A Zona Morta

A Zona Morta Stephen King

Resenhas - A Zona Morta

@rafadeodato_ 22/08/2022

Tumor
Esse livro foi de uma leitura muito ruim para uma muito boa, no começo tudo é muito lento e o protagonista só acorda com 20% de leitura, solto logo esse spoiler mesmo pq é necessário para pessoas que não tem paciência como eu.

Tudo tem um foco muito grande sobre a política e parando para analisar esse livro casa muito com a realidade que estamos vivendo hoje em dia, em que o nosso presidente usaria uma criança como escudo humano para não levar um tiro. Tem umas coisinhas pesadas kkkkkk mas é bom!

Romance muito bom, muito sofrimento, muitas dores e bastantes gatilhos. No finalzinho do livro parece o final de GOT sabe? Onde as últimas 7 linhas do último parágrafo mudam tudo. Recomendo essa leitura para um momento em que você esteja saudável da mente e afim de algo mais profundo e revoltante. Gostei.

Erika 21/07/2020

A ZONA MORTA
Que final é esse? Esperava mil coisas diferente não esse final, ADOREI O LIVRO COM CERTEZA

hércules 01/07/2022

Uma grande história de vida
Longe de ser um livro focado no suspense, A Zona Morta conta a história de vida de Johnny, um homem que sofre um acidente que o deixa em coma por quatro anos e meio e desperta com a habilidade de prever o passado e futuro.
Partindo da premissa, é de se imaginar que seria um livro mais focado nas dificuldades do protagonista pós-coma e as relações com todos ao redor, o que não deixou de me decepcionar um pouco pelo fato do título fazer um vocativo diferente ao público (mesmo ele tendo total sentido na história).
King consegue passear pelo drama de forma muito satisfatória, colocando as pitadas sombrias que são sua marca registrada. Em certos momentos a leitura foi arrastada, principalmente nas descrições políticas, mas, no geral, fiquei muito intrigado e fixado na história, me identifiquei com alguns personagens (como Sam Weizak e Chuck) e com a forma implacável e dura de contar a história de Johnny. É um livro para quem não gosta muito do suspense e terror, e um bom livro de drama que tocou fundo no meu coração.

Luzz 14/07/2021

A reflexão é pertinente mas tem que ter paciência...
A ideia central é muito boa, faz pensar na maldição de ver o futuro, na maldade humana, na descrença e tem críticas políticas que são muito atuais. (Mataria o bo** se tivesse a chance ?) Mas a estrutura que se deu o livro ficou muito enrolada, com muitos personagens, mudando de um enredo pro outro e podia ter bem menos páginas ou se bem elaborada mais de um livro, mas do jeito que ficou não foi ideal. Mesmo assim pelas reflexões é uma boa leitura.

Matheus656 29/02/2024

A zona morta era uma ilusão
Esse livro foi uma baita de uma decepção! É aquele tipo de livro que a sinopse promete, mas que não cumpre. Acredito que talvez a pessoa que criou a sinopse para o livro, não tenha lido o livro de fato, pegou uma pequena parte (do final) e colocou como sinopse, o que faz com que o leitor leia querendo aquilo, e nunca chega lá. King tem potencial (todos sabemos), mas essa sinopse me iludiu de um tanto, que fiquei pensando, que talvez, teria sido muito melhor se tivesse sido apenas um conto.
Aqui temos um protagonista que após sofrer um acidente e voltar de um coma de anos, volta com um "dom" paranormal, isso já teria sido um resumo satisfatório para colocar na contra capa, porém, foram além, pegaram uma pequena parte das últimas páginas. É como se fosse uma leitura do dia a dia do protagonista, sem muitas reviravoltas, vários capítulos são lentos e sem acontecimentos importantes, o que acaba prendendo o leitor, é a escrita magnífica do Stephen King. Bom, não vai ser um dos livros do autor que eu recomendarei para iniciantes da obra do mestre do terror.

Reinaldo.Souza 05/06/2021

Ter um poder psíquico pode ser sorte ou azar. Você escolhe!
John Smith acorda, quatro anos e meio depois, de um coma causado por um acidente de carro que aconteceu quando ele estava voltando para a casa após um encontro com sua namorada.

Se já não bastasse precisar lidar com um mundo completamente novo, John descobre que acordou diferente, com um dom. Agora com um toque de mão, ele consegue ver mais sobre as pessoas do que elas mesmas. Passado, presente e futuro. Tudo em um só toque.

O mundo parece considerar esses poderes um dom, mas John logo percebe que na verdade é uma maldição. E como se diz mesmo? Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades hahahaha

Johnny é um cara bem legal e confesso, que um dos motivos de eu ter gostado mais desse livro do que eu deveria, foi por ele, foi por me compadecer por ele ter acordado de um coma todo ferrado, foi por sofrer junto com ele pensando nas coisas que poderiam ter sido, foi por ele estar confuso tentando lidar com esses novos poderes que não são tão novos assim.

A Zona Morta não é o pior livro do King para mim, mas está longe de ser um dos melhores. Achei que vários plots poderiam ter tido um desenvolvimento melhor. Os outros personagens são só qualquer coisa e confesso que nem alguns nomes eu consegui gravar de tão irrelevantes.

Aqui o King fala um pouco também de religião, vários questionamentos que eu achei interessante de ler. O dom de Johnny veio de Deus? Ele acordar de um coma foi um milagre divino?

E aqui também temos um político com discursos feitos para conquistar a grande massa, mas que na verdade, é um lixo e que se for candidato, só vai fazer merda, mas mesmo assim ganha votos. Sim, King previu o futuro do Brasil sem nem ao menos tentar.

O livro conseguiu me emocionar em vários momentos e só por isso eu já não consigo dar uma nota baixa, porém algumas expectativas minhas não foram alcançadas.
Campos 05/06/2021minha estante
Ah eu também tive a mesma impressão sobre o Brasil ?

Reinaldo.Souza 05/06/2021minha estante
Não tem como não associar ???

Natasha 09/10/2022

Um dos personagens principais do King que eu mais gostei. Johnny é honesto, resiliente e não foge do que deve ser feito. Mesmo que a história se desenvolva de uma forma um pouco lenta, eu curti bastante. Uma boa leitura!

Lipe 18/02/2020

Um suspense perfeito?
Esse livro é de tirar o fôlego! Os personagens são muito bem escritos, a tensão está sempre presente e posso dizer que foi um dos finais mais justos e interessantes do autor. Acho que é um ótimo livro para sair da famosa "ressaca literária". Também indico para quem não gosta de horror, mas gostaria de ler Stephen King. Ótimo livro para começar a ler o autor. Recomendo!!!

Angela Anyelle 21/03/2022

Achei muito arrastado, mas é um livro ok.
O auge foi o próprio King fazendo referência a Carrie, a estranha

Eduarda Veloso 23/06/2022

Para tudo existe uma primeira vez
Logo nas primeiras páginas da leitura, a sensação que tive foi que estava lendo mais uma obra prima do mestre Stephen King. O casal Johnny e Sarah, a feira, os primeiros momentos de paranormalidade, o acidente, a fé doentia e prolemática de Vera... Enfim, os inúmeros acontecimentos que deixam 100% presos na história. King, como sempre, descritivo e prolixo na quantidade certa - sem poupar nenhum detalhe e sem deixar pontas soltas.

A medida em que novos personagens vão chegando na história, as coisas passam a tomar outros rumos. O passado e a violência de Dodd, o fazer político de Greg, os desencontros com Sarah e a aceitação da paranormalidade de Johnny. Tudo isso ao mesmo tempo, acabou tornando a história um pouco confusa. Acredito que, se King tivesse focado em desenvolver o embate/encontro de apenas 2 personagens (Johnny e Greg ou Johnny e F. Dodd), além das ramificações com outros personagens como Chuck, Herb e Sam, a história teria sido muito mais incrível. Ou apenas desenvolver mais o passado de Greg e o encontro dele com Johnny, poupando algumas outras histórias e páginas...

Confesso que o final também não foi do meu agrado. Muito disso foi uma quebra de expectativa minha quanto ao que aconteceu, então, pode ser que o final seja interessante para outras pessoas, mas eu esperava mais.

Apesar de tudo isso, Zona Morta continua sendo uma história muito interessante e até mesmo crível quanto a paranormalidade, isso deixa tudo mais legal durante a leitura. Porém, essa leitura, para mim, merece 3 estrelas.
Carlos 28/06/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

Eduarda Veloso 29/06/2022minha estante
Confesso que eu não sei, mas eu diria +14. Tem alguns temas sensíveis.

Victor225 08/12/2020

Não uma resenha
Livros como este que me despertam o imenso desejo de conversar sobre(algo que tristemente nunca faço) geralmente ficam marcados e continuam na minha mente durante dias.
Infelizmente, a resenha não vai vir, pois não faço ideia de como escrevê-la, mas se a fizer, ficará guardada.
Muitos sentimentos vieram à tona enquanto passava as páginas sem conseguir despregar os olhos. Mexeu com meu íntimo, em um lugar bem profundo, como na minha Zona Morta.
Sobre o livro: Acho que esta leitura vale muito a pena para quem nunca se aventurou nas histórias do Stephen King. Contém alguns elementos paranormais e de mistério, clássicos da escrita do autor, mas sem um terror bruto.
Aqui termina a minha Não-Resenha. Sou grato por ter lido.
Debora.leao 08/12/2020minha estante
Me convenceu demais a ler haha

Adriana Scarpin 05/11/2023

Não vou mentir, esse é meu primeiro Stephen King e estou bem impressionada. Daí você me pergunta do porquê levei 42 anos da minha vida até lê-lo e respondo: preconceito. Tenho o péssimo preconceito de achar que literatura best seller só pode ser ruim, se todo mundo ama deve ser muito do mastigadinho. Erro meu, não posso falar dos outros livros do autor porque só li esse e é uma obra-prima da literatura política.
Por que escolhi esse para ser apresentado ao King? Porque gosto do filme do Cronenberg e porque em 2015 tive meu próprio momento John Smith quando meu inconsciente leu o zeitgeist e sonhei que eu estava planejando matar o Bolsonaro. Rá!
King trata com maestria as implicações de ver um holocausto fascista com antecedência, o horror do livro não está na paranormalidade e sim nas consequências que trará ao mundo ao ser conivente com o fascismo. Absolutamente brilhante.

Júpiter.69 22/04/2023

MUITO BOM!!
Como esperado do S.K, o livro tem uma construção de cenários e personagens perfeito, algo que não podemos reclamar das obas do autor é sobre esse ponto. Já é uma marca (nem sempre) do King usar quase metade do livro na construção descritiva da narrativa.
Se torna cansativa em alguns pontos, mas é algo que deve ser ignorado, visto que a recompensa vem logo à seguir.

É foi assim que eu me senti lendo "Zona Morta" personagens bem construidos e que você consegue ter um apego aos mesmo. Senti falta de um "super vilão" dessa vez, mas nada que tire o impacto da obre.

Algumas ressalvas que quero destacar são: do meio para o fim King descreve práticas políticas dos EUA que poderia ser bem mais resumida, visto que em alguns capítulos a narrativa foge bastante do objetivo. Nada que mudasse minha opinião sobre a obra, mas teve um cansaço ali. Rsrsrsrs.

Bom, é isso. Com amor, Júpiter. ?

Mhery 31/03/2021

"a zona morta" andou para que "boku dake ga inai machi (erased)" corresse
a sinopse do livro aqui no skoob descreve bem a história. ao ler ela, pensei: bolsonaro?!?

mas não, o livro foi escrito em 1970. e sim, stephen king conseguiu prever o bozo (e a facada??? meu deus). ok, brincadeiras à parte, aqui vai minha crítica sobre a história - e sim, voltarei ao ponto de que a história aqui me lembra MUITO "erased". sinto muito, sou muito cadelinha desta última obra de arte.

e, por conta disso talvez, não me surpreendi com a história de "a zona morta". o livro é arrastado, e para chegar aos pontos mencionados na orelha e atrás do livro (que é o mesmo texto da sinopse aqui do skoob). eu fiquei ansiosa para que chegassem logo os pontos altos, mas demoraram tanto a chegar, que na hora eu fiquei: ...ta.

eu ansiava pelo que iria acontecer assim que chegasse esse finalmente, pensei que seria algo épico, e não foi. na realidade, foi até bem realista (risos).

porém, vamos lá. me indicaram esse livro como sendo a obra suprassumo do king, eu vim CHEIA de sede ao pote. quando vi que tava chegando no fim do livro e o rolê ainda não tinha acontecido, fiquei meio chateada.

querendo ou não, a história me lembra muito "erased". as histórias tem muita similaridade, e eu como fã da história que nasceu como anime e foi adaptada (e eu vi todas as versões possíveis!), imaginei também um final épico, que não aconteceu aqui.

baseado no que contei aqui: se você não viu "erased", leia esse livro aqui, acho que você vai curtir. e em seguida veja "erased", obrigada.
V_______ 31/03/2021minha estante
Adorei a resenha ?. Acredita que nunca havia relacionado os incidentes do livro com o caso Bolsonaro ? Certeza que o Bozo usaria um bebê como escudo

Mhery 31/03/2021minha estante
muito obrigada, Vinicius ? pior que, desde que li a sinopse fiquei imaginando que esse político deveria ser parecido com o Bozo. na leitura, com o decorrer dos fatos, aí que eu fiquei mais bolada mesmo!! eu espero que ele não leia esse livro... pode dar mais ideias, piores que a do bebê como escudo ?

lia.germano.7 08/05/2021minha estante
Meu sentimento foi o mesmo! Kkkkkk Quase na hora de chamar o uber pra ir embora do rolê e cadê de servirem as bebidas? Kkkkk

Algodão_Doce 20/12/2022

Acho que o propósito que ele tinha era bem sombrio, e não havia uma forma dele escapar dele, mas no final acredito que ele tenha feito a coisa certa.