Bom dia camaradas

Bom dia camaradas Ondjaki

Resenhas - Bom Dia Camaradas

LAvia 04/10/2022

Sensível e potente
?Bom dia, camaradas? é uma obra linda, com ambientação ótima e narrativa lírica mas não extravagante, sendo narrado pelo personagem principal, uma criança angolana. Além de todos os aspectos linguísticos maravilhosos, a história traz uma Angola em meio a guerra civil, mas não de modo sensacionalista: vivências da revolução no cotidiano como ela é, pequenas pinceladas históricas. História sensível e potente, voz do narrador poética e desenvolvimento contextualizado e atual: não tem como ser melhor que isso.

I. Cristhini 24/07/2022

uma boa leitura, achei muito engraçada em algumas partes, gostei de aprender mais da cultura do país!!

Luiza 10/07/2022

Uma imersão na realidade angolana a partir dos olhos de uma criança, "Bom dia, camaradas" demonstra nos detalhes a construção do "camarada" a partir dos pequenos detalhes. O livro não deixa de lado o cotidiano e a delicadeza do dia a dia, abordando também temas como amizade e despedidas. Foi uma leitura maravilhosa!

Lucikelly.Oliveira 03/04/2022

Leitura fluída
Li em uma sentada!!! O que pode dificultar um pouco a leitura e o português de portugual e as muitas expressões angolanas, que são totalmente estranhos pra nós, brasileiros. Fora isso o livro é leve e de leitura rápida.

Bellaarsego 29/03/2022

BOM DIA, CAMARADAS
Obrigatório da escola. Início muito chato, não teve um envolvimento bom e que me fizesse gostar de ler. Livro curto mas era o Português da Angola então teve certas complicações.

Thais.Carvalho 10/02/2022

Uma escrita encantadora, que ajuda a conhecer um pouco da Angola na década de 80. A história é contada por um menino, que vive várias aventuras e tem uma imaginação maravilhosa.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

@buenos_livros 02/02/2022

Bom Dia, Camaradas - Ondjaki ??
?Às vezes numa pequena coisa pode-se encontrar todas as coisas grandes da vida, não é preciso explicar muito, basta olhar.?
. 11/2022
. Bom Dia, Camaradas (2014)
. Ondjaki ??
. Romance | 136p. | E-book
. @companhiadasletras
. O olhar de um adolescente para as transições da vida com a mudança de regime político na Angola do final dos anos 90. Um belo livro sobre transformação, perda e amizade com um protagonista simpático e o sotaque do português falado na África. Recomendo!
. ????????

fleabookz 27/01/2022

Eu AMO livros em que o narrador personagem é uma criança então esse aqui já tinha um potencial muito grande pra eu gostar dele. Mas o menino que narra, esqueci o nome dele porque é falado só uma vez, é engraçado demais, queria que tivesse 800 páginas dele falando.
Já começou com um clássico de países colonizados, que é a crença de algumas pessoas de que seria melhor continuar sendo dependente de colonizador. Uma representatividade da qual eu não gostaria de reconhecer, mas tem gente pra tudo né?
Tem muita crítica social e reflexões com uma pitada de humor, adorei. Tava rindo e aí do nada umas lágrimas escorrendo. Os personagens são adoráveis. Amei que a CIA das Letras deixou o português da Angola, porque assim eu consegui distinguir as semelhanças e diferenças.
É um ótimo livro, pretendo ler outros do autor.

DIRCE 07/01/2022

Gostinho de quero mais
Não conhecia Ondjaki. “ Caí por acidente no livro “Bom dia, camaradas”, ocasião em eu pesquisava livros em ofertas no site da Amazon. Fiz uma busca sobre o autor e me surpreendi como ele é jovem. Atualmente, Ondjaki , escritor angolano , nascido em Luanda, está com 44 anos, mas em 2001, quando escreveu essa preciosidade, ele tinha apenas 24 aninhos. Seria ele – Ondjaki - o protagonista que nos descreve com uma linguagem infantil de rara beleza, cheia de humor e ternura, um cenário no qual prevalece a violência, a propaganda descarada do regime, o racionamento dos alimentos, as injustiças sociais e a falta de liberdade, haja vista que o colonialismo português foi substituído por uma ditadura - é sempre assim: uma nação sofrida mal sai da frigideira ( colonialismo) para cair no fogo ( guerra civil e ditadura)
Esse menino me lembrou outros dois , Miguelim e Dito, que muito me emocionam, toda vez que releio a novela “Campo Geral” do nosso Guimarães Rosa, com um diferencial: em Campo Geral em me debulho em lágrimas , já em “Bom dia, camaradas”, essa joia de apenas 133 páginas , apesar de ser o retrato de um povo sofrido, melancólico, desiludido e dominado pelo medo me levou ao risos, inúmeras vezes, durante a leitura. Há uma passagem na qual a tia Dada que visitava a família, já fora do carro após suplicas do garoto, pois o carro do presidente se aproximava , abaixou para pegar o chapéu no carro , atitude que provocou verdadeiro pânico no sobrinho, porém o diálogo sobrinho e tia é impagável.
Um livro de tão poucas páginas, porém repleto de conteúdo e que me deixou com um gostinho de quero mais Ondjaki.

Viviana.Diane 25/12/2021

Literatura africana (angolana)
Esse livro é extremamente importante para a história de Angola, essa narrativa se passa na ditadura militar. E um livro rico em todos os aspectos.

Fernanda M. 11/12/2021

1ª Impressão

Bom dia, camaradas

Ondjaki

Bom dia, menino!

Bom dia, camarada António!

Era todo dia isso. O cotidiano da casa, entre a família, o camarada António e a ida para a escola. Na escola, os amigos, os professores cubanos e a ansiedade iminente proporcionada pela instabilidade política.

Os dias, as brincadeiras de menino, a risada solta (esse é o som do livro), o "verzul'' do céu (sua cor). a textura, é de terra seca, que é banhada com a chuva ligeira que vem do Norte. Chuva com cheiro de paz.

A escrita de Ondjaki, me trouxe sorriso e aconchego. Me trouxe lágrimas aos olhos?

Uma Angola em guerra, sob a ótica de uma criança. A inocência estampada na compreensão da burocracia, dos dias de luta, do ?Caixão Vazio?. Da terra seca batida suspensa, enquanto a saudade vai levando os dias, por caminhos estranhos.

Bom dia, camarada António.

Bom dia, camaradas.

reads0 30/11/2021

Mazelas angolanas sob as genuínas lentes de uma criança.
É um tipo de leitura fora da minha zona de conforto no quesito conteúdo e linguagem. Talvez por não ser habituada a escrita, com o português de portugal, eu tenha ficado desanimada com a leitura. Foi bem demorado de concluir, até abandonei por umas semanas.

Foi, pra mim, uma forma perfeita de entender a guerra da angola de uma outra pespectiva - uma que vai além dos livros didádicos e da bagagem que os professores nos passam em sala de aula.
Como é narrado em primeira pessoa por uma criança, é possível ver tudo de uma forma muito genuína e simples. Tem um toque de curiosidade, ingenuidade e amedrontamento. As mazelas existentes e as disparidades entres paises que possuem a mesma ideologia, sob essa pespectiva infantil, foi descrito de uma forma sensacional!

"... la lucha, la revolución, nunca termina; la educación es una batalla."

Gláucia 01/11/2021

Bom Dia, Camaradas - Ondjaki
Luanda, anos 80. Angola passou por um longo e beligerante processo de independência e o país agora é palco de guerras civis onde alguns partidos brigam pelo poder. Quem manda agora é a MPLA, alinhada com o regime comunista e auxiliada pela URSS que enviou cubanos em missões de ajuda: professores, médicos, soldados, etc.
Esse é o cenário e tudo é narrado por uma criança ( Olandu, cujo nome só aparece uma vez e passa batido), que narra suas memórias nesse período, especialmente sua convivência com os colegas de escola, seus inesquecíveis amigos de brincadeiras, sua família, o camarada companheiro António e seus eternos "vinte minuto".
A família recebe a visita da tia Dada que mora em Portugal e através de sua conversa com o menino, percebemos o choque de realidade em que eles vivem. Essas partes são muito divertidas pela leveza e tom de troça. O garoto nem parece perceber completamente situação, é tudo muito natural pra ele.
Jamais esquecerei o trecho do "Caixão Vazio", nunca ri tanto por causa da camarada professora foguete e em como terminou a visita-surpresa do camarada inspetor. Aliás, fica a dúvida, trata-se de lenda urbana, tipo nossas histórias da loira do banheiro? Entendi que sim.
O livro fala de um período difícil, de despedidas de nossa querida infância, de nossos camaradas.