HEX

HEX Thomas Olde Heuvelt

Resenhas - HEX

Cami 09/11/2023

?Um mal gerava outro mal maior..?
Começei esse livro depois de ver uma resenha no tiktok. Fiquei intrigada e cheia de expectativas.. e não me decepcionei. QUE LIVRO SENSACIONAL.

Uma das coisas que mais me surpreendeu é a forma como ele nos provoca.. nos faz sentir, refletir e vivenciar a história.. confesso que fiquei confusa em alguns momentos (especialmente no começo, pois não consegui me ambientar bem), mas acho que isso foi proposital.. senti raiva, revolta, surpresa, tristeza, medo, preocupação, empatia e um incômodo que só cresceu a cada capítulo.

Considero a história perturbadora, com atmosfera sombria, ambientação fantástica e muito bem contada, mas não quero me alongar pq é realmente difícil falar sobre esse livro sem dar spoiler. Tem tantas coisas que eu gostaria de comentar..

Só posso dizer que gostei demais e estou completamente impactada com tudo que aconteceu, especialmente a sequência final. Eu não conseguia acreditar no que estava lendo e a última cena é um verdadeiro soco no estômago.

Everton101 16/10/2023

O livro explora os temas da paranoia, isolamento e o impacto da tecnologia na sociedade moderna. Os habitantes de Black Spring vivem sob a constante vigilância de autoridades locais, que utilizam dispositivos eletrônicos para rastrear a bruxa e impedir que ela saia da cidade. A história mescla elementos sobrenaturais com uma exploração da natureza humana e como as pessoas lidam com o desconhecido.

A narrativa é envolvente e perturbadora, mantendo os leitores à beira de seus assentos à medida que os eventos se desenrolam. "Hex" é um livro que mexe com os instintos mais profundos de medo e curiosidade, oferecendo uma visão única do horror sobrenatural e seu impacto psicológico sobre os personagens.

Mario.Gean 15/10/2023

Uma bruxa, uma cidade, uma maldição...
E se você morasse em uma cidade que fosse amaldiçoada e assombrada por uma bruxa, cujo seus olhos e boca estão costurados?

Todos convivem com ela.
Todos morrem de medo dela.

Ninguém de fora da cidade pode saber sobre ela, ninguém da cidade pode ir embora.

Todos estão condenados a viver com ela, ou
morrer.

naedellaparma 30/09/2023

Não julgue um livro pela capa (literalmente)
Eu li Hex num inverno, a junção do clima e do livro tornaram a experiência uma das melhores que tive com livros de terror.

A edição é porca comparada ao conteúdo. A capa não entrega nada do que poderia entregar. Não instiga. Penso nesse livro sendo editado novamente por outras editoras. É uma pena, porque é um livro fantástico.

A história é sobre uma cidade, amaldiçoada num tempo antigo por conta da morte de uma bruxa. Essa bruxa, com boca costurada, aparece até os dias atuais em lugares aleatórios da cidade, aterrorizando os moradores. A presença dela é a própria presença do medo, da maldição e crueldade das pessoas para com a bruxa.

Um dos maiores pontos é a escrita do autor, nunca li um livro de terror que soasse tão poético, não num nível metafórico, mas realmente que tem uma escrita que te encanta. Não é terror pelo terror.

Essa história brinca com nossos sentidos, nos coloca numa posição de empatia com a bruxa, cria em nossa cabeça a discussão: é realmente a bruxa que está causando tudo isso ou são os próprios homens perdidos em seus medos?

Mas de uma coisa eu tenho certeza, não tire os pontos da boca da bruxa.

Nana Kopsch 19/09/2023

Topzeira, muito envolvente e você consegue se imaginar dentro da história, como se pudesse olhar pro lado e ver a bruxa

Gabs 18/09/2023

Uau
Um livro maravilhoso, um pouco enrolado, mas não consegui parar de ler. Entendi como uma crítica social, sobre os "juizes" da nossa sociedade, com um senso de justiça extremamente turvo e desconexo. Também notei uma crítica imensa com relação à tecnologia e privacidade, que hoje em dia, não temos mais. Chorei bastante nos últimos capítulos, pois vi ali uma infeliz realidade, de que por mais que evoluímos na tecnologia, nos direitos humanos, etc, a balança do ser humano sempre vai pesar para o lado primitivo, de autopreservação, fazendo o mal com a desculpa de ser a única saída ou a opção mais justa. O final me pegou completamente desprevenida, eu imaginei vários prováveis finais, mas o verdadeiro me fez ficar boquiaberta e num estalo me fez entender toda a trama relacionada a fantasia, no caso, o que aconteceu com a bruxa, o que fez ela ficar daquele jeito.

Enfim, vale a pena ler.

Metalfj 25/08/2023

Cidade amaldiçoada
Até que ponto uma brincadeira pode chegar?

O que era pra ser uma brincadeira (se é que podemos chamar assim) se torna o mais caótico pandemônio na pequena cidade em que uma bruxa reside.
Seus moradores convivem até que pacificamente - apesar do medo - com tal criatura. Para que isso ocorra algumas regras são colocadas e seguidas a risca devido ao decreto de emergência, o que juntamente com as ações da bruxa colaboraram para que a cidade se torne mais amaldiçoada e reclusa do que o esperado.

No entanto, algumas crianças e alguns adultos começam a quebra-las, alguns por "curiosidade científica", outros por devoção, como num ato de aliança e penitência.
E é ai que tudo começa a dar errado (acredito que isso não seja spoiler, pois é um dos poucos "cliches" q?ue observei na obra).

O livro segue uma leitura interessante, no começo é tudo "paz e amor" mas a leitura vai se caninhando até um terror absurdo e caótico que acompanhamos no final e isso a deixa cada vez mais viciante, com desejo de praticamente querer devorar as páginas pra saber o final.

Ah sim... vale lembrar que a Warner está trabalhando para transformar a obra em série de tv (o que me instigou ainda mais).

Quanto a mim... possuo esse livro tanto em edição física quanto em e-book, mas só me animei de ler no kindle (por causa do conforto conforto) e assim, a edição física fica pra coleção - e ela nunca foi aberta...

Alex.Miller 24/08/2023

Que final foi esse!?
Achei o livro bem original, mas um pouco lento no começo. Mas depois que o negócio começa a desandar?vai que vai?

Josy 10/08/2023

"Uma noite a sós consigo mesmas e o que mais temem"
Eis um verdadeiro conto de terror nos tempos modernos. Hex narra a história de uma cidade pacata nos EUA, que há quase 400 anos é assombrada por uma bruxa: Acusada de bruxaria e condenada à fogueira com requintes de crueldade, Katherine desenvolveu um ódio ferrenho e jurou se vingar da cidade, e mesmo depois de morta, continua aparecendo aleatoriamente na cidade de Black Spring ao longo desses anos, sussurrando perversões e malignidades, causando mortes súbitas quando provocada e impedindo que os moradores deixem a cidade assombrando-os com pensamentos e ideações suicidas quanto mais tempo e mais longe ficam de Black Spring e da própria Katherine. Com a evolução e chegada da tecnologia, é criado um app onde todos os moradores podem informar onde a bruxa está, para evitar que turistas e forasteiros a vejam, mantendo bem escondido o segredo e proporcionando uma vida quase "normal" aos nem tão pacatos habitantes (exceto pelo fato de que há uma bruxa arrastando correntes, com olhos e boca costurados).

É um livro repleto de dicotomias: inicialmente as situações causadas pela aparição da bruxa, são em tom de comédia de tão absurdas, como se a história ainda não se levasse tão a sério, e a seguir, coisas realmente ruins e perturbadoras começam a acontecer. Ao mesmo tempo em que vemos a coragem, a ternura e resiliência dos protagonistas, também os vemos serem covardes, vis, violentos e capazes de qualquer coisa para se sentirem seguros. E assim como temos a tecnologia, o ar de contemporaneidade, temos uma bruxa medieval, e para além disso, um comportamento medieval e quase bestial dos cidadãos, o subtexto exige atenção a esses detalhes, sempre mostrando os dois lados e deixando claro que não há ninguém totalmente herói e ninguém totalmente vilão.

Nos agradecimentos o autor cita Stephen King, e o livro bebeu sim da fonte do mestre do terror, principalmente na ambientação, lembra um pouco It e também O Cemitério, mas ainda é uma obra bastante original, do meio pro final é simplesmente impossível largar e se tornou facilmente um dos livros de terror mais competentes que já li. Apesar de eu desejar outro final aos protagonistas, o autor foi corajoso e subversivo na finalização que é realmente um clímax perturbador, encaixa perfeitamente na história.

"Um mal gerava outro mal maior e, no fim das contas, tudo podia ser traçado de volta para Black Spring. Black Spring havia provocado tudo isso a si mesma."
Regis 21/08/2023minha estante
Resenha maravilhosa a sua, Josephine! ??????

Josy 22/08/2023minha estante
Obrigada, Regis! Honestamente, comecei a me esforçar pra melhorar minhas resenhas vendo o esmero com que você faz as suas :)

Regis 23/08/2023minha estante
Que fofa! Obrigada, Josy.
Sua resenha está tão perfeita que deu vontade de ler Hex. ?

Ana Luiza 08/08/2023

HEX
No fim, só é preciso uma coisa: estar sozinho diante daquilo que mais se teme ?

Desde que Katherine Van Wyler foi condenada à fogueira pelos habitantes de Black Spring a cidade a guarda como um dos seus.
Eles escondem Katherine do mundo, assim como escondem em seus olhos e bocas costurados, o mal que a acreditam capaz de lançar sobre toda a cidade.
O centro de controle HEX permite que eles saibam em tempo real, tudo o que é preciso para manter sua bruxa ?sob controle?.

Sendo assim, é claro: eles não esperam pelo horror que os aguarda.
_______________________________________

O encontro do horror clássico representado na figura de uma bruxa coexiste junto às tecnologias do mundo moderno em uma história com um potencial desperdiçado.

Toda a ideia de uma cidade controlando e convivendo com sua própria maldição enquanto faz uso de aplicativos e câmeras pode causar um grande impacto, principalmente quando soma-se ao clima provinciano de uma cidade que jamais saiu dos tempos sombrios, não só pela maldição que guarda, mas por seus próprios habitantes.
Contudo, aqui, o clichê ?humanidade x sobrenatural? e o grande questionamento quanto à quem deve-se atribuir o verdadeiro ?mal?, acaba por fazer desta, apenas mais uma história.

As 300 e muitas páginas deste livro carregam bons momentos e aqui, cita-se: uma velha história de caça no estilo medieval e o simbolismo da inquisição, o caos criado pelo medo, a descoberta e as tentativas frustradas de expurgar o mal, ideais de liberdade e diversos outros.

É triste dizer que tudo isso acabe se tornando apenas um suspiro ao final, seguido da sensação de uma famigerada expressão: ?então, é isso??.

No fim das contas, um livro irregular, cheio de bons momentos e de outros tantos mal aproveitados?
ThayAvalon 31/08/2023minha estante
Eu terminei o livro agora , e confesso que fiquei um pouco confusa, então todos os moradores de Black spring morreram ? E Steve costurou os próprios olhos e ficou no lugar da bruxa ? Tipo acho que o autor nos revelou fazendo o mesmo que levou a Katherine a fazer nela mesma com uns dos personagens pra gente ter uma noção mais ampliada da história mais profunda, mas mesmo assim ... e o que acontece com ela depois ? Eu fiquei confusa kk

Cristiane.Saba 05/08/2023

O primeiro livro que realmente me deixou com medo
Como todos os livros da Darkside, Hex não custa barato. Ainda mais por ser um dos esgotados... Dito isto, se vc gosta de livros de terror e se achar um exemplar de Hex à venda, não hesite: compre na hora porque por caro que pareça vai valer cada centavo! E você tbm não vai querer revender pq em algum tempo vai querer ler de novo...
Hex é um conto de terror moderno no melhor sentido. As modernidades encaixadas na história só servem para deixá-la ainda mais aterrorizante porque seu celular vibra na mesinha e vc tem um pequeno infarto achando que é um aviso no app de que a bruxa tá atrás de vc ao lado da sua cama kkkkk
E a bruxa nem é o pior dos seus problemas... A maldade humana vive nas almas encarnadas e isso é previsível mas a vontade de ter um monstro pra culpar é sempre maior do que a autocrítica.
O gostinho que fica na boca de algo nórdico, frio e sombrio, mesmo o autor tendo ambientado a história na América é brilhante porque faz com que ela se torne universal através dessa confusão, dessa desorientação cultural e geográfica, mesmo que você não esteja na clausura das barras invisíveis que te prenderiam àquela pequena cidade tão perto de NY, tão perto do mundo inteiro, mas tão longe da realidade que te coloca cruelmente e totalmente dentro dela. Você não tem como fechar os olhos, não tem como não ver...
O livro é genial, um dos melhores livros de terror que li na vida. Só leiam.

Vivihbu 23/07/2023

Quem era o real vilão?
Como um bom livro de terror, Hex me deixou extremamente ansiosa o tempo inteiro e com um medinho irracional de que, a qualquer momento, Katherine aparecesse com seus olhos e boca costurados em meu quarto (não, isso não é um spoiler).
Durante toda a história eu tinha certeza absoluta que a Bruxa de Black Spring era a vilã! Mas com o passar do tempo essa certeza já não me rondava mais e, sendo sincera, eu terminei o livro sabendo, com toda certeza, que Katherine foi apenas uma vítima da população preconceituosa e espirituosa dessa cidadezinha.
Eu tenho minhas hipóteses sobre o real vilão, Jayden e seu passado violento que o tornou um ser humano odiavel, Griselda e sua fé irracional, incoerente e perigosa, Colton Mathers que em todo momento manipulou o povo de Black Spring e o conselho para conseguir o que queria para, no final, ser apenas mais um covarde e, claro, o próprio povo de Black Spring que não apenas mutilou sua bruxa como trouxe a inquisição e as punições do século 17 para o século 21.
No fim, o que importa é que o livro é frenético e, com certeza, merece estar em todas as estantes do mundo!!