O nariz

O nariz Nikolai Gógol

Resenhas - O Nariz

Julia5048 21/07/2022

um conto
eu gosto de contos/novelas com um fundo político. Não achei um conto sensacional não, achei meio bleh, mas é engraçado e inesperado. então me divertiu, oq pra mim já é de ótimo tamanho em um livro.
Manu5 21/07/2022minha estante
O melhor do gogol é o capote

Ivan 29/10/2022

Tive uma interpretação plural sobre o texto literário absurdo de Gógol. Além de ser uma narrativa muito bem humorada, possui uma margem gigantesca para interpretação, contendo várias metáforas envolvendo o narcisista iludido Kovaliov e seu próprio nariz.
sophia.fregosi 04/11/2022minha estante
lindo amor

@gezaine_ 29/03/2020

Famoso e divertidíssimo conto de Gogol, com fantasias e absurdos.

Kfuri 02/04/2020

Me diverti
Gostei de mais
Leitura super rápido

E diverti demais...

@ysalemos 05/04/2021

@umalivresca
Por mais bizarro que isto possa parecer, esse conto satírico relato os fatos do dia em que o Major Kovalióv acordou sem nariz. Nas poucas páginas do livro, nós acompanhamos o Major em busca do seu nariz, que se torna um dos personagens da história.

UM CONTO RUSSO. Já mencionei aqui o quanto eu amo a literatura russa. Acho que todo leitor deveria ter a experiência de conhecer a narrativa de um autor russo, e para isso, nada melhor do que uma história curtinha, divertida e escrita pelo grande Gógol.

UMA ESCRITA FANTÁSTICA. Assim como em Metamorfose nós apenas aceitamos que um homem virou um inseto, aqui nós apenas aceitamos que Kovalióv acordou sem nariz. A aceitação do leitor ao fato inexplicado acontece porque o autor sabe falar do acontecimento de uma forma que parece verídica e que pouco nos importa o motivo, nós queremos saber mesmo se Kovalióv vai recuperar o nariz ou não. A forma como o Gógol faz isso é FANTÁSTICA!

COMO SEMPRE, CRÍTICAS A SOCIEDADE. Escondida atrás de uma narrativa engraçada, meio sem pé nem cabeça, Gógol faz algumas críticas as estruturas sociais da época, poderes e cargos públicos. Além de apresentar um personagem descaradamente preocupado apenas com aparências, acima de qualquer outra coisa.

Gostei muito de ler esse conto. Dei algumas risadas e tirei muita onda da cara do Kovalióv. Não é o tipo de história com um fim que agradará a todos, mas é com certeza uma obra que vale a pena ser lida, levando em conta todos os pontos que mencionei acima.

site: https://www.instagram.com/umalivresca/

Maria.Luisa 10/04/2021

Nitidamente um texto sobre o uso de cocaína
Às vezes nossas partes do corpo se desprendem de nós e criam vida própria, até aí tudo bem...
O problema é pra onde elas vão, com quem elas falam e o que fazem, é só esse o problema

Lucas.Silva 18/04/2021

Crítico, gostoso de ler e empolgante
Em mais uma de suas obras, O Nariz, Gógol utiliza-se de suas narrativas para criar uma história envolvente, com a conhecida pitada de humor e críticas à sociedade russa, tão marcada por problemas na burocracia, na polícia e a na forma de os indivíduos se portarem no meio social, dando grande valor aos títulos. Isso pode ser percebido quando o próprio nariz do personagem central da trama tem uma hierarquia maior do que o próprio oficial.

Diego.Rates 24/04/2021

"Não se sabe rigorosamente nada"
"E, sobre o que aconteceu a seguir, não se sabe rigorosamente nada"

Decidi entrar de vez na literatura russa e explorar suas fascinantes histórias. Na minha primeira, das que esperam que sejam diversas leituras de Gógol, experienciei esse insano e hilário conto d'O Nariz, nessa excepcional edição da Antofágica.

Senti uma certa conexão a incrível história de Kafka, "A metamorfose", pela apresentação de cenas bizarras e fantasiosas como apenas parte do cotidiano, sem apresentar profundas explicações (situações, que inclusive, levam a diversos momentos de quebra da quarta parede). No geral, um livro excelente, em uma edição maravilhosa, de um escritor genial

Gui Paschoalini 25/04/2021

Um hilariante (e fantástico) conto realista
Texto genial sobre o comportamento social em São Petersburgo do século XIX. Gógol usa o cômico em sua crítica. O resultado é um(a) conto/noveleta fácil de compreender, leve e anedótico(a).

Ao ler, note quais valores Kovaliov cultiva, como trata as demais personagens e o que a perda do nariz representa a ele.

Por fim, escolha uma tradução mais atual (sim, traduções envelhecem e devem ser refeitas!) pois a experiência de leitura será mais proveitosa. Eu optei pela tradução de Lucas Simone para a Antofágica, mas a de Paulo Bezerra da editora 34 também é muito elogiada.

No mais, uma boa leitura e não se esqueça de respirar enquanto ainda tens o seu próprio nariz...

Clara 11/06/2024

Antes de começar a ler esse livro não estava com muitas expectativas
Mas quando comecei achei muito interessante e estava ficando cada vez mais curiosa, mas o final me deixou muito???
Eu entendi a proposta do livro e o que Gogol queria trazer, mas mesmo assim fiquei desse jeito
Mas gostei muito da escrita dele, muito gostosinha de ler, um ótimo livro pra quem está começando a ler clássicos

Nara 25/04/2021

Fui com muita espectativa, mas já adianto que não achei graça nenhuma. O humor não chegou até a mim. A edição da Antofágica é lindíssima, mas, assim que descobri que já tinha esse conto na minha biblioteca aí foi que perdeu a graça de vez.

@eleeoslivros 25/04/2021

um conto que rende boaaaas risadas e ficou melhor ainda com os vídeos da antofagica!
acho o capote melhor, mas adorei esse tbm.

Beatriz.Sanchez 25/04/2021

Cômico
A escrita de Gógol é inegavelmente cômica, enquanto trata de assuntos de sua época, como a burocracia exaustiva e vazia do Império Russo. Um clássico brilhantemente ilustrado e em uma linda edição da Antofágica.