Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Isabele 09/01/2022

Mano um livro muito incrível, conta sobre a vida excluída q a matilda leva em casa, sobre a inteligência dela, eu amei esse livro

ShiiLadeia 09/09/2022

Este foi o livro que me trouxe para o mundo literário.
Sempre vou me lembrar do momento e da professora que me deixou ler um livro "grande" pela primeira vez ... A história super me cativou, as ilustrações que tem no livro combinando com os capítulos!!!
E a adaptação para o cinema que é bem fiel a história do livro !!!
Matilda uma garotinha que gosta de ler independente do que a família fala, é uma inspiração ... Um livro que indico e ficou marcado na minha vida !

ufvitoria 15/05/2022

Leitura bem prazerosa
Ultimamente minha vida literária tem estado um pouco parada, então peguei esse livro na biblioteca, justamente por já ter assistido o filme, e também por ser fácil de ler.
Indico pra quem está de ressaca literária e gosta de infanto juvenil, leitura super leve.

Elfa.Leitora 14/12/2022

Coisa mais linda poder reviver uma das histórias mais queridas da minha infância no meu formato favorito: LIVROS! Como sempre tem suas pequenas diferenças que tornam a história ainda mais especial.

Neidinhap 06/12/2020

Leve e divertido...
Gosto muito do filme Matilda e tinha curiosidade para saber como era o livro..
Achei a história escrita muito boa, li cada capítulo visualizando o filme, por isso senti falta de alguns acontecimentos, mas sem tirar o encanto do livro..
Serviu para matar saudades...

Loh 16/12/2020

INFÂNCIA
Quem assistiu o filme umas 300 vezes na sessão da tarde e mais 300 na Netflix?
Ah, como eu amo. Quando eu li, tinha acabado de ver o filme umas três vezes perto de quando fui ler o livro.
A leitura foi nostálgica, engraçada e gostosa.
As falas decoradas de tanto ver o filme, as vozes dos personagem na cabeça, davam mais vida a leitura.
O livro tem algumas coisinhas que não foram pro filme, mas nada demais.
Indico muito.

Taty Almeida 27/04/2022

Nostalgia pura, como não amar Matilda?
Conhecia a personagem de tanto assistir ao filme durante a minha infância! Sempre fui fã e o livro só manteve essa minha percepção da história. Acompanhamos o desenvolvimento de Matilda desde seu nascimento, nos incomodamos demais com a forma que sua família a trata, sentimos ódio mortal da diretora, e muito amor pela professora! Muitos sentimentos, não tem como não fazer o sucesso que fez! O final do livro é um pouco diferente do filme! Recomendo a leitura com as crianças também!

Sara Marinho 14/10/2023

Eu adoro o filme e o musical e agora também adoro o livro. Uma história mágica e engraçada que me levou de volta a infância.

Nicoly 05/06/2020

Gostei. Muito simples.
Curti mais o filme do que o livro, mas ainda gostei muito dele.

Mabi 05/01/2023

Matilda
Conta a história de uma menina que adora ler e é completo oposto de sua família, que não liga para nada nem ninguém (muito menos para Matilda) só gosta de assistir TV.
Seu pai é um revendedor de carros roubados e a mãe cuida de casa e aposta no bingo.
Um pouco mais velha, os pais terríveis de Matilda a deixam ir a escola, onde Matilda conhece outras crianças e luta contra um diretora muito má.
Matilda é um clássico muito bom eu sinceramente acho que todos deveriam ler e assistir ao filme
A soma de todas as páginas 05/01/2023minha estante
Que perfeição ?

bel 08/04/2024

Um amor pela magia.
Queria começar essa resenha com uma história minha: quando eu tinha uns cinco anos, um parente da minha mãe amava brincar de mágico comigo, ele fazia eu fechar os olhos e quando eu abria a minha bonequinha de pano tinha magicamente sumido (uau!!! que mágico!!! rs). ler matilda, hoje, me relembrou essa brincadeira, porque ao longo da minha leitura fiquei procurando racionalidade no livro, por muitas páginas eu não consegui ler só apreciando a magia, a fantasia, a imaginação, o mundo não real, eu só pensava que devia sim ter uma explicação racional pras mágicas de matilda. "o copo virou sem querer" "o charuto caiu pelo vento".

em que momentos perdemos nossa paixão pela fantasia? quando paramos de apreciar contos de fada, histórias de mágica e coisas do imaginar?

sinto que ler matilda me trouxe a infância de volta, me trouxe de volta o olhar com brilho e fascínio pela magia. mergulhar em uma história infantil, com pequenas crianças, milagres mágicos e um lindo final feliz: isso tudo fez com que eu resgatasse em mim um gostinho tão bom de ser criança, uma sensação tão gostosa como se eu tivesse assistindo o filme de matilda mais uma vez.

fazer essa leitura foi muito especial pra mim, muito mesmo. senti um sentimento tão bom, foi tão legal ver todas as ilustrações, reviver esse amor pela magia, entrar na sala de aula da matilda e viver, como se eu fosse uma das alunas, a tensão em ter uma aula com a senhora taurino.

recomendo fortemente a leitura. é como uma viagem. é lindo entrar no mundo de matilda, em sua inteligência, em seu amor pelos livros, em sua sensibilidade.
Samya 09/04/2024minha estante
que resenha LINDA, matilda é um dos filmes que eu mais assistia quando era pequena, sempre que passava eu parava para ver. Não sabia que era inspirado em um livro!!!! Ela sempre teve um lugar no meu coração gostoso demais ler seu sentimento bel!!! ??

Valéria 04/07/2021

Matilda
Li esse livro com minha sobrinha de nove anos e ela gostou bastante. História leve e divertida com uma personagem inteligente e apaixonada por livros. Aponta sobre a necessidade de respeitar as crianças e mostra que família é composta por pessoas que se amam., independente dos laços de sangue.

pjograce 22/01/2021

Gostinho de infância
Consegui imaginar quase todas as cenas do filme enquanto lia.

Fran Nayara 23/10/2020

Um livro que todos deveriam ler
Matilda é uma menina muito inteligente que aprendeu tudo sozinha, ela amava ler, seus pais não gostavam nada disso, e muito menos se importavam com ela, tudo o que Matilda sabia era porque lia nos livros.
Sua história era para ser muito triste e solitária, mas a narrativa de Rouald Dahl é muito leve e fluída, quando começamos a ler não conseguimos parar de tão maravilhoso que é esse livro.
Matilda me lembra Harry Potter, quando ele era bem criança e morava com seus tios, os Dursley, uma criança especial só esperando para brilhar nesse mundo.
Matilda é maravilhosa, acho que todos deveriam tirar um tempo para ler esse livro, pois há muitos ensinamentos nele ??