Vacas Dawn O'Porter

Resenhas - Vacas

Diana 26/04/2020

Que livro!!!
Pra mim o foco do livro foi: Como nós julgamos as pessoas(principalmente mulheres), sem ao menos conhecer a realidade daquela pessoa que está sendo julgada. A falta de empatia, de não nós colocarmos no lugar do outro.

Gostei bastante do livro, me fez refletir muito, só não vou dar 5 estrelas, pois um personagem morreu, estou sem acreditar até agora. Mas enfim, é um bom livro.

Citações:
"Acho que nunca me sentiria solitária. Porque quando você domina a arte de desfrutar da própria companhia, a felicidade vem."

"Não se esconda, mantenha a cabeça erguida e abra bem os olhos para enxergar um jeito de fazer isso funcionar."
Nai 06/06/2020minha estante
Parece interessante.

Mia Fernandes 12/12/2022minha estante
Estou lendo ele agora.

Diana 12/12/2022minha estante
Boa leitura.

Adrya.Jordanaa 19/01/2023

Vacas
Eu não sei você, mas eu adoro quando um autor consegue aproximar tanto o leitor do livro que parece que você está vivendo aqueles eventos e foi exatamente o que aconteceu aqui. Eu surtei, fiquei chocada, comentei sobre os fatos, me emocionei e vivi realmente essas páginas. A única ressalva que eu tenho pra falar é sobre o final. Particularmente eu achei que a autora quis colocar algo bombástico para dar um destaque na história e acabou por ser desnecessário e até sem sentido. Eu entendi a importância do fato para o desenrolar de todo o enredo, mas não gostei e isso me incomodou um pouco. Mas, foi tão pouco que não conseguiu estragar em nada a experiência do livro

Ana 04/05/2020

O livro é ótimo, te faz parar e refletir a todo momento.

A autora aborda o julgamento que as pessoas fazem uma das outras; o estado emocional e psicológico das mulheres que precisam retirar os seios e ovarios, por conta do câncer, pela personagem Stella.
Encontramos também a estória de Tara, uma mulher que vê sua vida dar uma reviravolta em um momento de relapso de sua parte, onde um vídeo de seus atos acaba caindo na internet, e tendo uma repercussão estrondosa.
E ainda Cam, uma blogueira que trata de assustos variados e principalmente voltados para o feminismo.

Joyce 26/10/2022

Demorei ler, mas foi devido ao trabalho e não a qualidade do livro...
Gostei muito, cada personagem chama a atenção de seu jeito e a forma como suas vidas se entrelaçam no final é expendida!
A única coisa que me incomodou um pouco foram as palavras trocadas em meio as frases.

Juliana.Mafra 15/01/2021

Mulheres
Somos assim loucas, excêntricas. Mas sobre tudo queremos ser nós mesmas. Não versões de outras mulheres. Cada mulher tem o direito de escolher o caminho que quer seguir.
E não ser julgado ou rotulada.

Annalisa 06/08/2023

Vacas

"Tire o fato de ser mulher da equação, siga em frente e conquiste. Você tem o poder de moldar o seu próprio destino, você temo poder de ditar como as pessoas te tratam. Você tem o poder de não ser diminuída, rebaixada ou intimidada. Como Ghandi dizia: "Seja a mudança que você quer ver no mundo."
Tudo o que acontece com você está sob seu controle, porque você controla sua reação."

Tara é mãe solteira por opção, equilibrando a vida entre cuidar da filha, trabalhar e tentar sobreviver a este mundo caótico. Tara ama o que faz no trabalho, porém odeia a forma como seus colegas e seu chefe a tratam: como um pedaço de carne. Atitude extremamente machistas, misóginas, beirando o assédio moral e psicológico. Tara só continua justamente por ter responsabilidades com sua filha. Além disso, Tara ainda tenta encontrar um momento para ela mesma e um futuro relacionamento amoroso, pulando de encontro para encontro, busca alguém que a entenda e que a ama por quem ela é. E justamente após um desses encontros, que por acaso foi um dos melhores que ele já teve, ela se deixa levar pela emoção, sentimentos e paixão e é filmada no trem fazendo algo que não deveria ser feito em público. E é aqui sua vidinha vira de cabeça para baixo e tudo realmente desanda. Exposta na interna, com milhões de visualizações, Tara simplesmente se vê em um beco sem saída, sem saber o que fazer, falar ou como conseguir seguir em frente. Atacada por tudo e por todos, Tara acaba virando o maior assunto em todos os lugares por onde ela passa. Todos julgado ela por ser mulher, por ser solteira, por ter uma filha, por não ter um vida perfeita.

Temos também Cam, uma das maiores blogueiras do país, expondo sua vida e opiniões para quem quiser ler. Defende sus convicções, apoias suas causas e não tem medo de dizer a todos o que precisa ser dito, enfrenta com garras e unhas qualquer coisa que venha a ser desafiante em sua vida, pooooorém, tudo dentro da internet. Escondida atrás de uma tela e de palavras digitas Cam pode ser quem ela quiser, menos ela mesma. Com dificuldades de socialização e interação com as pessoas reais, Cam se esconde atrás de sua personalidade na internet, porém, sozinha em sua cama, pouca interação tem com a vida real. Tem problemas de convivência com sua mãe e suas irmãs, elas se amam, porém não conseguem chegar em uma acordo sobre as preferências de Cam: não casar, não ter filhos, não ter um relacionamento sério com ninguém. Como se ela não fosse nada, sem uma família e filhos.

E temos então Stella, para mim, a mais perdida de todas. Perdeu a mãe e a irmã gêmea para o câncer e também assombrada pela estatística de 85% dela mesma também ter essa doença. Stella apenas sobrevive dia após dia, não sabendo encarar suas perdas, seus medos. Precisa aceitar a cirurgia para tirar o ovário e as mamas e ter assim uma chance de escapar dessa estatística da doença, porém sonha em constituir uma família, em ter filhos, uma marido. E ela precisa definir qual caminho seguir. E essa angústia vai aos poucos consumindo ela, e suas ideias e seus pensamentos, e levando ela a tomar atitudes drásticas e surtadas em sua vida.

Temos aqui três mulheres consideradas fora do "padrão" para sociedades, mulheres que são mães solteiras, mulheres que não querem ter filhos, mulheres que querem ter, mas não podem. Mulheres casadas, solteiras, em relacionamento, elas representam todas e nenhuma mulher. Mostrando que cada uma de nós pode ter nossas escolhas, vontades e desejos e que não precisamos seguir o rebanho para sermos validada pela sociedade. Podemos sim, escolher ser mães sem um pai, mas podemos escolher não sermos mães e tá tudo bem também. Vivemos em um mundo tão confuso e julgador que fica difícil saber o que é considerado certo ou errado, mas na verdade, na verdade, não existe certo ou errado. Cabe a cada um de nós fazer aquilo que consideramos melhor para nós. E o resto que se exploda.

O livro vai margeando essas três histórias, comuns e não comuns, e como elas aos poucos vão se interligando e constituindo uma rede infinita de pessoas e apoios, e de como nós mulheres, precisamos lidar de cabeça erguida com qualquer coisa ou qualquer um. Precisamos seguir e conquistar o que quisermos.

"Existem vários tipos de mulheres, e todo esforço é necessário para que elas não sejam vistas apenas como novilhas e vacas. Mulheres não precisam se encaixar em estereótipos. Vacas não precisam seguir o rebanho."

Luanna.Maba 01/07/2022

Queria esquecer para ler de novo.
Não sei nem como começar. É um livro muito necessário e ao mesmo tempo doloroso.
Ele conta a vida de 3 mulheres totalmente diferentes, Tara, Cam e Stella. Todas tem seus problemas e coisa para enfrentar no dia a dia. Até que um escândalo acontece e sem querer liga todas elas, sendo por algo bom e outros nem tanto. Tara é uma mãe de 42 anos, ela não contou para o pai da sua filha que ela estava grávida, ele nem imagina e ela faz o papel de mãe solo muito bem. Cam é uma mulher adulta muito bem decidida e feliz com a sua vida sozinha. Ela não quer ter filhos, não quer se envolver e esta muito feliz com seu trabalho no site que ela é muito reconhecida. Stella é uma mulher que passou por várias perdas e claramente não soube lidar com tudo isso.
Esse livro é incrível, cada capítulo nos faz uma surpresa diferente. tomando rumos que eu sinceramente não esperava.
Tive um problema com Stella, pode ser errado mas peguei uma raiva dela. Suas atitudes são malucas e isso me deixava irritada. kkk
Ele trata de assuntos delicados de uma forma extremamente necessária. É escrito tão bem que conseguimos passar por eles entrado de cabeça mas sem pesar tanto. Mas com certeza sem esquecer.
Mas é isso, eu não sei expressar o que senti lendo ele. Entrou para os meus favoritos com toda certeza.

Patty.Maionese 17/04/2021

Leitura necessária!
Por que seguir o rebanho?
- Tara é mãe solteira e divide o tempo entre a filha pequena e o trabalho em uma produtora de TV onde tem que lidar com o machismo casual diariamente.
- Stella vive assombrada pelo fantasma de uma doença devastadora.
- Cam é uma blogueira famosa, mora bem e pode se dar ao luxo de escolher o homem que quiser, mas isso não quer dizer que ela está livre da pressão da família para se adequar aos moldes conservadores. As três estão tentando viver da melhor forma possível, embora a sociedade tente forçá-las a se encaixar nas expectativas dos outros ? seja como mães, profissionais, amigas ou irmãs. Quando um acontecimento extraordinário as une de forma irreversível, a catástrofe de uma mulher se torna a inspiração da outra.

Uma leitura dolorosa, real (impossível uma mulher que não se veja em alguma das situações contadas nesse livro) e necessária.

Um assunto importante como o feminismo de um jeito real, sem exageros e na dose certa de ser abordado. Essa leitura é necessária para quem acha que o feminismo não precisa existir, para quem acha que machismo não existe, para quem prefere não opinar sobre esses assuntos mas vive julgando o jeito de viver de cada mulher que cruza seu caminho.

Indico esse livro para mulheres e homens pois por meio desta leitura é possível ver e sentir como o machismo é real e nos rodeia desde SEMPRE ?.

As emoções que senti ao ler esse livro são inúmeras e difícil de escolher qual devo citar aqui, só digo que demorei meses para ler esse livro amei cada palavra lida, confesso que chorei em um acontecimento que eu não esperava, ri e me desesperei sobre o acontecimento que uniu as personagens e julguei ?? mas me permitir conhecer mais para não pensar da personagem de um jeito errado (mesmo achando que ela precisa de ajuda), enfim esse livro virou meu FAVORITO DO ANO (os próximos livros que lutem rsrs...).

#SUPERINDICO
#DicadaMaionese
#FavoritodoAno
Gisele.Faria 03/07/2021minha estante
Também é o meu favorito.

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 16/11/2017

Nós, mulheres, somos vacas?
“Nem toda mulher quer ser princesa” é o subtítulo deste livro, o que já pode provocar um estranhamento por ser antecedido pelo título “Vacas” e leva a concluir que as mulheres não são iguais, enquanto umas querem ser princesas, outras querem ser vacas, mas acho essa dualização um tanto quanto problemática, por mais que apoie nossa liberdade sexual.
O livro vai nos fazer conhecer três mulheres de diferentes idades e a narrativa vai ser intercalada entre as três, variando entre primeira e terceira pessoa. Elas não se conhecem inicialmente, mas no decorrer da narrativa haverá pontos de contato entre a vida delas.

Tara é uma mulher de 42 anos, mãe solteira e trabalha produzindo documentários sobre abusos e assédio sexual para a TV. Em seu trabalho, tem que lidar diariamente com seu chefe e colegas homens que sempre duvidam de sua capacidade e a julgam por mulher e mãe solteira, o que faz com que precise reafirmar constatemente sua capacidade, mesmo sendo tão boa (e às vezes melhor) em seu trabalho, quanto eles.
Stella tem 29 anos e é assistente pessoal de um fotógrafo famoso. É muito competente como profissional, mas passa por problemas na vida pessoal por ter perdido a mãe e a irmã gêmea para o câncer e viver com a possibilidade de desenvolver a mesma doença e não poder gerar filhos.
Cam é uma blogueira muito famosa, de 36 anos, declaradamente feminista, que se posiciona contra padrões impostos pela sociedade em relação às mulheres, como não querer ter filhos ou não querer ser casada e tem que lidar com uma mãe e irmãs que não a compreendem e vivem tentando mudá-la.

Acho que não tem uma personagem principal, uma que se destaque mais que a outra, visto que as três são protagonistas de suas próprias vidas, mas certamente haverá aquela que despertará mais simpatia em quem lê. No meu caso, a que mais gostei foi a Tara, seguida da Cam ( mas com ressalvas), e a Stella não teve nada que me fizesse gostar dela. Explico.

Em um determinado ponto da narrativa, quando Cam está conversando com o pai, e ele faz constatações acerca de como as mulheres brigam entre si, ela diz a seguinte frase “Te amo, pai. (...) Você é meu ícone feminista” (p.117). Isso está errado em tantos níveis! Um homem não pode ser considerado um ícone feminista por um motivo óbvio: é um homem!
Em outro momento, em um texto para seu blog falando sobre as mulheres que são mães e as que não são, ela diz: “Qualquer um que chame uma mãe de ‘idiota desocupada’ é uma vaca sem coração. E ponto final” (p.200). Particularmente, acho problemático usar a palavra "vaca" como xingamento, porque historicamente, é uma palavra que é usada para ofender mulheres e fazer com que sintam vergonha de seu corpo e sexualidade. Por conta disso, o título me incomoda um pouco também. Eu não me identifico com ele, nem com o subtítulo. Não quero ser uma “vaca” e nem uma princesa. Aliás, não quero ser rotulada. Sou feminista, mas acho que isso não é um rótulo, é uma necessidade porque o machismo é real e nos mata diariamente.

Quanto a Stella, ela é extremamente negativista, se coloca para baixo e se diminui em todas as situações possíveis. Ela é louca, de verdade. Arma planos mirabolantes para conseguir alcançar seus objetivos, sem se importar com as pessoas envolvidas nesses planos, ou melhor, usa as pessoas para conseguir o que quer. Chega a ser assustador as coisas que ela faz.

Em alguns momentos, há uma tentativa de fazer suspense, mas não funciona. Isso não faz com que o leitor se sinta instigado a continuar a leitura para descobrir o que foi deixado em suspenso, pelo contrário, a todo momento o leitor pode se incomodar com a revisão que deixou muito a desejar. Erros como falta de letras, falta de palavras que seriam importantes para o entendimento de uma frase, e não foi uma ou duas vezes, foi praticamente o livro todo. Não sei o que aconteceu nesse caso, mas normalmente os livros da Harper Collins costumam apresentar uma boa revisão.

Além da discussão sobre aborto, sobre as mulheres terem o direito de não quererem ser mães ou casarem, sexualidade feminina, um assunto que vai ser muito instigado na narrativa é a questão da exposição sexual na internet, no caso, sem o consentimento da vítima. No livro, uma das personagens, sem perceber, foi filmada se masturbando no vagão de um metrô e essa filmagem foi parar na internet. Depois disso, sua vida virou de cabeça para baixo, perdeu o emprego, começou a receber ameaças de estupro via internet, passou a ser julgada e chamada de louca por pessoas que nem a conheciam. Os números de acesso ao vídeo só aumentavam e ninguém parava para pensar em como ela poderia estar se sentindo ou sendo afetada pelos ataques, ninguém parava para pensar que continuar divulgando o vídeo, mandando para os amigos assistirem, só fazia com que as coisas piorassem.

Esse assunto pode provocar uma reflexão pertinente, porque, infelizmente, é muito comum viralizarem vídeos nos quais mulheres são filmadas em um momento pessoal e a reação das pessoas é julgarem e passarem o vídeo adiante, sem parar para refletirem como isso é danoso para a vítima ou refletirem sobre o porquê do assunto sexo ser motivo de vergonha ou ainda tabu em nossa sociedade.

Tem um acontecimento muito importante para determinar as ações futuras das personagens, mas ele é dado sem nenhuma preparação prévia, não que devesse ter uma preparação porque seria um choque de qualquer forma, mas ele é tão repentino que parece mais uma coisa jogada, sem explicação nenhuma e o leitor fica sem saber como uma pessoa, que naturalmente teria esboçado alguma reação, reagiu a isto. Pode parecer confuso, mas juro que quando lerem o livro vocês vão entender. É difícil explicar porque seria um belo de um spoiler.

site: http://www.impressoesdemaria.com.br/2017/11/vacas-dawn-oporter.html#more
Karina 02/02/2018minha estante
Maria,
Eu concordo com tudo o que você diz sobre o livro. A edição está uma bosta.... vários erros nas frases . Um absurdo!!!
A Tara é a personagem que mais gosto , mas fiquei absurdamente possessa em como ela lida como essa história toda do vídeo.. por ela ser uma profissional do ramo se deixar levar por aquela entrevista e como em nenhum momento ela não acionou nenhum advogado pra lidar com isso?! Eu não engoli ....
Cam tbm tenho ressalvas sobre ela rsrss e Stella é lunática e negativa (ficava com preguiça de ler as partes dela rsrs )

Ju 02/07/2022

Com toda a certeza, esse é um dos melhores livros que eu já li e não digo isso apenas pela história, mas por todo o contexto e mensagem que ele carrega, apesar de todo o desenrolar da história das 3 protagonistas ser muito bem desenvolvido. Mulheres sempre são mandadas se calar, sempre obrigadas a seguir o padrão, ser iguais umas as outras, e a qualquer diferença ou atitude que tomem, são julgadas e rotuladas, por homens e até mesmo por outras mulheres. As 3 protagonistas desse livro tem histórias completamente diferentes, mas a semelhança entre elas é que todas são mulheres fortes, em busca dos seus direitos, é contra todos aqueles que querem domina-las, seus corpos e mentes.

Marquesca 17/06/2020

Um romance sobre feminismo de mulher para mulher
Essa capa já me deixou intrigada e com muita curiosidade de ler esse livro e o título é tipo uma pisca chamando a minha atenção. Foi uma leitura muito boa, que abordou o feminismo de uma forma que não falamos tanto. Se fala muito sobre a luta pelo feminismo, os direitos das mulheres e tal, mas, aqui vamos falar de um femininos de mulher para mulher, e de como mulheres atacam outras mulheres,julgam, colocam rótulos sem motivo, ou sem querer saber a história daquela pessoa. Esquecemos que por trás de cada pessoa tem dores, alegrias, fracassos, medo e muita história. Um livro divertido, mas com muito carga emocional. Cada página te da sacudida e é impossível ler e não pensar em nossas reações diante de várias passagens do livro e de nossa vida. Vacas fala sobre machismo, mãe solteira, aborto, atitudes por impulso, bullying na internet e rótulos, muitos rótulos.
Leitura e . 17/06/2020minha estante
Oii... Boa tardee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Thaís 26/12/2022

História maravilhosa!
Não é uma leitura fluída, mas a história vale apena!
Fiquei admirada com as três personagens, com a força de cada uma. O final é surpreendente!

Mi 26/08/2022

Favoritei
Nunca tinha visto este livro, o conheci através do @clubeskoob de fevereiro com tema estilo de vida.
Publicado no Brasil em 2017 pela editora @harpercollinsbrasil, conta a estória de três mulheres distintas que seus caminhos se cruzam de alguma forma.

A primeira personagem é a Camila blogueiros conhecida como ?o rosto da mulher sem filhos?, ela escreve textos relacionados ao dia dia e algumas ideologias. Muito criticada por afirmar que não tenho desejo de ser mãe. Conhecida por defender ideias feministas, liberdade de escolhas, viver livre e desprendido de preconceitos e julgamentos.

A segunda personagem é Tara, 42 anos, solteira, mãe da Annie de seis anos, filha única, trabalha num programa de TV. Tem a sua vida revirada de cabeça pra baixo depois que vazou um vídeo dela se masturbando no metrô. O vídeo viraliza comprometendo sua vida profissional e pessoal.

A terceira personagem é Stella, 28 anos, tinha uma irmã gêmea, Alice, que faleceu por conta do câncer e elas já haviam perdido a mãe também pro câncer. Stella sempre viveu a sombra da Alice que era super sociável e desenrolada. Sem mãe, irmã, não conhece o pai e com o término de relacionamento recente, se vê numa situação desesperadora pois ela tem um desejo de ser mãe e precisa fazer isso quanto antes pra depois se submeter as cirurgias.

Quando a história delas se cruzam ?

Tara e Stella acompanhavam os textos da Cam. Quando Cam escreve um texto super compreensível e sem julgamentos sobre a situação da Tara, a mesma se sente que pode contar com alguém e entra em contato com Cam através de e-mail. E logo surge uma linda amizade. Já Stella, embora acompanha os textos de Cam, discorda de muitas coisas e começa a enviar e-mails muito agressivos pra Cam que encaminha um desses e-mails para Tara.

Enfim, poderia passar uns dias falando sobre este livro, mas, para resumir: são três mulheres com vidas e objetivos diferentes e que lutam para viver em uma sociedade insatisfeita com tudo, totalmente preconceituosa e julgadora.

Me vi representada em alguns trechos.
Favoritei
??????????

Dani Pontes 31/03/2021

Queria mais
O livro acabou e eu queria mais... queria seguir sabendo da vida dessas mulheres fortes, q não querem ser princesas!!
O livro conta a história de 3 mulheres, com histórias de vida bem diferentes e discute feminismo, sororidade, decisões de vida, erros e acertos... me deixou agoniada, tensa, em choque, chorando e rindo com elas!! Amei!!