Cujo

Cujo Stephen King

Resenhas - Cujo

Dani 05/04/2024

Cujo
Mais uma vez Stephen King nos deixa sem ar...Que livro magnífico!!!!o li em um só fôlego.
Narrado em 3°pessoa,composto por apenas um longo capítulo,você se sente tragada pela trama,e passa a ver tudo pelos olhos dos personagens...
A história se passa na pequena cidade de Castle Rock...
Donna e Vic Trenton,pais do pequeno Tad,lutam contra as possibilidades de um divórcio pós traição...A vidinha da jovem família já anda um caus danado,mas como sempre,tudo pode piorar ainda mais não é mesmo?Pelo menos é assim que as coisas funcionam nas obras do king
Enquanto seu marido faz uma viagem á negócios por 12 dias, Donna juntamente com Tad,rumam para a fazenda do mecânico Joe que mora um pouco afastado de tudo.Donna já adiou demais o conserto do carro que inclusive,anda lhe deixando na mão...Mãe e filho tem uma surpresa ao chegarem á oficina de Joe,uma avalanche de acontecimentos ...para começar o carro deles morre ao chegar em frente a oficina,Joe e a família parecem não estarem em casa e Donna é recebida simplesmente pelo (antes dócil)cão da família de nome Cujo,infectado com o vírus da raiva,um São Bernardo de 90 kilos,rosnando e espumando pela boca pronto para estraçalhar quem ousasse atravessar seu caminho..Dona e o Tad se vêem presos dentro do carro que se recusa a funcionar.O assustador cão está de prontidão só aguardando eles saírem pra fora para mata-los..Como ninguém espera Donna e o filho em casa ,e ela não avisou a ninguém onde iria, ninguém sentirá sua falta...E dessa forma com Tad e Donna presos no carro por dias, eles passam fome,sede desidratação insolação...Serão longos e difíceis acontecimentos...
Um livro alucinante que nos faz sentir a dor dos personagens,inclusive acompanhamos trechos narrados pelo próprio Cão(o que me fez sentir pena dele tmb),e de brinde ainda temos uma entrevista com o King,especialmente nessa edição..
Recomendo????????

Patrick41 01/04/2024

O possível livro que Stephen King não lembra de ter escrito.
De acordo com o próprio King, ele sequer se lembra de ter escrito algumas obras, como foi o caso de "Cujo" e "Os Estranhos". Ele relata que não só escrevia após o uso da cocaína, mas já chegou a desmaiar após tanto beber após o seu trabalho.

Conforme eu avançava na leitura eu me questionava como uma pessoa conseguia escrever uma história tão boa, detalhada e fluída estando sob efeito de entorpecentes.
Em alguma cidade pacífica do Maine, Cujo – um são bernardo de noventa quilos, que pertence à família Camber – se distrai perseguindo um coelho para dentro de um buraco, onde é mordido por um morcego raivoso. A transformação de Cujo, como ele incorpora o pior pesado de Tad Trenton e de sua mãe e como destrói a vida de todos a sua volta.

É um livro sem capítulos, ao mesmo tempo funciona como uma história que se torna impossível a pausa na leitura já que a leitura é densa e bem violenta. Stephen King nunca decepciona.

polly.telles 31/03/2024

Achei que demorou para engrenar... até a metade do livro era só descrição sobre a vida de todo mundo e chegou uma hora que eu já tinha cansado de todos... mas depois a história engrena e começa a ficar mais interessante.

Cleiber 28/03/2024

Menos cento e poucas páginas e esse livro seria bem melhor
Como se espera de Stephen King (principalmente os livros antigos), QUANTA ENROLAÇÃO!! Ele descreve a biografia e mais um pouco de todos os personagens, até dos que aparecem no máximo quinze páginas, além de falar e falar e falar sobre a empresa de Vic e o quanto ela tá desastrosa. Que saco!
Apesar dos apesares, o livro é bom. Não é dos melhores, mas é uma ótima história para temer e esperar o impossível acontecer. É um ótimo suspense com personagens reais e humanos, e amo o fato de como King construiu as tramas de cada um se cruzando.

Jean 24/03/2024

Frank Dodd está morto e a cidade de Castle Rock pode ficar em paz novamente. O serial killer que aterrorizou o local por anos agora é apenas uma lenda urbana, usada para assustar criancinhas. Exceto para Tad Trenton, para quem Dodd é tudo, menos uma lenda. O espírito do assassino o observa da porta entreaberta do closet, todas as noites. Você pode me sentir mais perto? cada vez mais perto. Nos limites da cidade, Cujo ? um são Bernardo de noventa quilos, que pertence à família Camber ? se distrai perseguindo um coelho para dentro de um buraco, onde é mordido por um morcego raivoso. A transformação de Cujo, como ele incorpora o pior pesado de Tad Trenton e de sua mãe e como destrói a vida de todos a sua volta.
Duas famílias dividem as cenas de Cujo. A principal, os Trenton: Vic, Donna e o filho Tad; e os donos do cão: Joe, Charity e o filho Brett Camber. Aqui entra em cena uma das maiores qualidades da obra, a construção dos personagens e do ambiente familiar. King pinta a nós o cenário detalhado em que cada personagem está inserido. Os dramas, sonhos, conquistas, frustrações, medos, fracassos são detalhadamente construídos de forma a dar veracidade àquelas pessoas. Não estamos diante de heróis ou vilões da literatura. São pessoas normais, gente como a gente, que poderiam ser nossos vizinhos ou nós mesmos. É essa perfeita criação que faz com a história se desenrole tão bem, gere identificação com nossa rotina e, a certa altura, nos gele a espinha e cause pavor, claustrofobia e medo.
O são Bernardo Cujo tem seus pensamentos caninos traduzidos, e aí nós acompanhamos seu drama à medida que a doença avança e o lado terno perde espaço para a raiva, para o sentimento de matar. Essa transformação que vai nos levar ao ápice do livro é outra das qualidades da obra. O cão não é um vilão. Ele tenta resistir e em determinados momentos sabe que os pensamentos sangrentos não são normais, mas acaba sucumbindo e então, meus amigos, temos uma sequência de mais de 200 páginas de pura adrenalina.

julya 17/03/2024

Mais um clássico do rei
Sou comprada pra falar dele, que é um dos meus escritores preferidos, mas o homem nasceu com um nome que o predestinou pra ser o rei do terror. stephen king não erra, principalmente em seus clássicos.

cujo é a história de um cão doce que, após ficar preso em um buraco durante uma perseguição a um coelho, pega raiva. pouco a pouco, cujo passa pelas transformações da doença, enquanto todo o universo parece orquestrar o seu encontro com donna ? uma dona de casa frustrada com sua vida, tentando remendar o casamento com o marido após ter o traído ? e tad, seu filho, um menininho de 4 anos que, há meses, é apavorado por monstros no armário.

cujo tem aquela mesma atmosfera dos melhores livros de king: uma cidade pequena no maine, onde todos se conhecem ao ponto da invasão de privacidade. um lugar no qual casas tem vida, pátios tem histórias e personagens secundários são tão recheados de histórias quanto os principais.

mesmo quando o livro escalona momentos de incrível tensão com momentos mais leves, em momento algum parece forçado, nem te obriga a pular algumas páginas só pra dar uma espiadinha no que vai acontecer depois. todas as cenas te prendem igualmente, tudo vale a pena ler.

cujo foi um dos primeiros livros de king, e, na minha opinião, onde ele está em seu melhor: no período entre carrie e it, ainda carregado de um terror que, mesmo místico, é tão palpavelmente real que assombra. vale muito a pena conferir!

Felipespn 16/03/2024

Surpreso
Ao saber da premissa do livro: um cachorro com raiva que ataca as pessoas, eu não fiquei muito empolgado? mas fui completamente surpreendido por quão viciante e angustiante é a história!! Eu devorei o livro e amei o desfecho e a forma como a narrativa foi se desenvolvendo. Não vou negar que fiquei com muita dó do cachorro

calebsrodrigues 15/03/2024

Arrepiante
Uma grande história escrita por um dos maiores de todos os tempos. Falar que um livro do Stephen King é bom é quase pleonasmo. Cujo é mais um daqueles livros de tirar o fôlego, sendo muito difícil desgrudar sem terminar.

Junior 11/03/2024

Não sou muito de fazer resenhas sobre as paradas que eu leio, mas vou abrir uma exceção aqui, e reproduzir o comentário que um amigo meu fez sobre esse livro e eu tenho q concordar...

Esse livro claramente foi escrito por alguém que estava lokão de cocaína!

Obg;
Patcha 19/03/2024minha estante
Foi sua resenha que me convenceu a ler. Se ele não estava loucaço escrevendo nem vale a pena kkkk

Raiane166 11/03/2024

A história é boa, mas de certa forma eu esperava mais. Acabou que, o que me chamou atenção na sinopse, sobre o Frank Dodd, não teve muita graça. Gostei do enredo do meio pro final do livro, tanto que li bem rápido. Mas, até que recomendo.

rkive 10/03/2024

Stephen king destruidor de lares
"Cujo" gira em torno principalmente de duas famílias, que diante dos empecilhos das próprias vidas vivem presas nos próprios círculos e com os acasos de tudo isso acabam vivendo praticamente dias de angústia por conta de cujo, o cachorro que acaba sendo contaminado com raiva e age descontroladamente depois disso.

a leitura é bem simples e fluída, o que me ajudou a me conectar bastante com a história e desejar que os personagens conseguissem de alguma forma sair da onda de acontecimentos tensos
e entrelaçados que levaram ao resultado final. os personagens tem relações conturbadas um com o outro e me fizeram sentir conectada com os sentimentos que eles sentiam, especialmente porque muitos dos acontecimentos são coisas que podem muito bem acontecer no cotidiano.
a única coisa que não gostei foi que o livro inteiro tem apenas um capítulo, porém foi interessante para a construção da história.
enfim, eu fiquei arrasada com o final, porque ao mesmo tempo que estava esperando aquela morte eu torci tanto para que algo desse certo.

VinAcius49 07/03/2024

Esse livro te pega.
Você pode achar que está parado, você pode pensar que não aguenta mais ver a mesma ladainha da mulher presa no carro e com medo do cão, você pode pensar que na verdade nem é tudo isso MAS PAH, o ápice vem e te pega com absolutamente tudo. No final do livro tem uma entrevista do Stephen King onde ele diz que pretende que os livros dele sejam uma "tijolada" no leitor, e nesse ele realmente consegue. Muito bom.

whosima 03/03/2024

Livro otimo. Gostei bastante do estilo da escrita, uma pena que não me prendeu tanto quanto eu esperava?

Zibell 01/03/2024

O livro não é tão assustador e eu não achei emocionante.
Ele começa a ficar ?bom? na metade do livro e o final não me agradou, mas esperava mais.