A Maldição do Vencedor

A Maldição do Vencedor Marie Rutkoski

Resenhas - A Maldição do Vencedor #1

Amanda 06/01/2024

Nota 5/5
Amei a narrativa da autora, leitura muito leve, muito bem escrito.
A personagem principal é hipócrita, ainda não caiu nas minhas graças. Ela se compadece com o povo que foi escravizado pelo pai dela, mas só de vez em quando! Além disso é egoísta, me parece simplesmente fingir pra si mesma que é boa pessoa, pois quando ela poderia ter tomado pequenas atitudes pra defender esse povo ela não faz.
Por um lado entendo que ela estava entre a cruz e a espada, tendo que escolher entre o próprio povo e os herranis, porém se ela tivesse sendo de justiça (como pensa ter) teria escolhido o lado certo da batalha.
Ou talvez ela seja assim mesmo, ainda não sei se ela é apenas hipócrita ou uma personagem bem construída que caminha no linear entre o certo/errado.

Michely 26/12/2023

Dramático mas deu pra ler. Realmente já nao esperava muito e não recebi tambem. Só li porque minha amiga insistiu muito.

RuanaHellena 04/12/2023

"Mesmo que o deus da mentira ame você"
Gostaria de começar essa resenha da mesma forma que reagi a esse livro:
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Eu ainda estou digerindo a história desde o almoço enquanto faço a digestão do jantar!

Kestrel vive em meio a luxo e riqueza que a alta sociedade valoriana tem a oferecer, sendo filha do general Tarjan, o homem que liderou Valoria a conquista de Herran, ela tem seus privilégios mesmo entre a sociedade mais privilegiada do império (após a capital); mas nem mesmo seus privilégios a escondem da mira de uma boa fofoca, já que desde o dia que foi ao mercado com sua amiga/irmã, Jess, e voltou com um escravo nada típico seu nome corre doce entre as más línguas da aristocracia.
Tudo piora quando o misterioso e selvagem Smith começa a chamar atenção, seja por seus talentos com a forja ou seja por sua constante companhia à Lady Kestrel em eventos sociais, levantando suspeitas maliciosas sobre os motivos da compra de tal escravo.
Uma fofoca, uma proposta de casamento, uma acusação, um duelo e uma guerra são eventos sucessivos que acontecem em uma velocidade desnorteadora levando o leitor a sentir a confusão de sentimentos que a personagem principal passa.

Além de um ótimo romance a história traz também conhecimentos sobre combates de guerra, política, militarismo, dominação social e questionamentos sobre o que pode ser considerado lealdade.

shayerahol 30/11/2023

Muita política e migalhas de um romance mal feito
2,5 ??

? classificação etária: +12
? escrita: ?????
? fluidez: ?????
? enredo: ?????
? diálogos: ?????
? personagens: ?????
? livro único ou série? trilogia ?A Maldição do Vencedor? livro 1
? reações que tive lendo: ???????
?recomendo? não

? o que achei (opinião sincera):

Demorei muito pra ler esse livro e achei que fosse amar, já que só escuto elogios. Dizem que o segundo livro é melhor que o primeiro mas sinceramente, não pretendo descobrir. Queria que alguém tivesse feito uma resenha esclarecedora como a minha antes de ler.

Depois que a Kestrel compra o Arin no primeiro capítulo, o livro fica bem chatinho e monótono. Só melhora um pouco lá pelos 40%.

O Arin é frio, rígido e aparentemente desprovido de sentimentos, o que é compreensível já que ele é um escravo, mas tem umas horas que ele pega tão pesado com a Kestrel que da vontade de dar uns tapas na cara dele. Obviamente meu lado racional entendeu os motivos do Arin, mas meu lado emocional tomou as dores da Kestrel.

A Kestrel é inteligente (apesar de umas horas eu ter ficado tipo: ???? mulher???? com umas atitudes dela) mas ela é tão mais ou menos sabe? meio rasa, as vezes parecia um robô? faltou personalidade. Fiquei com raiva dela quando ela ficou AJUDANDO os inimigos, aquilo foi tão nada a ver (aquela desculpa do Arin de ?se humilhar pra sobreviver? não colou).

Os personagens secundários são zero interessantes e totalmente desnecessários.

Faltou química entre o casal protagonista. Faltou aquela paixão que eles dizem ser amor (na qual eu não vi nada). Tanto a aproximação quanto o decorrer do relacionamento deles me pareceu forçado. Essa autora não é boa em descrever sentimentos e sensações. O desenvolvimento do casal é muito raso. O único motivo do Arin gostar da Kestrel é pq ela tem mais empatia pelos escravos do que as outras pessoas. Enquanto a Kestrel não tem motivos pra gostar do Arin, até pq ela não sabe quase nada sobre ele, e mal convive com ele. Quando ela diz que o considera um amigo eu senti vontade de rir, pq foi MUITO aleatório. Também não ajudou em nada o fato da Kestrel passar 60% do livro achando que o Arin tinha namorada e gostar dele mesmo assim.

O lado bom é que os capítulos são curtos e acaba sendo uma leitura rápida. O universo fantástico é bem construído, assim como Kestrel e Arin foram bem feitos no quesito de serem estrategistas. Só que infelizmente isso não foi o suficiente pra mim, sem um romance arrebatador o livro ficou tedioso. A autora definitivamente deveria ter prolongado o desenvolvimento romântico dos protagonistas ao invés de meter a revolução em 60% do livro. Ficou muito corrido e mal feito. O foco claramente é na política e revolução, não no romance, e eu pessoalmente acho isso um saco.

?? ????? ?? ? ???? ??? ???????? - ??? ?????????, ???????.?

?? ????? ???? ?? ??? - ??? ?????. ? ????? ????.?

?? ???? ???, ???????, ????? ??? ? ???? ??? ???????? ??? ?????.?

Trabach0 19/11/2023

Inteligente
Kestrel é filha do general de Valória, um homem impiedoso e reconhecido por conquistar outros povos, inclusive os antigos habitantes da cidade em que agora ele e a filha residem.

Kestrel não tem muitas opções para o futuro já que de acordo com a cultura do seu povo toda mulher ao completar 20 anos deve decidir entre entrar para o exército ou casar-se.
O problema é que ela não quer nenhuma dessas opções.

Arin é um escravo e vive com a frequente lembrança de um passado onde não só ele mas todo o seu povo eram livres, o jovem é extremamente misterioso e logo de cara já é possível perceber que ele está tramando algo.

O caminho dos dois se cruza quando Kestrel acaba comprando Arin em um leilão por um valor exorbitante, algo no jovem chama atenção da garota, o que faz com que ela gaste uma pequena fortuna em sua compra.

Agora como "propriedade" de Kestrel, o jovem escravo começa a reparar um pouco mais na garota e o contrário também acontece, uma aproximação acaba se tornando inevitável e junto com ela um desejo ainda incompreendido por ambos que pode ser a ruína dos dois.

Achei bem interessante todas as tramas e estratégias que são tecidas ao decorrer da narrativa, o relacionamento dos dois protagonistas também é muito bem desenvolvido e acontece de forma bem natural.

Kestrel é uma protagonista bem forte e é claramente uma ótima representante da força feminina.

Arin é um personagem extremamente cativante e é quase impossível para o leitor não se apegar a ele.

Acho que o mais interessante da história para mim foi mostrar que nem sempre a força bruta é a maior arma contra um oponente.
Ambos os personagens são ótimos estrategistas e isso fica cada vez mais claro.

A autora soube trabalhar o conflito interno de cada personagem de uma forma muito real, fazendo com que seja possível que o leitor realmente sinta a angústia dos jovens em ter que escolher entre seu povo e o amor.

O livro termina no ponto auto da história, e deixa o leitor extremamente ansioso por sua continuação que promete trazer conflitos épicos, e muita dor para nossos protagonistas.

Marli 08/11/2023

Kestrel é a filha do poderoso general de Valória, seu pai quer que ela faça a vontade dele, se alistar para o exército e lutar ao lado dele. Mas, ela não obedecerá. Fará suas próprias escolhas, mudará tudo ao seu redor!!!
Kestrel compra um escravo chamado Arin, então nada mais será como antes, suas vidas mudarão completamente!!!
Muito aconchegante a história de Kestrel e Arin!!!
Recomendo muito a leitura!!!

Luana Soares 31/10/2023

Maravilhoso!!
Gente esse livro estava na minha estante a pelo menos 2 anos, tenho a trilogia completa, até agora estou me perguntando por que demorei tanto pra ler.
Kestrel é a filha do general dos valorianos, um pais conquistador, ela só quer ter sua liberdade já que ela só tem 2 alternativas, ou ela se casa ou entra para o exército. Contrariado tudo que ela acredita, ela acaba comprando um escravo em um leilão, apos isso sua vida vira de pernas pro ar. Arin, o escravo, é de um povo que teve suas terras conquistadas pelos valorianos e não vê a hora da revanche e com isso em mente após ser comprado por Kestrel e entrar na casa do general vê nisso uma vantagem para seu plano de vingança. Entretanto após conhece-la melhor ele se vê em apuros também. Será que inimigos podem se apaixonar? Como esse amor pode dar certo??
Já estou lendo o segundo e estou apaixonada, super recomento.

Duda 08/10/2023

A Maldição do Vencedor
Do começo para o meio do livro a leitura foi um pouco devagar, mas a partir do momento em que me acostumei com o universo da obra e como as coisas funcionam, o ritmo de leitura melhorou. Este livro é o primeiro da trilogia, não sei se vou dar continuidade, por mais que tenha achado uma leitura legal, o livro não me pegou ao ponto de querer continuar o mais rápido póssivel, junto ao fato de que não sou muito fã de livros com continuações. Entretanto, a curiosidade pode falar mais alto né, quem sabe....

Pri | @pslovebooks 17/09/2023

Minha alma é sua.
Faz um tempo que li essa trilogia e resolvi voltar a esse universo para matar a saudade desses personagens que eu amo.

a construção da ficção histórica é gradativa, imersiva e muito interessante, falta alguns detalhes por parte da autora que nos faça situar na história, mas boa parte das explicações sobre os herranis e valoria obtemos durante o decorrer das páginas e então sabemos como um império sobrepujou o outro.

Kestrel é uma das minhas personagens favoritas, ela é forte, inteligente, age pela emoção, mas ao mesmo tempo é firme e decidida nas suas escolhas, o que ela não entrega em combate físico entrega nas estratégias, sua mente é brilhante!! e isso é umas das coisas que mais admiro nela.

Arin tem uma áurea de mistério em torno de si, e ao mesmo tempo que é dessa forma carrega dentro de si um amor intenso pelo seu povo e está disposto a tudo por eles, bem como um coração sincero e bondoso. Amo muito o desenvolvimento dele no livro e apesar do seu começo não ser tão intrigante, aos poucos vamos vendo como ele também é brilhante e o quanto ele protege o que ama com intensidade.

O romance é um hates to lovers e eu amo demais, acontece de forma gradativa, pela amizade, e seus detalhes são percebidos na narrativa, nas interações e pequenos momentos compartilhados.

Estou ansiosa para continuar nesse mundo que tanto amo e continuar sofrendo com as migalhas desses dois.

Thaise66 08/09/2023

INTERESSANTE
"Como não podia dar as costas para o seu próprio desejo, deu as costas para Arin"

Tinha anos que eu queria ler esse livro mas nunca parecia o tempo certo, nunca tinha ouvido ninguém falando dele e quando comecei a ler me perguntei o porque. É uma história interessante de ser lida, com protagonistas bem desenhados e um enemies to lovers que (eu esperava BEM mais) é legal.
Nesse primeiro livro da trilogia nos temos Kestrel que é filha única do melhor general do império e como sua filha ela deve ser a melhor. Tem que se destacar na guerra, e ela consegue. Só precisa lhe dar um mapa e em segundos ela terá um plano. Na verdade, Kestrel nem precisa de mapa.
E temos Arin, um escravo herrani que começa a trabalhar na casa do general. Lá tanto ele como Kestrel começam a desenvolver uma relação que com certeza (para eles é claro) não é de bom tom. Ele é um escravo e ela uma lady, ou seja, isso é inadmissível.
Viu? Enemies to lovers.
Eu senti que faltou algumas coisas para o livro ser de fato excelente. Como por exemplo: o romance deles dois que foi BEM breve. A relação dela com o pai dela que desaparecia por dias. O treinamento dela. E principalmente um desfecho mais explicativo e menos rápido. Juro, eu nem pisquei e a merda já tinha acontecido e eu fiquei desnorteada por minutos.
A autora precisava explicar bem mais essa parte final. Mas fora isso, o livro é sim uma boa leitura e estou agorinha mesmo indo para o segundo (sou curiosa, não me julguem)

gabi__ 30/08/2023

Meio paia
Achei a escrita meio estranha no início, mas ela é bem facinho de se ler
a história é bem meia boca, tem mt coisa que deveria ter sido detalhado e não foi
o romance é mt paia, sinceramente KKKKKKK
eu amo personagens que sentem muito, que passam uma emoção pra quem lê, mas os personagens desse livro são MORTOS
achei todos meio frios demais
senti ódio da protagonista em MUITAS partes, mas em geral achei um livro bem fácil de se ler, no meu caso a leitura fluiu e consegui acabar até que rápido, pq a história me deixou curiosa KKKK fiquei com vontade de ler o resto da trilogia e é isso