Azeitona

Azeitona Bruno Miranda

Resenhas - Azeitona

Iury 13/07/2021

Bruno Miranda, entre em minha casa e releia todo este livro para mim
Que ódio que eu fiquei de um personagem quase que o livro todo véi, que ódio

h2l 29/06/2022

O livro é divertido e engraçado de ler, me perguntava como eles iam terminar com essa mentira. Achei tão lindo a relação do Ian com Íris.

Alice 19/09/2022

Família
Um livro que fala muito sobre as relações familiares, principalmente por ser um tipo de gatilho para mim fiquei com medo,mas a escrita é tão leve e engraçada que aproveitei muito.

luan_dal 11/11/2020

PER-FEI-TO mas com ressalvas
Depois de muito tempo (4 anos) eu consegui ler este livro e graças a Deus eu esperei esse tempo, porque se tivesse lido antes talvez minha opinião fosse diferente.

Eu praticamente vi esse livro nascer, com o Bruno Miranda falando dele no final de todos os vídeos no Youtube, e, conhecendo o lado engraçado do Bruno, eu pensei que esse livro seria assim, uma história meio absurda e sem sentido (dois jovens que decidem participar de um programa de TV de pais adolescentes, mas a moça não tá grávida e eles só querem o dinheiro), bem bobinha, só pra passar o tempo. Mas não foi.

Além dos momentos engraçados, têm muitas partes sentimentais e tristes, e bastante plano de fundo dos personagens (isso era o que eu menos esperava ver). Tem algumas coisas meio forçadas, umas falas que parecem deslocadas, muito reflexivas em momentos inadequados, mas não foi nada que me incomodou muito.

Eu amei a maioria dos personagens; no final eu pensei que Ian e Emília eram meus amigos na vida real, mas aí lembrei que não eram e fiquei "a." Gostei muito da relação entre o Ian e a irmã, me lembrou de eu e minha irmã, então fiquei triste quando eles brigavam e quando as coisas davam errado para eles.

Teve alguns acontecimentos que eu achei jogados só pra ter um impacto (não vou falar, pois spoilers), mas vou passar pano porque eu amei todo o resto.

gatilhos: aborto, assédio sexual (sem detalhes, só uma menção mais no final do livro)

Carol 23/08/2016

É bom, mas poderia ser muito melhor
Acompanho o Bruno mais ou menos desde a época em que ele começou a falar de livros no Youtube. Sempre o achei divertido e criativo, e isso fica evidente ao ler Azeitona. É o tipo de livro que se torna interessante ler justamente porque conheço o escritor, e essa comparação entre o Bruno antes de Azeitona, e o Bruno em Azeitona, é inevitável, e gostosa!

Com esse título tão incomum, o livro vai contar a história de Ian, um adolescentes que por puro destino, acaba sendo convocado para participar de um programa de reality show chamado Novos Pais. A recrutadora o vê na sala de espera de um consultório obstétrico e acha que ele é o futuro pai de um futuro bebê de adolescentes. Só que não.

Sabendo da grana que irá ganhar só em participar, e precisando muito dela, Ian não desmente a mulher, e ainda acha uma amiga para fingir que serão pais, e assim garantir o dinheiro da participação. Tá, Emília não é bem uma amiga... tá mais para uma conhecida de sala de aula. Ainda assim ele a chama, e a garota topa. Podem imaginar o nível de encrenca, não é?

Ok, é importante dizer que esse se trata do primeiro livro de um autor ainda jovem. Então, claro que muitas pessoas encontrarão problemas nele, principalmente as pessoas de mais idade e que são mais críticas quando o assunto é livro. Eu encontrei, e olhe que sou das mais relaxadas quanto a isso.

A ideia que o Bruno tem é legal. Vai tocar em assuntos interessantes para o público que ele tem. Gravidez na adolescência é coisa séria, e ele soube trabalhar isso sem todo o dramalhão que as vezes afasta os jovens de livros sobre o assunto. Inseridos a isso ele inclui coisas como estupro e assédio; outras duas coisas sérias em qualquer fase.

Os personagens são carismáticos, e os coadjuvantes convencem na maioria das cenas. O conjunto da obra é divertido, e é claro enxergar a mão de Bruno nas cenas que são engraçadas, e elas são muitas. E daí entra um dos meus grandes problemas com esse livro: Não consegui identificar em que categoria ele se enquadra.

É um para adolescentes? Ok! Deveria ser um ensinamento? Não foi. Deveria passar uma mensagem? Não identifiquei. Deveria só ser leve? Definitivamente não foi o que me mostrou.

Entendem onde quero chegar? Azeitona fica em cima de muro em muitos quesitos. Fiquei imaginando se isso não foi proposital do autor. Medo de arriscar, talvez? Não sei. Só não senti o que provavelmente ele queria que eu sentisse.

Apesar dos personagens carismáticos, não me senti ligada a nenhum deles. Para mim era absurdamente improvável toda aquela situação a qual ambos estavam inseridos. Quer dizer... um programa de TV é coisa séria, e produtores não deixariam isso só nas mãos de adolescentes, que aparentemente vão ter um bebê e que não tem psicológico para decidir se querem suas vidas explodindo no horário nobre, saca? E a forma com a qual o livro foi estruturado, não pareceu verossímil para mim. Inclusive o relacionamento de Emília e Ian. Cá para nós, se um cara que eu só conheço de "oi", aparece para me pedir para fingir que estou grávida em um programa de Tv, de um bebê dele, eu iria rir em sua cara e ligar para a SAMU. E Emília parecia ser sensata demais para ir nessa, por mais fortes que fossem suas motivações.

Eu sei que estamos falando de ficção, e que no mundo da ficção cabe tudo, mas vamos combinar que na minha idade esse "tudo" é bastante limitado no funcional, e acho que nisso o livro poderia ter sido melhor trabalhado. As motivações dos personagens não eram suficientemente fortes para arriscar tanto, com tão poucos recursos e planos para que aquilo desse certo.

Também tive dificuldade com as resoluções das problemáticas apresentadas. Terminei o livro achando que todas elas tiveram cortes bruscos, e que no final das contas não quiseram dizer nada. E, cara, tinham muitas problemáticas interessantes ali. As conclusões delas que não pareceram fazer sentido para mim. Tipo... cadê a realidade da coisa? Nada, repito, NADA se resolve dessa maneira - tão simples - quando o assunto é sério desse modo. Acabou que não existiu um aprofundamento maior nem da gravidez na adolescência, nem do estupro, nem do relacionamento de Ian com a irmã ...

Um livro tem que ser construído de uma forma que se conclua um pensamento. Ele pode ter milhões de situações bizarras e que o leitor não vá acreditar, mas elas devem ser concluídas, mesmo que não da melhor forma, ou da mais visível. Entendem o que quero dizer? Espero que sim.

Bruno é excelente com as comédias, e acho de verdade que seus próximos livros deveriam seguir essa linha. Ele tem uma escrita que promete, e umas tiradas de pensamento que são excelentes. Só acho que para misturar dois estilos de estrutura de enredo (o engraçado, e o trágico) exige um amadurecimento estúpido por parte de quem escreve, para que não caia na síndrome do final incompleto e/ou sem sentido.

Para os jovens, eu recomendo. Algumas risadas garantidas. Para os com mais idade, recomendo uma leitura para passar algumas horas, super despretensiosa. Para um primeiro livro de um autor jovem, Azeitona é aceitável. Acho que Bruno tem futuro. Muito.

P.s. A explicação do título do livro é uma delicinha. :)

site: http://terradecarol.blogspot.com.br/
howbruno 13/09/2016minha estante
Vou confessar que li a sua resenha antes de ler o livro e cheguei a pensar que ia discordar de praticamente tudo que você comentou (e talvez eu quisesse discordar), e aconteceu justamente o contrário... É praticamente impossível enquadrar Azeitona em um gênero, porque ele tem temas muito pesados para ser uma leitura leve e não se aprofunda o suficiente nesses temas para ser uma leitura mais "cabeça". Vamos esperar que os próximos livros dele (caso ele venha a publicar outros) sejam melhores.

Esdras 20/09/2016

Azeitona
"Demorei exatamente 40 dias para terminar de ler este livro. Algo completamente fora do comum no meu ritmo de leitura. Claro que havia dias em que eu nem mesmo tive vontade de folhea-lo.rs. Dá pra imaginar o quanto essa narraiva me empolgou? Antes de mais nada, vamos refletir sobre algo. Penso eu que, independente do gênero do livro (seja fictício, não-fictício,etc), o autor tem a OBRIGAÇÃO de nos fazer crer naquilo que ele está escrevendo. Algo do tipo: "Ah! Isso aqui vai mecher tanto com eles que vão se ver perdidos nessas páginas". Ok. Aqui se encontra o meu primeiro problema com este livro: Não dá pra acreditar nele. Vamos aos fatos: Fulano chama fulano, com quem mal trocou duas palavras na vida, para participar de um reality show com ele. Fulano² aceita.(What?!). Nenhum dos dois possuem os requisitos para serem aceitos no programa. Mas aí...o que?...sim! De alguma forma a produtora já encaixou eles lá. Tudo passou despercebido e deu certo. Pais e amigos e irmãos não estão sabendo de nada. Ok. Deu pra sacar? Essa brincadeira de "saio de casa escondido aqui", "gravo uma coisa ali", "não conto nada pra fulano" toma conta de 80% da narrativa. E ai tu dorme, parceiro. Porque a enrolação é grande. Mas, beleza. Veja só. Há uma ponto bem interessante nesse livro. Quando o Bruno tenta abordar problemas familiares. Isso mesmo. Desavenças entre mãe e filha, Falta de atenção entre mãe e filho. Coisas do tipo. E o relacionamento entre Ian e Iris foi bem legal de se ver. Mas, ficou frustrado para mim, quando ela resolveu ACOBERTAR ESSA PORRA TODA. Meu, fala sério! Não vou comentar a razão de Emilia e Ian quererem tanto esse dinheiro, porque não vai mudar a minha ideia de 'corta essa!' Enfim, quando não tem mais pra onde enrolar, ai tudo começa a dar errado, finalmente!!!! E era o que eu tava torcendo desde sempre pra acontecer. E nem isso me trouxe graça pra essa história. Muito menos a parte trágica tão tão tão forçada. Jesus. O tema 'gravidez na adolescência' acabou por ficar raso. Eu sei que eu poderia muito bem ter largado esse livro de mão, tê-lo abandonado. Mas a questão é que iniciei com um turbilhão de expectativas. Sou inscrito no canal do Bruno há tempos e sempre amei os vídeos dele e tudo mais. E quando ele mencionou o lançamento do livro...cara, fiquei muito ansioso. Bom, faz parte se decepcionar, às vezes, né? Bola pra frente! Certamente lerei algum outro livro que ele lançar. Até lá minhas esperanças já estarão renovadas. haha. ;)"

Lane @juntodoslivros 05/10/2016minha estante
Ian e Emília tentam contar muito com a sorte. Não há planejamento em nada do que fazem e os momentos em que eles não são pegos mentindo, acabam sendo forçados. Tem tanta coisa que era para ter dado errado há tempos e nada aconteceu, o que me deixou frustrada.

juju 15/12/2022

Cara, eu adoro o Bruno aaaaa
Enfim, adorei o livro!! Já faz um tempo que eu li, mas lembro de ter lido muito rápido, então realmente me prendeu. Recomendo.

Lala 29/04/2016

SEM PALAVRAS <3
"Se nem a morte põe fim a tudo o que você deixa na terra, por que a esperança não pode se manter intensa como a certeza de que, a cada três segundos, vamos respirar novamente?"

Se tornou o meu livro nacional preferido, e está no top 3 dos meus melhores livros lidos na vida. Não conseguir largar pro um minuto, e me ensinou muito coisa

AmyLivros 27/07/2021

Tosco.
Não tem palavra melhor pra definir esse livro, ele é MUITO tosco. Alguns diálogos são tão fantasiosos que dá vergonha de ler, e a forma como a trama se desenrola é muito bobinha também. Todos os plots são facilmente previsíveis, e na minha opinião, todo o enredo é meio ridículo, principalmente como tudo magicamente se resolve no final, e ninguém sofre NENHUMA consequência de todas essas mentiras e palhaçadas. Os personagens adultos agem como as pessoas mais compreensivas do mundo, é tudo muito caricato, quase como um conto de fadas bem infantil.
Não lerei de novo e também não recomendo não.

Luis 29/12/2016

O canal do Bruno é excelente, mas esse livro não dá!
Não posso comprometer o livro todo dizendo que é ruim, pelo contrário, o início dele não me fez querer continuar. A história é batida, os personagens não parecem ser maduros em nada, a história toda parece ter saído de umq novela ruim da globo que durou poucos meses por falta de audiência. Posso até dar uma chance a esse livro depois, mas com certeza foi a decepção de 2016. Esperava bem mais do Bruno, mas infelizmente não foi dessa vez.
Sara 08/01/2017minha estante
Olá, Luis. Não pude deixar que vir aqui deixar meu comentário, porque você retratou exatamente o que estou sentindo em relação a esse livro. Por ser o Bruno, eu esperava algo muito mais maduro e um envolvimento muito maior com os personagens. Estou quase na página 200 e pensando seriamente em abandonar a leitura. Talvez não seja o momento, mas não sei... estou bem decepcionada.

Amanda 25/04/2017minha estante
Eu achei a mesma coisa e li até o final. Achei uma enrolação sem tamanho. Você foi bom em dizer que poderia ter sido uma novela ruim da globo, eu acho menos. Poderia ter encontrado no wattpad como uma fanfic teen.

gaby 10/11/2017minha estante
Digo o mesmo,abandonei esse livro faz tempo e logo nas primeiras páginas,tentei de todas as formas mas não consegui,infelizmente. Achei que tivesse sido a única a não gostar,vi tantas resenhas positivas que achei que estivesse ficando louca.

Luis 16/06/2018minha estante
Deixei a resenha no limbo, mas de certa forma foi bem decepcionante.
Eu esperava bem mais dessa galera que critica livros, de verdade, mas direcionaram pra um público tão infantil, talvez seja por isso que não tenha gostado. Senti falta de uma pegada madura e mais bem construída, fico feliz que não sou o único, porque tem muito comentário venerando o livro.

Manu 30/01/2023

Bubarim
Meu queridinho Bruno, que acompanho á uns bons anos, é extremamente inteligente e criativo, e o seu livro é muito criativo em seus temas, mas na execução deixa a desejar, e os personagens não tem uma certa profundidade e você não se conecta realmente com nenhum deles, ou eles acabam sendo a bondade de Jesus ou a maldadade do Demónio.
Mas posso confessar que tive verdadeiras risadas, e também me diverti, e nesse quesito do entretenimento, ele entrega o que promete.
(nota alta para meu bb (bruno miranda), grata!)

Priscilla Teles 03/08/2016

Keep Up With Ian and Emília
O autor usou todo seu conhecimento adquirido com as Kardashians com um plus inegável de Marian Keyes. Para adolescentes é um bom livro, razoável.
Sayonara 22/08/2016minha estante
Sinto o mesmo. Um livro pra adolescentes. Eu meio que esperava mais.

Hallef 26/08/2018minha estante
Para adolescente funciona muito bem.
Senti um bom inicio e me fez rir com algumas passagens, mas depois umas hiperboles da escritas e pressa surgiram com uma pretensao para concluir os fatos deixa intersticios na narrativa.

Michelle Pagura Festa 14/09/2021

Simplesmente não
Sou mais uma que tinha expectativas e se decepcionou. Um dos piores livros que já li. Tem tantos defeitos que nem sei por onde começar.

ALERTA DE POSSÍVEIS SPOILERS

A única parte boa foi que ri com ALGUMAS piadas. Algumas porque o humor desse livro simplesmente não funcionou pra mim. Eu acho o Bruno tão engraçado que estranhei esse fato, mas simplesmente não dá. Umas piadas de mal gosto em momentos nada a ver, inclusive às vezes achei problemático. Do nada umas piadas jogadas no meio dos momentos mais trágicos, parecia que todos os personagens eram sem noção.
Falando em personagens, meu deus do céu que péssimo. Todos muito ruins. A maioria era rasa demais, do nada faziam coisas que não condiziam com a personalidade criada só pra história "dar certo", não dá pra gostar de nenhum e só sentir raiva de todos. Gael totalmente lixo, Emília facilmente manipulada, Ian egoísta, imprudente e totalmente irresponsável. É ridículo que ele conseguiu absolutamente tudo o que queria de forma mágica sem planejamento nenhum e fazendo tudo errado. Péssima mensagem, além de extremamente forçado. Não tinha química nenhuma e o romance não existiu, sei lá porque ficaram juntos.
A história não convence em absolutamente nenhum momento. Do começo ao fim, você não acredita em nada. É totalmente absurdo, tanto a forma como eles conseguem ir pro reality como tudo magicamente se resolve no final de forma até melhor do que eles merecem inclusive. Você lê revirando o olho de tão impossível. F o r ç a d o
Muita desgraça atrás da outra e temas sérios sendo tratados com pouca importância. Aliás, parecia que NENHUM personagem levava NADA a sério, muito insuportável. Mil desgraças acontecendo e todos totalmente distantes no máximo fazendo aquelas piadas nada a ver ou jogando aleatoriamente umas frases prontas de efeito.
Não gosto de falar mal de livro, mas esse é realmente um livro ruim. Não recomendo a leitura. Perda de tempo.