As memórias do livro

As memórias do livro Geraldine Brooks

Resenhas - As Memórias do Livro

Glau 02/06/2016

Homenagem aos que respeitam os livros
Leitura envolvente, esse livro é uma ode àqueles que, por amor ao objeto livro, se dedicam à sua preservação e o respeitam como portadores de uma história própria, uma "vida em si".
Os apaixonados por livro se envolverão com a leitura que permeia vários períodos na história, vários personagens que o manuseiam e, o que seria improvável, o preservarão da destruição apesar de suas características intrínsecas.
Um pequeno detalhe: não seria necessário um romance que envolve a protagonista e o bibliotecário que guardava a obra.
Apesar disso, obra altamente recomendável!! Boa leitura e me conta aí, suas próprias impressões!

Thyago 01/03/2016

Baseado na história real do manuscrito de Sarajevo.
Este livro possui uma dinâmica que achei de certa forma incrível na forma de estruturar a história. A autora se utiliza de contos independentes e os vai intercalando com a história principal de acordo com o desenvolvimento e avanço da mesma que ocorre em 1996 e 2002.

Os "contos" são importantes pois explicam lacunas históricas imensas e explicam as pistas encontradas dentro do manuscrito pela restauradora de livros.

Esse livro me fez lembrar que todo livro tem sua própria história, além da que carrega dentro de sí. Me lembrarei disso para sempre, quando comprar livros usados em sebos..

Lista de Livros 02/01/2016

Lista de Livros: As Memórias do Livro, de Geraldine Brooks
“No lugar onde se queimam livros, no fim se queimam homens.” (Heinrich Heine)
“Se uma pergunta tem uma resposta, eu não suporto não sabê-la.”
Mais em:

site: www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2015/12/as-memorias-do-livro-romance-sobre-o.html

Jaque.Vitor 27/12/2015

Meu livro preferido
Eu sempre encontro algum defeito nos livros, em todos, sempre tem algum começo mal feito, um meio errado ou um fim decepcionante. Nesse livro eu não encontrei nenhum defeito. È um livro muito emocionante, muito criativo, envolvente e surpreendente. È muito bem escrito eu perdia a hora lendo e não queria que a hora passa-se para não ter que para de ler ou pelo menos poder terminar aquela parte da historia, é um livro muito inteligente e emocionante até mesmo para mim que não se emociona facilmente com livros. Quem gostou de a menina que roubava livros provavelmente vai gostar desse.

babisenberg 22/11/2015

gostei
Baseado em um artefato realmente existente a autora cria estórias em cima de alguns de seus mistérios. Existe uma estória principal e algumas paralelas. As paralelas por muitas vezes se tornaram extensas demais e na minha opinião não havia necessidade para tantos detalhes. Mas achei as "soluções" imaginadas bem criativas. Valeu a leitura.

Regina 25/08/2015

Frustrante
Comprei esse livro atraída pelo preço, pela premiação e pela indicação do The New York Times, mas me decepcionei. A proposta era muito interessante, principalmente pelas histórias que se intercalam para contar a trajetória da hagadá de Saraievo, um importante livro judaico, que escapou milagrosamente - e por diversas vezes - de ser destruído. No entanto, o resultado final ficou forçado, com entrelaçamentos mal feitos, apenas para que a autora pudesse juntar, na mesma história, diversos fragmentos que, lidos individualmente, salvam o livro, mas é difícil de acreditar que poderiam ser reunidos em uma história da forma como foram. Ainda bem que comprei o livro em uma promoção. É um dos poucos livros que tenho vontade de doar.

Daiane Amanda 07/08/2015

"As Memórias do Livro" é sem sombra de dúvidas, um livro excelente, pautado num extenso trabalho de pesquisa da autora, fazendo com que a verdadeira história da Hagadá de Sarajevo fosse delicadamente misturada à ficção. Dando asas à imaginação Geraldine Brooks faz com que nos encantemos pela história da Hagadá, ao mesmo tempo que nos conduz pelo maravilhoso mundo de sua imaginação ao criar magníficas estórias paralelas da vida de pessoas que teriam salvo este livro durante os momentos mais conturbados da história da sociedade, e incrivelmente baseando-se sempre na realidade do pouco que se descobriu sobre os caminhos que este livro percorreu. A escrita de Geraldine Brooks pareceu bastante fluída e envolvente na tradução desta edição, ela consegue fazer com que nos prendamos à leitura, no entanto, para mim houve certa dificuldade ao longo do livro quando a autora faz cortes temporais, Geraldine acaba se aprofundando demais nas estórias paralelas e demora muito para ligar os novos personagens à Hagadá que é tema central e de conexão das estórias do livro, então constantemente era como se estivesse recomeçando o livro, mas o desfecho de cada um desses cortes é sempre recompensador. E o final do livro apresenta um reviravolta muito interessante, tornando impossível parar a leitura até o ponto final.

CooltureNews 22/07/2014

CooltureNews
Com um título sugestivo, “As Memórias do Livro” parece soar estranho à primeira vista, mas traduz exatamente seu conteúdo: é um livro que conta a história de outro livro.

Este é o quinto livro da autora, a jornalista do Washington Post, Geraldine Brooks e já se tornou um best-seller. A autora usou uma pitada de ficção para relatar os caminhos percorridos por um livro conhecido como a “Hagadá de Sarajevo”, de alguns daqueles que tentaram destruí-la e também de outros que, com sucesso salvaram-na nos últimos séculos.

Quem conta a história é a fictícia personagem Hanna, uma australiana contratada pela ONU para trabalhar na restauração e preparação do livro para ser apresentado ao público. A cada página, a personagem encontra pistas, que posteriormente darão inicio de onde e com quem o manuscrito esteve quando foram parar no livro, relatando todo o percurso, problemas e personagens (alguns deles reais) que colaboraram (ou não) para que o manuscrito chegasse daquela forma ao local onde está.

O ponto mais alto do livro é mostrar um lado talvez esquecido, ou melhor, ignorado, por muitos de nós, fatos que esclarecem o passado e põe à tona verdades um tanto desconhecido pela maioria: a perseguição dos judeus, que começa com a Inquisição feita pela Igreja Católica (bem antes do que muitos se recordam e com conseqüências talvez tão grandes como feitas por Hitler) e chega ao cume com os nazistas. Fala também sobre as questões entre mulçumanos e judeus, que mostrou compaixão e respeito por esse povo no decorrer dos séculos.

“As Memórias do Livro” retrata os momentos delicados no mundo para o povo judeu, colocando em evidência épocas desesperadoras, sem terra, sem país, vivendo em um local onde eram perseguidos por sua crença, considerados “assassinos de Jesus”. Ao mesmo tempo mostra outro lado pouco mencionado, quem estendeu a mão, deu abrigo e liberdade religiosa: os mulçumanos. Esses dos quais são os principais heróis de “As Memórias do Livro”, já que por diversas vezes, encararam o perigo para que a Hagadá de Sarajevo não fosse para a fogueira.

É interessante explicar sobre o manuscrito que deu origem ao livro: Hagadá é um manuscrito judaico que relata a escravidão e a saída dos hebreus do Egito descrita no livro de Êxodo, acrescido de orações e Salmos. É um manuscrito usado nas celebrações da páscoa utilizado por diversas famílias judaicas, para facilitar em uma das leis instituídas por Deus: “E contarás a teu filho, naquele dia, dizendo: por causa do que o Senhor fez por mim, quando saí do Egito” (Êxodo 13:8).

A Hagadá de Sarajevo foi criada para ser um presente de casamento. Foi produzida na Espanha, durante o reino de Aragão, é decorado com ouro e bronze e cores vivas. Tornou-se especial por possuir peculiaridades, dentre elas ilustrações que não são comuns nos livros judaicos, que costumam seguir ao mandamento que proíbe imagens esculturas.

No século XV, a Hagadá sai da Espanha junto com a família que a possuía e que foram expulsos, junto com os demais judeus, pela Inquisição espanhola. Os judeus espanhóis se refugiaram nas áreas do Império turco-otomano dominada pelos mulçumanos. Chegou à cidade de Sarajevo, capital da Bósnia, no século XVI, levada pela família a quem pertencia, os Cohen, que vendeu o manuscrito séculos depois para o Museu Nacional da Bósnia devido a problemas financeiros.

Desde então a Hagadá de Sarajevo passou por guerras e conflitos armados grandes naquela região, como I e II Guerra Mundial e a guerra civil da Iugoslávia, as duas últimas, salvas por mulçumanos, que mostraram assim o respeito que possuem por outras religiões, ação contrária ao que o cristianismo tem mostrado desde sua criação.

Com uma história como essa, o livro de Geraldine Brooks se torna fascinante, nos ensina mais sobre a cultura e história de um povo muito comentado, mas que só conhecemos nos tempos de Moisés e Jesus, mas ainda continua a criar história. De seus ritos e cultura, e principalmente, os motivos de ações e conflitos atuais, são bem diferentes dos que pensamos ser.

site: www.coolturenews.com.br

Bia 17/07/2014

Esse livro tem uma proposta super original, ou pelo menos eu nunca tinha visto nada semelhante. Uma estória que conta, literalmente, as memórias de um livro, ou tudo pelo que ele já passou.
Esse livro é a Hagadá, um manuscrito judaico que existe e que realmente sobreviveu durante séculos, mesmo passando por épocas de censuras e de perseguições contra os seguidores da religião.
"As memorias do livro" possui uma riqueza cultural imensa e é um combatente de diversos tipos de preconceito, como a intolerância religiosa, a misoginia, a homofobia e outros...
O livro é composto por várias estórias que se interligam e resultam no estado físico final do livro.
Hana, uma conservadora de livros é chamada para examinar a Hagadá e nela encontra vestígios que podem ajudá-la a ter uma noção do espaço que o livro percorreu. Assim, sucede uma investigação paralelamente aos fatos (fictícios) sendo revelados ao leitor.
É uma boa leitura. Recomendo.

Deia 20/06/2014

ótimo livro, consegue nos transportar por diversas épocas diferentes, nos ajudando a visualizar costumes e culturas de uma maneira simples e romântica, e acima de tudo que nos sensibiliza a respeito da trajetória de manuscritos antigos.

Ednan 16/06/2014

Hoje, vou falar sobre um livro que fala de um livro. Opa. Você não está entendendo nada, não é? Então, eu explicarei. “ As Memórias de um Livro ” é um romance baseado em fatos reais de uma mulher que busca saber a história de um manuscrito judaico com um valor incalculável.
A história se inicia em 1996 com Hanna, uma australiana, sendo convidada pela ONU para avaliar o estado de conservação da “Hagadá de Saravejo”, que foi salva por um bibliotecário no meio de um ataque a uma biblioteca. Nesse maravilhoso livro ela encontra vários “vestígios” das pessoas que no passado o manusearam, e cada um deles leva o leitor a conhecer o passado desse manuscrito.

Eu já amo livros históricos. Mas esse se supera por que têm MUITOS fatos históricos nele. Só pra vocês se situarem: Hanna chega a Saravejo no meio da Guerra da Bósnia. É um contexto muito interessante de se trabalhar. Além dos outros momentos históricos, que mostram a sociedade e as culturas de épocas tão distintas.

Continua em:

site: http://blog.carolinabachiega.com/resenhas-literatura-historia/as-memorias-de-um-livro-geraldine-brooks/

Janaína Calmet 08/04/2014

Extraordinário!
Que história! Que trama! Que narrativa! Que banho de cultura, especialmente judaica! Que amor pelos livros!!! Demorei demais para concluir a leitura. Não porque fosse difícil. De jeito nenhum. Traz muitos detalhes e informações sim, mas está longe de ser uma leitura complicada. Ao contrario: a narrativa é tão fascinante, que você não quer que acabe. Experimentei que, quando mais avançava na leitura, mais me desesperava por estar próxima do fim... Apaixonante! A mistura perfeita entre ficção e realidade, sem ser piegas nem apelar para sentimentalismos baratos. SUPER RECOMENDADO!!!!
Rita 02/02/2018minha estante
Janaína, faço das suas palavras as minhas!
A história prende do inicio ao fim, emociona, choca, enfim, é realmente extraordinário!

Lenycris 02/03/2014

Troco
Livro novo para troca

Página&Projetor 03/02/2014

Um manuscrito, muitas histórias
Recentemente o site de vendas on-line Submarino iniciou uma promoção de livros por R$9,90. Entre eles, está As memórias do Livro, de Geraldine Brooks. Muita gente não o conhece, então vem ler a resenha no blog. Pode ser que você resolva aproveitar a promoção ;)

site: http://paginaeprojetor.wordpress.com/2014/01/25/resenha-as-memorias-do-livro/
Emilene 29/01/2016minha estante
Esse livro é muito bom.