porém, apesar de ser uma novela, o foco do livro são as explicações teóricas que uma professora universitária aposentada dá à sua sobrinha e amigas, que a visitam durante as férias. A leitura fica um pouco cansativa em alguns momentos, por conta das longas explicações teóricas, apesar de o tema ser bem interessante e da linguagem de Bagno ser bem acessível. Pode ser uma obra interessante para leigos, mas ao mesmo tempo um pouco arrastada, até mesmo para que já tem conhecimento sobre o tema.

Jessé 21/01/2013

Em A Língua de Eulália, vemos a história de três jovens que vão passar as férias na casa da tia de uma delas, uma renomada professora de Língua Portuguesa. Chegando à sua casa, eles se deparam com Eulália, empregada e amiga da professora Irene, que fala um português que é considerado "errado" pela maioria das pessoas. Elas se espantam com isso e acham graça do modo de falar da empregada, mas Irene, que é Linguista, não aceita tal comportamento e começa a dar aulas de Sociolinguística para as três jovens.
O enredo em si não é nada genial, mas o autor usa a história para falar de uma maneira mais acessível e menos acadêmica sobre conceitos como Preconceito Linguístico, Regras do Português Não-Padrão, entre outros.
É um bom livro para estudantes de Letras que se interessam pela área de Linguística. Recomendo, vale a pena conhecer um pouco mais o Português falado, a língua viva, ao invés de ficarmos presos somente à norma padrão e à língua escrita.

vanessamar 04/02/2022

Deveria ser uma leitura obrigatória
Juro, deveria ser uma leitura obrigatória universal. Fazendo com que as pessoas conheçam e tenham contato com essa obra, podemos conseguir erradicar o preconceito que se fantasia de culto, certo e superior: o preconceito linguístico. Essa discussão precisa ser pauta constante. O nosso mundo é composto, múltiplo, plural, diverso, diferente. Não faz sentido cobrar a singularidade da língua e muito menos apontar como erro aquele que fala diferente da gente. Não existe erros linguísticos (no âmbito da fala), mas sim variedades linguísticas.

Elizabeth Cabanez 08/01/2022

Nossa língua como ela é
Através da ficção, o autor e linguista Marcos Bagno nos aventura ao âmago do nosso idioma com toda sua diversidade e beleza, desmistificando os mitos e preconceitos linguísticos.

A personagem-título é uma mulher simples de uma profunda sabedoria popular, através da sua figura, toda trama vai se desenrolando entre diálogos leves, engraçados, mas repletos de ensinamentos linguísticos.

Leitura obrigatória para os estudantes de Letras.

Leitura leve, divertida e essencial para todos os amantes do idioma falado no Brasil (Português?). Deixo aqui a provocação. ?

Emi 12/05/2021

O conhecimento liberta !
Estou no 1° semestre de Letras e tenho certeza que o contato com essa obra logo no início do curso foi de extrema importância para mim e minha formação !
É um livro ótimo, de linguagem acessível e que traz muitas informações com exemplos comparativos muitíssimo interessantes.
Na minha opinião, cumpre a proposta de informar e assim enfraquecer preconceitos. Eu mesma descobri que reproduzia vários preconceitos linguísticos mas felizmente tive a chance de ter contato com essa obra e ser apresentada à sociolinguística, uma chance para que eu possa mudar de postura em relação à essas falhas !
Uma leitura ótima, amei !
Só senti falta de mais aparições da Eulália, personagem inspiração para o nome do livro.

Leitora.Voraz 21/05/2021

Todo estudante de letras deveria ler
Todo mundo deveria ler. É a realidade. O livro esclarece muitas perguntas em relação ao português padrão e ao não-padrão que certamente todo mundo já teve dúvida em algum momento da vida. Além disso trata do preconceito linguístico de uma forma magnífica, traz diversos exemplos e é bem didático. Recomendo!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6