Depois de você

Depois de você Jojo Moyes

Resenhas - Depois de você

larissa santiago 21/06/2021

Desnecessário, talvez?
Primeiramente, queria falar que gosto dessa trilogia. Acho que é uma linda história de amor, mas acho também que algumas coisas não precisavam acontecer, uma delas foi o segundo livro, Depois de Você.
Acho que, os leitores de Como Eu Era Antes de Você, não devem ter gostado do rumo que o 1° livro tomou, e a autora meio que se sentiu "obrigada" a escrever uma continuação.
Outro fato é que os capítulos continuam os mesmos: grandes e arrastados. Tinha horas que eu me sentia obrigada a ler esse livro, mas batia preguiça justamente pelos capítulos serem enormes. Na verdade, de tão tediante, eu só lia as falas dos personagens e olhe lá!
Gostei dos personagens novos, mas ainda não me senti tão conectada à eles, diferente dos personagens do primeiro livro.
Achei Como Eu Era Antes de Você muito melhor! Mas isso não quer dizer que esse livro seja ruim.
Gostei da fase de superação da Louisa e das grandes reviravoltas. O que eu mais gosto em um livro é o plot twist.
Mas, por certas razões, acabei dando essa nota para o livro.
Enfim, espero que o terceiro livro seja melhor!

Luana 24/05/2021

Muito arrastado. Devagar quase parando.
Quase abandonei essa leitura, quase mesmo. Demorei quase duas semanas para ler 300 páginas, meu ritmo normal é ler isso em menos de uma semana, no máximo, só para ter ideia da demora para a história se desenrolar.
Mas, ao mesmo tempo, não achei a história chata, o problema foi a narrativa e a maneira de contar. Não sei explicar direito. Tiveram vários momentos que me empolguei com a história, mas eram muito breves.
Fiquei muito feliz de ver o desenvolvimento da Lou, gostei dos novos personagens e da retratação do luto, mas todos esses aspectos não foram suficientes para me fazer gostar do livro ou recomendar.
Vou sim ler o próximo, mas vai demorar, preciso superar esse kkkkk
Preciso ressaltar, leitura é extremamente individual, não foi o ideal para mim, as vezes pode ser para outros.
maduvpaes 27/05/2021minha estante
nossa, simm!

Becca Correia 05/06/2020

Jojo Moyes wow.
Eu me surpreendo como a autora consegue nos prender em cada obra com uma historia cativante!
Eyshilinha 05/06/2020minha estante
Amo essa trilogia ??

Becca Correia 05/06/2020minha estante
Também!

Karla 21/07/2021

o livro não funcionou pra mim, não sei. a autora começa a fazer umas descrições muito grandes de lugares e personagens que acaba sendo um pouco tedioso, mas ignorando isso a história é boa e surpreendente nos primeiros capítulos
Mayhara 10/08/2021minha estante
O geral e bom, mas quando vai pras partes ... Muita demora e indecisão nesse livro. Socorro, perdi até a vontade de ler o terceiro

Karla 10/08/2021minha estante
sim!! aconteceu o mesmo comigo

sttephany 16/02/2021

Esperava mais...
É um livro bom, porém tem muita enrolação e não conta 100% a vida de Lou, o livro é focado mais na pessoa que surge depois da morte de Will.
Tem partes engraçadas e a escrita é leve...

incensodelavanda 13/02/2022

Terrível
Sabia que Lou ia passar por um sufoco para superar Will, agora não entendi como essa história virou chata e enrolada. Senti que a Lou não se encontrou 100%, ela só começou a racionar no final do livro!!
Tipo, que merda mano. AH dessa vez achei os personagens secundários melhores, não são chatos e eu pude sentir empatia por eles, achei isso muito bom comparado ao primeiro livro. Posso ter uma opinião meio polêmica sobre Lily e Sam, não gosto deles, acho eles chatos e claro, irritantemente rasos na história mesmo eles sendo super importantes para o desenvolvimento pessoal da Lou. Senti muita falta do Will, comecei a caçar o nome dele durante a leitura, implorando a Deus que ele seja citado pela Lou, isso me deixou meio doida? SIM! eu acho que ela o amou e sempre vai, como a mesma disse só que slajsksksksj sinto que falta algo nessa Lou, ela não tem mais o brilho, carisma ou suas roupas que a tornavam única.

momento onde detestei o sam:

? Porque sou humano, está bem? E já é difícil demais estar com uma pessoa que continua apaixonada por um fantasma sem que ela também aja como se não estivesse usando nosso relacionamento apenas para sexo. ? Ele ergueu a mão, tapando os olhos.
? Nossa, não consigo acreditar que acabei de dizer isso em voz alta. Minha voz, quando saiu, estava falhando um pouco
? Não estou apaixonada por um fantasma. Dessa vez, Sam não olhou para mim. Apenas se sentou e esfregou o rosto.
? Então deixe ele ir, Lou.

Ela tinha que deixar ele ir, sim mas acho que não era o Sam que deveria falar isso.

e momento onde chorei com saudade do Will:

"então pensei em Will.
Fechei os olhos e me lembrei do seu rosto, do seu sorriso e de sua risada, e pensei no quanto me custou amá-lo, mas principalmente em tudo o que ele me proporcionara"

"? Ei, Lou! ? gritou ela. ? Só queria falar de novo que seguir em frente não significa que você amou menos o meu pai, sabe. Tenho quase certeza de que ele diria isso."

"Eu havia superado. A luta deles não era mais a minha. Eu não ia parar de chorar por Will, nem de amá-lo"

"Nos últimos meses, os únicos encontros que eu tivera com alguém do sexo oposto haviam sido impulsionados pelo álcool, e, no fim, eu terminara em um táxi e derramara lágrimas de desprezo por mim mesma no chuveiro.
O que você acha, Will? Está bom assim?"

Tirando a parte que citam o Will, o livro é péssimo viu

Priscila 27/06/2021

Leitura fluída
O início do livro foi mais interessante, mas acabou que no final de tudo, não haveria necessidade de continuidade do primeiro livro. Mas apesar de tudo, a autora trouxe a importância de que ao perdermos pessoas que amamos, sempre estará conosco no pensamento, nas lembranças, mas que precisamos seguir em frente, sabendo como foi bom essas pessoas passarem por nossa vida.

.Stelle. 27/01/2022

Leitura incrivel
Já presumia que o livro não seria tão apaixonante quanto seu antecessor, entretanto esperava ver o crescimento, e a evolução da Lou, o que de fato ocorreu. Muitos esperavam que essa leitura fosse cheia de drama e de dor, mas o livro traz como chave central a morte e a vida, mostrando a fase da dor, do luto e principalemente o recomeço.

Kyssya 21/10/2016

...Nada acontece
Não gostei do livro.
Ela não faz nada, não evolui, passa o livro quase todo sem tomar atitude alguma. O fato dela agir como se fosse uma "viúva" dele ao ponto de participar de grupo de apoio... Nada a ver. É tão estranho que ela até mente pra não parecer tão patético.
A dificuldade de se relacionar como se de fato ela tivesse tido um relacionamento de verdade antes... Não, né?
Se o Will não tivesse decidido morrer, teria morrido só de ver o que ela fez com a vida dela.
O que me fez dar a segunda estrela é que depois a história até fica um pouco interessante, o final é OK e a narrativa é boa.
Silvio 22/10/2016minha estante
De pleno acordo. Não acontece nada...

Kellen 30/10/2016minha estante
Ótima colocação Kyssya. Eu super concordo! Essa coisa de viuvez me incomodou muito também. Obrigado por colocar o seu ponto de vista de tal forma que eu não conseguiria.

Mara 16/03/2020minha estante
Exatamente! Vontade de abandonar a leitura pelo meio... seria melhor nem fazer a continuação, tinha uma expectativa tão alta e me decepcionei.

Mila F. @delivroemlivro_ 28/11/2023

Depois de Você é um livro sobre viver as fases feias do luto...
Após fazer a leitura de Como eu era Antes de Você (2012) e já tendo dois livros de sequência, já fui pegando Depois de Você (2015), continuação proporcionada pela autora britânica Jojo Moyes, três anos depois da publicação do primeiro volume.

De antemão já quero dizer que essa resenha terá spoiler tanto do livro anterior quanto deste mesmo volume, pois eu preciso falar sobre alguns pontos que serão spoiler para expressar melhor meus sentimentos.

Como leitora amo quando encontro um livro que devoro e fico desejando mais, porém compreendo que alguns livros já se bastam, no entanto, há casos em que os escritores acabam nos brindando com continuações de histórias que deveriam ser únicas e, é claro, alguns casos dão super certo, em outros não. Para mim, Jojo Moyes tentou agradar os leitores, mas o que entregou não foi tão bom como imaginei que seria, no entanto isso não quer dizer que foi de todo ruim.

Como eu era Antes de Você é um livro impactante que traz temas extremamente pertinentes para serem discutidos e gostei bastante da leitura, no entanto, esta continuação apesar de boa, foi meio desnecessária e ainda fico mais receosa porque depois de Depois de Você, temos um terceiro volume Ainda sou Eu (2018).

Antes de me aprofundar na minha experiência de leitura de Depois de Você vou falar um pouco o que encontramos aqui e isso talvez já justifique minha opinião. O livro, como o nome já anuncia conta a história de Louisa (Lou) após a morte por eutanásia de Will Traynor.

Após conhecer Will, Lou mudou bastante sua personalidade e conheceu um pouco do que o mundo tinha para oferecer, porém com a morte de Will ela acaba perdendo um pouco seus eixos e vivendo um luto profundo, talvez pela perda do amor, mas também por sentir que não fez o suficiente para o amado desistir de morrer.

Will deixou para Lou uma certa quantia para que ela viajasse e pudesse conhecer um pouco seu potencial, assim ela poderia seguir em frente após a morte dele. Tecnicamente, Lou tentou seguir em frente e viajou por uns 18 meses, gastando boa parte do dinheiro que herdou de Will, mas seu luto foi maior e ela decidiu voltar para Londres, porém como não queria voltar para a casa dos pais, comprou um pequeno apartamento e conseguiu um trabalho medíocre de garçonete num pub Irlandês localizado em um aeroporto.

Lou novamente vive sozinha, está deprimida, em um trabalho cujo chefe é um tirano e que ela odeia e basicamente está sobrevivendo. Lou não está satisfeita, mas não vê saída, quando certo dia ela bebe demais, se desequilibra do telhado e cai, sendo socorrida pelo paramédico Sam. Em decorrência desse acidente bem cruel, Lou acaba voltando para a casa dos pais e tirando licença do trabalho para se recuperar.

O mais bizarro é que apesar de ter sido um acidente - a queda de Lou - todos acabam pensando que ela tentou se matar, e agora que Lou quer voltar para Londres, sua mãe não permite que vá sem que se comprometa entra em um grupo de discussão sobre luto/perda.

De volta ao seu apartamento e ao seu emprego horrível, um dia uma "visita" inusitada aparece, Lily, uma adolescente que se diz filha de Will e que só soube da paternidade após a morte dele ter sido noticiada nos jornais, agora a jovem quer se aproximar da família paterna, tendo em vista que tem uma péssima relação com a família. Em resumo Lily é um adolescente problemática e insuportável, mas que tem muitas coisas guardadas em seu coração.

Lou se vê diante da "obrigação" de cuidar de Lily e de descongelar o coração da garota, que acaba comprometendo cada vez mais a saúde mental e os parcos recursos financeiros de Lou. Essa parte da história é interessante, mas ao mesmo tempo um pouco chata, porque fiquei sem entender os motivos de Lily buscar Lou e não ir diretamente falar com os avós. A atitude de Lily acabou por comprometer ainda mais o emocional fragilizado de Lou, mas ao mesmo tempo ajudou-a a se curar.

Lou continua sendo bem indecisa em relação que rumos tomar em sua vida, seus dilemas são os mesmos de sempre e ela acaba se isolando de qualquer outra pessoa que pudesse ajudá-la a superar seus traumas, medos e a ajudá-la.

Percebi que a história de Lou não é atrativa, é muito chata, o que fez Como eu era Antes de Você foi a temática da eutanásia. Não entendi o amor grande de Lou por Will ter acontecido em tão pouco tempo (6 meses) e ter deixado uma marca tão grande.

Em Depois de Você Lou tem a oportunidade de se envolver com Sam (o paramédico que a resgatou), mas ela tenta boicotar sua felicidade o tempo todo e isso é tão frustrante, além disso ela tem outras oportunidades profissionais e ela deixa pra lá em decorrência de outras pessoas que não devem ser permanentes em sua vida.

Depois de Você é um livro interessante, mas não entrega tudo o que esperei, óbvio que imaginei que teria a questão do luto e da auto sabotagem, mas não esperei que a Lou fosse ficar tão chata e cabeça dura em relação a se apaixonar. Ao mesmo tempo, também tenho a percepção que o tema de auto sabotagem foi algo muito pertinente que a autora abordou, mas não nos proporcionar um romance mais fofinho da Lou com a Sam foi algo que me decepcionou.

Para finalizar, pois acho que essa minha opinião já está bem grande, achei que Depois de Você proporcionou um final bem fraco, poderia ter havido uma evolução maior e finalizar o volume aqui mesmo, sem a necessidade de um terceiro exemplar, mas como na época do lançamento a autora já tinha anunciado o terceiro livro o final aberto deu o gancho, porém, dessa vez, minhas expectativas estarão mais controladas.

Espero que tenham gostado do post, fiquem a vontade para comentar de maneira respeitosa, até o próximo post!

site: www.delivroemlivro.com.br
StellaNpe 15/01/2024minha estante
Obrigada pela sua resenha, me fez desistir de ler "Depois de você", na realidade eu já não estava afim de continuar pq sinceramente eu detestei a Louisa, uma garota totalmente insegura, indecisa que tem quase 30 anos e vive como se tivesse 17.. Claro que depois temos uma explicação do pq ela estagnou a vida e os horizontes dela, mas acho que até esse tema foi pouco trabalhado na história, como você disse o grande "Q" do primeiro livro é o Will e a eutanásia, sem ele eu tinha certeza de que a sequência não valeria a pena.

Aline.Rocha 01/05/2021

Evolução Necessária
Esse livro basicamente mostra como foi a vida de Lou depois da morte do Will.
Antes de lê-lo, pesquisei por resenhas e vi algumas pessoas dizerem que "a leitura é descartável, pode pular pro terceiro livro" ou que "esse livro não chega aos pés do primeiro". Vou dizer oq acho: não, esse livro não é fulgaz como o primeiro mas tbm não podemos somente "pular" pro terceiro. É uma história de evolução do personagem; se parar pra pensar direitinho, a história nunca foi sobre o Will ou sobre a vida dele, a história é sobre a Lou (e um pouco da sua família), sobre como ela se limita a crescer (e os motivos por trás disso), sobre como ela sempre está fazendo tudo pra agradar a todos e é a única que fica pra trás.
Não é justo esperar desse livro que ele seja "tão bom quanto o primeiro", na minha opinião ambos são excelentes mas em momentos diferentes. Não tem como encontrar uma Louisa inteira e feliz nesse livro pq ela ACABOU DE PERDER O AMOR DA VIDA DELA! É impossível isso!
Mas se vc quer ver a evolução da personagem, como foi esse processo, esse livro é essencial.
Gostei muito dele, mais até do que o primeiro, pois aqui a gente vê a nossa vida refletida, a bagunça que é depois que perdemos uma pessoa amada. Sem contar que aborda outros temas muito necessário hoje em dia.

Espero que minha resenha possa ajudar quem estiver em dúvida de ler ou não!

Malu 09/11/2022

Muito bom o livro, mas nem se compara ao primeiro. Esse livro conta a continuação da história da Lou, é um livro lindo e de chorar

Aline.Soyara 08/05/2021

Apesar de ser um livro que não indico para quem quer começar a ler, eu amei muito ele principalmente por que era do meu filme preferido, quase abandonei ele no meio só que vale muito a pena continuar