Sorrisos Quebrados

Sorrisos Quebrados Sofia Silva

Resenhas - Sorrisos Quebrados

Faby 16/12/2016

Lindo lindo lindo
A primeira vez que li a história, da Paola e do André, foi através do wattpad. Eu li a sinopse do conto e fiquei encantada com a intensidade descrita pela autora. Se era só a sinopse, imagina quão intenso seria o conto todo. Eu o li em um dia. Senti vontade de chorar, quando a Paola sofreu. Senti compaixão, quando a vi lutar para se reerguer e superar todas as dificuldades. Senti pena, quando a vi desmoronar nos braços do André, na primeira vez em que eles se viram. Senti amor pela Sol, desde o primeiro momento em que ela surgiu. Senti raiva do Andre, quando ele disse ser incapaz de amar uma mulher. Senti a mais pura alegria quando tudo, finalmente deu certo para os dois. Me senti totalmente sem palavras quando terminei a leitura.

Sorrisos quebrados era um conto lindo. Tão lindo que virou um livro, e conquistou o coração de centenas de leitores. Ele conta a história da Paola e do André. É uma história fictícia, escrita pela Sofia Silva, mas poderia ser a minha ou a sua história. Não é uma história de amor comum. Não trata apenas de superação. SQ é uma história tão viva que beira a realidade, e por isso te prenderá até a última palavra.

Paola é uma mulher quebrada. Após anos de um casamento abusivo, ela foi espancada, ferida, maltratada, quase morta, pelo homem que prometeu amá-la, protegê-la e ampará-la até que a morte os separasse. Anos após o último ataque, ela ainda é uma mulher marcada por dentro e por fora. Ela não se entregou, ela não desistiu, mas as suas feridas fazem com que ela seja cautelosa e que suspeite de qualquer homem que se aproxime dela. Até que André aparece, e a enxerga não por suas cicatrizes, mas pela linda mulher que ela é.

"— André, o que vê quando olha para mim? [...]— Cores, Paola. Tantas cores e todas bonitas. As mais lindas que já vi. [...] Algumas eu nem conhecia porque elas são só suas, de mais ninguém. Foram criadas por você."

André é um homem trabalhador, que luta para dar a sua filha tudo o que ela precisa e a ama incondicionalmente. Mas André também foi quebrado um dia, por uma mulher que dizia o amar. Uma mulher que lhe proporcionou a sua maior alegria e também a sua maior tristeza, fechando seu coração para qualquer possibilidade de alegria além de sua filha.

" — Quando estou com você é como se toda a escuridão que sinto dentro de mim tivesse uma finalidade.
— Qual?
— Ter a capacidade de admirar o quanto você brilha. E, Paola, você é sublime. Ninguém brilha tão intensamente."

A sol é literalmente um raio de luz na história. Ela também sofreu, e também está quebrada, mas nem por isso ela deixa de brilhar. Apesar de não conseguir socializar, ela se aproxima da Paola de uma forma linda, fazendo com que Paola e Andre também se aproximem. A amizade entre elas é como uma terapia para ambas e juntas elas mostram a André que corações quebrados também podem bater.

" Eu descobri há meses que onde a Sol dá brilho à um coração machucado, você pinta com tinta própria para a escuridão."

Enquanto Paola cuida da Sol, ela e André se aproximam e a atração entre eles é evidente. Apesar de
receosos, eles começam a ser relacionar e mostrar um ao outro o que é amar e ser amado. O que é respeitar. O que é deixar que outros se aproximem. Que um sorriso quebrado, muitas vezes é o mais verdadeiro dos sorrisos.

Quando percebe que o que sente pela Paola é mais que uma atração, André decide se afastar, e permitir que ela encontre alguém a quem possa verdadeiramente entregar seu coração. Já Paola, ciente de que seu coração já pertence a André, tenta seguir a sua vida, mesmo que seu coração e sorriso estejam quebrados mais uma vez.

"E enquanto nos olhamos pinto uma história colorida de uma mulher que corre apaixonadamente para os braços de um homem de quem teve saudades. E o que o homem faz? Ele abraça a mulher dizendo que também teve saudades."

Mais quando o amor é a única coisa capaz de colar os pedaços de um sorriso, nem o medo, a insegurança ou os fantasmas do passado são capazes de voltar a quebrar o que um dia foi colado com muito sacrifício, porém de forma definitiva.

Em Sorrisos Quebrados, usando uma linguagem poética linda, e personagens maravilhosos, a Sofia Silva vem mostrar mais que uma história de amor, mas uma história de redescoberta, na qual aprendemos que o passado, por mais doloroso que seja, é sempre uma lição, e que nós nunca estaremos quebrados demais para encontrar a verdadeira felicidade.

— Eu vou pedir sempre mais uma noite, mas todos os dias.
[...] — Porém não vou pedir somente a noite. Pedirei “Mais uma manhã”, “Mais umatarde”, “Mais um beijo”, “Mais um toque”, “Mais de nós”, “Mais de você”, “Mais amor” , “Mais um dia”.

Essa foi certamente uma das melhores leituras desse ano, capaz de arrancar suspiros, sorrisos e palpitações. É claro que eu super recomendo essa leitura, principalmente para quem gosta de histórias intensas, fortes, reais. Com uma pincelada suave da arte maior, que é a vida.

site: http://www.facesemlivros.com/

Vanessa 26/08/2021

Apaixonante
Este é o meu primeiro contato com o livro da autora, devo dizer que a historia é muito envolvente, consegui sentir empatia pela personagem, e com algumas atitudes dela relacionada ao rapaz eu pensei "hummm, tu bem que queria neh" kkkkkkkk. O casal tem muita química, e torci desde o inicio para eles.
Na minha concepção o que me confundiu um pouco foi a historia do rapaz, no inicio ele dizia ter receio de voltar a ser como antes, eu cheguei a pensar que talvez ele também fosse agressivo no passado, mas no fim não era nada disso.

enfim, os dois foram vitimas da circunstancias, mas a Paola foi quem realmente me causou mais comoção. As reações dela eram totalmente embasadas e acompanhar o processo de libertação dela foi muito gostosa.
Iara Silva 26/08/2021minha estante
Eu tenho o e-book, mas nunca li.

Notas.Literarias 18/12/2016

Só mais uma noite... Ou melhor mais uns minutos... E toma nosso coração
Olá pessoal, hoje vamos conversar sobre esse livro que foi uma das grandes expectativas do ano de 2016. Tanto falatório a respeito dele me deixou muito curiosa e isso tem seu lado bom e seu lado ruim, obviamente. Então confiram comigo o que eu achei.

Paola casou jovem e apaixonada por seu marido, mas descobriu cedo que foi enganada. Descobriu que aquele príncipe do início do relacionamento, não passava de um monstro que vivia uma mentira. Na rua se portava como um verdadeiro cavalheiro, em casa era um monstro que atormentava e abusava da esposa. E quando ela decidiu que bastava de tanta violência e ir embora, ele decidiu que se não a teria, não havia sentido para eles na terra.
Casei com um monstro e vou pagar por isso.

André vive na sombra, se atormenta até hoje por não ter conseguido salvar o grande amor de sua vida, sem entender que só dá para ajudar quem quer ser ajudado. Em contrapartida, sua vida tem uma luz própria e diferente, Sol, sua filha. Ela é uma criança inusitada e diferente das outras, e isso é motivo para muita preocupação, pois ela passou por momentos muito difíceis ainda recém e seu subconsciente não a deixa reagir sem que ela tema.

site: http://www.notasliterarias.com/2016/12/resenha-sorrisos-quebrados-amazonbr.html

GMARQUES 08/12/2016

O melhor
Através de Paola e André,Sofia nos mostrou o recomeço,a luta entre os sentimentos e que o Amor modifica,fortalece. Que sempre existe uma forma de vencer seja qual for o obstáculo. Físico,emocional.Todos somos capazes.Com amor sempre. #euquerofísico
#SouQuebrada
#SorrisosQuebrados
#PubliquemSorrisosQuebrados#GloboAlt #Verus Editora #Grupo Editorial Record #Editora Paralela #Planeta
GMARQUES 27/03/2017minha estante
undefined

Sayuri 10/04/2021

Raio de Sol ?
"Com Paola, aprendi que, às vezes, precisamos entrar em caixas pretas para perceber que nunca paramos de brilhar, e que a nossa cor só pode ser vista por quem foi pintado pelas mesmas tintas e pelos mesmos pincéis." - André.

Mi Rubin 04/09/2020

Sobre resiliência e força.
Sobre acreditar que nem todos usam suas fraquezas para o ataque.
Sobre acreditar que, realmente, só se vê verdadeiramente com o coração.

Uma narrativa que mexeu muito comigo, uma personagem que me vi como espelho em seus medos e vontades, em sua relutância. Uma personagem colorida, que emana luz.

Perfeito na forma de conduzir o dilema entre o medo de se machucar e a vontade de viver tudo aquilo que o coração deseja.

Jaque 12/12/2016

Como não Amar Sorrisos Quebrados
É possível duas almas quebradas, pelas consequências da vida encontrar um no outro motivos para sonhar, para amar, para sorrir???
É possível, viver na escuridão, desejando ardentemente que o dia seguinte uma luz possa se infiltrar e te indicar o caminho da felicidade, fazendo você esquecer toda a sua dor???
É possível deixar de sentir medo, e se arriscar a viver, mesmo não tendo garantia de que tudo que te fez sofrer no passado, não ira se repetir???
Como se fosse a primeira vez que li Sorrisos Quebrados foi impossível não me apaixonar, e emocionar. É tão difícil descrever os sentimentos que envolvem este livro, que nada que eu possa escrever nestas linhas será suficiente para que possas entender a imensidão desta historia de amor.
André, talvez não tivesse conquistado o meu coração se não fosse as mudanças no qual o destino lhe reservou, não é fácil lutar por quem se ama, quando este não quer ser salvo, sentir o sofrimento de um filho e ficar impotente sem poder fazer nada e a única forma de protegê-la é se dedicar e evitar que todas as maldades do mundo cheguem até ela.
Paola retirou meu ar desde o inicio, uma mulher que viu seu mundo desmoronar pelas mãos do homem que um dia lhe jurou amor. E retirou a sua liberdade, a sua felicidade e principalmente o seu sorriso. E foi um pequeno anjo que lhe mostrou que o seu mundo de dor e cicatrizes não poderia lhe impedir de ser feliz.
Dizem que anjos são pequenas criaturas angélicas que estão aqui para nos proteger e eu acredito que a Sol este pequeno anjo quebrado em toda sua delicadeza tinha como missão reunir essas duas almas perdidas, e como recompensa a sua própria dor também seria curada.
Paola se deu uma chance para enfrentar o seus medos, e buscar a sua felicidade, mostrando ao André que o seu passado trágico, não iria acorrenta-la em mundo vazio sem cor, ela queria viver em um mundo colorido, sem mais tristeza, sem mais dias cinzas. O André viveu tempo demais em uma redoma de vidro, criado por ele, para que nada alcançasse a seu pequeno raio de sol, e abrir o coração a uma mulher que tivesse o poder de rachar essa proteção e ir embora, para ele era demais, mas para seguir em frente era preciso enfrentar os seus demônios e deixar o passado para trás.
Paola, André e a pequena Sol mesmo com medo, receio e quebrados pularam juntos e encontraram a felicidade que eu, você, nós buscamos todos os dias. Eles encontraram uma segunda chance, para amar, uma segunda chance para se entregar, uma segunda chance para viver, uma segunda chance para sorrir, sem ter medo do que o futuro lhes reserva.

Luciana 15/06/2022minha estante
Concordo com a parte do sexo como solução, é muito chato quando o livro que poderia ter se aprofundado tanto acaba com clichê de soft porn.

Nicole 16/07/2020

Cativante
É uma história sobre como a vivência humana é perversa e deixa marcas, visíveis ou não. Acredito que a autora poderia ter trabalhado mais a questão das patologias dos personagens, pois a impressão que o leitor tem é de que todos estão ?curados? de forma mágica e senti falta de ver um olhar mais humano com as doenças psíquicas, que os personagens pudessem viver bem mesmo com seus problemas graves. Um romance muito doce sobre superação.

Queria Estar Lendo 16/10/2017

Resenha: Sorrisos Quebrados
Cedido em cortesia para essa resenha, Sorrisos Quebrados foi o lançamento da Editora Valentina lá na Bienal do Livro - best-seller da Amazon, essa grande história de amor e superação escrita pela Sofia Silva agora ganha as estantes de todo o Brasil.

Paola e André não têm muito em comum além do fato de ambos estarem quebrados; ela, violentada dentro de um relacionamento tóxico, marcada na pele e no psicológico por causa do marido abusivo. Ele, com uma filha pequena e alguma história sombria por trás dos comportamentos tímidos e receosos da menina, alguma coisa relacionada à mãe que não se faz presente no dia a dia dos dois. Um acaso cruza os caminhos de Paola e André, e esse mesmo acaso pode ser responsável por despertar neles sentimentos dos quais ambos fugiram por tanto tempo.

Eu queria tanto, mas tanto ter gostado desse livro. Fiquei super entusiasmada com a história depois da nossa entrevista com a Sofia lá na Bienal. Parecia o tipo de temática perturbadora que se faz necessária na literatura atual - e se por um lado a parte romântica e do desenvolvimento de alguns personagens não me agradou, pelo menos a crítica dentro da trama foi bem trabalhada e salvou a leitura para mim.

Acho que meu maior problema com esse livro foi como ele se vendeu. Esperava uma história muito focada nas dores da Paola, na superação através do emocional e do convívio, aquela coisa de criar uma rotina com o par romântico, desenvolver um relacionamento longe do contato físico muito antes de pensar em introduzir a parte romântica da história. A superação através de outros meios que não com um novo romance; que o romance fosse apenas pano de fundo. E infelizmente não foi o que aconteceu; Paola é uma mulher extremamente traumatizada, do tipo que relata o ter medo de olhar na direção de um homem, de ouvir a voz de um homem, de viver com tanto medo que buscou de internar em uma clínica para evitar o mundo lá de fora. Até esse ponto eu a estava achando uma personagem muito bem construída - aí entrou o André e as coisas foram pra um caminho muito diferente do que eu esperava e queria ver.

"Estou rindo. Sim, estou rindo. Não me importo com o contorno dos meus lábios ou com a pele cicatrizada que encolhe e estica de forma estranha. Nada disso interessa porque, neste momento, estou feliz, e isso... isso nunca aconteceu."

O primeiro capítulo é um baque no emocional. Cria empatia com a protagonista, dá todo o background pesado que a mente dela vai viver. E depois de alguns capítulos isso se perde completamente; eu queria ver as nuances da Paola, queria estar ao lado dela nos piores e melhores momentos. Queria que a história me entregasse uma jornada de redescobrimento, de solidariedade. No entanto, a partir do momento que somos apresentados a André, isso se torna quase figurante para dar espaço a um romance que não me convenceu nem o mínimo que precisava convencer - algumas semanas de convivência passadas por cima das páginas só pra introduzir os beijos e a parte física da relação? A "convivência" consistiu em cenas breves e rápidas mostrando como a Paola aprendeu a olhar para o André e não ver nenhuma ameaça, mas como você me convence que uma mulher que passou seis anos enclausurada em uma clínica por medo do que um homem - e consequentemente todos os homens -, fez a ela, aceitou tão facilmente se entregar a um cara?

Desculpa, mas não rolou. Toda a história de "liberdade" através do sexo e do amor não coube aqui. Eu sou muito de a personagem feminina ter toda a liberdade que quiser, inclusive empodere ela o máximo, sempre, mas o tom da Paola era outro. Era muito distante do sexo em um primeiro momento - o hot da história deveria ter ficado para o final, depois de todo um desenvolvimento emocional entre os protagonistas. A história fez o contrário e aí todo o drama ficou muito, mas muito piegas.

Senti que a autora se perdeu em vários momentos, entregando resoluções fáceis demais e dramas fora da casinha. O único arco que realmente me conquistou foi o da Paola sozinha. Seus entendimentos a respeito da vida, da sua liberdade e da sua voz como mulher - isso foi bastante importante, esclarecedor para a jornada da protagonista. Quando ela estava com o André... Ai, cara. Eu já li tantas vezes essa coisa de "eu sou o cara frio porque sofri então você vai ter que aceitar que estamos tendo só uma noite de prazer" e aí a mocinha aceita, mas ela fica se remoendo por isso" que não dá mais. Não engulo esse sapo. E desculpa, mas alguns pequenos desaforos que a Paola aguenta por esse macho chato eu já teria chutado longe. Todo Dia um Macho da Literatura Me Fazendo Passar Raiva.

Nem preciso dizer que não gostei do André, né? Não me fez suspirar, não me emocionou, sequer despertou um pingo de empatia quando foi desenrolando seu drama de vida. Eu amo um enredo de novela mexicana, mas aqui, por não ter criado ligação com o personagem, soou exagerado do jeito errado. E, de novo, o romance dos dois não me convenceu. Eu acho que a Paola merecia muito mais, um mulherão da porra desses merecia mais.

Outros personagens compõem o cenário principal, como os pais do André e a diretora da Clínica; mas Sol, a filhinha do André, é uma das mais importantes. E eu vou problematizar aqui também. Sabe aquele esteriótipo de criança exagerado ao máximo? Nem minha prima, que é a criança mais doce do mundo, age dessa maneira. E a Sol tinha um sub-plot muito interessante a ser trabalhado - envolvendo todo o drama ali do André - que deveria render uma caracterização melhor. Li recentemente um livro com um garotinho vítima de trauma e aquele menino sim é real. A Sol me pareceu estar ali só como suporte, não como personagem que merecia o próprio desenvolvimento paralelo ao dos protagonistas.

"Será que estamos irremediavelmente quebrados? E se sim, qual dos dois está mais?"

Gostei bastante da escrita da Sofia. É poética e cheia de metáforas e analogias, mas elas encaixam bem dentro da psiquê da Paola - do André eu prefiro nem comentar pelos motivos já citados - e da aura dela. Suas falas sobre pincelar o mundo, sobre se encontrar em constelações e viver dentro do próprio universo são arrepiantes e funcionam bem para a narrativa. Infelizmente, isso não conseguiu melhorar o livro para mim.

A edição da Valentina é a coisa mais linda do mundo. Eles mantiveram a capa original, e os detalhes brilhantes formando estrelas são incríveis! É o tipo de livro que você folheia por horas pelo simples prazer de ver o trabalho gráfico tão bem feito.

"A vida não deve ser medida por 'mais um dia'. Não. Ela é feita de pequenos e efêmeros momentos que mudam tudo."

Apesar dos pesares com a minha experiência, recomendo a leitura. As discussões sobre a violência contra a mulher e o peso que isso deixa no consciente são grandiosas e bem desenvolvidas; o romance, para mim, ficou bem descartável e repetitivo, nada novo no horizonte, e o André poderia não existir que não faria falta, mas a Paola e sua jornada salvaram a história. E com certeza merecem ganhar a atenção dos leitores.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/10/resenha-sorrisos-quebrados.html

Eliane485 17/02/2024

Que livro!!
Esse livro já começou me dando um soco no estômago, com a forma que narra a violência sofrida pela personagem Paola. Depois foi juntando os pedaços dos personagens Sol, Paola e André. Me fez chorar ao ver tanta dor em páginas e ao mesmo tempo quis ler mais e mais para saber se a tão sonhada família (criada por minhas expectativas) seria enfim formada e teria o final feliz, que reforço, conforme minhas expectativas. Me surpreendeu a forma sutil como Jorge foi inserido e no final contextualizado. Violência doméstica acaba com a vida de uma mulher. O amor não dói, o que doi é a pessoa que diz nos amar, nos fazer sofrer.Leitura rápida, bem fluída. Recomendo

sra. warner 08/02/2022

maravilhoso
eu amei muito. foi incrível, doloroso mas reconfortante também.

só os nomes que eu fiquei meio ?? sério, Paola, André, Roberto...? eu não sei pq, mas me bati muito com esses nomes, acho tão estranho KKKK
Lavinia166 08/02/2022minha estante
Acho que por que a escritora é de Portugual

sra. warner 08/02/2022minha estante
simm, eu percebi isso mas mesmo assim achei estranho os nomes kkkkkkk

Jis Rocha 08/02/2022minha estante
Kkkkk já me falaram isso. Mas qdo o livro tem nomes tão comuns assim o povo estranha.

sra. warner 09/02/2022minha estante
pois é KKKKKK

Ana 01/11/2020

Eu gostei do livro, porém acho que a autora poderia ter focado menos na parte erótica e explorado mais os dramas e traumas dos personagens principais.

Outra coisa que me incomodou também foi o excesso de metáforas nos diálogos, o que acabou dando a impressão de serem muito forçados, na minha opinião...

Angélica 16/12/2016

Incrível!!!
Impossível não se apaixonar!!!
Que leitura incrível, que nos mostra que apesar de todos os pesares, todas as quebras e fissuras, a vida pode ser colorida, pode ser colada novamente, o amor tem este poder!!!
Sofia Silva, espero que o mundo conheça esta história!!!
Obrigada por escrever e me colorir!!!