O olho mais azul

O olho mais azul Toni Morrison

Resenhas - O olho mais azul

Deborarsl 25/02/2024

Livro maravilhoso que em muitos momentos precisei parar a leitura pois é muito dolorido. O livro conta a historia de uma menina negra, Pecola, na maior parte do tempo sendo narrada por outra menina negra , Claudia, sendo que a primeira foi convencida de sua "feiura" e sonha em ter olhos azuis por que acredita que assim será feliz. O olho mais azul fala sobre identidade, padrão de beleza, preconceito, discriminação e abuso." excluir | editar

Mylena.Esteves 23/02/2024

Escrita maravilhosa...
Desde Amada eu simplesmente tenho vontade de ler tudo da Toni Morrinson e, mais uma vez, ela não decepcionou. É uma leitura incomoda, que mexe com a gente por dentro.

"Uma menina negra que desejava alçar-se para fora do fosso de sua negritude e ver o mundo com olhos azuis."

"Os mulato do norte também era diferente. Metido a besta. Não eram melhor do que os branco em maldade. Faziam a gente sentir que não valia nada, igualzinho, só que eu não esperava isso deles."

"Assim, quando voltou a si, a criança estava deitada no chão da cozinha sob um acolchoado pesado, tentando estabelecer relação entre a dor que sentia entre as pernas e o rosto da mãe assomando acima dela."

Rubens 23/02/2024

Toni Morrison tem uma boa construção narrativa
É notável a crítica social que a autora tenta fazer no livro, não sei se era a intenção dela, mas mesmo em situações tensas ou tristes fui capaz de gargalhar de verdade (parte inicial do livro) e ao mesmo tempo sentir uma tristeza extrema e assim como a autora escreveu no posfácio, ver que mesmo o "vilão" ainda é um ser humano.
O olhar infantil sendo usado em boa parte do livro também ajuda em uma construção diferente de uma realidade tão difícil.
Acredito que cada um vá ter uma sensação diferente ao entrar em contato com personagens tão distintos.

Nathy 21/02/2024

Uma vida apagada
Um dos livros mais tristes que li na minha vida! A síntese de toda a miséria de vidas desprezadas, marginalizadas e completamente desumanizadas. Muito cruel observar que para alguns, nada de bom há de acontecer.

Artemis 21/02/2024

"Toda noite, sem falta, ela rezava para ter olhos azuis."
Como pode uma autora ser tão fantástica a ponto de escrever um livro de duzentas páginas com a densidade de um calhamaço? Os personagens, são todos tão humanos que assusta,eu tinha ouvido falar de Toni Morrison como uma grande autora americana mas só lendo sua obra para entender a magnitude da escrita,O Olho mais azul é como uma poesia crua que entende todas as sombras e nuances presentes na vida,no sofrimento e nos prazeres,é um livro que pulsa e que tem vida própria,além de ser absurdamente imersivo,estou fascinada pela autora e quero ler muitos livros dela.

gbrlafonso 20/02/2024

A cruel definição do padrão de beleza ocidental
Toni Morrison é - sem dúvidas - um dos maiores presentes que a humanidade recebeu. Ela consegue abordar em suas obras a realidade do preconceito racial que está nas sutilezas. Neste livro, você conhece a história de Pecola, uma menina negra que tem que lidar com o sentimento de não se adequar a um estereótipo do padrão de beleza ocidental. Em paralelo, você conhece as pessoas que a cercam e uma sucessão de eventos que tornam a vida dos afro-americanos tão difícil.

Crescer com as máculas do período da escravidão e os resultados de gerações e gerações de sofrimento é incomensurável para o branco. Faça um favor a si e leia essa mulher maravilhosa.

Dalila.Almeida 16/02/2024

Livro de conteúdo sensível
Pela primeira vez, li um livro que achei tão pesado que tinha momentos que eu tinha vontade de deixar pra lá e não retomar a leitura. Tem diversas cenas que embrulham o estômago, provocam asco. Uma estória muito tocante, com um final tão...
A menina negra que queria ter olhos azuis é a menor ponta de iceberg que eu já me deparei na minha vida de leitora.

Raíssa Robles 14/02/2024

Doloroso e necessário. Muito forte e infelizmente real os fatos narrados sobre a vida de uma menina negra chamada Pecola. Instiga reflexões sobre diversos assuntos que escolhemos não olhar ou falar sobre.

Daiane.Dalmoro 13/02/2024

Chocante
Gostei da abordagem da escritora, trazendo a história narrada de todos os personagens e ao mesmo tempo tecendo a história como um todo.

Josiane Gonzaga 12/02/2024

O olho mais azul
É a história de Pecola, uma menina negra que sonha em ter olhos azuis.

O livro é rápido de ler, apesar de capítulos longos, que são basicamente, divididos entre as quatro estações do ano.
É uma história de apertar o coração, lançado em 1970, focando na diferença entre brancos e negros, e, principalmente, dentro deste último, a diferença de status entre tons de pele escura.
A obra abrange as influências na infância da época, como atrizes mirins e bonecas brancas de olhos claros e o impacto disso nas vida de crianças negras.
Eu achei algumas partes confusas, mas nada que mude o entendimento no final, mas isso me fez tirar estrelas. A autora é bem detalhista e conta muito bem a história dos pais de Pecola, assim como o da menina pelos olhos de uma criança, colega de bairro.

Vale a pena ler, abre os horizontes por incomodar.

Clarissa 11/02/2024

Mais uma vez essa autora traz assuntos difíceis e passagens que podem ser tidas até como polêmicas por quem não quer enxergar as feridas que o racismo causa. A narrativa é triste, porém a escrita da autora torna a história tão envolvente que é difícil voltar para o mundo real depois de terminar esse livro, possivelmente pelas semelhanças dele com alguns desfechos que a história apresenta. São muitas camadas de reflexão e eu vou demorar muito tempo pra digeri-las, mesmo sabendo que jamais vou conseguir compreender por completo a grandeza dessa narrativa. Mas me parece que esse sentimento, de certo modo, é um dos objetivos da autora, ou pelo menos um "efeito colateral" da sua escrita, o que torna tudo ainda mais amargo.

Aila Cristina 10/02/2024

Tem muitas Pecolas por aí
Minha sexta leitura do ano. Tenho lido mais e estou feliz com isso. Resolvi ler Toni Morrison porque tinha comprado este livro no meu aniversário de 2021. Anos depois, decidi encarar e até agora estou sem ar!

Que obra impactante, com uma escrita envolvente, sensível e humana. A obra aborda temas complexos e sensíveis, principalmente para pessoas negras: racismo, violências, pobrezas, padrões de beleza, abusos sexuais e outras questões profundas e complexas que permeiam o universo de crianças, jovens e adultos negros.

A pequena Pecola, personagem central da obra, ainda está por aí esperando acolhimento, cuidados. A Cláudia também. E suas famílias. Saio da leitura com um olhar ainda mais atento para as crianças negras!

Estou ainda mais apaixonada pela escrita de Toni! A forma não linear como ela narra a história e constrói as personagens foi fascinante.

Apesar disso, o livro trouxe à tona muitas memórias e gatilhos da minha infância como menina negra pobre, ao mesmo tempo, gatilhos de como a escola foi, em muitos momentos, dolorosa para mim.

Diversos atravessamentos, uma obra completa e complexa. Recomendo com este adendo: vai fazer você encarar o que, talvez, deseja ignorar.

Rafinha 08/02/2024

Dolorido e essencial
Quando comecei ler esse livro não imaginei o impacto que ele teria sobre mim.
Ele fala sobre assuntos delicados e sensíveis através dos olhos da Cláudia, uma criança.
Particularmente em muitos momentos ele me deixou em caquinhos, porque ainda existem muitas meninas que sofrem como Pecola e eu já conheci algumas delas e vi suas dores de muito perto.
Se você quer se aprofundar mais sobre assuntos delicados, complexos e extremamente necessários, pegue seu lencinho e vá se aventurar neste livro. Ele é incrível.