A Zona Morta

A Zona Morta Stephen King

Resenhas - A Zona Morta

claresia 29/08/2023

Dádiva ou Maldição?
Eu simplesmente não consigo descrever essa obra. Fiz e refiz diversas vezes, mas parece que meus pensamentos e sentimentos estão todos embolados em razão desse livro.

Leitura fluida, divertida e surpreendente. Não foca unicamente em uma coisa e em determinado momento me lembrou muito os contos de Sherlock Holmes.

A zona morta do John me fez perceber que tenho a minha própria zona morta. Um lugar inacessível onde fica todos os traumas e coisas de que não lembro. Fez total sentindo pra mim e me senti mais próxima dele.

No fim, você mesmo deverá tirar suas próprias conclusões quanto a ser dádiva ou maldição poder ver o passado e futuro das pessoas apenas com o toque. Mas pra mim, fico com a segunda opção.

Recomendo muito. Leiam. :)))))))

P.S.: te amo Jhonny, sei que ficará um tempão em meus pensamentos.

Nathan @nathan.deus 14/06/2021

Não esperem um livro de terror
Com uma excelente ambientação, personagens cativantes e um enredo instigante, para dizer o mínimo, Stephen King nos entrega aqui uma mistura de tudo que ele faz de melhor, policial, suspense, um terror (apesar de muito leve e de fundo) e ficção científica. Acredito que a sinopse desse livro não foi muito bem feita, John Smith sofre um acidente e acorda depois de quase 5 anos com poderes paranormais, ao tocar pessoas e objetos, ele consegue ver o futuro e o passado desses, mas a maior parte do livro é focada em como ele lida com o que esse período de coma afetou aqueles que ele ama e como depois de acordar, as pessoas querem usá-lo para os mais variados fins.
King carrega essa história com um ritmo necessário, mais rápido em determinados momentos e tomando seu tempo para ambientação em outros, esse equilíbrio é característico da escrita do mestre. Um livro bom pra começar a ler o autor, e pra quem é Leitor Fiel, uma aposta certa.

Elucorreia 25/04/2020

Ótima leitura, pois o autor tem a facilidade de colocar o leitor imerso na história.

Bruna 11/05/2024

Nossa mas vou ter que pensar muito ainda pra conseguir processar o final desse livro, porém simplesmente sensacional como todos os livros que o king escreve
Mireille 11/05/2024minha estante
???

Karol 26/01/2023

Se pudesse voltar no tempo até as eleições alemãs de 1932, o que você faria?
John Smith é um jovem professor que leva uma vida relativamente comum na companhia dos pais e da namorada até que sua vida sofre uma reviravolta e ele acaba num coma de quase cinco anos após um acidente de carro. Ao acordar, além de descobrir que perdeu tantas mudanças no mundo lá fora, inclusive a namorada, Johnny agora tem sequelas pro resto da vida: cicatrizes, uma perna manca e, não menos importante, a habilidade de ver o passado, presente e/ou o futuro das coisas que toca.

Navegando o mundo dos vivos novamente com seu novo poder, Johnny se vê curioso por um novo candidato político que age como um grande palhaço errático e barulhento (qualquer semelhança com o mundo real é mera coincidência, rs) e acaba descobrindo que o tal candidato é a chave de ignição para uma catástrofe mundial. E agora, o que John Smith deve fazir? Matar o político antes da catástrofe acontecer? Rezar parar que o futuro não seja predefinido e as coisas mudem? O que você faria se soubesse o que Hitler ia fazer, o mataria antes das eleições de 1932?

A Zona Morta é um livro de reflexão e discussões morais, com uma pitada de suspense. Nosso protagonista agora tem um poder que poderia trazer fama, dinheiro e um título de profeta. Poderia salvar o mundo - ou acabar com ele - mas até onde é ético interferir no curso das coisas? É justo ter que carregar um fardo tão pesado?

Esse foi um livro agridoce do início ao fim. As coisas se resolvem mas ninguém, nem o leitor, se sente aliviado de fato quando isso acontece. O problema é que as vezes é assim mesmo que a vida é, nem tudo é um grande final feliz, as vezes só chega ao fim e pronto.

Recomendo demais a leitura!
Lelouch_ph 26/01/2023minha estante
Nossa.

Mezoni 07/12/2020

Livro imenso e sem necessidade
Livro mais enrolado que não sei oq, ao invés de desenvolver uma história SK resolveu apresentar várias histórias sobre a vida do personagem, sem necessidade já que nenhuma foi totalmente bem desenvolvida.
No começo vc pensa que é um romance no final vc já começa a pensar que é um drama, até agr eu não entendi oq é.
Maçante dms, não recomendo

Jefferson 25/03/2021

Um protagonista cativante!
Nessa história King soube criar um personagem cativante que nos faz torcer por ele o tempo todo, e ao mesmo tempo lamentar profundamente todos os males que o acometem!

Itamara 23/12/2021

King é sempre bom (até agora).
Em ?A zona morta?, quinto livro publicado do autor, temos uma narrativa mais voltada para o sobrenatural do que propriamente o terror tão conhecido de King. Com o tema da paranormalidade sendo o centro da história, somos agraciados com um dos protagonistas mais cativantes que já li do mestre SK e que possui características que nos fazem torcer por ele do começo ao fim (e olha que ele sofre bastante por conta de sua condição ligada às premonições).

Ao longo da leitura, acompanhamos um desenrolar bem típico e já conhecido do escritor, que fazem os leitores amá-lo ou odiá-lo (eu me encaixo obviamente no primeiro grupo): descrições bastante longas ? por vezes cansativas, personagens bem construídos, enredo fechado e sem pontas: nada nunca é à toa, daí talvez a prolixidade inevitável muitas vezes. A história, ainda que fictícia, faz constantemente referência a fatos históricos e reais, como a guerra do Vietnã e eleições presidenciais dos EUA, servindo de gancho para que o autor possa trabalhar com temáticas recorrentes (mas inesgotáveis e criativas) presentes em suas principais obras. De um lado, o carismático John Smith; do outro, o político ambicioso e inescrupuloso Greg Stillson. A jornada de ambos é acompanhada de situações que são claramente ironizadas todo o tempo na obra: fanatismo religioso ao extremo, conservadorismo e ascensão de grupos radicais de direita, cargos políticos como meio de enriquecimento a qualquer custo. O antagonista é bizarro e, apesar de escrito nos anos 70, a construção do personagem parece antecipar figuras semelhantes que surgiriam no cenário da corrida presidencial americana alguns anos depois.

Um dos pontos que sempre gosto de exaltar nos livros de King e que aqui também se faz presente é o nível de pesquisa que ele utiliza para ser o mais real possível, desde assuntos ligados à ciência e medicina, ou até mesmo aspectos específicos da área policial e investigativa. O ponto negativo é o de sempre, apesar de ser mais comum nas obras mais antigas: pouca representação de personagens femininas. Quando estas aparecem, costumam ser estereotipadas ou apresentadas de forma rasa. Ainda que isso me incomode, ainda é um dos meus escritores favoritos e garantia certa de uma boa leitura.

JoAo366 13/01/2024

O livro que deve ter inspirado 11/22/63
Terror, suspense, ação, romance, thriller de investigação? Tudo isso e muito mais em apenas um livro. King conduz de maneira extraordinária essa narrativa e se esforça em se diversificar e atrair o leitor de diversas maneiras, sendo contando a história através de relatos, narrações, diálogos, cartas e interrogatório ou variando entre sensações.
O interessante é que a história é sobre um paranormal que começa a ter visões e prever situações e foi o próprio autor que de certa forma previu o futuro apresentando um político (que iria se tornar presidente) falando os maiores bobagens possíveis e causaria catástrofes. Vimos isso na vida real, sem nem precisar citar nomes, tanto no Brasil quanto no país de King. Enfim, o protagonista tem um dos corações mais puros que já vi em um livro e nos identificamos torcendo pela sua história que prende e emociona.
Por vezes a narrativa pode parecer ser cansativa ou eu mesmo que ainda não tenho o costume com livros longos, mas no final tudo se encaixa e somente posso concluir que um simples momento pode definir uma vida.

Obs: Marquei sem querer a opção de livro com menos leituras e tem outra disponível com mais comentários/avaliações, inclusive, da mesma edição. Quando eu vi, já estava lá pela metade.

Obs2: O final diferente do livro me pegou mais ainda hahaha

Natasha 09/10/2022

Um dos personagens principais do King que eu mais gostei. Johnny é honesto, resiliente e não foge do que deve ser feito. Mesmo que a história se desenvolva de uma forma um pouco lenta, eu curti bastante. Uma boa leitura!

Algodão_Doce 20/12/2022

Acho que o propósito que ele tinha era bem sombrio, e não havia uma forma dele escapar dele, mas no final acredito que ele tenha feito a coisa certa.

Erika 21/07/2020

A ZONA MORTA
Que final é esse? Esperava mil coisas diferente não esse final, ADOREI O LIVRO COM CERTEZA

julianafernandes_ 15/05/2023

?Algumas coisas são melhores perdidas do que encontradas?
Depois de ler O iluminado e Doutor Sono, confesso que a minha expectativa para esse livro era muito alta.
O livro conta a história de Johnny Smith, um jovem que sofre um acidente de carro, acorda do coma com um poder sobrenatural.
A maneira mas breve de resumir, é dizer que a vida dele durante o livro todo é um inferno. O garoto não tem sequer um momento feliz.
A história tem altos e baixos (e demora muito a desenrolar). Em alguns momentos pensei em abandonar a leitura, em outros me via chorando e completamente imersa na história.
Não é um livro ruim, aliás, tenho um certo apego a Johnny Smith. O fim era o que eu ja imaginava, mas torcia para que estivesse errada.

@rafadeodato_ 22/08/2022

Tumor
Esse livro foi de uma leitura muito ruim para uma muito boa, no começo tudo é muito lento e o protagonista só acorda com 20% de leitura, solto logo esse spoiler mesmo pq é necessário para pessoas que não tem paciência como eu.

Tudo tem um foco muito grande sobre a política e parando para analisar esse livro casa muito com a realidade que estamos vivendo hoje em dia, em que o nosso presidente usaria uma criança como escudo humano para não levar um tiro. Tem umas coisinhas pesadas kkkkkk mas é bom!

Romance muito bom, muito sofrimento, muitas dores e bastantes gatilhos. No finalzinho do livro parece o final de GOT sabe? Onde as últimas 7 linhas do último parágrafo mudam tudo. Recomendo essa leitura para um momento em que você esteja saudável da mente e afim de algo mais profundo e revoltante. Gostei.