A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

SakuraUchiha 22/03/2015

Obra fascinante!
Eu fiz um trabalho baseado neste livro como a maioria dos leitores aqui, e apreciei demais a estória. Um livro que retrata bem o mais singelo e ingênuo amor, desses que nos faz acreditar no famoso felizes para sempre. Um romance muito belo.
Macedo era um estudante recém formado em Medicina quando publicou 'A Moreninha', da qual tirou experiências para escrever o romance. Tanto que se vê muito os costumes do Rio de Janeiro na época e também dos estudantes. É uma estória cheia de tramas fáceis, intrigas de amor e mistério, e claro, com um final feliz e isso ajuda muito a aguçar a curiosidade do leitor com os pequenos enigmas, simples conflitos, tudo representado em uma leitura fácil e agradável nessa atmosférica de romance.
A estória conta sobre Augusto que era namorador e não ficava mais de 3 dias com uma mulher. Com essa fama de paquerador nato, Felipe, um de seus amigos de medicina, resolve fazer uma aposta com ele: ficar mais de 15 dias com apenas uma mulher. Se ele conseguisse, teria de escrever um livro relatando sua experiência. Eis então que entra Carolina, irmã de Felipe, e aos poucos Augusto vê na menina seus dias de playboy contado. O romance não é fácil, eles resistem por causa de uma promessa feito na infância, mas com muito custo, eles se entregam a paixão, e um dos casais mais memoráveis nasce na nossa maravilhosa literatura.
É impossível não se compadecer por Augusto e Carolina, que são tão jovens e portanto nos arrebata nesta relação tão bela, redescobrindo um amor tão imaculado e genuíno. O auge da estória é quando num passeio, augusto descobre que Carolina era a menina com quem ele havia feito uma promessa inocente porém forte de amor eterno. Tem de ler para entender a dinâmica dessa obra.
Vera256 21/09/2015minha estante
gostei da historia achei fofinha

amalauxen 29/08/2022

Mais um lido para a escola.
A história é interessante, os personagens são planos, não possuem modificações durante a história o que torna a leitura menos interessante, mesmo assim, um clássico é um clássico.

Kelly 24/01/2013

Um clássico da literatura brasileira que rompeu os preceitos de sua época
Os amigos Augusto, Fabrício, Leopoldo e Felipe, durante o feriado de Sant’Ana na casa da avô deste último citado decidem passar o feriado. Augusto se diz que é incapaz de se apaixonar tão fácil por uma mulher ou se envolver com uma por mais de três dias. Os amigos contrariados pela opinião do amigo, fazem uma aposta: "Se ele se apaixonar por uma moça, durante quinze dias ou mais, terá que escrever um romance sobre sua primeira paixão". Ao chegar em Paquetá, Augusto começa a se envolver com Carolina, irmã de Felipe. Uma jovem morena e inteligente. Contudo, ele sente-se perturbado e acaba por confessar a Dona Ana, avó de Carolina, que enquanto criança teria se apaixonado por uma garota que sem se identificar desapareceu da sua vida. Devido ao fato, ele jurou não se apaixonar por mais ninguém durante toda vida, porém, ao conhecer a moreninha, ele foi dominado por um sentimento altamente contagiante que superava o vivido em seu passado e que ele não conseguia controlar.

Com o passar da história, aquilo que parecia um conflito acaba por ser desvendado. Carolina revela a Augusto que ela era a garota por quem ele teria se apaixonado no passado. Augusto então se surpreende e finalmente se declara para a moça. Os dois terminam felizes e Augusto acaba por pagar a aposta escrevendo o romance de sua vida, sob o título de A Moreninha.

priscyla.bellini2023 01/03/2020

Bem mais ou menos!
Eu gostaria deste livro se não tivesse lido centenas de outros melhores, clichê é o sobrenome dele, alguns personagens até são legais, no geral vale a leitura.

Nívia ¦ @niviadeoliveirapaiva 13/03/2020

Para a literatura da época é um contextualizado, mas para mim foi chato ler

Herikota 04/06/2020

Esse livro é incrível, maravilhoso. Uma leitura gostosa e que te encanta. Se tiver oportunidade um dia, leia. Não irá se arrepender. Nos mostra a sociedade naquela época, como as coisas eram, e ainda aquece o coração com um romance. Uma obra de arte, um tanto leve e gostosa de se ler.

Cinoo 25/09/2022

Playboys querendo as piveta
Em geral, A Moreninha possui uma promessa bem simples e até atual com parâmetros aos jovens de diferentes gerações, por isso acredito que seja uma boa leitura para quem quer começar a ler livros clássicos, pois além de ter uma simplicidade na escrita relativamente maior que outros títulos, também cai muito em vestibulares gerais (abram o olho). Porém tirando as questões formais do pq a gente tem que ler essa bagaça, na minha opinião o livro é muito sem graça. O bagulho inteiro é basicamente se tu quer iludir ou ser iludido até que tudo se desenrola na pedofi...digo, história do nosso protagonista também sem sal e PUTÍFERO querer brocar uma piveta de 14 ANOS (KKKKKKKKKKKKKKK tankei nada) enquanto tem umas véia empata-fuleiraje e os formandos safados em medicina que de médicos não tem nada. Li por obrigação mesmo pq motivação era 0 pra terminar esse. Paz!
leiturandressa 04/10/2022minha estante
esses caras sao tao médicos quanto eu

leiturandressa 04/10/2022minha estante
uma pedofilia clássica romantizada pra passar a tarde ?

Cinoo 21/01/2023minha estante
Boa tarde andra demorei 4 mês pra lhe agradecer pela sua humildade

leiturandressa 22/01/2023minha estante
KKKKKKKKK

deborasilvaa 15/10/2021

A moreninha merece toda a fama que o precede. A leitura é rápida e dinâmica, o diálogos são engraçados, inspiradores e em certos momentos românticos. Apesar de ter me encontrado revirando os olhos em certas partes do livro - romance demais - também me peguei sorrindo para outras.
É uma leitura tão agradável que não sei o porquê adiei tanto.
Apesar de tudo isso não consegui desprender de mim o incomodo de que d. Carolina é apenas uma criança de 14 anos que ainda brinca de boneca, e da época representada ainda possuir escravos.
Não posso julgar um livro escrito a quase 200 anos e nem de nada vale se entristecer com o passado.
Também gostei de ver uma mulher entre elas que falava sobre os direitos das mulheres.
De todo, foi uma leitura sem arrependimentos, me apaixonei por Augusto e por Carolina, e sinto imensa pena do coitado do d. Augusto, porque com certeza a Moreninha vai comer o juízo dele aos poucos.

joana 11/10/2022

ê moreninha
Fazia anos que eu tinha essa leitura na lista e simplesmente esquecia ou escanteava por ter sido indicada na escola (o preconceito de livros que professoras de literatura indicam, meu pai).
Eu AMEI muito. É uma leitura leve, divertida e rápida.
Quem, assim como eu, tiver deixando de lado essa obra por ter sido colocada na lista de leituras obrigatórias para a escola: PARE E LEIA! Você também vai amar.

O Crowler 18/10/2020

Não é pra mim.
Tem um valor histórico muito importante, e eu entendo que se passa em uma época totalmente diferente, Talvez algumas pessoas gostem mas não consigo.

Daniel Nunes 22/08/2021

um clássico romance com enlaces de dois jovens que o destino proporcionou com um encontro de estória de fadas.

Karine 14/12/2020

Reflete bem a sua época
Esse é um clássico da literatura brasileira, e por esse motivo acho que todos deveriam lê-lo. Apesar que nos dias de hoje vermos vários problemas com a obra não podemos esquecer que ele foi escrito a mais de 100 anos atrás e por isso não devemos julgá-lo com os nossos conceitos atuais, mas sim refletir em como mudamos como sociedade e o que ainda podemos mudar.

Manu 26/11/2020

Uma relíquia nacional.
Me encanta ler algo produzido há mais de 150 anos no Brasil com tamanha importância literária e tão criativo. Adorei a história, mesmo já sabendo o final quando iniciei a leitura em nenhum momento me desmotivou. Nada denso e bem divertido!! Dêem chances aos clássico!!!!
Tobias 26/11/2020minha estante
Muito gostosinha essa obra ?? daquelas que se lê por prazer

annavictoriasc 25/02/2022

Perfeito!!! A literatura brasileira é riquíssima!
Aprendi a amar a literatura quando eu era criança, lendo os paradidáticos da escola e esse livro por acaso foi um paradidático que não entrou na minha grade de paradidáticos mas era um livro que minha mãe amava pq na época dela tinha sido obrigatório pra ela, fui na biblioteca e aluguei? é um dos meus favoritos da nossa literatura! A linguagem dificultou um pouco mas me fez amar não ter desistido nesse obstáculo pra mim na época.