Psicologia Aplicada no Cotidiano

Psicologia Aplicada no Cotidiano Frederic Back

Resenhas - PSICOLOGIA APLICADA NO COTIDIANO

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lorena.Maghiani 25/05/2023

Procurando compreender os mistérios da mente (...)
Esse é um livros bem curto, e de leitura extremamente fácil.

Primeiramente comprei esse livro, pois o meu objetivo é a psicologia, então resolvi me adentrar e me aventurar em seu mundo, pra começar a ter uma noção!

Esse livro possui pontos importantes da psicologia, de forma leve e fácil. Existem termos que eu ainda como leiga no assunto, não entendi, mas fiz questão de anotar todos para pesquisar e futuramente reler, pra entender um pouco mais sobre.

Ele abrange temas da vida cotidiana das pessoas, pontos e situações que podem se tornar delicadas e também alguns processos que podem ajudar, além de estudos e profissionais citados para termos de conhecimento e eficácia!

Para quem gosta, é um livro bom para reflexão e aprendizado para entender determinados traumas passados, refletirmos sobre o que é certo e errado no presente, e sabermos como lidar com coisas que podem acontecer no futuro. Afinal nunca sabemos o dia de amanhã!

Uma leitura extremamente válida para mim e muito necessária!

- "Vivemos a realidade de uma sociedade emocionalmente doente!"

Volnei 24/05/2023

Psicologia aplicada no cotidiano
"Na primeira parte do livro o autor faz uma apresentação do que é psicanalise e no segundo capitulo faz uma apresentação biografica de Freud e Jung O terceiro capitulo trata dos disturbios do sono No capitulo 4 mostra a diferença entre amor e paixão"

Emilly1245 11/04/2023

Legal
Mais um livrinho lido esse mes, esse comprei na promoção ano passado e tô lendo agora, achei bem de boas, letra grande, leitura rápida

Ogaiht 07/04/2023

Introdução à Psicologia
Este livro é uma boa introdução aos estudos da psicologia, abordando de forma simples e resumida, os principais temas e aplicações da psicologia como divórcio, prolongamento da adolescência, amor e há até mesmo um capítulo sobre animais domésticos. É uma abordagem bem básica, servindo apenas como um ponto de partida para se familiarizar com o tema, devendo o leitor procurar depois leituras mais específicas e complexas dos temos propostos na obra.

Diego.Ferreira 11/03/2023

Raso...
Tinha todo o potencial. Aborda temas excelente de maneira extremamente rasa. Quis entregar tudo de uma vez e não entregou nada.
Rebeca294 10/04/2023minha estante
Na minha compreensão, esse livro não foi escrito no intuito de abordar os temas e ter toda uma escrita completa sobre determinado assunto. É só pra introduzir mesmo!!! Você pode notar que ele te direciona a livros específicos daquele assunto

madsink 11/03/2023

Até que gostei, é um bom livro pra quem quer começar a estudar psicologia e entender alguns tópicos dentro do livro.

doris1 27/02/2023

Bom!!
Por mais que seja bem básico, eu gostei bastante de alguns capítulos; relacionamentos, os disturbios do sonho, a psicologia das cores, e o ultimo sobre os gatos. porém é ótimo para entender especialmente para alguém que está começando a estudar psicologia (eu
mas ao mesmo tempo eu ainda acho que podia ter aprofundando em alguns assuntos e ser um pouco maior.

Eduardo 01/02/2023

Melhor parte são os gatos
O livro é muito paia mas ainda assim eu gostei do final, a psicóloga dá coisas ea pet psicologia é muito legal principalmente pq ficam nos gatinhos o que é muito fofo de entender o que se passa nas atitudes dos gatos como quando eles se esfregam em nós ou até msm quando eles demonstram dos irritação

lana 29/01/2023

gostei bastante de ler, não é complicado de entender porém podia ser mais desenvolvido os assuntos do livro

Leandro.Bonizi 22/01/2023

O livro inicia com uma introdução à psicanálise e seus principais conceitos de forma concisa e resumida. Conforme ela, a mente é dividida em três partes:

1) O ego que se identifica com nossa consciência.
2) O superego que seria a nossa consciência moral, ou seja, os princípios sociais e proibições que nos colocam nos primeiros anos de vida e que nos aco.panham de forma inconsciente pela vida inteira.
3) O id, isto é, os impulsos múltiplos da libido, dirigindo-se sempre para o prazer.

Para a psicanálise as tendências sexuais dominam os processos psíquicos inconscientes. A libido pode não estar relacionada às áreas genitais. Elas se relacionam aos sonhos:

"Há manifestações da psique como um conflito entre as tendências sexuais ou a libido e as fórmulas morais e as limitações sociais impostas ao indivíduo. Esses conflitos geram os sonhos, que seriam, segundo a interpretação freudiana, as expressões deformadas ou simbólicas dos desejos reprimidos".

Jung, seguidor de Freud por um tempo desenvolveu outros conceitos, tais como:

Inconsciente coletivo: "Uma camada mais ou menos superficial do inconsciente é indubitavelmente pessoal. Nós a denominamos de inconsciente pessoal. Este, porém, repousa sobre uma camada mais profunda, que já não tem sua origem em experiências ou aquisições pessoais, sendo inata. Esta camada mais profunda é o que chamamos inconsciente coletivo"

Arquétipo: "deriva da observação reiterada do que os mitos e os contos da literatura universal encerram temas bem definidos que reaparecem sempre e por toda parte. Encontramos esses mesmos temas nas fantasias, nos sonhos, nas ideias delirantes e ilusões dos indivíduos que vivem atualmente".

Em seguida os mais variados temas são tratados baseado nessas teorias. Vou me deter ao amor:

"Atualmente, existe um consenso de que podemos amar milhares de vezes ao longo da vida e cada vez mais. Contudo, pra isso, temos de aprender a ficar sozinhos". Contesta amor e paixão como coisas separadas.

Fala de alguns mitos sobre o amor: Alma gêmea, química à primeira vista, signficação de liberdade, a pessoa amada não tem defeitos, etc.

Fala de verdades sobre o amor:

• Não tema perguntar o que for preciso por medo de que o outro entenda mal. Isso nos impede de saber muita coisa ou só sabermos depois.
• Seja o mais sincero que puder. (...) Seja você mesmo sem disfarces.
• Não faça nada que realmente não goste somente para agradar. Abra o jogo. Não faça elogios vazios. Elogia apenas o que realmente goste.
• Não disperdice a frase "Eu te amo", mas se sentir impulsos a dizê-la, mesmo fora de hora e lugar, diga.

Fala sobre o que não dá certo:

• Preocupar-se mais com o outro do que consigo.
• Apaixonar-se por uma concepção sua.
• Ter pena ou querer 'salvar' o outro.
• Ficar com alguém por falta de opção ou desespero.
• Ficar para ter uma parceria na velhice.
• 'Ah, ele não deixa faltar nada em casa'. Quando isso é desculpa para os defeitos dele.
• 'Mas ela cozinha bem'. Quando isso é desculpa para os defeitos dela (BACK, p. 43)

O que vale a pena:

• Alguém que confesse gostar muito de aprender.
• Reconhecimento de defeitos e intenção (não promessas) de mudança.
• Total franqueza e abertura emocional.
• Integridade e maturidade.
• Responsabilidade.
• Humor refinado.
• Autoestima alta.

Também há capítulos de temas relacionados, como o casamento,o divórcio e suas coisas, uma que achei interessante pontuar é mais provável de acontecer quanto mais novos forem os parceiros: quando eles amadurecem e mudam, tomando rumos diferentes até se tornarem incompatíveis. E o efeito do divórcio nos filhos, que podem ser muito destrutivos, quanto mais nova for a criança.

Rodrigo.Slama 20/01/2023

Muito elementar.
Apresenta as bases da psicologia sem ancoragem teórica.
A leitura, no entanto, é boa.

Kalliny 17/01/2023

Bem básico
Com a proposta de apresentar problemáticas e objetos de estudo da psicologia, é um livro voltado para todo o público, ou seja, tem uma linguagem bem fluida, é um bom livro para quem quer Uma introdução rápida e bem superficial dos assuntos. Neste o livro, imprescindível aos leitores que buscam o entendimento do comportamento humano, uma verdadeira aula de Psicologia através de relatos, passagens, depoimentos e pesquisas sobre a forte influência junguiana.

mariia 09/01/2023

o livro entrega o que promete e usa uma linguagem clara, queria que tivesse mais assuntos como a psicologia das cores e a importância dos gatos

Eliomar0 23/12/2022

Bom, mas poderia ser melhor
Livro com linguagem clara, simples, e com informações úteis. Não dei 5 estrelas porque aqui não me interessei por todos os assuntos tratados.

Mariana113 20/12/2022

Interessante...
O livro é interessante tem pontos sobre o amor, divórcio, psicologia das cores, adolescência e muito gatos.

Eu gostei sobre a ideia de desenvolvimento infantil após o trauma do divórcio, acredito que poderia ser mais desenvolvido mas pensando na proposta do mesmo, ser temas do cotidiano, entrega o que promete.

O ponto mais engraçado do livro é que temos 6 páginas com 2 capítulos de desenvolvido na adolescência e um capítulo com 8 páginas explicando sobre psicologia pet, não imaginava que pela leitura prática, rápida e extremamente resumida teria um capítulos tão extenso sobre gatos na psicologia.

PS. Amo gatos não desmereço as informações fornecidas apenas o contexto.

Mas se você busca um conteúdo resumido e introdutório como eu acho uma boa leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6