Crave a Marca

Crave a Marca Veronica Roth

Resenhas - Crave - A Marca

Virna 21/01/2017

Crave a Marca – a decepção.
Antes de começar a falar realmente do livro, preciso explicar duas coisas bem importantes: a primeira é que eu amei Divergent com todo meu coração até Allegiant, o qual desprezo pelo plot em si e não pela morte sem sentido algum de vocês-sabem-quem. A segunda é que eu amo Star Wars acima de todas as coisas em minha vida. Se você não reconhece Star Wars como seu salvador de regente do mundo, não podemos ser amigos.

Dito isso, deixo claro que fui ler “Crave a Marca” querendo gostar do livro, já como ele se passa em um universo espacial! Planetas + naves + mocinho ajudando o irmão + mocinha badass!, não tem como dar errado, certo? ERRADO. Tem sim.

Deixo claro que vi muitas pessoas falando que viram racismo no livro, mas eu, enquanto eu lia, realmente não vi – e se você leu e viu, por favor, vem conversar comigo pra gente tentar se esclarecer porque eu realmente não me ofendi com as características físicas dos personagens. Mas, parando de enrolar e seguindo diretamente para os problemas desse livro: ele não te prende. Parece que é um livro que fica no quase: você quase se importa, você quase embarca, você quase acredita nas motivações dos personagens, você quase se importa de estarem em um planeta diferente. Você fica no quase o tempo inteiro e isso é mais frustrante do que você odiar um livro, porque se você odiar significa que o livro acabou. Aqui você continua esperando algo que nunca chega.

Na verdade, o espaço é o que menos nesse livro. A história termina sendo tão genérica que poderia se passar em qualquer época – medieval, hoje em dia, outro planeta, em um futuro distópico, em um futuro sem tecnologia, enfim. Eu me perguntei diversas vezes qual a finalidade da historia se passar em um planeta diferente, com “tempo” diferente, com costumes diferentes e a verdade é que não faz diferença. Simplesmente não faz.

No resumo, o livro conta a história de Akos e Cyra – ele tentando salvar seu irmão e ela tentando fugir do seu – que ganham dons de algo chamado “corrente” e que na verdade é uma espécie de... força que rege o universo e passa por todos e liga todos e tudo. É. A força. Enfim. A história vai e volta no tempo de acordo com os POVS e diversas coisas que acontecem são contadas e mostradas duas vezes para mostrar os dois personagens, onde estavam, o que sentiam e etc. No final das contas, eu não comprei o romance deles e quase desejei que eles tivessem outros pares.

Não vou mentir e dizer que não tem nada que funcione nesse livro: tem sim, a Cyra. Ela é uma ótima personagem, alguém que sofreu com um “dom” e que ainda tenta entender o que pode fazer e como fazer, além de ter um grande trauma. Adorei o fato dela lutar e ser boa nisso, sem precisar de um homem para a ensinar. Tudo nela funcionou até o romance começar, porque dai em segundos ela precisava de alguém para motivá-la e tinha “alguém pra perder”.

O Akos é um personagem bem menos interessante, apesar de sua motivação. Talvez porque ele seja focado tanto em somente uma coisa que não importa muito o que esteja acontecendo ao redor além de tentar ajudar seu irmão – e deixo claro que eu amo demais plots de irmãos.

Para encerrar, o universo parece que não está todo construído. A sensação que eu tive é que existe muito mais do que foi apresentado e que nem mesmo a escritora sabe tudo ainda. Parece que está no ritmo “vamos ver aonde que isso aqui vai dar!” e isso termina sendo claro em diversas contradições que os personagens apresentam durante o desenvolver da historia.

Eu não senti nenhum prazer em fazer essa resenha, mas não vou mentir: o livro não vale a pena. É tão desinteressante que eu nem sei se lerei o segundo livro e olha que eu realmente gostei do conto da Veronica Roth em “Aconteceu naquele Verão”. No final das contas, acho que cada um deve ler e tirar suas próprias conclusões, porque, pra mim, não funcionou. Nem nessa galáxia e nem em nenhuma outra.
carlos 21/01/2017minha estante
adorei sua resenha! ainda estou na primeira metade do livro mas concordei com tudo o que você disse. nada me chamou a atenção até agora e a história está se arrastando demais. o que aconteceu com você, veronica?

Suh 25/01/2017minha estante
Concordo totalmente com sua resenha, achei uma decepção completa esse livro :'( , acho que era por que tinha muitas expectativas e nenhuma foi concretizada

Ghoulbot 01/02/2017minha estante
Eu estava considerando seriamente em pegar este livro como minha próxima leitura. Estava.
E não é que eu tenha detestado "Divergente", mas eu achei um livro muito, muito fraco, tanto que nem li os outros da série. Um dos pontos que contribuíram pra isso foi justamente a impressão de que Veronica Roth não sabia o que fazer com a história nem com os personagens. Que ela estava escrevendo meio que no "improviso".
Como, pelo que você escreveu, ela repete o feito nesse livro, acho que vou coloca-la na minha seleta e felizmente pequena lista de autores que considero fracos.
Resenha muito util a sua, obrigado por ter me poupado tempo. :)

Puri Morais (@nocasoumabookaholic) 18/02/2017minha estante
acho que vou passar esse livro, todos que ja leram dizem que não vale a pena, adorei a resenha.

@estante.roxa 20/12/2017minha estante
Concordo totalmente, leio muitos livros, mas esse realmente esta se arrastando, literalmente, comecei o livro agora e já estou querendo parar, provável que eu deixe para ler só ano que vem mesmo, tipo lá para março, a sinopse do livro chamou totalmente minha atenção, mas gosto de livros que já no terceiro capitulo as coisas comecem a ficar emocionantes, mas não esta rolando.

Julia.Everton 03/06/2021minha estante
Eu concordo com certas coisas . Esse negócio de não poder tocar foi meio estranho , e ela sofreu de mais . Meninas , os flashbacks foram os que eu mais gostei , e tem muito disso no segundo livro .Mas eu amei ter conhecido a Cyra , ela virou minha protagonista favorita .Eu também não entendi esse negócio de racismo nesse livro , mas quem sou eu pra julgar né

Giovanna 29/06/2021

Eu tinha 0 expectativas pra esse livro,me surpreendi muito.
Eu amei o universo,é parecido com guardiões da galaxia.
O casal é perfeito,é meio que um enemies to lovers,eles são lindos demais juntos.
Os personagens são sensacionais,queria proteger eles de todo o mal.
A escrita é muito gostosinha,me prendeu do começo ao fim.
O final é tipo????????????To muito ansiosa para ler a continuação.
Eu amei o livro!!
Júlia 29/06/2021minha estante
Comecei a continuação hj e tô amando

guirbs 23/01/2021

Não há lugar para honra na sobrevivência
Minha primeira leitura de 2021, uma ficção-juvenil. Bom, nunca tinha lido nada da autora e foi de fato uma surpresa para mim gostar tanto, achei incrível a maneira como ela introduziu esse novo universo junto com línguas, culturas, religiões, etc.

Achei o começo bem estilo Game of Thrones, um pouco difícil de entender ? talvez por conta disso eu tenha demorado um pouco a terminar ? mas ao decorrer da leitura você vai se habituando a esse universo, porém não se esqueçam do glossário, ele é super importante para o entendimento. Curti a estória sendo contada de dois pontos de vista, mas de fato, quando Cyra está contando prende bem mais, acho que isso se deve a questão de terem colocado Akos para contar em 3ª pessoa.

Falando em personagens, de longe Cyra foi minha favorita, ela é incrível e extremante forte, não só pelo seu "dom da corrente", mas sim por suas características como pessoa mesmo, e com certeza, Akos é uma grande peça no desenvolvimento dela, tanto quanto ela é no dele.

Enfim, o final do livro é intrigante, totalmente necessário que já passe para o próximo, esse que espero ser tão bom quanto o primeiro.

?O coração pesado sabe que a justiça está feita?.

Lauri 17/07/2021

Foi o primeiro livro sci-fi que eu li, e adorei. Demorei horrores para terminar, mas não achei a escrita arrastada. Os capítulos grandes, e algumas partes mais descritivas atrapalharam um pouco, mas no geral, foi uma leitura ótima.

Particularmente, acredito ser um livro lento. As coisas demoram um pouco para acontecer, e por conta de várias descrições, alguns capítulos ? ou acontecimento, ? pareciam estar ali só para enrolar. Mas a verdade, é que cada detalhe, servia para um desenrolar do próximo capítulo. Os plots são bons, ? a autora pensou muito bem na maioria dos detalhes da história. E o final tem algumas revelações bem ?uau?, mas ao decorrer da leitura já tem alguns índices que isso aquilo iria acontecer.

Cyra e Akos são muito bonitinho, não me apaguei a eles, mas gostei de ver a maneira como o afeto e o amor entre eles foi acontecendo. As integrações românticas entre eles são migalhas.

A ambientação do livro é um dos pontos fortes. Confesso que, achei um pouco difícil imaginar o lugar onde eles viviam. É um universo bem diferente, e são tantos detalhes, culturas, políticas ?, que enriquecem ainda mais toda a história. Mas dificultaram um pouco para minha imaginação.
Sara355 17/07/2021minha estante
To desde o ano passado pra ler esse livro.....so li 2 capítulos e não consigo avançar ;-;

Lauri 17/07/2021minha estante
pra mim a leitura desse livro é arrasada, mas compensa muito terminar amg. a história vai evoluindo muito, principalmente no final

Clara 24/06/2021

Cyra supremacy
Achei a ideia desse livro muito interessante e foi uma leitura muito fluida. Apesar de ouvir muita gente falando que achou o início confuso, e eu entendo porque, não tive dificuldade nenhuma.

Todos nesse livro precisam urgentemente de terapia e fingem que não. É bizarro o tanto que TODOS personagens tiveram uma história tão sofrida e traumatizante e uma coisa que eu senti muita falta foi um desenvolvimento melhor nesse aspecto porque tinha muito espaço mas uma coisa que eu percebi foi que a Veronica Roth valorizou muito mais a história que os personagens o que não é exatamente um problema mas foge um pouco do meu gosto particular.

O romance, apesar de eu ter amado a ideia inicial foi um pouco razo na minha opinião mas isso é muito relacionado com esse fato da história ter sido mais valorizada que os personagens e também acho um pouco particular.

Me identifiquei muito com a Cyra e acho que ela foi uma das poucas personagens principais desse tipo de livro que não me deu nenhum ranço.

O final não foi o ponto forte com certeza e apesar de ter um plot twist e ser bem aberto pra uma sequência tirou um pouco meu ânimo pra ler o segundo porque eu não gostei muito do plot twist e sei que vai ser um elemento forte.

Mas no geral foi uma leitura bem gostosa e divertida e eu pretendo ler a continuação mais pra frente mas vou dar um tempo.
Elvis 24/06/2021minha estante
Eu mesmo, gostei desse livro mas não me conquistou a ponto de ler a sequência.

Katie 23/05/2021

Me arrastei para terminar. Apesar de a história ser interessante não consegui engatar na leitura, parei por um tempo, li outros, voltei e finalmente terminei. Não é um livro ruim; do meio para o final ficou melhor e estou até curiosa para saber o que vai acontecer no próximo, mas faltou algo que fizesse com que a história fluísse e me prendesse mais.

peixonauta 05/12/2022

Eu tenho esse livro desde 2017 e eu já tentei ler diversas vezes, mas nunca passei da terceira página.

Mês passado eu fiz um desafio para desencalhar alguns livros da estante e eu pensei "se eu não ler agora, eu nunca mais vou ler" e eu realmente li, terminar ele foi uma sensação estranha, pois estou enrolando faz 5 anos, pois é.

Sobre a história:

Não foi nada do que eu imaginei, eu simplesmente gostei muito, e quando você descobre o significado do título sua mente explode.

Eu amei o casal, a interação deles, a evolução deles, o relacionamento flui de uma maneira tão natural. E eu me apaixonei principalmente pela protagonista, ela é simplesmente maravilhosa, a história em si é maravilhosa, ela foi acontecendo em um ritmo muito gostoso.

Uma coisa que é bom ressaltar, é que a narrativa altera entre os protagonistas, e também entre as narrativas, em 1° e 3° pessoa, no começo eu fiquei um pouco confusa com essa troca, porém nada que atrapalhou muito.
Isis Costa 05/12/2022minha estante
Eu gosto bastante dessa duologia

Giu 22/07/2021

Sivbarat. Zethetet.
Acho q eu n tenho um defeito pra esse livro??
Eu amei juro, a história é muito envolvente, os personagens bem escritos, o romance evoluindo aos poucos foi muito fofo.
Vc passa o tempo todo pensando noq pd acontecer, não consegui largar, e deu muita curiosidade para a continuação.
Assim, acho q um dos meus favoritos agora.

Luisa 14/08/2023

Quando li divergente, achei a série muito boa, então quando comecei essa, apesar de estar sem expectativas, achei que seria um livro bom.
Ele é bem confuso no começo, pq não se explica nada, só mostra o que acontece, demorei até uns 30% do livro pra entender o que estava acontecendo e como funcionavam as coisas na história (e mesmo assim ainda tinha coisas que demora a pra pegar).
O plot é bem ok, gostei da leitura mas não sei se leria a continuação.

Gabi 26/06/2021

"Não há lugar para a honra na sobrevivência"
Eu amei esse livro aksnnsks. Enfim, é uma ficção científica então é um pouco difícil porque tem muitos nomes complicados e esse tipo de coisa, mas nada que atrapalhe a leitura porque tem um glossário no final. Eu achei a escrita ótima, não é muito detalhada. Os personagens são perfeitos, a Cyra é tudo pra mim. Foi um pouco cansativo em algumas partes, mas valeu a pena. O plot twist foi muito bom, eu não esparava aquilo de jeito nenhum KKKKK. Tem MUITA violência, tortura e tal, então tomem cuidado com os gatilhos. Recomendo muito

annacê 04/10/2021

Cansativo.
Vou começar dizendo que eu gostei, é uma história boa. Tem um enemies to lovers gostosinho e um plot interessante. Um universo bem criado.

MAS, é um livro extremamente cansativo de se ler, ele não te prende e te faz ficar horas dentro dele, não na verdade ele te cansa, porque a autora é muito prolixa, e isso te faz parar várias vezes, ou pra descansar a mente, ou porque você está entediada.

O livro é separado em 4 partes e TUDO de bom só acontece na última parte. Tudo que te prenderia no livro tá só na última parte dele, e as 3 primeiras partes tem capítulos super longos, cansativos e redundantes, e quando você chega na ação você esta mentalmente cansado e só quer terminar o livro.

São 472 páginas, e quando você chega na página 472 o capítulo termina e você virá a folha e o livro acabou. O livro acaba com um final de capítulo, não com um final de livro. Não é nem um final bom o suficiente para você querer ler o segundo livro. Fiquei bem decepcionada porque eu estava colocando algumas expectativas nele. Mas demorei quase dois anos para terminar esse livro, comecei a ler ele no início de 2020, parei e voltei a ler em agosto de 2021.

Um livro de 400 páginas que poderia facilmente ser um livro de 200. Cortava todas as partes desnecessárias, ligava as várias pontas soltas que a autora deixou largada, metia mais 100 páginas do romance do casal principal e pronto, 5 estrela e uma fantasia gostosinha de se ler. Mas não, a autora fez exatamente o contrário.

Cyra e Akos, são dois bons personagens, bem construídos. Mas apenas eles.

Vou dar 2 estrelas para esse livro, pela história, enredo e construção, e mais 1 estrela porque por causa dele eu entrei numa L.C. maravilhosa e fiz ótimas amigas. E porque paguei só 16 reais nele.
thehoneyz 22/07/2023minha estante
sua mentirosa dizendo que gostou na resenha e no zap faltou queimar o livro na fogueira

thehoneyz 22/07/2023minha estante
eita vdd a melhor parte é o final pq é onde acontece coisas

thehoneyz 22/07/2023minha estante
QUE FOFINHA VC FALANDO DA LC ??????????????

annacê 22/07/2023minha estante
melhor parte é o final pq é onde acaba o livro

alinenotalien 11/07/2022

Crave a Marca é meu primeiro contato com a autora Veronica Roth, autora que eu um grande "não, obrigada" pra mim, depois de ler tantas críticas a respeito de Divergente e seu modo fraco de finalização de livros. Porém, surpresa, surpresa, eu gostei desse livro aqui - apesar de possuir algumas falhas.

Ambientado em uma galáxia distante, acompanhamos Akos e Cyra. Enquanto Akos é do povo Thuvhe, tido como um povo civilizado e centro da ordem, Cyra é a herdeira dos Shotet, considerados como bárbaros. Ambos os personagens nasceram com dons, e eles se complementam. O destino da galáxia está nas mãos de Cyra e Akos.

Num primeiro momento, a trama é muito confusa. Roth simplesmente joga o leitor num novo mundo, com uma cultura, linguagem e costumes totalmente novos e esquece de nos orientar. Há um glossário no final do livro, mas alguns termos poderiam ter sido explicados ao longo da narrativa.

Entretanto, quando as informações começam a se encaixar e a fazer sentido, a leitura é muito fluída. Somando com esse plot de rivalidades entre nações, com personagens principais cheio de químicas e que se complementam em dons e personalidade, me fisgou ao ponto de ter devorado o livro. E falando dos protagonistas, Akos e Cyra são maravilhosos! Roth soube muito bem como desenvolve-los ao longo da trama e eu amo isso.

Mas nem tudo são flores em Crave a Marca. Esse livro é acompanhado de uma polêmica envolvendo a representação do povo Shotet: eles são descritos com pele escura, tidos como bárbaros, selvagens, uma sociedade irracional, bruta e perigosa. Enquanto isso, os Thuvhe são descritos com pele clara, tidos como racionais, civilizados, educados e contidos. Apesar de Cyra ser Shotet e uma excelente protagonista, pode-se observar um racismo intricado na narrativa, o que torna a polêmica muito válida. Pode não ter sido a intenção de Veronica Roth, mas está ali. Você tem um conflito brancos x negros e deixa explicito qual deles é o inimigo ao longo da narrativa. É MUITO problemático e precisa ser tratado dessa forma, pois em meio a tantas possibilidades de ambientações e representatividade, Roth optou por usar uma ideia racista para desenvolver seu livro.

Crave a Marca possui seus escorregões, mas é um bom livro. Possui uma história rica, cheia de detalhes e tem um desenvolvimento de trama e personagens satisfatório. A escrita de Veronica Roth é maravilhosamente fluída. É um livro que vale a pena pelo debate, além de a história te fisgar de uma maneira que é impossível abandonar a leitura. Espero que no segundo e último livro, Veronica consiga se redimir de suas escolhas errôneas, ou que, ao menos, tenha aprendido com esse erro grotesco e não se utilize de ideias racistas em obras futuras.
Samukk 11/07/2022minha estante
deus é pai kkkk , fez outro livro é ?

alinenotalien 11/07/2022minha estante
Samuka, essa é a resenha padrão Aline de qualidade KKKKKKKKKKK

arroz 21/05/2024

Gostei da historia do livro, dos plots, dos ?dons? e do universo. Unicos pontos q eu nao gostei: muitos personagens q sao pouco rasos, romance aconteceu mt do nada sem desenvolvimento e (por culpa minha) nao sabia q tinha continuação

Bookauzier 27/08/2021

Esse livro era um dos que eu colocava não muita fé ,não estava muito empolgada,mas ele me surpreendeu bastante,adorei o akos,a leitura foi muito fluida,gostei bastante.

raquel<3 27/12/2021

Mano que livro incrível, não entendo como não estorou no ttk, ainda é super barato na amazon, o romance é uma delicinha (com direito de faca no pescoço e tudo), o universo é um pouco difícil de entender mas depois que você entende é suave, tive raiva (muita) mas compensa, o desenvolvimento da cyra e do akos é perfeito, já quero ler o segundo livro dessa duologia e espero não me decepcionar.