O livro dos abraços

O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

romulorocha 18/11/2020

O livro dos abraços, de Eduardo Galeano - Nota 10/10
Um das melhores leituras do ano! A indicação foi da @andressazap e como na maioria das suas indicações, ela sabe exatamente o tipo de livro que me encanta. Eduardo Galeano é um jornalista e escritor uruguaio, vencedor de prêmios como o American Book Award em 1989, ano da publicação desta obra. Uma das suas grandes marcas são a ênfase que o autor da à América Latina em suas narrativas, transitando entre relatos históricos e políticos, mas também poéticos e pessoais.
Em O livro dos abraços, Eduardo Galeano reúne uma série de contos riquíssimos sobre sua visão da história, cultura e política da América Latina. O autor apresenta, através uma narrativa lírica e pessoal, suas visões sobre a arte, colonialismo, emoções e atitudes dos povos latinos.
Se eu pudesse indicar um livro este ano, ?O livro dos abraços? seria o primeiro da lista. Enquanto você lê, se sente parte daquilo. Talvez por isso seja este o título, as histórias te abraçam sabe? Em muitos momentos você sente que os países, os povos, as histórias, vivências e reflexões de Galeano são as suas também. Sem falar nas inúmeras mensagens delicadas e mercantes que o autor deixa em cada conto. Meu livro ficou repleto de marcações, de tanto sentido que suas palavras fizeram para mim nos mais diversos cenários.
?O sistema, que não dá de comer, tampouco dá de amar: condena muitos à fome de pão e muitos mais à fome de abraços.?

?O medo de saber nos condena à ignorância; o medo de fazer nos reduz à impotência?.

?O sistema esvazia nossa memória, ou enche a nossa memória de lixo, e assim nos ensina a repetir a história em vez de fazê-la. As tragédias se repetem como farsas, anunciava a célebre profecia. Mas entre nós, é pior: as tragédias se repetem como tragédias?.

?Somos, enfim, o que fazemos para transformar o que somos?.

Márcio 20/11/2020

Um livro que abraça...
O título do livro faz todo o sentido. Você se sente abraçado pelas histórias contadas aqui. Muito reconfortante e aquece o coração. Há narrativas aqui que me fizeram voltar a elas dezenas de vezes.

Fernanda 24/11/2020

Um dos trechos que me chamou atenção
"Quando é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada".

Lucinha 01/12/2020

Livro: O Livro dos Abraços
Autor: Eduardo Galeano

Eduardo Galeano conta a história da América Latina a partir de sua memória, mas não somente com episódios da sua vida, ele é um caçador de memórias!

O Livro dos Abraços é, de fato, um livro que abraça, que deixa nosso coração quentinho. São momentos da vida das pessoas que o autor encontra, que de repente se tornam pequenas histórias e culminam nesse livro.

Galeano nós faz sentir parte de suas memórias!

Vitória Marcone 08/12/2020

Um livro que me fez rir, chorar... perder a fé, retomar a esperança... que me tocou de diversas maneiras!
Que escrita linda, e por vezes dolorosa, a de Galeano! Com pequenas histórias, memórias, nos toca a alma! Nos abraça!

Samuel M de Paula 04/01/2021

Cada conto um abraço
Eduardo Galeano diz que “a memória viva nasce a cada dia” e é isso que ele procura fazer nessa obra como em muitos livros de sua autoria. Galeano mais uma vez transcende os gêneros ortodoxos, combinando jornalismo, ficção, análise política e História. Logo nos primeiros relatos o leitor descobre o sentido do título, o qual não está escrito em palavras, mas se faz presente por um sentimento de amizade como se estivesse contando pessoalmente cada história e no final de cada, desse um abraço. Nesta obra somos apresentados a relatos de muitas de suas andanças pela América Latina, alguns presenciados pessoalmente e outros descritos pelos seus vários amigos, amigos esses também são grandes representantes da literatura latina e nacional de seus países.

Mais uma vez, minha leitura dessa obra se iniciou após a indicação da minha querida amiga Ísis Demarchi, confesso que pouco tenho lido nessa em minha pouca idade autores latinos que não fossem brasileiros, mas tenho conhecimento por nome de muitos autores e um deles era Eduardo Galeano.

As 272 páginas passam voando, pois entre curtas histórias, várias representações ilustradas se fazem presente, diria que mais de 100 páginas. Galeano nos induz de leituras inicialmente ingênuas que aos poucos vão se tornando fantásticas e absurdas, prosaica e protestante. Com isso, nossos olhos são abertos para os casos de restrição da liberdade, causados pelas inúmeras ditaduras na América Latina; de sonhos desperdiçados; do cotidiano e do extraordinário; de política e de amor; de tormentos e ternuras; de fomes e dores.

Com calma nos é requerida, da inquietação que é incitada inicialmente pela falta de contextualização, somos aos poucos levados a cenários, personagens, criaturas místicas e fábulas que se irrompem; no final, os amigos de Galeano se tornam também nossos amigos. Histórias agradáveis são juntas nesse livro de modo despretensioso, mas que resgata a grandeza dos detalhes da vida.

O Livro dos Abraços traz beleza e emoção em suas páginas, uma obra que se deve ter cuidado em manusear, pois é delicada e afiada como a própria vida. Uma leitura que não se esgota e falta razão para parar, apesar de banal se pensarmos pequeno, mas que como a própria vida, vale a pena.

Leandro 09/01/2021

Um livro para celebrar os encontros e os simples momentos da vida
Um livro de contos, alguns com um leve humor, outros com posicionamento crítico e político, outros com um leve sabor poético. Mas, no geral, é um livro que faz o leitor valorizar as coisas simples da vida, os momentos e extrair algo relevante e belo de tudo isso. Este livro me lembrou um pouco o poeta gaúcho Mario Quintana. Galeano, novamente, vem reforçar seu posicionamento como um grande cidadão latino americano.

Luisa 13/01/2021

Encantador, Apaixonante, Envolvente & Inesquecível !!!!!!!
Personagens Da História, Em Situações Diversas... 1 Misto De História + Fantasia + ImagensMentais + Dureza + Leveza + Humor & Em Meio A Sonhos Fatos & Personagens, A Vontade É De Querer Sempre Saber +!!!!!!!

Paulo 18/01/2021

Pequenas e grandiosas histórias latino-americanas
Desprentensioso, o livro de Galeano acaba por fazer um painel da América Latina na segunda metade do séc. XX, depois de ter sido banhada por inúmeras ditaduras militares. São pequenas histórias que forjam a grande História do continente, todas abordadas com sentimentos, a partir de dialogos, observações e fatos históricos ocorridos com pessoas pouco conhecidas ou até mesmo anônimos. É também uma homenagem aos autores latino-americanos, recordados em diversas das histórias.

Rafa 22/01/2021

Andante
Eduardo Galeano conseguiu fazer uma caminhada conosco através de seus contos. Me senti em tantas partes da América Latina, viajei sem sair só sofá. Abraços e afetos, história que querem ser contadas.

Sergio 05/02/2021

Pequenos contos grandes momentos

Nesses micro contos ( na verdade nem sei com classificar) Galeano registra frases, ideias e momentos de todas épocas, pessoas evitados por onde passou nos seus exílios voluntários ou não.

Livro que se lê de uma vez só e se lamenta de ter acabado.

João 10/02/2021

Para nos sentirmos abraçados
Um dos maiores escritores da história, meu favorito e minha grande referência

Gerson91 27/02/2021

Um tesouro!
As melhores tiradas, as mais espirituosas de um grande pensador em um livro de bolso. Ler Galeano te faz mais inteligente.

Amanda262 01/03/2021

Esse livro é PERFEITO. Me deixou com muita vontade de ler outras coisas dele.

Vou apenas deixar um trecho que gostei bastante:
?Quando é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada.?