Os relógios Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Relógios

Erivaldo21 04/09/2022

Hercule Poirot é desafiado em "os Relógios".
Os relógios, um caso de Hercule Poirot é um romance policial escrito por Agatha Christie. Nesse "suspense" um morto é encontrado em casa, a princípio sem identidade, uma mulher que encontra o corpo fica histérica sendo encontrados quatro relógios na residência, todos parados e marcando a mesma hora. Nada se encaixa, ninguém viu movimentação ou suspeitas na vizinhança, tornando tudo complicado para ser resolvido.
Nesse mistério, Hercule Poirot, não comanda as investigações, fica a cargo do detetive Hardcastle. Seu amigo, Colin Lamb, leva o caso para desafiar Poirot que deve encontrar a solução só por meio do pensamento. Mais uma vez, a autora, deixa o mistério bem amarrado com todos os pontos e pistas se encaixando na resolução.
É um livro ótimo para supor teorias de desfecho, como os outros livros de Agatha, entretanto, dizer ser o mais complexo enigma da carreira de Poirot, como está na descrição do livro; eu não concordo. Enfim, a escrita dela é característica, não muito fantasiosa, e confunde o leitor desde o início até o fim. Desvendar o mistério é sempre um desafio.

Karolina 31/08/2022

Senti falta do Poirot
Já li muita coisa da Agatha, mas sempre me surpreendo com o fato dela conseguir te enganar até o final. Eu gostei bastante, porém senti que o Poirot poderia ter sido mais presente na narrativa e algumas coisas foram miraculosas demais, até para a Christie.

luasmoon 28/08/2022

Chato
Me aventurei em "Os Relógios" como o primeiro livro da autoria e me decepcionei um pouco. A história toda parece muito estranha, sem pé nem cabeça, fora que a escrita é extremamente lenta, baseado quase apenas no diálogo, e uns 10 capítulos do livro é sobre entrevistas. Estava ansiosa para conhecer Poirot mas minha primeira impressão dele foi como um velho chato que acha que sabe tudo sobre todas as coisas, que resolveria um enigma de olhos fechados, que fica fazendo charme ao invés de contar logo o que ele pensou a respeito. Fiquei bem irritada com isso. Pensei que ele seria uma peça chave, um personagem legal, mas me pareceu apenas um personagem orgulhoso. Ainda fica fazendo charadas no meio da conversa (todos os britânicos são chatos assim??). Dois detetives bunda mole sem saber o que fazer, apenas batendo papo com a vizinhança. No final, o plot foi super chato parece que tiraram de uma cartola apenas para amarrar as pontas. Estou triste por essa ter sido minha primeira tentativa e já ter estragado tanto as minhas expectativas. Não sei se esse é o costume em romances policiais ou apenas a autora, mas não gostei. Nem sei se quero tentar novamente. Aliás, estou irritada de ter perdido tempo com essa leitura, mas era algo que eu precisava terminar logo, não aguentava mais.

LeticiaSPereira 14/08/2022

Os relógios
Mas um livro surpreendente escrito por Agatha Christie. Um mistério muito bem construido com final satisfatório.

Rafaela.Fernanda 26/07/2022

Os relógios
Até a metade do livro eu estava achando a leitura um pouco devagar, porém a partir disso eu li o resto do livro em um dia só.

Por já ter lido alguns livros da autora existe elementos que eu acabei descobrindo durante a leitura, mas o fim teve surpresas, mesmo assim.

É um livro interessante, porém, na minha opinião, não é o melhor da autora.

Ezequiel.Teixeira 25/07/2022

Um dos poucos livros da autora que me decepcionou!!!
O livro se mostra até atraente no começo, mas dá a sensação de que aqui ela se encontrou com pouca inspiração e criou situações que tornaram o livro "enrolado" e enjoativo para tentar dar continuidade a um enredo excepcional, não que tais eventos tirassem o interesse e a curiosidade total da história, mas deixou a desejar por conter um final muito óbvio e pouco empolgante.

Um livro dela que até então considerei perder o meu tempo ao ler, apesar de se tratar da minha autora preferida.

Cleide 15/07/2022

Mistério
Um livro como os outros de Agatha, cheios de mistérios e pistas! Fácil de ler e difícil de parar. Confesso que já li outros melhores da autora e faltou alguma coisa pra mim no final.... foi um desenrolar muito rápido. Contudo um livro ótimo!

jjaqu3s 12/07/2022

O caso como um todo, é de fato, bem fantasioso e amarra todas as pontas soltas, mas esse livro não chega nem perto dos melhores da Agatha Christie.

Fiquei meio decepcionada pelo inspetor-chefe não ter ganhado um reconhecimento razoável pelo caso, ele só não foi rápido o suficiente mas tava chegando perto.

Giovana 27/06/2022

Gostei do livro, mas confesso que se fosse reler, teria que ser com um caderno do lado pra anotar tantos nomes e detalhes, me perdi nisso
Muuuuuitos personagens com muitas histórias, fiquei bem perdida e por isso o final achei meio confuso
Enfim, achei legal e o mistério foi bem interessante, Poirot foi top

Sassá_ 26/06/2022

AMEI! Poirot como "figurante", porém fofoca de vizinho on.
SINOPSE: Sheila é uma estenógrafa e em um determinado dia é designada para fazer um trabalho na casa de uma senhora cega na rua Wilbraham Crescent, a qual teria requisitado seus serviços. Ao chegar lá, a casa está vazia, porém há um homem morto caído em um dos cômodos, além de diversos relógios alheios com horário errado. Assustada, sai da casa e corre pela rua, trombando com Colin (agente do serviço secreto inglês) que está passando pela rua a serviço e com o objetivo de encontrar uma determinada casa. A investigação de assassinato começa e se baseia em entrevistar os vizinhos. Afinal, quem era o morto? Quem matou? Por que estava na casa de uma senhora cega?

Amei o livro! Não é o melhor ou um dos melhores da autora (pra mim), mas mesmo assim muito bom.

Apesar de ser colocado como um caso de Hercule Poirot, ele é praticamente figurante nesse livro, fazendo algumas pontes a partir da segunda metade do livro. Então não leia com o intuito de ver mais um caso empolgante do detetive belga, pois poderá se decepcionar. Entretanto, ele foi fundamental para a resolução do mistério.

Muitos atribuem o adjetivo "mirabolante" para o livro, assim como o traduzem com "coincidências demais". Realmente, é um pouco mirabolante e possui diversas coincidências, mas eu AMEI isso.

Os vários elementos, a maneira que eles se entrelaçam, a investigação paralela de Colin e as coincidências em geral são um triunfo, adicionando uma curiosidade a mais para a finalização da história.

OBS.: Se o crime tivesse ocorrido aqui na rua de casa provavelmente nem haveria investigação, pois teria pelo menos um(a) fofoqueira de plantão na janela. (Me incluo nessa).

Patricia 24/06/2022

Depois de ler tantos livros da Agatha, dificilmente algo me surpreende. Dessa vez não foi diferente. Embora admita que não havia pensando em um pequeno detalhe. Mas dessa vez quero falar de uma outra curiosidade sempre presente nos livros dela: o fato desse povo se apaixonar e se casar tão rapidamente. Parece até um filme da Disney. Ou isso era realmente o normal na época? Eis a questão.

Tomomi 20/06/2022

Gostei que o crime vem sendo narrado desde o início do livro, mas demora muito para que mais coisas comecem a ser reveladas. Adorei a leitura e fiquei bastante entretida!

Isabelle 17/06/2022

Uma história fantática...um caso simples
Amoooo a escrita e a forma que Dona Agatha conta e nos envolve!!! Sempre me engana bonito hahahha
Só não curti muito porque tudo ficou realmente pras últimas páginas, com Poirot passando na cara da polícia que quem descobriu tudo foi ele (como sempre).

Erika.Chada 13/06/2022

Achei que iria gostar mais
Quando vi que tinha Hercule Poirot, já fiquei feliz porque adoro o jeito que ele soluciona os casos. Mas na verdade ele trabalhou apenas como um consultor e apareceu poucas vezes no livro, para minha decepção. O desfecho foi bom, garças a a ajuda de Pairot, sem ele, os dois detetives não teriam dado conta.
Bom livro e bom entretenimento, acho que quanto mais você lê Agatha Christie, mais exigente fica com os casos.

Nayara Moraes 09/06/2022

A rainha dos crimes...
A dona Agatha sabe conduzir uma história como ninguém, provavelmente, este não é um dos melhores livros dela, contudo, é impecável na escrita e todo e qualquer detalhe que você acha bobo ao longo da história, torna-se necessário no desfecho.
É muito bem construído, e apesar de ter uns personagens chatos, é uma ótima história, com um ótimo ritmo e um desfecho muito bom.
Poirot sempre valerá a pena.