Para onde vão os suicidas

Para onde vão os suicidas Felipe Saraiça

Resenhas - Para Onde Vão Os Suicidas?

Caulo 09/09/2021

Para onde eu vou depois daqui
Já fazia 1 ano que eu queria ler esse livro, e eu tive a oportunidade de fazer isso hoje. Li o livro em menos de 4 horas, e me emocionei e amei a cada linha.

Eu amo livros que falam sobre suicídio, que contam a verdade sobre tal ação e que refletem pensamentos de muitas pessoas que nunca vao estar aqui para contar o que pensavam quando tomaram essa decisão.

Eu não esperava o final, eu poderia dizer, eu ainda estou em meio a lágrimas nesse momento ao ler as últimas palavras escritas, e entender a imensidão da responsabilidade que todos temos.

Como os sinais são claro, e não vemos porque estamos tão presos no nosso próprio mundo que não nos importante com a máscara da felicidade velada que todos possuem.

E deixe me dizer, caso ainda não ficou claro, esse livro contem gatilhos sobre suicídio, depressão e bullying. Mas também me fez perceber o que quero ser da minha vida, e o que quero fazer.

É certo que resolvi começar a ler esse livro num momento péssimo da minha vida, e também é certo que decidir mudar isso. Decidi que a partir de hoje, me importarei mais com aquilo embaixo das máscaras do que aquilo que as pessoas usam.

Eu amei do começo ao fim, e me fez refletir sobre que tipo de pessoa quero ser. Me encantei com a história da Angelina, só espero que não romantizem sua escolha, porque ainda para mim não foi uma muito boa, mas espero ajudar as pessoas como Angelina fez, a única diferença é que quero cuidar de mim também.
Melissa Meira 09/09/2021minha estante
Parece uma ótima leitura, fiquei curiosa! Desejo muito sucesso nas suas mudanças!

Rafaela 22/11/2021

Peço perdão ao autor, mas que livro ruim...
Não é um livro para mim, obviamente o público destinado é muito mais jovem.

O livro é mal editado, mal elaborado, irresponsável e besta.
Infelizmente minhas expectativas foram correspondidas. Na verdade, eu esperava pouco, mas não imaginei que fosse tão ruim...
Acho que quando você se prontifica a falar sobre um tema tão pesado quanto suicídio o mínimo que se deve é procurar algum especialista na área de saúde mental, mas apesar disso não achei que o livro seja tão problemático nesse aspecto, não indicaria para alguém de forma alguma, mas se eu fosse capaz, impediria pessoas que não estão muito bem psicologicamente de lerem porque existem coisas que podem ser mal interpretadas.
Eu não acho que vale a pena me aprofundar em um enredo que se resume a frases de efeito para agradar adolescente e romantização da tristeza, outra coisa que me tirou do sério foi o tanto de erros ortográficos, a repetição da maldita frase "em plenos pulmões", a confusão nos pronomes, enfim, muito mal editado, ainda bem que comprei a versão Kindle e foi barato, eu ficaria extremamente frustrada se tivesse um livro físico desse jeito.
Vichkk 22/11/2021minha estante
Amei sua resenha KSKKAKAKSA

Bia 22/11/2021minha estante
obrigada por essa resenha! São palavras que acabei não colocando na minha, mas que também senti. Gostaria que o livro tivesse tido uma leitura sensível, coisa que claramente não teve. Eu como uma pessoa que teve depressão digo com maior certeza que não me vi representada ali.

Maiara.hend 19/02/2022minha estante
Tô mal, acabei de comprar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Júlia Morales 19/10/2020

Precisamos falar sobre suicídio
Este é um daqueles livros que quebram tabus. Uma ótima construção na história, um final que eu não esperava e uma mensagem necessária!
Nós precisamos falar mais sobre o suicídio. "Faça com que o assunto se torne comum, pois o ato já é".
Livro fluído de ler com uma escrita fácil.

Library Mcgrath 01/02/2023

cinco estrelinhas
Um nacional com proposta muito boa e que cumpre o que promete. "Para onde vão os suicidas" me surpreendeu, não achava que fosse me emocionar, mas estava enganada. Apesar de muitas coisas serem previsíveis, o final não foi exatamente o que eu estava esperando ? não de forma ruim ? e me emocionou bastante.

SaraBorges 02/07/2023

Emocionante
Achei um bom livro. Fácil de ler, bonito e com um tema bem sensível, que emociona bastante.
Não é muito o meu estilo, mas consegui apreciar a jornada da Angelina.
Só não dei uma nota maior pq senti que os desafios precisavam ser mais profundos, talvez com muito mais diálogos e debates, pro assunto ser explorado o máximo possível com discussões relevantes.
O fim me deixou com a sensação de que pessoas com tendências suicid@s talvez sintam que é a solução, mesmo o autor tomando todos os cuidados possíveis e, inclusive, deixando uma mensagem depois que a história acaba. Enfim, pode ser apenas a minha impressão, mas é preciso alertar sobre esse final.

Lele 17/10/2021

Tão incrível
Muito emocionante, delicado mas ao mesmo tempo objetivo e forte.
Esse livro é simplesmente incrível!!
Ps: possui alguns gatilhos como transfobia, suicídio (obv), luto, alcoolismo e fumo.
Com certeza um livro marcante que futuramente quero reler para tirar outras lições.
(Livro curto e li em menos de 4h)
??Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar?
- Vincent Van Gogh
?É incrível como precisamos da morte para pensar no que deixamos de falar e o que poderíamos ter feito em vida
?A verdade é que vivemos tão presos aos nossos cotidianos e interesses que acabamos ignorando o que se passa debaixo de nosso nariz

Lembre-se, seja sempre gentil, nunca se sabe como suas ações podem interferir na vida do outro.
Qual quer sintoma de depressão, não tenha vergonha, busque ajuda!!!!??????????
????+?4/5 pq queria que fosse maior

Bellu Baxtur 01/12/2021

Tenho mais nem lágrimas pra chorar
Aí gente, esse livro acabou comigo. É só isso que consigo digitar, as 3 da manhã, enquanto choro. Esse livro me tocou de um jeito... apenas lágrimas meus amigos, apenas lágrimas?

Aline ig @escape.abacharel 03/08/2020

Esse é um livro que fala sobre um assunto delicado e importante, muitas vezes um tabu: o suicídio. Porém, como o assunto pode ser um gatilho para algumas pessoas, talvez não seja recomendável a leitura para todos. Mas já aviso, que apesar do tema do livro, a leitura não é pesada, é um livro tratado de uma maneira leve e delicada. O livro conta a história de Angelina, uma suicida. Ela nasceu em uma gélida noite de dezembro, porém, desde o seu nascimento, vida e morte já estavam lado a lado. Sua mãe havia morrido, enquanto Angelina era trazida à luz deste mundo.

Angelina herdou os olhos verdes de sua mãe. Talvez por isso ou talvez por outro motivo, seu pai não se mostrava tão presente em sua vida como Angelina precisava. No último dia planejado para o suicídio, Angelina tenta demonstrar um carinho especial à sua família: ao seu pai, à sua madrasta e à sua irmãzinha, na esperança de ainda mudar de ideia. Ela deixa uma carta para todos, mas decide cometer o suicídio.

Depois de tomar vários medicamentos, Angelina acorda entre o mundo e o submundo. Ela encontra Ixtab, a deusa maia do suicídio. Ixtab propõe então um desafio para Angelina: se ela impedir que outras pessoas cometam suicídio, Ixtab dará à Angelina a opção entre a vida ou a morte, ou seja, Angelina poderá escolher para onde deseja ir. Caso contrário, Angelina ficará com o corpo em coma e sua família com a esperança de que algum dia ela acorde.

Para Angelina conseguir alcançar sua missão, apenas as pessoas suicidas serão capazes de enxergá-la. Angelina agora é como se fosse um fantasma e deve concluir a missão proposta por Ixtab.

Valeu a pena a leitura! Um livro que gostei muito e que me prendeu. É muito tocante a escrita de Felipe Saraiça e pretendo ler mais obras do autor!
Felipe Saraiça 07/09/2020minha estante
Oi, Aline. Fico muito feliz que tenha gostado da história e por ter tirado alguns minutos para dizer o que achou. Isso ajuda bastante. Caso queira conhecer outros livros meus, eu também sou autor de Palavras de rua, Descolorindo Eloáh e do ebook O amor é um plágio.

ofkarnstein 16/01/2023

Todos estamos em lutas
Esse é um livro que mostra pra gente aquela frase "não sabemos que tipo de luta o próximo está passando" com exemplos variados.

São lutas e dores que podem ser relacionaveis e que busca mostrar pra gente que existe um depois. Uma possibilidade, mesmo que não seja fácil de ver ou entender.

Beatriz 17/07/2021

Depressão é uma assunto importante para se conversar porém..
Eu como uma pessoa que tem depressão e que durante alguns episódios depressivos tive que lidar com pensamentos suicidas, achei esse livro bem ruim para tratar sobre esse assunto, a intenção foi boa mas ao meu ver o autor provavelmente nunca conversou com uma pessoa depressiva ou um profissional, ele trata a depressão como apenas uma tristeza que pode ser resolvida com apenas uma conversar, se fosse assim, nem precisaria passar por um processo de terapia e uso de medicação, algo que é ignorado durante todo o livro, cadê o psicólogo? O psiquiatra? Em momento algum o autor faz essa recomendação ao leitor, e quando tem um psicólogo, a passagem dele é rápida e praticamente imperceptível. Enfim, é um livro que romântica o suicídio e que trata a depressão de forma equivocada, o que pode ser prejudicial tanto para quem não sabe como é uma, tanto para quem sofre com uma.

whoscarol 26/05/2020

Para onde vão os suicidas?
No começo do livro eu já estava envolvida, a leitura flui rapidamente, apesar do tema, o livro em si é até que leve e gostoso do ler, no entanto, mais para o final do livro eu senti como se a história se arrastasse, talvez intencionalmente, pois o autor evidência o cansaço da personagem após a longa jornada em busca da paz. No geral, o livro é maravilhoso.
Felipe Saraiça 07/09/2020minha estante
Muito obrigado pelos comentários sobre a história, whoscarol. Fico imensamente feliz de saber o que achou. Caso queira conhecer outros livros meus, eu também sou autor de Palavras de rua, Descolorindo Eloáh e do ebook O amor é um plágio.

Bells 19/02/2021

Para onde vão os suicidas?
Bom, li a obra inteira me perguntando como uma pessoa que pensa em suicídio se sentiria lendo esse livro. Eu tive a sensação de que muitas coisas voltadas para o tema foram romantizadas, e que faltou responsabilidade na hora de desenvolver o assunto em um livro nesse formato. Entretanto, dá para perceber que o autor tinha boas intenções na hora de escrever a obra, mas ainda assim, me fez questionar o impacto que ela poderia ter em alguém.

Por se tratar de uma obra que fala sobre o suicídio dentro de um universo fantástico/sobrenatural, pode ser que algumas passagens sirva de gatilho.

O que achei do livro? Bom, nele temos a nossa protagonista, cuja mãe morreu durante o seu parto, e isso foi levando a outras coisas em suas relações interpessoais, na sua visão de mundo, até que ela tenta suicídio e vai para um plano entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Lá, a deusa do suicídio dá a ela a missão de tentar impedir outras pessoas de cometer suicídio e que só após ela concluir sua missão vai ser decidido o seu destino (mundo dos vivos ou dos mortos).

Achei os casos muito corriqueiro, ou seja, não temos o aprofundamento em relação a nenhum dos motivos dos personagens quererem tentar o suicídio, nos é colocado como se fosse algo especifico, mas quem conhece a literatura sobre o assunto, sabe que geralmente existem diversos fatores envolvendo o suicídio. Outra coisa, é que apesar da personagem poder ser vista apenas apenas pela pessoa que ia tentar suicídio, que ela tinha sido enviada para conhecer e tentar impedir, ela podia tocar nas coisas, atravessar parece, e outras pessoas eram capazes de ouvir os barulhos que ela causava. Assim, fiquei me perguntando, quando ela encontrava os objetos pelos quais as pessoas iriam tentar suicídio, porque não removeu esses objetos do ambiente?

Outra coisa, é o final do livro. Não vou falar o que acontece, mas fiquei meio assim ???. No sentido, que parecia muito que estava sendo romantizado o suicídio naquele momento, dando uma a protagonista aquilo que ela desejava, mas que não teria encontrado de outra forma, mas talvez seja doideira da minha cabeça kkkk

Enfim, é uma leitura que pode ser interessante, ao meu ver, para aqueles que não tem pensamentos ou atitudes suicidas, caso contrário, acho que o livro pode servi como gatilho para isso, mas eu apenas acho isso. Outra coisa, é que acho que o livro deveria ter um alerta de gatilho na capa, pela temática que trabalha. Para mim, foi uma leitura leve, mas acho que ela pode servi de gatilho para pessoas mais sensíveis quanto a essa temática.

Bruna | @bru.noslivros 07/06/2021

Chorei horrores!
Encontrei alguém falando sobre esse livro no twitter e o que primeiramente mais me chamou a atenção foi a capa e então, fui procurar a sinopse para ver se me interessava.

Quando comecei a leitura não estava esperando que esse livro fosse me fazer refletir tanto sobre a vida. É uma leitura bem rápida, já que o livro e os capítulos são bem curtos, o que deixa a leitura bem dinâmica também.

É um livro muito bem escrito, eu consegui me conectar com a Angelina e com todos os outro personagens que ela ajuda, o enredo é incrível e bem intenso. Chorei praticamente do ínicio ao fim, me desidratei... foi uma experiência muito intensa para mim.

Recomendo muito esse livro!
isa 07/06/2021minha estante
ai que tudo!!

Amanda 13/12/2021

Vida mata. Ela cria o cotidiano, os problemas, as intrigas.
Antes de pensar para onde vão os suicidas deveríamos pensar em como era a vida de pessoas, o quanto ela sofria a ponto de não querer mais estar aqui. Reconhecendo os motivos talvez podemos impedi-los.