A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Amanda.Ripoll 24/04/2023

Demônio de menina
A "demoninha", como chamada por seu admirador, se trata de uma leitura complexa pela escrita antiga, mas um bom enredo.

Recomendo a leitura por se tratar do primeiro romance brasileiro, mas já vou logo dizendo: ele contém conteúdos que podem causar ranço a quem os lê.

Apesar de falas racistas e o romance de adultos com crianças (literalmente tiradas de suas bonecas para o casamento), o que é até compreensível pela época, é um bom livro.

Mands 15/08/2020

Gostei bastante da história, confesso que não estava querendo muito ler por causa da linguagem usada, mas no final apesar de algumas coisas não ter entendido muito bem foi um romance lindo e bem engraçado até.

Debora.Souza 23/02/2022

O engraçado de títulos mais antigos é que é possível ver o quanto os costumes e a cultura mudaram. O autor não vê problema algum em pôr uma menina, que ainda brinca com bonecas, como protagonista de um relacionamento romântico. É curioso também de ver as formas que os personagens buscavam para passar o tempo e os jogos que criavam para esse fim. Outro ponto interessante, é que às vezes o autor parece estar falando diretamente com o leitor, como se quebrasse a quarta parede, gostei muito desse tipo de narrativa.

Aimee.Eduarda 11/09/2020

A moreninha
Um romance épico e encantador, que nos enlaça a cada momento, trazendo a nós "modernos", o ar do verdadeiro amor, da paixão, da cortesia e da espera.
??O camafeu e a esmeralda??
E uma das frases mais lindas do livro é esta: "Porque também nas lágrimas de amor há, como nas de saudade uma doce armagura, que é veneno que não Mata, por vir sempre temperado com o reativo da esperança.

César Moura 10/03/2024minha estante
Terminei chorando horrores

grazy 10/03/2024minha estante
Muito bom ??

Fabio 13/03/2024minha estante
Grazi, leia então "Cinco Minutos" e "A Viuvinha", que normalmente saem na mesma edição

grazy 13/03/2024minha estante
Sim Fabio, obrigado. vou colocar na minha lista ??

Fabio 13/03/2024minha estante
De nada querida!!!???

Jhaze 22/03/2024minha estante
Caramba...vc tem se dedicado aos clássicos nacionais ?

grazy 22/03/2024minha estante
Jhaze é sempre bom ler clássicos nacionais, e estou gostando bastante ????

grazy 22/03/2024minha estante
Uma pena que muitas pessoas na minha idade, não gosta de ler clássicos

Jhaze 23/03/2024minha estante
É, eu admito que na minha época eu tive dificuldade em ler os clássicos nacionais...li alguns por obrigação por causa de trabalho para escola... uns dois três anos atrás encontrei na biblioteca do meu trabalho o livro O Cortiço e lembrei que na época que tive que ler desisti... resolvi ler desta vez e a leitura fluiu...li em poucos dias...e achei interessante,fez eu repensar minha visão dos autores nacionais do século 19...

Jhaze 23/03/2024minha estante
Realmente vc é uma pessoa diferente, comparando sua idade com os livros que vc lê...comtinue assim...ser diferente é não estar conformado com a multidão ?

grazy 23/03/2024minha estante
Eu gosto dos clássicos, e espero poder ler mais, e quero ler também o cortiço.

Jhaze 24/03/2024minha estante
Continue...e sim, leia o Cortiço. Realmente me impressionou.

Jhaze 24/03/2024minha estante
A Moreninha foi o último que li na minha época de escola... depois desse desisti ?

The moon 04/12/2022

Clássico. Um romance clichê, muito bom. É um livro engraçado, divertido e com ótimos personagens. É meio doido a diferença de idade deles,que no caso era considerado bem normal na época. Eu super indico

Yas (@vestigiosdesolitude) 28/05/2020

Clássico
Um clássico que virou favorito, não consegui largar a história, me envolvi completamente com ela.

Vanderson.Alves 13/08/2022

Na minha opinião, um romance extremamente exagerado. "A Moreninha" narra o romance de Augusto e a tal da moreninha. Dois jovens que se encontram em um fim de semana em uma ilha onde se situa a fazenda da família da mesma. Augusto é um jovem acadêmico de medicina e em uma encontro em um bar com mais três amigos marcam de de encontrar no final de semana na ilha para a festa de Sant'Ana. Augusto é um rapaz mulherengo e nunca fica por muito tempo com uma mulher só, sua desculpa é que cada uma é mais bonita que a outra e que todas tem que ser apreciadas. Então, Felipe, neto de dona Ana, dona da fazenda, faz uma aposta com Augusto, dizendo que suas parentas são maravilhosas e que o mesmo terminará se apaixonando por umas deles. A aposta é celada e, em bar onde não se vê nenhuma opção de papel por perto, trocentas páginas é feita para comprovar a autenticidade de tal coisa.
Enfim, todos comparecem para a festa e Fabrício propõe um plano a Augusto, que logo o rejeita. Então, nosso protagonista se vê fascinado por uma das moças de tal lugar.
É evidente o exagero no livro, em várias parte do mesmo, mas isso não é impedimento algum, pois, o mesmo é extremamente maravilhoso e chamativo.

Grande.Leitora 13/02/2023

Bom eu gostei
A história é interessante e tem vários momentos que parecem aleatórios mas no final serão utilizados pelos personagens, a capa desse edição tem significado e gosto de como acabou, não amei a história, mas a leitura é tão fofa e agradável que merece ganhar ??? e ½.

tata 24/11/2021

Moreninha
Um dos primeiros romances brasileiros.

Um juramento de amor feito na infância. Um amor por uma menina agitada e engraçadinha, chamada moreninha.

É um livro muito fofo, o jeito que Augusto fala de seus amores inconstantes (ou nem tanto assim) é muito bonita.

Vitória 15/06/2021minha estante
Nossa, li esse livro quando tinha 12 anos, não sei se foi por conta da idade mas eu detestei, muuuito chato

lis b. 15/06/2021minha estante
a surra no clássico ???

isa 15/06/2021minha estante
enfim o clichê do romantismo?

liaw. 16/06/2021minha estante
sim bela ?? essa lista do kleber tá fraquinha

Maria.Barreto 27/02/2023

A moreninha
Um belo conto para ser apreciado em poucas páginas.
Romântico, envolvente e curtinho
Amei a experiência.

Mary 18/03/2023

Surpreendentemente bom!
Considerado o primeiro romance brasileiro e minha nossa como esse livro é bom e interessante de ler! Pensei que seria uma leitura difícil e chata, mas eu realmente estou surpresa em como eu gostei ou melhor, amei!?