A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Jessie 25/07/2022

Leve e divertido (embora n pareça)
A princípio comecei a história por meio da minha professora de português, à trabalho escolar. Mas logo na primeira página pude me surpreender com a leveza e trama bem humorada de A Moreninha.
Temos por protagonistas o estudante de medicina Augusto e a irmã de Filipe(também estudante de medicina e amigo de Augusto), Carolina ou como muitos a chamam, apenas a moreninha. Carolina é uma garota de 14 anos muito travessa, que transborda de alegria e contém aquela diversão infantil em seu modo de viver. Já Augusto é um rapaz inconstante no amor e como seus amigos Fabrício, Filipe e Leopoldo o dizem, é um grande incorrigível por sí só.
Toda a trama da história se passa durante as comemorações do feriado de Sant'Ana e a aposta dos quatro estudantes. Retrata também os costumes da burguesia carioca, dos muitos bailes, das moças da corte e dos estudantes e seus amores.
Augusto consegue amar a apenas uma mulher por mais de 15 dias?
Bem, é o que veremos em A Moreninha.

Denise sl 02/06/2009

Quem não leu a Moreninha estão perdendo
o maior romance existido de Joaquim Manoel.

Emociona qualquer um.

Mary 18/03/2023

Surpreendentemente bom!
Considerado o primeiro romance brasileiro e minha nossa como esse livro é bom e interessante de ler! Pensei que seria uma leitura difícil e chata, mas eu realmente estou surpresa em como eu gostei ou melhor, amei!?

Isa Lemos 27/04/2020

Um dos primeiros livros que li na escola, gostei muito, apesar de o final ser bem previsivel ...

tata 24/11/2021

Moreninha
Um dos primeiros romances brasileiros.

Um juramento de amor feito na infância. Um amor por uma menina agitada e engraçadinha, chamada moreninha.

É um livro muito fofo, o jeito que Augusto fala de seus amores inconstantes (ou nem tanto assim) é muito bonita.

Aleckssandra0 20/11/2023

A Moreninha
O romance "A Moreninha" inaugurou o romantismo no Brasil, o livro foi publicado em 1844.

A história do livro relata a vida de quatro estudantes de medicina durante um final de semana, em que no feriado de Sant?Ana eles vão para ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
Augusto, Leopoldo, Fabrício e Filipe vão passar o feriado na casa da avó de Filipe. Augusto, um dos namoradores do grupo, foi desafiado por Filipe a conquistar uma das meninas. Sendo assim, ficou combinado que se ele se apaixonasse por uma delas, deveria escrever um romance. Do contrário, Filipe o escreveria.
E assim se tem o desenrolar da história.

Li esse livro por causa de um trabalho de português, a história é boa porém não é um livro que me cativou, e para mim foi dificil entender algumas coisas por causa de muitas palavras que não conhecia mas foi interessante ler para conhecer sobre livros importantes para a literatura do Brasil.

Daniele.Lopes 29/12/2020

Como não gostar de um clássico né, a pureza desse livro é a melhor coisa.

Thaís 17/04/2021

A Moreninha
"[...]nós éramos conhecidos antigos."
Augusto é um namorador. Não consegue passar muito tempo comprometido com a mesma menina. Será que isso estava prestes a ter um fim?
Ao ser convidado pelo amigo Filipe a passar o feriado com sua família em uma ilha, recebe um desafio: Caso ele se apaixonasse por uma das primas ou irmã de Filipe, escreveria um romance. Caso o contrário, Felipe o escreveria.
Eu fiquei encantada pelo livro assim que li a sinopse. Achei uma narrativa muito fofa!
Sem dúvidas está na lista de clássicos favoritos. ?

Maria.Barreto 27/02/2023

A moreninha
Um belo conto para ser apreciado em poucas páginas.
Romântico, envolvente e curtinho
Amei a experiência.

Dani.LN 16/04/2021

Lindo livro
Eu sempre amei A Moreninha e perdi as contas (faz muito tempo) de quantas versões já li. Mas nunca tinha lido a versão de 1844 e descobri que fui enganada muitas e muitas vezes: por partes faltando, por palavras mal "traduzidas" do português oitocentista para o atual e até frases inteiras com sentido trocado. Porém, a história é linda em qualquer versão, o que felizmente não foi modificada. Isso sem falar da abordagem histórica, tão rica e detalhada. É claro que tem a parte estranha para leitores da nossa época, como as idades e o trato péssimo com os negros, mas lembrando que a história se passa no começo do século 19, quando Dom Pedro II ainda era imperador e era um crime pensar em libertação da população escravizada, nem sequer existia a Lei Aurea e levaria mais 44 anos para a abolição da escravatura acontecer, praticamente a força porque nossa população mandante não queria de jeito nenhum. Isso sem contar que mulheres continuaram "escravas" das regras inquisidoras da época, quando garotas de 14 já tinham a idade perfeita para se casar e, aos 18, já eram "velhas" demais e mal faladas por terem sido "deixadas para tias".
Tirando esses pontos negativos (únicos que me incomodam), o livro é amável e, é claro, romântico, afinal é um ícone do romantismo, aquilo que as professoras tentam nos ensinar com tanto esforço na escola.

O Crowler 18/10/2020

Não é pra mim.
Tem um valor histórico muito importante, e eu entendo que se passa em uma época totalmente diferente, Talvez algumas pessoas gostem mas não consigo.

deborasilvaa 15/10/2021

A moreninha merece toda a fama que o precede. A leitura é rápida e dinâmica, o diálogos são engraçados, inspiradores e em certos momentos românticos. Apesar de ter me encontrado revirando os olhos em certas partes do livro - romance demais - também me peguei sorrindo para outras.
É uma leitura tão agradável que não sei o porquê adiei tanto.
Apesar de tudo isso não consegui desprender de mim o incomodo de que d. Carolina é apenas uma criança de 14 anos que ainda brinca de boneca, e da época representada ainda possuir escravos.
Não posso julgar um livro escrito a quase 200 anos e nem de nada vale se entristecer com o passado.
Também gostei de ver uma mulher entre elas que falava sobre os direitos das mulheres.
De todo, foi uma leitura sem arrependimentos, me apaixonei por Augusto e por Carolina, e sinto imensa pena do coitado do d. Augusto, porque com certeza a Moreninha vai comer o juízo dele aos poucos.

Karine 14/12/2020

Reflete bem a sua época
Esse é um clássico da literatura brasileira, e por esse motivo acho que todos deveriam lê-lo. Apesar que nos dias de hoje vermos vários problemas com a obra não podemos esquecer que ele foi escrito a mais de 100 anos atrás e por isso não devemos julgá-lo com os nossos conceitos atuais, mas sim refletir em como mudamos como sociedade e o que ainda podemos mudar.

Manu 26/11/2020

Uma relíquia nacional.
Me encanta ler algo produzido há mais de 150 anos no Brasil com tamanha importância literária e tão criativo. Adorei a história, mesmo já sabendo o final quando iniciei a leitura em nenhum momento me desmotivou. Nada denso e bem divertido!! Dêem chances aos clássico!!!!
Tobias 26/11/2020minha estante
Muito gostosinha essa obra ?? daquelas que se lê por prazer

Daniel Nunes 22/08/2021

um clássico romance com enlaces de dois jovens que o destino proporcionou com um encontro de estória de fadas.