Um Ano Solitário

Um Ano Solitário Alice Oseman

Resenhas - Um Ano Solitário

Kariel0 17/04/2024

Alice...
O livro demonstra como a Tori se sente em relação a viver em meio as pessoas e os seus pensamentos, a gente passa a conhecer mais da Tori, uma personagem bem interessante e de muita personalidade.
O que mais me chamou atenção no livro é ver o quanto a Tori se importa com o Charlie, e o quanto o Charlie se importa com ela, é bastante linda, a relação deles dois.
Eu amei de verdade a leitura de um ano solitário, é realmente incrível a escrita de Alice, é totalmente fluida, não é nada cansativa sem falar que ela consegue abordar assuntos sérios sem deixar você como se tivesse uma pedra na garganta, você conhece compreender e entender de uma forma calma, assim como no universo de heartstopper.
Super recomendo o livro, apenas leiam, muito bom.

Bela232 17/04/2024

Repetitivo.
Li esse livro em março, mas ainda lembro de como foi uma leitura arrastada. Não me leve à mal, eu absolutamente amo o universo de Heartstopper, mas não consegui me conectar nem um pouco com a Tori. Me pergunto se era essa a intenção do livro, afinal ele se chama "Um ano solitário".
Bom, o livro é muito verdadeiro ao retratar os adolescentes, mas achei a história um pouco chata para falar a verdade. E um tanto repetitivo também. Entendo a angústia da Tori com a imprudência deliberada dos adolescentes à sua volta, mas ela foi muito chataaa. Ok, Tori, já entendi que ninguém se importa.
Este não é um livro ruim, mas demanda muita paciência. Acho que a nota 2,5 é apropriada.

ninoca. 15/04/2024

Foi uma leitura bem arrastada, levei dias pra terminar pois também tinha a sensação de ler e ler e não sair do lugar, compartilhando do mesmo sentimento de dúvida se era essa a intenção livro, se era esse o sentimento da tori em relação a vida dela e provavelmente era sim. em alguns momentos a história dava voltas e voltas e não chegava a lugar nenhum, achei a tori um tanto pick me girl em algumas atitudes e comportamentos, apesar de me identificar com ela psicológicamente e emocionalmente em algumas situações, sempre tentava ter empatia e me lembrar que tal comportamento é normal que ela era uma adolescente, mas acabei me irritando com ela várias vezes. não é um livro ruim ou uma história ruim, só demanda paciência mesmo, é um livro meio parado, onde tudo só foi acontecer depois de 90%

Lara.Salas 15/04/2024

Um ano solitario
Que livro maravilhoso! Alice Osman acertou demais!
O livro me fez sentir diversas emoções, além de que ver o mundo por meio de uma adolescente como a Tori, me fez refletir e aprender muitas coisas sobre a vida, quem amamos e a quem devemos confiar.
Eu me identifiquei muito com a Tori por diversos motivos, vi muito dela em mim! Assim como Michael que me comoveu muito!
A escrita é maravilhosa e fluiu super bem, por mais que não tenha tanta cena de ação e plot twist durante a leitura. Mas recomendo para todos.

Isabella.Pitaluga 15/04/2024

Arrastado
Primeiro que ao contrário de Rádio Silêncio, que eu devorei em dias, com esse aqui as coisas se arrastaram por semanas. Eu só não larguei o livro, porque realmente amo a escrita da Alice Oseman, e acho que todo o desconforto que senti foi até que intencional. Parecia que eu nunca saía do lugar, e é exatamente assim a vida da Tori. Ela não é só triste, desinteressada e melancólica, mas depressiva. Pra mim, uma das coisas mais legais que a Alice sabe fazer é utilizar de referências e essa é uma das partes mais legais de Um Ano Solitário, e eu amei a referência no nome do Michael, em alusão ao meu livro favorito que é 'Apanhador no Campo de Centeio'. Em geral, essa é uma leitura ok.

Laura 15/04/2024

5 estrelas favoritado
Bom, por onde eu começo? Eu tava com esse livro parado na estante há algum tempo e resolvi ler pra sair da ressaca literária, e tipo, como eu demorei tanto tempo pra ler ele? Ele é perfeito, me fez sentir várias emoções ao mesmo tempo, chorei horrores quando era as partes q falavam sobre o charlie, e eu quase nunca choro com coisas fictícias, eu me identifiquei extremamente com a Tori. Michael Holden, casa cmg, eu imploro!! Alice acertou mto nesse livro, a leitura doi fluida, nada arrastada, e se não fosse os dias q eu nao li ele eu teria terminado em uns três dias. Recomendo super, pricipalmente pra quem já é fã dos livros da Alice e fã de heartstopper, leiam.
(Comecei dia 08/04/24 e terminei dia 15/04/24)

Luana 14/04/2024

É engraçado pq é verdade
Me vi com 14/15 anos de novo. Vi a mesma garota deprimida que chorava até dormir. Mas vi também algo muito lindo, como uma luz no fim do túnel, aquela que procurei por tanto tempo.
A escrita de Alice Oseman é sensacional, inexprimível. Meu coração pesa por terminar esse livro. Não queria.
Por fim, eu também odeio as quartas feiras e amo o Tumblr, 5 estrelas.

Kira 11/04/2024

Alice oseman te vejo como uma mãe
Eu enrolei com esse livro por muito tempo,mas a uns 3 ou 4 dias atrás peguei pra ler de vdd e MDS como eu sou triste.
Os primeiros capítulos já foram muito difíceis pra mim,por conta dos gatilhos que o Charlie me causa,mas quando a psicologia da Tori começou a se desenrolar,aí foi meu fim. O jeito como a Alice oseman consegue dizer "isso não é um romance" e levar isso a sério num nível extremo me dá um impacto equivalente a um soco no estômago.
O jeito nu e cru que a depressão da Tori é abordada me deixa desnorteada e ao mesmo tempo faz com eu me fixe na seriedade da questão. Ela não é vista, e ao longo do livro eu fiquei querendo gritar "ALGUÉM OLHA PRA ELA POR FAVOR, NÃO DEIXA ELA FICAR SOZINHA".
LI algumas críticas que disseram que ela age como uma pick me, é um jeito de se olhar, não vou julgar pq é uma opinião válida, mas achei muito engraçado pq pra mim parece um olhar de alguém que nunca esteve no mesmo lugar,sabe? Toda a raiva que a Tori destina pro exterior dela e pras pessoas em volta dela não me dizem algo como "eu sou diferente das outras garotas e ninguém me entende" me transparecem,na verdade,um ódio a si mesma bem explícito e ela se sente tão solitária e amargurada dentro da própria cabeça que nem consegue ver isso na maior parte do tempo. Não vou me estender muito pq nem se quisesse conseguiria explicar esse livro por completo,no entanto,preciso trazer a tona a "alegria" que o final me trouxe. Não se engane, não é necessariamente um final feliz,e é por isso que ele me traz essa certa alegria e respeito pq gosto como as coisas não foram resolvidas de uma vez e sim apenas um pontapé inicial e relativamente otimista.

Vick senpai 11/04/2024

Depressão
Muito depressivo para minha pessoa , eu tenho depressão e espero que não seja assim que bem a personagem principal chega a me irritar pra krl como retrataram tudo isso a depressão vem de forma silenciosa e quem tem depressão não vai falar ela te mata aos poucos e as vezes vc nem sabe o que realmente é aquilo muitos vão dizer "preguiça " "dramática " mas nunca vão dizer que é depressão

zabela 11/04/2024

Poderia ser mais
Desde quando lemos heartstopper percebemos que tori não é uma adolescente muito comum, mas aqui nesse livro fica tudo mais explícito, pois claramente não tem apenas um olhar pessimista, ela é depressiva e imagino que talvez isso tenha sido alimentado parte por seu irmão charlie com seus conflitos, e claro os pais que tratam isso como se fosse uma frescura.
Talvez seja duro o que vou dizer mas nossa como a tori é chata e burra pelamor, o livro torna-se cansativo demaisssssss, preferia que fosse na perspectiva do Michael, pois confinuei a leitura apenas por ele e porque alice realmente escreve bem e nos prende. Achei o final meio meh, nada ve aquilo do Lucas achei nada de plot ali só decepcionante mesmo mas talvez seja porque é até que bem real, enfim, talvez você se canse na metade e não sei dizer se vale ler tudo mesmo.

estante da nick 08/04/2024

Esse é um livro estranho.
Nem sei por onde começar. Também não sei dizer se gostei ou não do livro.

Para quem gosta do "osemanverse" é uma boa leitura, fala mais sobre como a tori é, como são seus amigos, como funciona a dinâmica da família Spring. Conta um pouquinho mais sobre Nick e Charlie, o disturbio alimentar do Charlie e como a Tori lida com isso, a relação entre irmãos, entre outros. Gostei mais de saber sobre essas coisas do que do plot sobre o solitarie.

Em determinados momentos, a narração fica meio perdida, muito rápido ou muito lenta. Não sei se isso se dá pelo fato desse ter sido o primeiro livro da Alice, ou se foi intencional, já que a Tori tem depressão e, como ela é a narradora, nós lemos como se estivéssemos dentro da cabeça dela. No primeiro caso, tudo bem, é compreensível. No segundo, isso foi brilhante!

Eu adorei ler algumas partes, já outras não. Tem frases muito legais, às quais eu fiquei pensando sobre. Não seria um livro que eu recomendaria, mas estou ok por ter lido.

cecAlia 06/04/2024

Que livro bom!! no começo li um pouco arrastada mas da metade para o final li bem rápido. acho interessante a narrativa pessimista da tori, nunca li um livro assim, me impressionou pq achava que ia ser bem mediano. o livro inteiro só conseguia pensar "queria ter lido esse livro no começo do meu último ano do ensino médio", queria ver que as vezes, as coisas não são do jeito que achamos que é. aprendi isso, mas queria ter lido em palavras. livro bom demais