A Causa Secreta

A Causa Secreta Machado de Assis

Resenhas - A Causa Secreta

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Belle Araújo 21/04/2022

O conto mais tenebroso do Machado
Esse é o conto mais tenebroso que já li do Machado rs. Muito bom, como há de ser, é um conto em que o tempo é um pouco mesclado. Começamos conhecendo os três personagens centrais — Garcia, Fortunato e Maria Luísa — numa cena em que estão todos calados devido ao choque de um evento recente, do qual não temos conhecimento algum. O narrador vai nos levar ao passado para que possamos compreender como os três chegaram ao momento inicial da trama e aviso: o drama é grande rs.

A história é MUITO bem contada, cada momento é milimetricamente pensado para se encaixar perfeitamente com a narrativa de maneira que não somente seja curioso, faça com que nos relacionemos com os personagens e tenhamos interesse pelo mistério, mas também com que a revelação do mistério nos choque em absoluto. Eu não esperava de modo algum o desfecho da narrativa, me foi um choque extremo e não quero nem comentar esse conto à luz de outras histórias mais conhecidas para não estragar a surpresa de quem ainda não leu (inclusive, pare por aqui).

Eu adorei esse conto e especialmente a forma como ele foi narrado, mas, infelizmente, gore e t*rt*ra não são para mim. O conto só não leva 5 estrelas porque eu sou uma leitora sensível nesse ponto, mas é realmente excelentemente bem escrito e se você não tem a mesma sensibilidade que eu você provavelmente vai amar ainda mais ;)

Maiara 24/06/2021

Interessante
Talvez aí esteja um dos primeiros psicopatas da literatura brasileira. Pena que é tão curtinho o conto, queria saber mais

Mel 31/03/2022

wow
Machado de Assis nunca deixa de surpreender o leitor com seus plot twists e críticas sociais? Merece o sucesso

Harryandabook 10/07/2022

Uau.
Esse é o primeiro trabalho de Machado de Assis que leio completamente. Li rápido e em um dia, é um conto pequeno e envolvente.

Não recomendo-o se você é alguém sensível em relação à violência explícita, porém é uma história muito bem detalhada e envolvente, que nos faz entrar, ainda que levemente confusos no começo, na história.

Muito bom e me fez ter vontade de ler mais obra de um dos maiores autores da língua portuguesa brasileira (senão o maior!).

Luan.NietzsChe 21/04/2024

Inacreditavelmente bizarro!
Este é o conto mais bizarro do mestre, que eu li. Com certeza, é também um dos melhores. Aqui, o sadismo é muito bem retratado, muito bem detalhado, muito bem escrito, tudo feito na mais incrível perfeição, como é de praxe as obras do autor. Esta, me pegou de surpresa, jamais imaginaria o Machado escrevendo sobre tal perversidade: a tortura de animais, como cachorros, gatos e ratos... Por prazer.

O conto inicia-se na casa de Fortunato, junto a ele, sua esposa, Maria Luísa, e seu amigo, Garcia. Os três em silêncio, mas, Maria Luísa e Garcia, nervosos. Algo aconteceu, algo horrível, e para revelar este mistério, Machado descreve onde tudo começou, detalhadamente, e para você, leitor, descobrir tudo o que aconteceu, leia esta delícia imediatamente!

"Castiga sem raiva [...] pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem"

É, para mim, impossível julgar alguém como bom ou mau. Na estória, é julgado como bom o médico-chefe que estava sempre presente em cirurgias, sempre atencioso para com os enfermos. Mal sabia que o seu prazer não estava em ajudar, e sim na satisfação que sentia ao ver os outros sofrendo. Isso me faz refletir que tudo o que fazemos, seja aquilo considerado como bondade ou maldade, tem um porquê próprio, individual, único seu. Por mais que o personagem tenha uma patologia, isto é óbvio na estória, que é o sadismo, bem, vendo por um lado histórico e pessoal, nossas ações muitas vezes são por uma causa própria. Eu mesmo, em meus tempos de crença, após os sucessos de minhas consideradas bondosas ações, pensava na recompensa divina que eu, convicto disso, receberia. Ao analisar, o mesmo vejo nas pessoas ao meu redor, e não só pela recompensa de um deus. Hoje, meus atos são muitos pelo meu próprio prazer, e mesmo não sendo pelo meu próprio regozijo, serão escolhas com um porquê.

França7 21/10/2023

Li esse na escola semana passada, um conto curtinho e mt mt bom, machado é mt genial serio q cara bom

vicky86 15/05/2023

Resenha: A Causa Secreta
Achei bem sem graça, só li porque a professora pediu KAKAKA. Não é o tipo de leitura na qual "saboreio". Nem sequer consegui entender a história.

wisegrl 16/08/2022

nem raiva, nem ódio, tão somente um vasto prazer.
de novo, pra um livro lido pra escola é bem ok!
é um conto, então é rápido de ler, e tem um suspense legalzinho (com a causa secreta sendo um tanto quanto sombria)
lis b. 16/08/2022minha estante
pq você tá resenhando tudo que você já leu na vida?

wisegrl 16/08/2022minha estante
pq descobri que resenhas são interessantes ? (e resolvi participar daquele desafio do skoob

uau

lis b. 16/08/2022minha estante
nunca participei de um desses
e se

wisegrl 16/08/2022minha estante
o de quantos dias seguidos voce consegue ler é meio sem graça pq a gente não atualiza o skoob a cada cinco páginas lidas
mas esse é super legal eu te apoio

Andy 22/09/2022

TENEBROSO
Neste conto podemos observar uma história extremamente tenebrosa, talvez umas das mais tenebrosas de Machado de Assis.
Fiquei extremante em choque, o quão sádico (psicopata talvez) o personagem é.
Quase não tive estômago para prosseguir a leitura.

Jaque 20/08/2022

Amei!
Interessante notar a causa dos dois amigos... Um com amor pela dor, o outro com amor pela análise.

É um conto bem legal... Com um final suspenso... Que eu mesma acrescentei meu final.

Ouvi pelo "Leitura de Ouvido" no Spotify... Aliás, recomendo.

vick.books 01/03/2024

A causa secreta
Um conto de machado de assis com uma pegada mais diferente doq de costume. com menos de 15 páginas, ele consegui criar uma narrativa que te faz refletir e epnsar muito no ser humano e suas atitudes. a ambientação pesada, o fato do livro começar pela cena em q ele termina, tudo isso contribuiu para q esse conto tão curto tenha um impacto tão forte.

Joao.Trevisan 16/03/2022

O leitor mais atento já capturava as dicas de Machado ao longo do conto.
Eu não fui esse leitor atento e quando me dei conta do que estava lendo fui tomado pelo choque e pelo espanto.
Adorei

Giulia 18/10/2023

Primeira vez lendo Machado de Assis..
Mórbido, profundo, delirante

"Castiga sem raiva, pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia pode dar"

Bella Felix 21/10/2022

De arrepiar os ossos
Machadinho, machadinho está tudo bem contigo? Você quer um remédiozinho? Sua cabeça está bem aí do outro lado?

Enfim, senhor Assis, eu estava lendo o seu conto na maior plenitude, até chegar na parte do rato. Amado? Estava tudo bem contigo? Acho que não, porque depois daí foi só ladeira abaixo akakakkaka

Mas me arrepiei, adorei Machado, você é um ótimo terrorista

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6