Os relógios Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Relógios

Samira_santos 24/11/2022

CHRISTIE, A.
Os livros da rainha do crime sempre me instigaram por eu nunca adivinhar quem foi o assassino, ou quem cometeu o crime e etc. Mas dessa vez, foi extremamente frustante. Os relógios foi um livro confuso, não achei que em momento algum ele realmente apontou para o culpado.
Além disso, tinham muitas opções, muitos vizinhos, muitos possíveis interessados na morte daquele homem, um verdadeiro caos de possibilidades.
Apesar de ser um pouco frustante, é uma leitura muito interessante, que desperta a curiosidade e a imaginação.

Edilaine 22/11/2022

Uma ótima leitura. Uma trama muito bem escrita, que prende o leitor do começo ao fim. Leitura muito fluida e bons personagens. Recomendo pra quem gosta da autora.

Gabriela 22/11/2022

Um bom livro, mas não o melhor da autora
Normalmente eu leio super-rápido os livros da Agatha, gosto muito da autora. E este não foi uma exceção.
Os relógios é um livro um pouco diferente dos casos de Hercule Poiort, uma vez que o principal detetive da autora só aparece em algumas partes do livro, então achei o final um pouco largado, sem fundamento (minha opinião, ok? Rsrsr), mas não deixa de ser um ótimo livro da autora.
Apesar desse final, eu adorei os personagens e a trama em sí.
E novamente eu não descobri quem era o assassino rsrsrs, acho que sou eu que sou ruim nisso...
Mas enfim, continuamos tentando (rsrsr).
No final, é um bom livro da autora, mas não se tornou um dos meus favoritos, ela tem livros melhores, mas quem gosta dela, é uma ótima leitura.

Carol Matsuoka 19/11/2022

Os relógios
Agatha Christie é uma das minhas autoras favoritas então sou suspeita pra falar que adorei a leitura.
Um assasinato quase que surreal numa casinha simples em uma vila pacata na Inglaterra, os elementos fantasiosos (os relógios inclusive) não prejudicaram minha suspensão da realidade durante a leitura, na verdade achei genial porque a autora repetiu os fatos e as circunstâncias do assasinato e do mistério de quem era o assasino várias vezes, porém nao ficou cansativo, na verdade sóatiçouminha vontade de ler ate o fim.
Como sempre o livro termina fechando todas as (várias) pontas soltas, e eu amei o final;desconfiava em parte, mas fiquei surpresa de fato porque não consegui ligar todos os pontos.
Um enredo engenhoso e instigante com o cenário da Guerra fria como pano de fundo.

WonhoColour 18/11/2022

Péssimo, final decepcionante
No início do livro você já percebe um detalhe minúsculo e tão óbvio, mas o protagonista é tão asno que só vai descobrir isso no final, o que faz ele ficar correndo atrás de uma pista que nem existe, uma encheção de linguiça pura.
Você fica o livro inteiro tentando adivinhar o plot e do absoluto nada o Poirot faz uma participação especial e resolve o caso simplesmente por que a autora quis, pra mim ele nem precisaria aparecer nesse livro, e todo o final é um grande absurdo que você nem entende em que ponto que eles tiraram os fatos do caso.
Eu terminei o livro rindo de indignação de tão absurdo que foi o modo que tudo se resolveu.

Ruth33 14/10/2022

Razoavel
O começo do livro tava muito bom, o desenrolar da história tava bem legal e envolvente.
Mas chegou pro final, a revelação me decepcionou. Achei bem morno.
E o Poirot mal aparece.

Achei médio, não gostei muito.

Lucas.Leite 05/10/2022

A história, como várias de Agatha Christie, prendem o leitor, para saber logo o que ocorreu na cena do crime e quem são os verdadeiros personagens. Nessa livro podemos acompanhar uma história paralela de espionagem, com algumas pequenas reviravoltas. É um bom livro, curto e de rápida leitura, para ler sem esforço e sem preocupação.

Thiago 18/09/2022

Trama envolvente, final decepcionante
Este é um livro do final da carreira de Agatha Christie, onde ela já não mais está em sua melhor forma (não surpreende que quase todos os seus mais famosos clássicos tenham sido escritos até a década de 1940).
O início da obra causa um certo incômodo com o tamanho da coincidência que ocorre e, também, com a inocência de Colin Lamb, mas a trama se desenrola de modo curioso e intrincado, prendendo a atenção. Um ponto negativo do desenrolar é que este romance não desenvolve tanto os personagens, não havendo a presença constante de diversos suspeitos que parecem culpados a cada página, o que tira um pouco do brilho da história.
O famoso detetive Poirot somente aparece após a metade do livro, não tendo infelizmente uma grande participação.
É uma pena que o desfecho seja tão parco, repleto de coincidências fortuitas que tiram a graça da solução. Não sentimos o famoso "agora tudo se encaixa", a impressão que ocorre é que, como o papel tudo aceita, a situação foi resolvida, o que não condiz com a maestria usual da autora.

_Bina.Schreave_ 16/09/2022

Perfeitoooo?
Amei demais!!
Misterioso, fixante, e muito, muito legal!!!
Esse livro é tudo de bom!!
Super recomendo !!!

Isa 08/09/2022

os relógios
como sempre a agatha cristhie arrasa
gostei muito dessa leitura
adoro que em seus livros ela monta a narrativa muito bem
tudo se interliga tornando o enredo muito interessante, deixando o leitor curioso para ler mais

Bru 06/09/2022

Gostei, mas com ressalvas.
No começo as investigações são efetuadas por um espião inglês e um policial renomado. Nada de Hercule Poirot, mas tudo bem. Ocorre um crime suspeito, onde a vítima não é identifica e nem o assassino. O espião não consegue o que queria e ajuda a polícia na investigação mas tb não descobre nada, mas ele é amigo do Poirot e leva o caso até ele. Poirot da esporro no Colin Lamb (nosso espião) por não dar trela pras testemunhas e diz que vai resolver esse caso sentado em casa apenas através da dedução. Colin sai de lá achando o velho biruta. Hardcastle (o policial) é menos burro que o Colin e tem mais êxito nas investigações. O livro fica se arrastando nessa lenga-lenga por muito tempo. Achei enrolado demais pra um livro da Ágatha. Poirot aparece rapidamente em algumas partes, da a entender que faz isso só pra encher linguiça e vender nas banquinhas (Sla como era o comércio dos livros no tempo dessa publicação). O livro perde a monotonia apenas a partir das páginas 200 e alguma coisa; livros policiais geralmente são arrastados, mas esse aqui se passa. 4 estrelas pq eu gosto mt do Poirot e o plot é legalzinho mesmo que previsível

Elaine 05/09/2022

Adorei, mas com ressalvas
Eu adorei a história principal do livro, que é um assassinato. O Poirot, embora presente, não é o principal detetive do caso. Ele, na realidade, é uma espécie de consultor. O que não gostei muito foi de uma trama secundária, ligada a espionagem, mas não estragou o livro para mim.

Erivaldo21 04/09/2022

Hercule Poirot é desafiado em "os Relógios".
Os relógios, um caso de Hercule Poirot é um romance policial escrito por Agatha Christie. Nesse "suspense" um morto é encontrado em casa, a princípio sem identidade, uma mulher que encontra o corpo fica histérica sendo encontrados quatro relógios na residência, todos parados e marcando a mesma hora. Nada se encaixa, ninguém viu movimentação ou suspeitas na vizinhança, tornando tudo complicado para ser resolvido.
Nesse mistério, Hercule Poirot, não comanda as investigações, fica a cargo do detetive Hardcastle. Seu amigo, Colin Lamb, leva o caso para desafiar Poirot que deve encontrar a solução só por meio do pensamento. Mais uma vez, a autora, deixa o mistério bem amarrado com todos os pontos e pistas se encaixando na resolução.
É um livro ótimo para supor teorias de desfecho, como os outros livros de Agatha, entretanto, dizer ser o mais complexo enigma da carreira de Poirot, como está na descrição do livro; eu não concordo. Enfim, a escrita dela é característica, não muito fantasiosa, e confunde o leitor desde o início até o fim. Desvendar o mistério é sempre um desafio.

Karolina 31/08/2022

Senti falta do Poirot
Já li muita coisa da Agatha, mas sempre me surpreendo com o fato dela conseguir te enganar até o final. Eu gostei bastante, porém senti que o Poirot poderia ter sido mais presente na narrativa e algumas coisas foram miraculosas demais, até para a Christie.