Melancólico Relato 30/01/2024
Contos curtos, leitura fluída
Já tinha comprado o livro há um bom tempo, mas o empurrão para começar a lê-lo deu-se devido ao lançamento da série homônima ao conto "A queda da casa de Usher".
O livro está dividido em categorias de contos respectivas às suas temáticas; como o título já diz, o Poe não é um homem de um estilo só, e temos uma noção real do seu conhecimento quando lemos o processo de composição de "O Corvo".
No primeiro conto, sem entrar no mérito de sua qualidade como um todo, surpreende a ideia de imaginarmos e tentarmos adivinhar, junto ao protagonista, o lugar onde ele se encontra encarcerado.
O autor vai desde um horror clássico e com personagens sádicos como em "Berenice" e "O coração delator", à contos de pegada investigativa como os do detetive Dupin ou "O escaravelho de ouro", onde em um primeiro momento cremos estar diante de algo sobrenatural, quando repentinamente somos confrontados com explicações totalmente racionais que contrastam com o que imaginávamos; e isso é parte do que os torna interessantes.
Conhecendo a história do Sr. Edgar, podemos também deduzir que há, em contos como "Eleonora", algo de projeção do amor que ele tinha para com a sua prima. Pessoalmente, é dos contos que menos gostei dele, talvez pelo vago que é.
Agora, para focar no positivo, gostaria de ressaltar meus contos favoritos: "Os assassinatos da rua Morgue", "A carta roubada", "O baile da Morte Vermelha", "Ligeia", "O escaravelho de ouro" e "O Corvo" me agradaram demais, este último, talvez por ter lido sobre seu processo criativo, mais que os outros (a versão original e a tradução de Fernando Pessoa são ótimas, nada contra o Assis).
Recomendadíssimo o livro, cujo único pecado é ter contos que considerei fracos ?sem jamais desmerecer o senhor dos corvos, que é um mestre na sua arte? mesclados com outros ótimos, o que de certa forma diminui a qualidade em sua totalidade.
Agora me resta partir para o Medo Clássico vol. 2, onde ficarei feliz se a qualidade se assemelhar à deste volume.