Jogos Vorazes - A Trilogia

Jogos Vorazes - A Trilogia Suzanne Collins

Resenhas -

Aroldo.Tadashi 06/05/2024

Queria ter lido antes de ver os filmes
Melhor adaptação para o cinema Ever!
Collin escreve de uma forma fluida e didática!!
A cada livro lido, eu assistia o filme em seguida e ficava impressionado com a fidelidade !!

Beatriz3324 06/05/2024

O que falar de Katniss...
A Katniss por muita vezes foi alguém que eu odiei no fundo da minha alma mas que também amei na maioria dos momentos. Queria tentar calar os pensamentos dela mas ao mesmo tempo queria ouvir mais do que se passava naquela cabeça sempre correndo a mil. Acho que esse é o principal motivo pela qual eu me apeguei tanto a essa obra, a Katniss é humana! Por ser uma obra justamente com um suposto, explicitamente, caráter heroico, imaginei que, assim como grande parte de outros livros, a autora se voltaria para uma imagem de quase perfeição da protagonista, alguém que sabia o poder que tem e é juntamente imbatível. Todavia, a protagonista, durante vários momentos da obra, se mostrou vulnerável diante ao seu poder de comover massas, creio que seja por esse motivo que me cativei tanto pela Katniss, apesar do meu favorito ser o Peeta. Como eu disse acima, ela é humana, alguém que sofre, que sente tudo como ninguém, instável e que precisa de alguém do lado para intermediar seus eufóricos pensamentos. Ela é alguém como todos nós, sempre incertos sobre nossa própria capacidade e imensos num mar de possibilidades positivas ou negativas.

baronee 17/04/2024

Ler essa trilogia foi uma experiência incrível! Me prendeu do começo ao fim. A história, os personagens, tudo muito bem construído, e os temas discutidos são super interessantes.

Jady23 02/04/2024

Amei esse livro, a escrita é muito fluída e o enredo é bem construído. Só não gostei muito do final, esperava mais.

luaraevangelista 29/03/2024

A melhor distopia
Li Jogos Vorazes no auge da adolescência, onde a consciência de classe e das opressões que poderiam vir de um governo estavam sendo assimiladas pela minha mente.

Digo com tranquilidade que essa trilogia ajudou a pavimentar o caminho para as minhas atuais percepções e opiniões políticas.

Jogos Vorazes é uma obra atemporal e que será sempre necessária.

gabragah 14/03/2024

Me fez voltar a ler
Juro amei em tds os sentidos sempre será lembrado
mt delicado e forte deveria ser um clássico ensinado pras crianças nas escolas
suzanne collins eu te amo
seria um repertório mt bom se a redação envolvesse fome, capitalismo, totalitarismo e ditaduras.
peeta mellark smp meu crush literário!!! ele no 3° me matou mt mas o rizz dele no primeiro!!! amor da minha vida

Luiza 22/02/2024

Muito bem escrito do início ao fim
Suzane foi incrivelmente coerente e brilhante no decorrer dos 3 livros. Super envolvente e bem escrito a trilogia inteira entra como uma das minhas leituras favoritas com certeza. E simm, os livros são mil vezes melhor que os filmes.

Ceci121 22/02/2024

Me faltam palavras para falar sobre essa saga. Meus favs, construção politica impecável, evolução inegável dos personagens, um pouco de violência, um pouco de amor, um pouco de coisa triste. Tem críticas coerentes e certeiras ao capitalismo, de forma destacada pelos exageros que não exageram em nada os pontos que criticam.

Tamiris 13/02/2024

Trilogia perfeita
Já tinha assistido aos filmes, mas a trilogia é perfeita, a autora consegue criar um universo verosímil. Meu s lições que ela passou. As últimas páginas forma bem sofridas, mas AMEI demais.

Lau.nyr 09/02/2024

"Que comece os jogos"
Em "Jogos Vorazes", Katniss Everdeen se voluntaria para participar dos Jogos Vorazes no lugar de sua irmã. Ela é obrigada a lutar pela sobrevivência em uma arena mortal, ao mesmo tempo em que desafia o governo opressor.

Em "Em Chamas", Katniss e Peeta enfrentam as consequências de sua vitória nos Jogos Vorazes, enquanto são obrigados a participar de uma edição especial do evento, o "Massacre Quaternário", assim, voltando novamente para a arena.

Em "A Esperança", Katniss se torna o símbolo de uma rebelião contra o governo e se envolve em uma batalha final pela liberdade e justiça.

De forma geral, Jogos vorazes é uma distopia onde a crítica social nos leva a refletir muito sobre o capitalismo e a forma como nos aplicamos a ele. Acabou se tornando minha saga favorita tanto pela crítica, a escrita e os personagens em si. É inevitável não se sentir triste pelas mortes durante a narrativa, já que os personagens são muito cativantes, assim como é inevitável não sentir desprezo por outros tbm.

Ysa Pereira 03/02/2024

Que trilogia meus amigos!!!
Ainda sem palavras para essa trilogia! É impressionante como a autora consegue mostrar a evolução pessoal e também o caos de Katniss a cada livro.
Os Jogos não impactam apenas os jogadores, mas sim a sua família, o seu distrito. Ao mesmo tempo que queria devorar o livro, queria ir devagar para entender cada detalhe e fala. Na minha percepção, Katniss e Petta sempre foi uma realidade, e a forma como esse relacionamento é desenvolvido é muito boa, pois vemos e sentimos os traumas e bagagens que cada um tem.

Ler esse livro já adulta trás outros significados. Apenas leiam!! Vocês não se arrependerão.

PS.: Em muitos momentos a vontade de chorar vai ser grande!

nath207 30/01/2024

Katniss pior personagem do livro.
A história do livro em si é muito boa, os personagens são bem escritos de forma que seja difícil não gostar de alguém mas infelizmente não posso dizer o mesmo sobre a protagonista, Katniss é a pior personagem do livro, ela faz o que quer o tempo todo, nunca tem a mente certa sobre o quer, uma hora ela quer matar o Peeta outra hora ela está louca para beija-lo, ela fica assim a trilogia toda, não sabe se gosta de Gale ou de Peeta, decide que quer morrer por Peeta mas logo já muda de ideia e começa a pensar em matar ele novamente, fica uma coisa muita cansativa, sem deixar de mencionar que a autora faz com que a Katniss seja a cara da revolução mas ao meu ver Katniss não passa de uma adolescente qualquer, não vejo motivo algum para ela ser isso tudo que falam sobre ela, pessoas morreram por ela pra que exatamente? Com isso sendo dito, a autora simplesmente sai matando personagens de motivo algum aparentemente, tem um personagem super importante no 2 e 3 livro e ela simplesmente mata ele e ninguém tem tempo de ter uma reação, como se ele fosse um Zé ninguém, a morte dele foi tão rápida que eu tive que ler duas vezes pra ver se não tinha pulado alguma coisa, ele não merecia ter uma morte tão ruim.

Pela primeira vez na vida ouso a dizer que os filmes são melhores que os livros, no filme a Katniss é realmente uma menina forte que luta por todos, JLaw fez um milagre, conseguiu fazer a personagem ser uma heroína coisa que ela não é nos livros.

*Como Haymitch disse, Katniss não passa de uma adolescente com frustrações amorosas.*

couto 20/01/2024

Top.
Essa foi a minha primeira trilogia lida, motivada principalmente devido aos filmes, já que assisti aos 4.
Uma das primeiras coisas que gostaria de destacar foi como me fixei na leitura, horas e horas sem parar por dias. A leitura é apaixonante e surpreendente com os detalhes.
Claro que os filmes são diferentes, os principais pontos são os mesmos, mas o livro tem detalhes que eu desconhecia, como o broche da filha do prefeito por exemplo. Mas é divertido imaginar cada cena visualmente, já que os detalhes facilitam isso. Alguns momentos me odiei por saber o que iria acontecer, a katniss explodindo a arena no livro 2.
Enfim, foi uma experiência muito boa e me surpreendi com a quantidade de páginas por dia, cheguei a ler 160 páginas em um dia.