Rita Lee

Rita Lee Rita Lee

Resenhas - Rita Lee - Uma Autobiografia

Clara.Gama 15/09/2023

10/10
Já tem alguns meses que terminei esse livro. Sempre amei a Rita e ler a biografia dela parecia uma boa ideia.

Não sou a maior fã de ler biografias mas a dela é diferente. A escrita é leve, as vezes engraçada mas sempre envolvente. Rita conta os fatos com muita delicadeza e mesmo assim sendo bastante objetiva; não deixa nenhum detalhe de fora, narra tudo com riqueza e simplicidade e, quando não lembra ou omite algum fato por modéstia, o fantasminha aparece e pontua - o que eu amei ainda mais!

Rita, onde quer que você esteja, obrigada por ter marcado a história. Você me motiva e me inspira!

Comprei sua última biografia e o livro ?dropz? também. Não vejo a hora de ler e ser invadida pela sua vida. Obrigada!
Clara.Gama 15/09/2023minha estante
Autobiografia*

Beatriz 11/07/2021

cansativo (e problemático)
A decisão de ler a autobiografia de uma das figuras marcantes da música brasileira veio a partir da recomendação de uma amiga, ainda em 2016, ano de lançamento do livro.

À época, com altas expectativas, mergulhei de cabeça, mas lá pela página 90 cansei da escrita e resolvi fazer uma pausa. A pausa em questão durou quase cinco anos, e só não continuou porque, essa semana, resolvi dar outra chance - e, sem surpresa, a vontade de deixar o título de lado voltou.

A questão, para mim, é que esse livro tem uma leitura rápida, mas difícil. Não por conter termos rebuscados ou grandes passagens metafóricas, mas por quão exaustivo o texto é. Além do excesso de gírias e palavras em inglês, a ruiva mantém um mesmo tom em toda a extensão do conteúdo, seja tratando de um tema leve ou não.

Apesar de uma história ou outra me interessar, o que mais me marcou foi a quantidade de termos que eu, particularmente, considero bastante problemáticos e insensíveis. Recomendo a leitura única e exclusivamente para fãs da ruiva - com adição de um comentário para que, por favor, tenham uma visão crítica sobre o conteúdo.
João 11/07/2021minha estante
Triste ver os rockeiro virando tios reaça

sky 05/01/2024

A roqueira Rita Lee, que é uma grande amiga minha
Como mentira não é coisa de Deus gostaria de começar já me confessando: meu conhecimento sobre o (grande) assunto Rita Lee era bem raso. Sabia uma coisa aqui e ali, como sua conturbada história no Os Mutantes, sua forte personalidade, repertório construído por meio de memes e tiktoks no saia justa e a pequena curiosidade referente a 'Alo, alo marciano', que eu sabia que mesmo sendo uma música da ilustre Elis Regina, era uma composição sua, porque só ela mesmo para ter escrito "'tá cada vez mais down in the high society" (meu traço apreciadora das obras televisivas brasileiras é responsável por essa, cuja música eu apelidei carinhosamente de abertura de 'Cobras e Largatos').

Começar esse livro foi como abrir os braços e gritar: Pode vir, Ritinha Lee! Com tudo o que você tem que eu não sei bem o que é! Eu estava pronta para receber a rainha do rock nacional... ou pelo menos eu achava que estava!

A história de Rita tem tudo na medida certa e bem misturado, como uma carreira e vida devem ser. E a personalidade da cantora refletindo tão descaradamente pela escrita que não é difícil você se imaginar conversando com ela em algum lugar clássico da capital de São Paulo (eu e ela no Ibirapuera, dãããã).

No final do livro, após essa grande e preciosa experiência de leitura, mais do que fã de Rita Lee, eu sou uma grande amiga dela - provavelmente, se ela lesse isso, ela diria que é muito brega - vou levar ela por ai como minha xodózinha de inspiração como artista e pessoa: no lado artístico, alimentando meu espírito capricorniana, e como pessoa 🤬 #$%!& louca, para o meu lado com ascendente em aquário, assim como my best friend forever.
jaque103 05/01/2024minha estante
que lindas palavras senhora ?

Mai 04/02/2022

Essa leitura me fez sentir como se estivesse sentadinha do lado da Rita, tomando um chá, enquanto ela conta todas as fofocas e confissões sórdidas da vida dela ao longo dos anos. Ela é [*****]-louca e muito admirável também. ?
Sandra Clara 04/02/2022minha estante
Eu adorei esse livro. Eu esperava uma autobiografia dela há muitos anos. Vou reler, inclusive.

urgirlbea 11/04/2024

Te amo ritinha ?
Ela foi uma das melhores do país, saudades de nos fazer feliz!!
foi muito bom conhecer mais dela, minha ovelha negra favorita.
urgirlbea 11/04/2024minha estante
escrevi errado, q burra kkkkkkkkk

Isabela.L 05/12/2023

Eita é Rita
Não tem como avaliar muito uma biografia. E sou suspeita, porque sempre gostei da Rita Lee. E tive a primeira experiência de "ouvir" esse audiobook. A narração foi muito boa, feita pela atriz Mel Lisboa quem interpretou a Rita no teatro. E posso dizer, ela foi uma mulher que viveu muito bem! Curtiu a vida! E amou os animais! Mais um motivo para admirar ela ainda mais!
mluisad 05/12/2023minha estante
muito lenda!!!

Edson Camara 31/12/2016

Adoro Rita Lee, desde que me entendo por gente e ouvi e assisti os Mutantes pela primeira vez acompanhando Gil em Domingo no Parque no festival de record de 1967, lembro-me como se fosse hoje quando o LP Atras do porto tem uma cidade foi lançado, se não me engano no final de 1974, desde então acompanho a carreira da Rita, LP por LP, e sempre fui um ávido leitor de tudo que se publicava sobre ela na imprensa, muito antes da internet. Ao receber da amazon a oferta para comprar a auto biografia da Rita em pre compra pelo kindle topei na hora, e tão logo o ebook foi disponibilizado no meu kindle, devorei-o em pouco mais de 48 horas, usei cada minutinho livre para degustar as aventuras da Rita contadas por ela mesma de maneira dinâmica e divertida como só a Rita sabe fazer. Para os fãs este livro é leitura obrigatória, para os não fans que desejarem entender como esta pessoa humana, normal e maravilhosa chegou onde chegou como o expoente máximo da musica brasileira, é super recomendado. Ler as aventuras da Rita é tomar conhecimento de uma era de ouro do pais escondida entre diversos acontecimentos contemporâneos que fizeram o Brasil ser o que é.
Pripec 02/01/2017minha estante
Conheço a voz de Rita Lee desde o berço.
Ouvi muito lança perfume.
Dancei no teatro, doce vampiro.
Depois só através das rádios e músicas de novela.
Fiquei super curiosa e loucamente sai atrás desta autobiografia.
Curti pra caramba!!!
Rita. Fofa!

'duarda 09/03/2021

uma má escolha de leitura, que tolinha
Peguei esse livro para ler alguns anos atrás, no início da adolescência achei um CD dela nas coisas da minha irmã e como toda garota de 13 anos me vi em "ovelha negra" e me identifiquei com várias canções.

Fora isso, não sabia nada sobre Rita Lee. Nunca nem cheguei a ouvir suas músicas com frequência. Quando comprei o livro anos atrás, achei que ia me apaixonar por uma rockeira vanguardistas, quebradora de tabus e feminista da porra. O livro foi para a estante e só saiu de lá agora.

Comecei a leitura para dar sequência a um projeto pessoal de ler uma biografia por mês. Fiquei empacada nas páginas, me estranhei com o formato narrativo e me vi decepcionada com a expectativa da figura pública que criei.

Rita Lee não era nada do que imaginei (talvez isso até a agrade, pelo que entendi dela no livro). Com o complexo de menina branca de família classe alta paulistana e todos os seus privilégios, cai por terra muitas das coisas que idealizei. Seus posicionamentos políticos e ideológicos, apesar das grandes amizades que mantinha, também foi uma decepção. Talvez aqui minha culpa seja ainda maior? Ninguém mandou não ir pesquisar ao menos um pouco sobre a pessoa antes de sair comprando a biografia, não é mesmo? Fica a lição.

Corre o risco de eu ter perdido muitas coisas por ter um background nulo quanto a música? E mais ainda por talvez não ter captados ironias e sarcasmos já que conhecimentos básicos me faltavam? Também. Mas não há nada que eu possa fazer quanto a isso. Li o livro com as palavras que nele estavam. Se era necessário conhecimento prévio para entender melhor certas nuances, não é culpa minha. Minha opinião é puramente baseada nas páginas que ali constavam.

Um adendo final para dizer que sofri com absolutamente cada uma das perdas que ela passou em relação a seus animais de estimação. E fiquei especialmente puta naquelas que ocorreram por negligência por parte dela. Terminei o livro indo abraçar meus gatos.
Cami Fares 08/07/2021minha estante
Me senti do mesmo jeito! Com a diferença que eu tinha todo background musical da época, mas não sabia nada sobre quem era de verdade Rita Lee. Fico chocada com as pessoas terem amado porque eu só pensei: que mina classista chata pra caramba! Literalmente uma rebelde sem causa.

Como ninguém ficou chocado com o fato da família americana dela ter ?costumes? bem estranhos? Até pra piquenique de confederados eles iam. E ela fala isso no livro como se fosse um dia no parque.

Pelo menos aproveitei as curiosidades musicais que ela conta.

bianca 22/07/2023

Rita fez e continua fazendo muita gente feliz, inclusive eu. Tenho sorte de ter vivido na mesma época que ela e é uma pena que eu não tenha ido a um de seus shows. As histórias são incríveis, a narrativa é tão descontraída quanto a autora foi, mesmo nos baixos. Sério, que preciosidade é essa autobiografia, me arrancou várias risadas e me fez ainda mais fã de Rita Lee. Sua personalidade era encantadora, ela era muito autêntica, realmente à frente de seu tempo. Apesar do seu jeito maluco e de seus problemas com as drogas, tinha um caráter que fica claro nas linhas, seus posicionamentos políticos, o que defendia, sua paixão pelos animais e sua coragem. Enfim, Rita Lee deixou um legado incrível pro Brasil e pro mundo, um acervo de músicas e de produções muito criativas e inspiradoras.
Que ela descanse em paz! ?
Rafael V. 22/07/2023minha estante
Adoro bios, mas leio pouco, essa deve ser daora

Nanda 02/01/2022minha estante
Concordo muito com vc. A artista Rita é genial, mas a pessoa Rita mostrada na autobiografia é uma riquinha rebelde sem causa e que, vindo de uma família escravocrata, naturaliza a escravidão e usa termos racistas na sua autobiografia.

Carolina.Frade 16/07/2022

A escrita é boa, mas Rita me decepcionou
Não estou desmerecendo o que ela é como artista de forma alguma! Mas, eu esperava mais dela como pessoa, mais especificamente como mulher. Achei as histórias todas muito contadas dum lugar de privilégio que me incomodou demais.
No entanto, eu gostei da forma como o livro é escrito. Dei boas risadas e também me entristeci pensando no perrengues que Rob e os meninos passaram acompanhando o vício dela.
Foi o meu primeiro contato com uma autobiografia, e acredito que gostei do estilo. Mas, à partir de agora, só vou ler de quem não admiro pra não perder o encanto.
Jéssica Maria 22/07/2022minha estante
Me senti assim, tendo que separar a artista da obra

Chris 06/02/2024

Um rockeira feliz e debochada
Que privilégio poder ler a biografia escrita pelo próprio ponto de vista de Rita. Essa edição ainda mais linda, com detalhes ainda mais preciosos me fez mergulhar profundamente na história do nosso ícone musical brasileiro. Esse livro tem sobre bastidores do mundo da música brasileira nos anos 60+, composições censuradas (ela foi a compositora mais censurada), vida pessoal, prisão, sucessos implacáveis, amigos artistas e tantas outras coisas. Para quem deseja se inteirar do que acontecia naquela época e tem Rita como inspiração, vale muito a leitura!!!

Ps.: "ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa".

Que no fim é o que importa.
Chris 06/02/2024minha estante
Uma****

Khadja 22/05/2021

Eu quero mais... saúde!!
Gente... eu gostaria de MORAR dentro da cabeça da Rita Lee porque lá deve ser um lugar simplesmente incrível!!

Eu não sou muito chegada a biografias, mas essa mexeu comigo dos pés a cabeça e foi MUITO DIVERTIDO ver um pouco mais da vida de uma das maiores cantoras que esse país já teve. Cantora sim, senhora!! Compositora também, e musicista mais ainda.

Ainda bem que você pediu desculpas pelo auê, viu Ritinha, porque por aqui as colunas balançaram com a história do roquenrrou brazuca que você lançou pro mundo! Obrigada pela sua contribuição com a música e pela sensibilidade de contá-la. Fofa.

Ps. Achei particularmente bonita a forma como a autora descreveu sua relação com os animais.
Ps2. Um outro ponto alto do livro pra mim foi, justamente, a descrição de como surgiram algumas músicas, como Desculpe o Auê.
Jessiane.Kelly 22/05/2021minha estante

Felipe Ogawa 09/05/2023

Deixo aqui a minha homenagem em formato de resenha para a artista imensurável que foi e sempre continuará sendo Rita Lee!
Resenha rita lee
A autobiografia de uma grande mulher! Sua grandeza vem do talento, das letras revolucionárias e das polêmicas de sua personalidade. Desde pequena foi a ovelha negra: julgada por muitos, presa por absurdos e livre dos padrões da época. Foi artista marcante e no seu livro, deu voz à sua jornada autêntica com uma escrita única. Já conhecia o mito, mas foi lendo que eu a descobri a mulher! A sua voz ainda canta, as suas palavras encantam e a sua essência jamais será esquecida. Rainha de 🤬 #$%!& nenhuma, dona de si! Eis aqui: Rita Lee.

Não li esse livro, o escutei na voz da própria Rita! Que prazer foi conhecer a história narrada por quem a vivenciou. Os fatos contados com certa liberdade artística, já que nem mesmo ela se recordava de TUDO que viveu. Alguns acontecimentos são absurdos, outros são chocantes, mas todos compõem uma personalidade verdadeira. Suas palavras deixam o legado da autenticidade: já foi cancelada e aclamada, mas hoje é uma leitura obrigatória para quem não quer se esquecer ou quem quer conhecer a música, a vida e a força dessa mulher!

site: https://www.instagram.com/ofelipeogawa/
Kel.meireles 09/05/2023minha estante
Perfeito ??

liviapf 02/03/2023

Senti q a Rita estava na minha frente contando sua história, de maneira bastante honesta e sincera. Por isso, senti falta da colocação de datas, pra entender em que momento da história do br estávamos, assim como queria mais fotos, fora isso seria 5 estrelas ?
liviapf 02/03/2023minha estante
Pra quem quiser saber tbm ela foi presa em Aracaju por desacato