A Zona Morta

A Zona Morta Stephen King

Resenhas - A Zona Morta

Juan199 23/02/2024

"Se você pudesse voltar a 1932, mataria Hitler?"
Autor(a): Stephen King
Faixa etária: +16
Idioma: Português
Música: The Mind Eletric (Miracle Musical)

Depois de um acidente de carro, John Smith acorda de um longo coma com poderes sobrenaturais inexplicáveis. Ele pensava que nada poderia piorar sua vida, que está virada de cabeça para baixo, até ter uma visão sobre o fim dos tempos e não saber como evitá-la.

Bem, apesar de ser minha primeira leitura ?oficial? do King, não foi realmente meu primeiro contato com o autor. Na verdade, já realizara a leitura de ?It? com uma amiga (mas começamos a partir de 60% do livro) e comecei e deixei de lado ?O Iluminado? mais vezes do que consigo me lembrar. Mas foi só com a finalização desse romance que eu pude perceber o quão importante é acompanhar a obra do começo ao fim quando se tratando do mestre do horror.
Antes mesmo do primeiro capítulo, no prólogo, King já traz detalhes e cenas que a princípio podem parecer avulsos, mas no final se mostram essenciais. Este livro se passa em um intervalo de tempo muito extenso, o que, somado ao volume expressivo de páginas, resulta numa grande oportunidade de desenvolvimento dos personagens. E que oportunidade bem aproveitada!
É possível ?assistir? todos os estágios do comprimento da ?profecia? mesmo antes de saber o que ela é! O vilão cresce (em poder e relevância narrativa) tão sutilmente quanto um navio se aproximando de quilômetros da praia. E se essa é só uma das primeiras publicações do King, eu nem consigo imaginar como devem ser as outras.
Há, ainda, a inserção de questões filosóficas (muito bem contextualizadas, inclusive) que me trouxeram reflexões genuínas.
Algo que me incomodou um pouco na estruturação do livro (mas que é uma característica marcante do escritor) foi a mudança brusca de estilos dentro da mesma obra sem que haja uma transição clara. O primeiro capítulo tem um formato muito semelhante ao de crônica. O restante da primeira parte, até o penúltimo capítulo, se assume como um drama com elementos sobrenaturais. O último capítulo dessa mesma parte, no entanto, é um conto de mistério no estilo mais Agatha Christie possível. Então, na parte final, começa uma espécie de thriller psicológico e político. É uma confusão que faz parecerem 5 livros diferentes.
Além disso, senti que o terror ficou bastante de lado nesse livro. Não que isso seja um problema. A questão é que, até mesmo nas sinopses presentes no site da Amazon (onde adquiri o meu volume), ?A Zona Morta? é vendido como uma obra assustadora de Stephen King, o que não é a realidade.

Enfim! Apesar de seus ?defeitos? (que, reconheço, são em maioria só implicâncias minha ksksks), é uma leitura que, sem sombra de dúvidas, vale o seu tempo e dinheiro. Já coloquei nos favoritos e estou com as expectativas lá em cima para os outros livros do escritor.

OBS: Demorei bastante para resenhar esse porque terminei logo na minha primeira semana de aula, e desde então eu não tive um tempo para sentar com calma, pensar sobre o livro e escrever :(
NAvea.Garcia 27/02/2024minha estante
Adorei a sua análise,e concordo

Juan199 27/02/2024minha estante
Obgg ??

Zé Silveira 22/02/2024

Com o coração apertado termino mais essa leitura do Rei e que personagem trágico e ao mesmo tempo fascinante é Johnny Smith. Injustiçado pela roleta do destino e amaldiçoado a ter visões terríveis, nosso protagonista segue sua trágica jornada na busca de cumprir com a sua missão. "Cumpra o seu dever, John". Agora ele já cumpriu e pode finalmente entrar no corredor.

bilibiod 20/02/2024

Mto foda mds
tudo mto bem construido e escrito, vou ler todos os livros dele a partir de hj. cada detalhe que foi comentado no inicio foi explicado no final, amo mto isso

Roberta 19/02/2024

Ótima releitura
Amo o King e nunca esqueci essa história. Dou uma delícia reler. Tava com saudade do John Smith. Estou revendo a série.
Célia 19/02/2024minha estante
Adoro o livro e a série também.

Hemily 13/02/2024

?O passado, o presente, o futuro-nada está fora de alcance?
? Lido em: 28/01 - 13/01

? A Zona Morta trata-se da história de John Smith, um professor que sofre um acidente de carro e fica em coma por quatro anos, até que milagrosamente acorda e se recupera praticamente sem sequelas. Mas, com este retorno, John trouxe consigo um poder paranormal, que consiste em: ao encostar em uma pessoa, as vezes, ele consegue ver seu futuro e passado. A história é mais sobre sua vida após o coma do que sobre seu poder realmente.

? Esse foi o primeiro livro do King que funcionou pra mim. Já tinha tentado ler dele, It mas ainda estou me arrastando através das mil páginas e O Cemitério, mas achei a escrita mto detalhista mesmo e não consegui continuar.

? O que eu acho que diferenciou A Zona Morta dos outros livros, foi que eu li a sinopse e me interessei verdadeiramente. Infelizmente, com essa sinopse veio a decepção de o livro ser bem diferente do que é prometido na mesma. Pois, eu pelo menos, esperava receber uma história com bastante paranormal e focada nessa questão do poder do John, mas não é nem de longe o que o livro entrega, já que a história retrata mais a vida do personagem após o coma doq seu poder em si.

? Eu gosto da maneira como o livro foi escrito e desenvolvido, mas acho de coração, que poderia ter focado e desenvolvido mais o poder do John que é tão prometido na sinopse. Acho que a questão do assassino de Castle Rock me prometeu TANTO desde o início do livro para ser resolvido em umas 10 páginas de uma maneira rasa e tão mhé, me deixou mto triste e tirou alguns pontos do livro.

? Gostei do desfecho da história mas esperava que o Johnny fosse conseguir alcançar seu objetivo e acabar do jeito que acabou como consequência e não que ele fosse acabar desse jeito mas sem alcançar seu objetivo.

Ellen526 09/02/2024

Uma escrita deliciosa, rica em detalhes e com descrições bem completas. A história é muito interessante e intrigante, não é um livro que dê medo, porém é bem envolvente.

Clara3001 09/02/2024

Roda da fortuna
Li a sinopse do livro e ele acabou sendo totalmente diferente do que eu esperava, mas mesmo assim gostei muito! A primeira parte passou voando, já a segunda nem tanto, o final é bastanteee arrastado.
O livro traz questões muito interessantes sobre religião, ciência, fé, assédio da imprensa, e principalmente sobre política. Confesso que me vi perdida várias vezes por não conhecer os nomes dos políticos estadunidenses, mas isso não atrapalhou o andar da leitura.
O Johnny se tornou um dos meus personagens favoritos de livros, uma pena não ter tido um final feliz ?

Bruna Peixoto 08/02/2024

Gostei muito, o personagem principal John Smith é muito cativante. A única parte que não gostei foi a demora que teve para ele tocar no antagonista.

Leonardo1121 07/02/2024

Sobre Zona Morta
Um livro demorada, com uma boa história e um final que me agrada, verdadeiro e muito digno, posso dizer que gostei bastante porém poderia ser um pouquinho mais rápido.

Julia 07/02/2024

Sinceramente, havia partes muito emocionantes e intrigantes que deixavam com um gostinho de quero mais, principalmente no início e no final, mas, no geral achei muito maçante e colocando muitos detalhes que não eram necessários. O enredo e a história são bons mas ficam um pouco cansativos por querer falar de tantas coisas ao mesmo tempo.

Ketllem.Flores 06/02/2024

King não é apenas terror/horror!
"Todos fazemos o que podemos, e tem que ser o bastante bom...e se não for o bastante bom, tem que servir."

Envolve uma ficção científica com críticas ao fundamentalismo religioso e os perigos desta mistura com a política.
Nunca quis tanto chorar em um livro do King. Todas as camadas e histórias envolvendo o "dom" (ou maldição) de John Smith. E ao acompanhar este personagem nas várias tragédias de sua vida, ao final você apenas quer abraçá-lo e o proteger do mundo.