Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

bpachiella 28/02/2024

Mestre dos mestres
Já li Alan Poe algumas vezes, a última deve fazer uns 2/3 anos, então foi um prazer revisitar as histórias dele pq me trouxe boas memórias, algumas histórias eu pulei, confesso, como Ligeia e o Escaravelho, a primeira (e única) vez q li, eu quase não consegui terminar, mas isso não tira o fato de q são boas histórias, apesar de cansativas.
Ler esse livro com os contos do detetive Dupin, me fez perceber quanta influência o Alan Poe teve sobre Conan Doyle, e nos contos de terror, num geral.
Eu admiro e sempre admirei a mente dele, não importa quanto tempo passe ler contos como O Gato Preto, A Máscara da Morte Vermelha e A Queda da Casa de Usher, me trazem a sensação de estar lendo pela primeira vez.
Sobre a edição do livro em si, não poderia ser mais perfeita, tem comentários, incluindo sobre a produção de O Corvo, aliás, a parte mais fofa, são as fotos no final das casas que ele morou, achei muito criativo.

Greice Waragai 25/02/2024

Incrível! Foi a primeira vez que tive contato com as obras de Edgar Allan Poe, uma leitura que não é tão fácil, mas vale a pena. Pioneiro nas histórias de suspense com um detetive de hábitos peculiares, as histórias que geram grande suspense e que inspiram autores do gênero até hoje. O que mais me chamou a atenção foi a agonia que alguns contos transmitiam, não é tão fácil achar livros assim hoje em dia. Um clássico recomendado a todos.

Giulia90 22/02/2024

Não foi pra mim...
Já tinha lido alguns contos dele e no começo gostei muito. O poço e o pêndulo, o gato preto, o barril de amontilado, a queda da casa de Usher, o baile da morte vermelha e o coração delator foram os que salvaram pra mim. Até o momento que entra o Dupin eu estava achando maravilhoso, mas 40 páginas de conto policial não deu, fora que eu já tinha a esperança de que tudo fosse terror mas o resto praticamente não foi nada disso. Enfim, foi bom para conhecer o autor mas não seguirei.

Ivana M. 14/02/2024

Clássico do Terros
Edgar Allan Poe permanece como uma figura icônica na literatura, um mestre das palavras que desafia as fronteiras do terror, da melancolia e da imaginação. Sua obra transcende o tempo, mergulhando nas profundezas da psique humana com uma habilidade única e inigualável. Em cada conto e poema, Poe tece um véu de mistério que cativa e assombra, revelando a natureza intrínseca do medo e da angústia.

Os contos de Poe são como viagens sinistras para o desconhecido, onde a mente do leitor é desafiada e provocada em cada curva sombria. Em "O Corvo", por exemplo, somos transportados para a morada solitária de um homem atormentado pelo eco incessante de uma ave noturna, enquanto em "A Queda da Casa de Usher", testemunhamos a decadência física e psicológica de uma família amaldiçoada.

A habilidade de Poe em criar atmosferas envolventes é incomparável. Seus cenários góticos e personagens atormentados ganham vida nas páginas de suas obras, imersos em uma teia de suspense e melancolia. Cada palavra é cuidadosamente escolhida, cada frase carregada de significado e cada cena pintada com um realismo perturbador.

Além disso, a poesia de Poe é uma dança macabra entre o belo e o sombrio. Seus versos fluem como rios negros através de paisagens desoladas da alma, explorando temas como amor, morte e desespero com uma intensidade avassaladora. "O Coração Delator" ecoa com a pulsação frenética de um assassino atormentado, enquanto "Annabel Lee" celebra um amor que transcende a própria morte.

A influência de Poe na literatura e na cultura popular é inegável. Seu legado perdura através de séculos, inspirando gerações de escritores, artistas e cineastas. Sua marca indelével pode ser encontrada em obras tão diversas quanto os contos de Stephen King, os filmes de Alfred Hitchcock e as músicas de bandas como o The Cure e o Iron Maiden.

Em suma, a obra de Edgar Allan Poe é um convite para explorar os recessos mais sombrios da condição humana. Seus contos e poemas são como espelhos distorcidos que refletem nossos medos mais profundos e nossos desejos mais obscuros. Ao mergulhar nas páginas de Poe, somos desafiados a confrontar o desconhecido dentro de nós mesmos, e é essa jornada assustadora e fascinante que torna sua obra verdadeiramente atemporal e indispensável.

Gabriel.Lopes 05/02/2024

Edgar Allan Poe V.01
Na grande maioria dos contos gostei, espectro da morte , narradores homicidas , ímpeto aventureiro , mas detetive Dupin e mulheres etéreas achei muito prolixo ..

Anne Balbueno 31/01/2024

Pai do Sherlock
Foi o meu primeiro contato com o Edgar e foi bem interessante. Saber que ele foi o precursor pro Sherlock existir UAU

Mesmo não sendo chegada no horror, não dá pra negar a influência que o autor teve e tem no mundo literário.

Alexandre Henrique 30/01/2024

Mestre Poe
Esta coletânea brilhantemente elaborada pela Darkside faz jus ao talento e genialidade do Edgar Allan Poe. É realmente incrível a influência do Poe nos diversos campos da literatura, inclusive dando origem a gêneros e estilos usados até os dias de hoje. Recomendo fortemente esta obra para quem quiser se embrenhar no universo do Corvo.

Melancólico Relato 30/01/2024

Contos curtos, leitura fluída
Já tinha comprado o livro há um bom tempo, mas o empurrão para começar a lê-lo deu-se devido ao lançamento da série homônima ao conto "A queda da casa de Usher".

O livro está dividido em categorias de contos respectivas às suas temáticas; como o título já diz, o Poe não é um homem de um estilo só, e temos uma noção real do seu conhecimento quando lemos o processo de composição de "O Corvo".

No primeiro conto, sem entrar no mérito de sua qualidade como um todo, surpreende a ideia de imaginarmos e tentarmos adivinhar, junto ao protagonista, o lugar onde ele se encontra encarcerado.

O autor vai desde um horror clássico e com personagens sádicos como em "Berenice" e "O coração delator", à contos de pegada investigativa como os do detetive Dupin ou "O escaravelho de ouro", onde em um primeiro momento cremos estar diante de algo sobrenatural, quando repentinamente somos confrontados com explicações totalmente racionais que contrastam com o que imaginávamos; e isso é parte do que os torna interessantes.

Conhecendo a história do Sr. Edgar, podemos também deduzir que há, em contos como "Eleonora", algo de projeção do amor que ele tinha para com a sua prima. Pessoalmente, é dos contos que menos gostei dele, talvez pelo vago que é.

Agora, para focar no positivo, gostaria de ressaltar meus contos favoritos: "Os assassinatos da rua Morgue", "A carta roubada", "O baile da Morte Vermelha", "Ligeia", "O escaravelho de ouro" e "O Corvo" me agradaram demais, este último, talvez por ter lido sobre seu processo criativo, mais que os outros (a versão original e a tradução de Fernando Pessoa são ótimas, nada contra o Assis).

Recomendadíssimo o livro, cujo único pecado é ter contos que considerei fracos ?sem jamais desmerecer o senhor dos corvos, que é um mestre na sua arte? mesclados com outros ótimos, o que de certa forma diminui a qualidade em sua totalidade.

Agora me resta partir para o Medo Clássico vol. 2, onde ficarei feliz se a qualidade se assemelhar à deste volume.

laiscunhaf 26/01/2024

Mestre do Horror
Uma coletânea de contos do renomado autor gótico, publicada pela Darkside Books, oferece uma imersão profunda no universo sombrio e macabro de Poe.

Somos conduzidos por uma jornada assombrosa através dos temas "Espectro da Morte", "Narradores Homicidas", "Detetive Dupin", "Mulheres Etéreas", "Ímpeto Aventureiro" e "O Corvo", cada um oferecendo uma perspectiva única sobre os medos e angústias da existência humana.

Embora possa haver algumas falhas em certas partes, como os contos do Dupin, o conjunto da obra é uma experiência literária inesquecível.

[2022]

Aelin214 26/01/2024

Poe tem uns contos muito bons, o meu favorito foi O Baile da Morte Vermelha, mas tem outros muito bons tbm como Os Assassinatos na Rua Morgue, O Coração Delator e O Escaravelho de Ouro

Tarciane.Mayrink 20/01/2024

Fiquei muito surpresa com a variedade de temas nos contos, eu achava que Poe só escrevia coisas de terror. Mas ele aborda muitos outros temas, e gostei muito da escrita dele tbm.
Meus contos preferidos foram: O poço e o pêndulo, A queda da casa de Usher, O gato preto e Os assassinatos na rua Morgue.

georgea 16/01/2024

Edgar Allan Poe agora é um novo traço da minha personalidade
Agora eu finalmente entendo o significado de ?nevermore?.

Corvos, assombrações, fantasmas, lunáticos, belas damas em seu leito de morte... tudo isso se encaixa na narrativa assombrosamente apaixonante de Edgar Allan Poe.

Com contos trágicos de um autor que teve a vida mais trágica ainda, essa edição da Darkside me fez abrir os olhos para clássicos. Se com a experiência de "Drácula" eu fiquei feliz, Poe então me fez regozijar em prazer pelo mórbido.

Amo contos, amo clássicos, amo suspense e terror sobrenatural. E com uma atmosfera gótica vitoriana ainda... Ah! Me deleitei nas palavras dele, derreti-me em seus versos e composições complexas de pensamento.

Acredito que nunca terei uma experiência tão completa de emoções quanto tive lendo esse livro. Favoritado!

Isabelly200 15/01/2024

Não é muito o meu estilo de leitura
?Medo Clássico: Contos de Horror de Edgar Allan Poe? é uma coletânea que mergulha nos abismos sombrios da mente humana. Poe, mestre do macabro, tece histórias que exploram o terror psicológico e o sobrenatural. Cada conto é habilmente construído, revelando a profundidade das angústias e medos humanos.

No entanto, a avaliação de 3 reflete uma experiência mediana. Embora os contos se destaquem individualmente, a coleção pode parecer desigual, com variação na intensidade do horror. Além disso, o estilo denso de Poe pode ser desafiador para alguns leitores contemporâneos. Ainda assim, a atmosfera única e a maestria na construção do suspense oferecem uma leitura intrigante para os apreciadores do gênero.

Alex 06/01/2024

Boa coletânea
A Coletânea da Darkseid me surpreende pela diversidade dos contos do Poe escolhidos para compor a coleção. De um modo geral, trás contos interessantes e representativos da obra do mestre.

Destaco os contos:

"O Poço e o Pêndulo", que trás uma história que manteve minha inquietação crescente até o fim.
"O Escaravelho de Ouro" como uma história de busca por tesouros perdidos muito bem escrita.
"Os Assassinatos na Rua Morgue", sendo um conto de detetive excelente e pioneiro.

Aline MSS 06/01/2024

Poe: polêmico, depressivo e mto descritivo
O livro possui 15 contos e 1 poema. Nunca tive contato com a escrita dele, mas sempre fui curiosa por conta das inúmeras citações à sua obra.

Achei a escrita bem depressiva, cansativa e mto descritiva, msm nos contos menores. Gostei de 7 contos (a metade do livro ?) e tbm do poema. Os q mais valem à pena são os q tratam do detetive Auguste Dupin, q serviu de inspiração para o Sherlock.

Comprei o livro qdo maratonei o seriado The Following e tb por conta do Sherlock.
Sempre tive a impressão q sentiria medo ao ler esses contos, mas senti mais angústia, sufocamento, depressão e em alguns>>tédio.

É um livro clássico e tem racismo, misoginia, maus tratos aos animais e mta morte. ?

Apesar da morbidez, escrita cansativa e mto descritiva acho q vale o investimento pela importância do autor.
A introdução dessa edição da DarkSide é bem longa e traz uma boa biografia do Poe.

A edição da Darkside é lindíssima e as ilustrações são as mais bonitas dos livros da editora (tenho vários e falo c/ conhecimento de causa, hahaha).

Obs.Jamais pagaria o valor q estão cobrando hj em dia (R$70,00?). Recomendo o e-book p/quem tem curiosidade. Essa é uma edição p/quem é mtoooo fã do gênero ou quem não tem pena de gastar p/alimentar os fantasmas da própria depressão. ??
Samukk 06/01/2024minha estante
Concordo com vc. O único conto que realmente me agradou foi o Gato preto

Aline MSS 06/01/2024minha estante
Pois é, Samuel. Esse conto q vcs citou é mto bom msm, mas a maioria é bem monótono. Esperava algo mais impactante e recebi depressão.

Léo 10/01/2024minha estante
Nesse livro tem O Coração Delator? Foi o primeiro conto que li dele e é meu preferido.

Aline MSS 10/01/2024minha estante
Sim, Léo. Tem esse! Lembro de dar uma agonia danada. ?

B.norte 15/01/2024minha estante
Se te deu angústia, sufocamento, depressão e até mesmo tédio em alguns momentos, o livro atingiu seu objetivo ? acredito que Poe escrevia com a intenção de despertar tais sentimentos, do que propriamente o medo ou o terror... ?

Aline MSS 15/01/2024minha estante
?É isso msm, Baú do Norte. Essa é a pegada do autor e ele consegue transmitir tudo isso q descrevi mto bem. É mais horror do q terror em si. ?