Um Ano Solitário

Um Ano Solitário Alice Oseman

Resenhas - Um Ano Solitário

Samyra 05/04/2024

Foi uma boa leitura, mas preciso admitir que criei expectativas para ler e no final eu fiquei frustada com a leitura. Não sei bem o que poderia dizer sobre ela, por não ter conseguido armazenar informações?

collereading 05/04/2024

4,5?
"Só sei que estou aqui. E estou viva. E não estou sozinha."

Me irritei muitas vezes com a Tori, com o modo que ela tratava o Michael e as outras pessoas, mas, conforme a leitura fluía, me identifiquei horrivelmente com ela. Agora entendo porque gosto tanto dela. Amo o quanto ela ama o irmão. Amo Tori Spring.

Mariana 04/04/2024

Amei retornar ( mesmo sendo esse o primeiro livro da autora ) ao universo de Haerthstopper. Ver alguns já conhecidos e conhecer pessoas novas e incríveis como o Michael. Eu entendo pelo que os hormônios e a depressão da Tori fazem com ela, mas gente, ninguém leva essa garota num psicólogo?????
A desculpa pode ser que a história se passa numa época em que a psicologia e a patologia da depressão não era tão difundidas em pessoas de menos idade ou levada menos a sério, porém, é desculpa já que o Charlie tá indo pro médico por conta do transtorno alimentar. Os pais não enxergam, a escola não fala nada?
Sei lá, vejo traços de ataques de Pânico e depressão porém me incomoda ninguém ver e quando vê não faz nada.
Gostei de quase tudo mesmo assim, o livro é tapinha e a escrita da Alice é maravilhosa.

vihisabelly 04/04/2024

Isso não é uma resenha.
"É engraçado pq é verdade"
O livro é bom dms, tori é uma adolescente típica que encontra Michael (que se odeia, mas não aparenta a maioria das vezes) e é impossível não shippar eles JURO

Foi fácil saber quem era o solitarie e acabou que el* sendo ? #$%!& conseguiu juntar esses dois ?????

Maggi1 03/04/2024

Ok, eu sou outra pessoa depois desse livro
QUE LIVRO INCRÍVEL, eu nunca mais vou ler algo como isso ?

Bianca1465 03/04/2024

Um Ano Solitário
Primeiro livro de Abril concluído! ??

Um Ano Solitário conta a história de Victoria Spring ou só Tori, como gosta de ser chamada. Tori é uma adolescente que odeia quase tudo e todos e é uma pessimista crônica. Em meio ao marasmo dos dias na escola, dois acontecimentos abalam o mundo de Tori: um blog anônimo chamado Solitaire começa a fazer pegadinhas na escola e ela conhece o excêntrico e gentil Michael Holden. Cada ato do Solitaire é estranhamente conectado com algum aspecto da vida de Tori. Ela acha que não é tão importante assim pra que qualquer coisa no mundo seja sobre ela e isso não pode passar de uma mera coincidência, pode?

Finalmente senti a coragem pra ler os outros livros da Alice Oseman. Todo mundo sabe que eu amo demais Heartstopper e como as demais obras dela são baseadas no mesmo universo, acabei me rendendo, apesar desse ser em prosa, e não em HQ.

Ler o livro foi como entrar na mente da Tori. Nem todos os pensamentos dela ficam muito claros, mas dá pra ter uma ideia geral de como ela se sente.
Tori tem uma personalidade complexa e difícil e seu pessimismo faz com que ela tenha um olhar muito negativo sobre si mesma e as pessoas ao redor. E o Michael, mesmo com suas questões, vem para pelo menos tentar fazer com que a vida da Tori não seja sempre tão cinza. Ela luta demais contra certos sentimentos e ações alheias que julga não ser merecedora e se auto sabota muitas vezes.

Como sempre, a Alice trás temas como saúde mental e a importância dos amigos e da família e como isso tudo pode refletir de maneira positiva ou negativa em nossa vida. Ele deixa claro que muitas coisas dependem de nós também e que pode parecer mais fácil se isolar e afastar aqueles que tentam se aproximar, o famoso se proteger pra não sofrer. Mas isso a longo prazo não funciona e a mente vai cobrar seu preço mais cedo ou mais tarde. E que amizade é uma via de mão dupla. Quando somente um lado está correndo e se esforçando, ocasionalmente ele vai se cansar e abandonar a corrida.
Vários personagens queridos e já conhecidos estão presentes, como Nick, Charlie e Oliver, o que trouxe um frescor a mais pra narrativa.

Enfim, um livro com temas densos mas abordados de forma leve.

Giovanna.LethAcia 31/03/2024

É engraçado porque é verdade ??
Eu esperava outra coisa mas eu gostei bastante do livro, amo o jeito frio da Tori, isso deixa ela tão engraçada, a forma como ela se enxerga e enxerga as outras pessoas é muito único e as vezes me identificava com ela.
Gostei que no livro tinha algumas partes mencionando Nick e Charlie que eu amo tanto!
O Michael, divo demais é um evento a parte desse livro, eu gostei muito dele, ele é o que é, fala o que tá pensando, e o jeito dele é o que deixa a Tori tão confusa de ficar se perguntando ?será que existe mesmo gente assim?? Não é um romance (como diz na capa) mas gente, eu senti o tempo todo um amor entre eles crescendo, sabe, aos poucos, a Tori não é de demonstrar mas ficava claro no livro o quanto ela gostava dele. Gostei do final, aquele incêndio caótico na escola, a amiga da Tori dando um lacre enorme no carinha lá. Mesmo esperando mais desse livro é achando que iria encontrar outra coisa (porque os livros da Alice são muito bons) eu acho que vale super a pena a leitura.

Mirian 31/03/2024

They see right through me
Mais uma vez, isso não é uma resenha.

Tori Spring quer morrer. Não a culpo, todos queremos.
Michael Holden se odeia. So as I.
É estranho se ver tanto em dois personagens? Eu acho.
Sentir o que eles sentem de tal modo que dói, cada diálogo que diz exatamente o que você tem vontade de dizer, cada pensamento que parece ter sido um seu anotado.
Sempre tive vontade de ler esse livro, influência do que eu via sobre a Tori e pensava "uau, nós somos parecidas até", mas ler ele e perceber que não só ela mas o Michael também me lembram muito de mim... é diferente, é difícil. A maneira que eles se importam tanto um com o outro mesmo sem querer admitir, no começo, dói.
Eu li em uns 3-4 dias e posso afirmar que chorei em todos eles durante a leitura.

Bekz 30/03/2024

Interessante
Tori falando as verdades que praticamente todos os adolescentes passam todos os dias em suas vidas.
Aceitação
Amizade
Futuro.

Um livro bem profundo e cheio de surpresas no final.

Bia 28/03/2024

Tão esquisitinhos mas tão fofos
A tori é uma personagem muito difícil, e ela me irritou algumas vezes mas também me identifiquei em vários momentos. Ela é uma pessoa muito real, com sentimos conflitantes. Além disso, essa trama toda com o solitaire achei uma bobagem, bem sem gracinha e chato; tbm tiveram algumas cenas e diálogos um pouco caricatos. Tirando isso, gostei muito de ver a relação da tori e do michael, e adorei rever o Nick e o Charlie, msm em situações bem complicadas. Confesso q no final dei uma leve choradinha

Beatriz3345 27/03/2024

O livro
Nossa que livro bom todas as amigas que recomendei acharam depressivo até demais mas confia em mim é um livro incríiiivel para ler com o romance que vc vai passar o resto da vida sonhando.

Carolina1345 27/03/2024

Paciência mata
Acho que se eu ler esse livro mil vezes vou amar ele mil vezes mais, é tudo tão intrigante, o solitaire a Tori, tudo tão interessante. Tem umas partes fofas também, o Michael é um amor. Eu amo demais esse livro e tudo desse universo de Heartsttopper.

cellyreads_ 25/03/2024

Sobre ?um ano solitário?
Amo assuntos que pautam o quão ?invisíveis? nos sentimos diante da sociedade, Addie Larue se tornou meu favorito e agr solitaire n foi diferente, ganhou meu coração!! A vdd é que eu me identifiquei com a tori e no fundo todos nós temos um pouco dela.

duddazz 03/04/2024minha estante
MDS!!!! SIMMM