A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Nívia ¦ @niviadeoliveirapaiva 13/03/2020

Para a literatura da época é um contextualizado, mas para mim foi chato ler

Laís 14/01/2013

Eu comecei a ler esse livro por causa da escola, primeiramente com um pensamento muito negativo. Acabei me surpreendendo, o livro foi muito mais do que eu esperava. Uma leitura nem um pouco cansativa e cheia de romance envolvido, muito bom! Eu realmente adorei!

Mari.Costta 09/07/2022

Puro romance
É um deleite acompanhar esta história de amor tão puro, que nasce na infância e sobrevive ao tempo.
Tem linguagem simples e prende a leitura!
Também retrata muito bem os costumes e a sociedade brasileira na época em que foi escrito.
Tinha lido durante a época de escola e agora que reli, adorei!

Kelly 24/01/2013

Um clássico da literatura brasileira que rompeu os preceitos de sua época
Os amigos Augusto, Fabrício, Leopoldo e Felipe, durante o feriado de Sant’Ana na casa da avô deste último citado decidem passar o feriado. Augusto se diz que é incapaz de se apaixonar tão fácil por uma mulher ou se envolver com uma por mais de três dias. Os amigos contrariados pela opinião do amigo, fazem uma aposta: "Se ele se apaixonar por uma moça, durante quinze dias ou mais, terá que escrever um romance sobre sua primeira paixão". Ao chegar em Paquetá, Augusto começa a se envolver com Carolina, irmã de Felipe. Uma jovem morena e inteligente. Contudo, ele sente-se perturbado e acaba por confessar a Dona Ana, avó de Carolina, que enquanto criança teria se apaixonado por uma garota que sem se identificar desapareceu da sua vida. Devido ao fato, ele jurou não se apaixonar por mais ninguém durante toda vida, porém, ao conhecer a moreninha, ele foi dominado por um sentimento altamente contagiante que superava o vivido em seu passado e que ele não conseguia controlar.

Com o passar da história, aquilo que parecia um conflito acaba por ser desvendado. Carolina revela a Augusto que ela era a garota por quem ele teria se apaixonado no passado. Augusto então se surpreende e finalmente se declara para a moça. Os dois terminam felizes e Augusto acaba por pagar a aposta escrevendo o romance de sua vida, sob o título de A Moreninha.

Daiane499 17/05/2021

É legal, não tenho muito oq falar. Gostosinho de ler pq é o famoso clichê.
(Li a quase um ano atrás e esqueci de colocar aqui)

Cinoo 25/09/2022

Playboys querendo as piveta
Em geral, A Moreninha possui uma promessa bem simples e até atual com parâmetros aos jovens de diferentes gerações, por isso acredito que seja uma boa leitura para quem quer começar a ler livros clássicos, pois além de ter uma simplicidade na escrita relativamente maior que outros títulos, também cai muito em vestibulares gerais (abram o olho). Porém tirando as questões formais do pq a gente tem que ler essa bagaça, na minha opinião o livro é muito sem graça. O bagulho inteiro é basicamente se tu quer iludir ou ser iludido até que tudo se desenrola na pedofi...digo, história do nosso protagonista também sem sal e PUTÍFERO querer brocar uma piveta de 14 ANOS (KKKKKKKKKKKKKKK tankei nada) enquanto tem umas véia empata-fuleiraje e os formandos safados em medicina que de médicos não tem nada. Li por obrigação mesmo pq motivação era 0 pra terminar esse. Paz!
leiturandressa 04/10/2022minha estante
esses caras sao tao médicos quanto eu

leiturandressa 04/10/2022minha estante
uma pedofilia clássica romantizada pra passar a tarde ?

Cinoo 21/01/2023minha estante
Boa tarde andra demorei 4 mês pra lhe agradecer pela sua humildade

leiturandressa 22/01/2023minha estante
KKKKKKKKK

joana 11/10/2022

ê moreninha
Fazia anos que eu tinha essa leitura na lista e simplesmente esquecia ou escanteava por ter sido indicada na escola (o preconceito de livros que professoras de literatura indicam, meu pai).
Eu AMEI muito. É uma leitura leve, divertida e rápida.
Quem, assim como eu, tiver deixando de lado essa obra por ter sido colocada na lista de leituras obrigatórias para a escola: PARE E LEIA! Você também vai amar.

bibia 28/06/2021

um dos livros da literatura brasileira que eu amo!! a historia tem suas controversas e características que eu não concordo, porém me prendeu muito

Natasha 15/05/2020

Leve
O livro conta a história de Augusto um estudante de medicina que tem a fama de ser inconstante com as mulheres e faz uma aposta com um colega que se por acaso se apaixonar por alguém durante um final de semana de festas deverá escrever um romance. Durante esse final de semana se apresentam várias outras figuras e se descobre um segredo de Augusto que modifica um pouco as ideias que se tem sobre ele, além disse lá se conhece a travessa moreninha de quem fala o título. O livro é leve, romântico e gostoso de ler, desde que se releve, é claro, o machismo e a escravidão que carrega da época em que foi escrito.

onecarol_ 31/05/2021

Amei demais
Comecei achando que seria apenas uma leitura obrigatória e monótona, mas a paixão do casal encanta qualquer um.

jadysmin 18/10/2022

então...
considerado o primeiro romance da literatura brasileira, a moreninha é um livro bem escrito e simples, eu ri em alguns pontos mas sinceramente a diferença de idade que naquela época era comum, nunca vai ser pra mim. O termo crioulo que um dos personagens usa e a visão da mulher nesse livro é tão besta e boçal que me fez olhar pro teto e perguntar, porque? Agora eu sei, eu não gosto de livros antigos. That's ok!

gabisteca 04/10/2022

"? O meu camafeu!"
Comecei a ler sem muitas expectativas e acabei me surpreendendo. A escrita não é difícil e a história é aquele clichê gostosinho! Apesar dos pesares, acabei gostando do casal principal e me apaixonei por Carolina junto com Augusto. O capítulo final foi previsível, mas ainda assim deixou meu coração quentinho.
Eloise.Siqueira 04/10/2022minha estante
É lindinhooo!! Considerado o primeiro livro da Era do Romantismo aqui no Brasil!! Eu achei uma gracinha que eles se ?casaram? naquele dia na praia

Lets 20/04/2021

Como pode alguém ler essa obra é não se apaixonar por esse romance tão clichê que esquenta nosso coração?

Sophi 13/06/2021

A moreninha de Joaquim Manuel de Macedo
é um clichê do Brasil Império.
(Apesar da linguagem coloquial é até bem fluido).