A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

huntero 04/01/2023

O romance relata a vida de quatro estudantes de medicina durante um final de semana. No feriado de Sant'Ana um grupo de amigos estudantes de medicina vão para ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Augusto, Leopoldo, Fabrício e Filipe vão passar o feriado na casa da avó de Filipe.

Lara590 18/04/2023

É uma história muito complicada de entender, mas é uma leitura rápida por conta do PDF,eu li por conta de um trabalho de escola e alguns pontos são interessantes

Luciano Bernardo 06/02/2010

É um erro mandar um adolescente ler esse livro
Li porque a professora do colégio, a tantos anos atrás, mandou.

É para perder a vontade de ler. Mais chato que novela da Globo.

Ainda bem que não desisti de ler, apesar desse livro patético.
Day! 15/07/2012minha estante
Concordo, pensei que o livro nunca fosse acabar, dei graças quando acabou.

Tiago 04/08/2014minha estante
Li quando tinha 12 anos. Apanhei para descobrir o que era camafeu ou mesmo sarau... Mas li novamente aos 14, aos 22, aos 33. Posso dizer que é um dos livros mais agradáveis que já tive a oportunidade de ler. E olha que já li muito. E ninguém nunca me mandou ler. Vai tudo da sua forma de encarar a vida e da sua expectativa. Nossos dias oferecem estímulos demais, e o que nos faz desacelerar parece ruim, mas muitas vezes é necessário.

Beth 21/01/2009

E a inocência era..
Era uma vez, uma estória cheia de inocência, onde inicialmente, não sabemos definir quem é Dona Carolina realmente, talvez compartilharemos das inúmeras impressões que seu pobre apaixonado teve , até por fim descobrir- se encantado... amor inocente, paixão juvenil, é um livro daqueles em que, sonhamos por alguns momentos, com a beleza e a sinceridade o amor sentido por ambos...

Sara 04/07/2020

A narrativa é simples e muito inocente. Por ser um livro curto e a leitura rápida acaba sendo um bom livro para se entreter.

Yngrid 19/03/2023

Maravilhoso
Ícone do nosso romantismo brasileiro, sinceramente, eu gostei muito, ele é muito leve e muito divertido. Me encantei pela Carolina, ela é muito extrovertida, e é uma personagem a frente de sua época. Nota 9/10

Vi 27/04/2020

Um livro sobre a esperança em amar mesmo já tendo se ferido quando tentou isso outras vezes. É uma leitura extremamente importante por trazer a abordagem de temas como a objetificação da figura feminina, o machismo, A diferença de classes extrema é relacionamentos abusivos. O livro é também uma fonte histórica por retratar vários aspectos da época em que foi escrito (década de 1840): a comemoração do dia de Sant'ana, o costume de se fazer saraus, o escravismo, A criação das mulheres com incentivo ao casamento e até a própria descrição ambiental do Rio de Janeiro.
Me senti presa ao ler a história, como se Joaquim Macedo estivesse me contado um babado e eu quisesse saber cada vez mais. Eu, como uma amante dos romances, achei muito fofo a forma como foram descritos os acontecimentos que fizeram nascer uma paixão.
Ps.: O epílogo é perfeito.
Vits 27/04/2020minha estante
Um dos primeiros livros de literatura brasileiro que eu li.

Vi 30/04/2020minha estante
já começou bem kskskksk

Cíntia Costa 15/08/2020

Uma reeleitura
Li esse livro a primeira vez na minha adolescência, lembro que gostei mas não me lembrava de nada.
É um dos livros que introduziram o romantismo no Brasil, escrito em 1844.

Minhas impressões de hoje:
É, não é fácil para mim ler livros clássicos, porque fujo totalmente da minha zona de conforto, do que de fato estou habituada a ler. Mas devo dizer que esse eu gostei muito. Achei o protagonista D. Augusto muito engraçado. Um galanteador nato.
O que estranhei no livro foi o fato dele enamorar-se de uma menina tão nova, mas levei em consideração que era a década de XIX,, o que na época era algo rotineiro e natural.
Ele tem uma linguagem bem rebuscada (comum na época) e se você não prestar muita atenção não entende nada.

Lendo sobre o autor vi que ele escreveu esse romance em um mês durante suas férias e formação do curso de medicina. Muito interessante.
Sidney 15/08/2020minha estante
Recém acabei de ler "O Guarani", e tb escrito nesta mesma época, linguagem bem diferente. Com sua resenha me entusiasmei e o próximo q lerei deste gênero será esse.

Isa Maravilha 27/10/2020

eu amo! ardo! morro!
ai ai que livro gostosinho!

interessantíssimo a metalinguagem nesse romance, gostei demais!

"O amor faz o velho criança, o sábio doido, o rei humilde cativo; faz mesmo, às vezes, com que o feio pareça bonito e o grão de areia um gigante"

amandaklaus 26/03/2021

Não me prendeu...
Sei que A moreninha é um dos clássicos do romantismo brasileiro, mas não prendeu a minha atenção, a leitura não fluiu e demorei para acabar.

Nas últimas 50 páginas do livro a narrativa ficou mais interessante e consegui gostar um pouco mais da história.

O final de certa forma me surpreendeu, pois não esperava, então a história tem um ponto muito positivo!

Acho que a linguagem que foge da que usamos atualmente também se torna um empecilho para gostar mais do livro.

Luana Lima 15/05/2021

O que falar do meu livro favorito, já li ele três vezes e vou ler a quarta, a quinta...
Leiam esse livro, é um pouco clichê, mas é incrível a história da Carolina e do Augusto, e o final é inesperado, você nunca que adivinharia o final. E além de que é um clássico da literatura brasileira.

Paulo 27/03/2022

Romance leve
A história de Augusto e Carolina é muito divertida e sem muitos rodeios. A linearidade dos acontecimentos e a construção do romance é muito simples, mas cativante. O autor colocou muito de sua vida no enredo, o que é bem interessante para se imaginar como era a vida na época do século 19. Foi uma boa leitura!

adre 11/05/2021

"O amor faz o velho criança, o sábio doido, o rei humilde cativo; faz mesmo, às vezes, com que o feio pareça bonito e o grão de areia um gigante."

Primeiro, devo ressaltar que, para ler esse livro é preciso ter em mente que a literatura anda junto com a história. Digo isso porque vamos ter uma diferença enorme de idades em relação aos personagens desse livro e para não estragar a experiência de leitura é preciso lembrar do contexto histórico em que ele foi escrito.

Dito isso, vamos para o que importa. Que livro sensacional! É um romance clichê de deixar o coração quentinho, com reviravoltas e o que mais me impressionou, a escrita!
Tive a sensação enquanto lia de que Joaquim Manuel de Macedo escolhia cada palavra com uma precisão absoluta, ele faz um incrível jogo de palavras com tudo, acontecimentos, os títulos dos capítulos, admito que a escrita me deixou mais fascinada do que a trama.

Porém não posso dizer que a trama não me prendeu, porque foi exatamente o contrário. Me apaixonei pelo Augusto e pela Carolina antes deles se apaixonarem. Ver a evolução do estudante aos poucos é tão incrível.

Como disse antes, é um romance que nos deixa de coração quente. Cheio dos "exageros do amor", é apaixonante.

"- Amor?... Amor não é efeito, nem causa, nem princípio, nem fim, e é tudo, tudo isso ao mesmo tempo."

13/03/2021

Um apaixonante clássico
"A Moreninha" de Joaquim Manuel de Macedo abriu-me as portas para os clássicos literários nacionais. Sem dúvidas o esteriótipo da complicado e formalizada escrita me afastava da vontade de lê-lo porém graças a um trabalho escolar tive de fazê-lo. Me apaixonei pela história, pelos personagens e pela escrita. Definitivamente uma obra de arte brasileira!

Aninha52 05/01/2022

a mocinha que corrige o cafajeste, da "antiguidade"
Maldade obrigar adolescentes a ler esse tipo de livro :(

A história tem como tema central o amor entre Carolina e Augusto: idealizado, puro e platônico. O livro se passa durante um final de semana e gira em torno de uma aposta feita entre amigos. Augusto é aparentemente um namorador incorrigível, então Filipe o desafia a conquistar uma moça no feriado, mas sem se apaixonar. Se conseguisse, Filipe deveria escrever um romance contando os fatos, caso contrário Augusto faria isso.

O vocabulário é um pouco difícil mas nada que atrapalhe muito a fluidez da leitura. É um livro do século XIX, então não é possível julgar os costumes demonstrados com base na nossa cultura de hoje, mesmo assim fiquei incomodada com algumas coisas (a diferença de idade entre os protagonistas, por exemplo). Não entendi muito bem o que o autor quis passar (tlvz eu seja burra) mas sua intenção era retratar os costumes da alta sociedade da época, então para eles deve ter sido interessante acompanhar, como uma novela kjkjkk.

Foi o primeiro clássico da literatura brasielira que não me dei bem, mas se você não prestar muito atenção até pode se surpreender com o plot twist e se divertir um pouco.