HEX

HEX Thomas Olde Heuvelt

Resenhas - HEX

Bruna.Pustiglione 26/11/2023

O controle é pelo medo
Hex me surpreendeu em muitos sentidos. A linha de terror, e o sobrenatural me atraem. Mas pensei: ah, vai ser mais um livro de cidade pequena, maldição, bruxaria e etc. Engano.
Sim, tem a questão da bruxa, tem a questão do medo (sem levar grandes sustos ao longo da leitura), e a naturalidade com que os personagens lidam com a bruxa como se já estivessem habituados e conformados a viver com sua maldição.
Todos que se aproximam da cidade, que se mudam pra lá, passam a ter pensamentos suicidas, a bruxa sussurra a morte pra quem chega perto demais pra ouvir.
Um ponto forte:
?Isso é o quanto basta para as pessoas mergulharem na insanidade: uma noite consigo mesmas e o que mais temem?.

Bem, Hex tem uma complexidade maior que um
simples terror, nos faz pensar e levanta questionamentos muito importantes sobre quem somos enquanto humanidade.
Arthur988 26/11/2023minha estante
Sua resenha me deu vontade de ler esse

Michelle Garcia 23/11/2023

Diferente de tudo que li até hoje no gênero! Não me lembro de ter lido um livro com a temática de bruxas, e agora estou curioso para conhecer mais. Apesar de achar que vai ser difícil encontrar um livro aos pés dessa história.

A escrita é tão envolvente que você parece ser uma moradora da cidade, e é tão bem construída que não consegui prever nada no livro. Os personagens também são incríveis, incluindo a bruxa.

Um livro que, se fosse adaptado para uma série pelo Mike Flanagan, seria ótimo!"

Lucs 21/11/2023

Apavorantemente bom!
Não espere uma leitura sobre uma bruxa nos moldes tradicionais em Hex. Se leu a sinopse já sabe que Katherine van Wyler é uma bruxa do séc. XVII que vaga até os dias de hoje com os olhos e a boca costurada para impedir que lance (mais) maldições.
Por isso o foco da história acaba sendo a paranoia dos cidadãos em lidar com essa entidade sobrenatural. Tudo vai muito bem até que adolescentes resolvem agitar um pouco as coisas. Aquele tipo de atitude que apesar de pequena vai criando um efeito dominó e quando você se dá conta o inferno está instalado e te faz perguntar, quem é mesmo o vilão aqui?

Mergulhei de cabeça nessa estória, adorei tudo, ambientação, personagens, o terror psicológico que descamba para o gore.
Fiquei tão absorto que pela primeira vez sonhei com o que estava lendo. Sonhei com a Katherine van Wyler e os cidadãos do livro!

No posfácio descubro que o autor, que é holandês, havia escrito esse livro originalmente para o país dele, e que resolveu reescrever e melhorar para um lançamento internacional. E aliás o livro vai virar uma série. Eu duvido que coloquem tudo.

A propósito essa deve ser uma das piores capas que já vi! Não relaciona nada com a estória, não motiva, não diz nada. Vi versões bem melhores na internet.
Vania.Cristina 22/11/2023minha estante
Fiquei curiosa...

Lucs 22/11/2023minha estante
Vânia, é difícil recomendar pois não conheço bem seu gosto literário, mas esse eu curti bastante. Aqui está com nota 4.0 e há aqueles que não curtiram.

Vania.Cristina 22/11/2023minha estante
Eu leio um pouco de tudo, Lucs. Tenho um lado adolescente em mim que adora histórias de terror. Prefiro o terror psicológico, mas se o gore faz sentido, não vejo problema. Uma hora, quando der, vou ver se consigo pegar esse. Voce realmente me deixou curiosa.

Lucs 22/11/2023minha estante
vou mandar msg no privado

Cami 09/11/2023

?Um mal gerava outro mal maior..?
Começei esse livro depois de ver uma resenha no tiktok. Fiquei intrigada e cheia de expectativas.. e não me decepcionei. QUE LIVRO SENSACIONAL.

Uma das coisas que mais me surpreendeu é a forma como ele nos provoca.. nos faz sentir, refletir e vivenciar a história.. confesso que fiquei confusa em alguns momentos (especialmente no começo, pois não consegui me ambientar bem), mas acho que isso foi proposital.. senti raiva, revolta, surpresa, tristeza, medo, preocupação, empatia e um incômodo que só cresceu a cada capítulo.

Considero a história perturbadora, com atmosfera sombria, ambientação fantástica e muito bem contada, mas não quero me alongar pq é realmente difícil falar sobre esse livro sem dar spoiler. Tem tantas coisas que eu gostaria de comentar..

Só posso dizer que gostei demais e estou completamente impactada com tudo que aconteceu, especialmente a sequência final. Eu não conseguia acreditar no que estava lendo e a última cena é um verdadeiro soco no estômago.

Everton304 16/10/2023

O livro explora os temas da paranoia, isolamento e o impacto da tecnologia na sociedade moderna. Os habitantes de Black Spring vivem sob a constante vigilância de autoridades locais, que utilizam dispositivos eletrônicos para rastrear a bruxa e impedir que ela saia da cidade. A história mescla elementos sobrenaturais com uma exploração da natureza humana e como as pessoas lidam com o desconhecido.

A narrativa é envolvente e perturbadora, mantendo os leitores à beira de seus assentos à medida que os eventos se desenrolam. "Hex" é um livro que mexe com os instintos mais profundos de medo e curiosidade, oferecendo uma visão única do horror sobrenatural e seu impacto psicológico sobre os personagens.

Mario.Gean 15/10/2023

Uma bruxa, uma cidade, uma maldição...
E se você morasse em uma cidade que fosse amaldiçoada e assombrada por uma bruxa, cujo seus olhos e boca estão costurados?

Todos convivem com ela.
Todos morrem de medo dela.

Ninguém de fora da cidade pode saber sobre ela, ninguém da cidade pode ir embora.

Todos estão condenados a viver com ela, ou
morrer.

naedellaparma 30/09/2023

Não julgue um livro pela capa (literalmente)
Eu li Hex num inverno, a junção do clima e do livro tornaram a experiência uma das melhores que tive com livros de terror.

A edição é porca comparada ao conteúdo. A capa não entrega nada do que poderia entregar. Não instiga. Penso nesse livro sendo editado novamente por outras editoras. É uma pena, porque é um livro fantástico.

A história é sobre uma cidade, amaldiçoada num tempo antigo por conta da morte de uma bruxa. Essa bruxa, com boca costurada, aparece até os dias atuais em lugares aleatórios da cidade, aterrorizando os moradores. A presença dela é a própria presença do medo, da maldição e crueldade das pessoas para com a bruxa.

Um dos maiores pontos é a escrita do autor, nunca li um livro de terror que soasse tão poético, não num nível metafórico, mas realmente que tem uma escrita que te encanta. Não é terror pelo terror.

Essa história brinca com nossos sentidos, nos coloca numa posição de empatia com a bruxa, cria em nossa cabeça a discussão: é realmente a bruxa que está causando tudo isso ou são os próprios homens perdidos em seus medos?

Mas de uma coisa eu tenho certeza, não tire os pontos da boca da bruxa.

Nana Kopsch 19/09/2023

Topzeira, muito envolvente e você consegue se imaginar dentro da história, como se pudesse olhar pro lado e ver a bruxa

Gabs 18/09/2023

Uau
Um livro maravilhoso, um pouco enrolado, mas não consegui parar de ler. Entendi como uma crítica social, sobre os "juizes" da nossa sociedade, com um senso de justiça extremamente turvo e desconexo. Também notei uma crítica imensa com relação à tecnologia e privacidade, que hoje em dia, não temos mais. Chorei bastante nos últimos capítulos, pois vi ali uma infeliz realidade, de que por mais que evoluímos na tecnologia, nos direitos humanos, etc, a balança do ser humano sempre vai pesar para o lado primitivo, de autopreservação, fazendo o mal com a desculpa de ser a única saída ou a opção mais justa. O final me pegou completamente desprevenida, eu imaginei vários prováveis finais, mas o verdadeiro me fez ficar boquiaberta e num estalo me fez entender toda a trama relacionada a fantasia, no caso, o que aconteceu com a bruxa, o que fez ela ficar daquele jeito.

Enfim, vale a pena ler.

Metalfj 25/08/2023

Cidade amaldiçoada
Até que ponto uma brincadeira pode chegar?

O que era pra ser uma brincadeira (se é que podemos chamar assim) se torna o mais caótico pandemônio na pequena cidade em que uma bruxa reside.
Seus moradores convivem até que pacificamente - apesar do medo - com tal criatura. Para que isso ocorra algumas regras são colocadas e seguidas a risca devido ao decreto de emergência, o que juntamente com as ações da bruxa colaboraram para que a cidade se torne mais amaldiçoada e reclusa do que o esperado.

No entanto, algumas crianças e alguns adultos começam a quebra-las, alguns por "curiosidade científica", outros por devoção, como num ato de aliança e penitência.
E é ai que tudo começa a dar errado (acredito que isso não seja spoiler, pois é um dos poucos "cliches" q?ue observei na obra).

O livro segue uma leitura interessante, no começo é tudo "paz e amor" mas a leitura vai se caninhando até um terror absurdo e caótico que acompanhamos no final e isso a deixa cada vez mais viciante, com desejo de praticamente querer devorar as páginas pra saber o final.

Ah sim... vale lembrar que a Warner está trabalhando para transformar a obra em série de tv (o que me instigou ainda mais).

Quanto a mim... possuo esse livro tanto em edição física quanto em e-book, mas só me animei de ler no kindle (por causa do conforto conforto) e assim, a edição física fica pra coleção - e ela nunca foi aberta...

Alex.Miller 24/08/2023

Que final foi esse!?
Achei o livro bem original, mas um pouco lento no começo. Mas depois que o negócio começa a desandar?vai que vai?