Fim dos Dias

Fim dos Dias Susan Ee

Resenhas - Fim dos Dias

Fernanda309 03/06/2020

O que achei de... Fim dos dias (+ quotes)
EDIÇÃO: Eu simplesmente amei a decisão acertada da Verus de fazer seus retoques na versão brasileira, sem deixar de lado o design original dos livros. Amo as cores fortes e o esquema monocromático, o fato de ter o título original na capa. O livro é tão confortável quanto os anteriores, e a tradução também é tão boa quanto.
ESCRITA: Susan. Ee. Eu. Te. Venero. Uma escrita extremamente fluida, leve e divertida, mas que sabe agravar o tom quando precisa. Este é o mais longo dos três livros, mas a autora não perde o ritmo dos anteriores: equilíbrio incrível de diálogos inteligentes, observações interessantes e cenas de ação nada monótonas. Susan já está na minha lista de autores que quero ler todos os livros.
ENREDO: Eu sempre me encantei pela originalidade da trilogia de trazer anjos para um enredo de pós-apocalíptico, e a autora me surpreendeu muito ao responder uma pergunta fundamental dentro do enredo de um jeito que eu não esperava, mas que amo e deu muito certo. Sabem enredos circulares, quando começamos no fim e o desenvolvimento na verdade é o caminho pra chegar no início? Pois é. Já vi uma trilogia assim (Encantadas da Sarah Pinborough) e os três primeiros volumes (individualmente) da série The Luxe da Anna Godbersen. Eu AMO isso. E Susan Ee respondeu uma pergunta crucial para o enredo que explica pontos dos anteriores de um jeito fantástico. Fora isso, estamos no ápice do confronto humanos versus anjos, todas as apostas estão altas e as estratégias precisam funcionar pra alguém sobreviver. Amei que a autora abriu mais espaço para a mensagem central da sua história, fiquei verdadeiramente emocionada, porque eu senti a verdade nas suas palavras. Mas, acima de tudo isso, gostei do fato da autora ter usado estrategicamente o final para não deixar pontas soltas, e ainda ter deixado espaços livres para imaginarmos o depois. Sem dúvidas, uma manobra inteligente para evitar furos no enredo.
PERSONAGENS: Obrigada, Ee, por ter criado uma das melhores protagonistas YA que já li, bem como um dos melhores casais. Penryn é uma heroína, sensata, perspicaz, responsável, que faz o que precisa ser feito, e não ter medo de fazer o que é certo. Eu valorizo isso de um jeito que vocês não têm ideia. E ela do lado do Raffe é... sem palavras. Indescritivelmente romântico e engraçado e REAL. Ambos são tão cheios de facetas quanto qualquer humano, profundos e complexos e perfeitos um para o outro. Eu estava muito nervosa para saber o final deles, e me agradou demais o desfecho. Neste terceiro, destaque para o vigias do Raffe, que são simplesmente o grupo de amigos que eu também queria ter. De forma geral, nenhum personagem secundário foi desperdiçado, todos tiveram um papel a desempenhar na trajetória da Penryn, e mesmo o enredo se passando em poucos locais com poucos personagens, tudo valeu a pena.
+: Se todos os livros da trilogia terem sido classificados com a minha nota máxima não mostra minha recomendação para vocês, então não sei mais o que vai fazer. Um enredo ágil, engraçado, complexo, surpreendente, emocionante. Personagens complexos e que viraram referência pra toda a minha vida leitora. Uma trilogia que nos mostra nossa pequenez e fragilidades diante das ameaças e incertezas que nos cercam, porém mostram que nossa importância não é medida na grandiosidade do que construímos, e sim na honestidade dos nossos relacionamentos. E que não importa o que aconteça, humanos sempre serão capazes de seguir em frente e deixar o mundo melhor, um pouco de cada vez.

"Se está preocupado que pervertidos invadam a casa, não vai fazer nenhuma diferença se estou com essa roupa, de jeans ou de moletom. Ou eles são humanos decentes ou não são. O que vão fazer só eles sabem."

"Todos temos de aceitar nossos defeitos uma hora ou outra."

"[...] tentar fazer uma pessoa ficar com a gente quando ela não quer é a receita certa para um coração partido."

"Meu sensei sempre me dizia para confiar nos meus instintos, que minha intuição conhece coisas que a razão desconhece e que ela pode tomar decisões mais depressa."

"As pessoas cometem erros. Às vezes somos motivados pelo medo e por uma completa estupidez. Não somos perfeitos como os anjos. Tudo o que nos resta é confiar uns nos outros e fazer o nosso melhor."

"Ser humano não é questão de se encaixar ou não entre nós. É saber quem você é e o que está disposto a fazer ou não."

"[...] quando a gente se separa das pessoas que ama, não há garantia de que vamos vê-las."

"Estúpido e divertido. Juntos. Rindo. Fazendo parte da raça humana. Sabendo sobre os horrores que aconteceram e vão acontecer, mas escolhendo viver, de qualquer maneira. Talvez haja arte em sermos humanos."

"Somos deixados nos perguntando sobre a vida, o amor e tantas outras coisas são erradas e imperfeitas, mas mesmo assim vitoriosas."

Gabrielle.Martins 17/07/2020

Realmente o caminho da historia é surpreendente não passou pela minha cabeça esse final, nem tudo o que aconteceu. Algumas aventuras da protagonista nos mostrou um lado e aprofundou em uma parte do mundo, algo que eu tinha reclamado no livro anterior, a autora está de parabéns por esse final ele foi um final incrivel fechou essa trilogia con chaves de ouro.

Queria Estar Lendo 06/04/2019

Resenha: Fim dos Dias
Fim dos Dias é o terceiro e último volume da trilogia iniciada em A Queda dos Anjos, da autora Susan Ee. Lançado aqui pela Editora Verus, a história manteve seu ritmo carregado em adrenalina do início ao fim - e que fim foi esse, meus amigos e amigas!

Esta resenha pode conter alguns spoilers dos outros livros da série.

Na trama, Penryn tem um momento de folga depois de todo o caos para recuperar as asas de Raffe e escapar dos muitos anjos e monstros que estão em sua cola. Mas o apocalipse ainda está aí e, a não ser que ela tome uma atitude para tentar impedi-lo, Uriel e seus seguidores continuarão como um grande risco para o que restou da humanidade.

"Os anjos não são feitos para ficar sozinhos, e ele está sozinho há tempo demais."

Uma chance de dar força a Raffe em sua luta contra o irmão angelical aparece através de uma viagem: se sobreviver ao inferno, Penryn pode virar o jogo de poder que está devastando céu e terra.

Comparando com os volumes anteriores, Fim dos Dias foi, sem dúvida, o mais carregado em ação e reviravoltas em todo o seu desenvolvimento. Não tem um instante que a narrativa dê aquela pausa para que os personagens relaxem e se acalmem; as coisas acontecem o tempo todo e eles precisam correr, fugir, lutar, se esconder, se rebelar. Penryn está confrontando o fim dos dias em todo seu significado literal, e ela é uma das únicas ainda resistentes o suficiente para continuar lutando.

Que protagonista maravilhosa essa trilogia me deu, senhoras e senhores. Uma garota resiliente, bem humorada e consciente da maluquice que está vivendo. Uma irmã e uma filha determinada a fazer o melhor por sua família, certa de que a irmã - vivendo seu pesadelo pessoal com as mutações e as cicatrizes que nunca vão desaparecer - e a mãe - louca em um mundo onde o céu caiu sobre a terra - dependem da sua força para continuar lutando.

Penryn é uma garota cheia de carisma e de presença que não mede esforços para proteger aqueles que ama. Sabe que ter esperança é o único jeito de seguir em frente, sabe que sacrifícios são necessários para salvar quem precisa. Não perde a humanidade ou o jeitinho humorado mesmo nas situações mais tenebrosas.

"Mas não somos baratas, nem macacos, nem monstros, não importa o que os anjos pensem de nós. Ainda somos as mesmas pessoas que fomos um dia."

Suas interações com Raffe foram ótimas. Mais uma vez, o meu ship mostrou maturidade e abriu espaço para bons conflitos dentro do desenvolvimento do livro. O arcanjo, com toda sua pose inquebrável, confrontando uma guerra civil entre os seus, e uma humana, sobrevivente teimosa que não se curva aos angelicais e não se deixa abalar pelo próprio medo. A conexão entre os dois é poderosa e mesmo com tudo contra eles, ainda encontram momentos pra viver uns dramas apaixonados divertidos.

Os outros personagens ao redor de Penryn têm seus arcos finalizados de maneira gradual, com destaque especial para Beliel, cuja história de origem explica um pouco o que ele veio a se tornar.

A solução para toda a guerra e o apocalipse foi um pouco apressada, na minha opinião, mas não soou como um defeito da trama. Tudo no livro era feito na correria. As coisas aconteciam e mais coisas aconteciam em seguida e você mal tinha tempo de respirar porque cada nova cena trazia mais adrenalina pro crescimento dos arcos. Tal como os volumes anteriores, Susan focou no "mostrar e não contar" e fez muito bem mantendo esse ritmo.

Para um fechamento, Fim dos Dias dá aquele ponto final satisfatório e ainda um ganchinho de que a luta não acabou exatamente, mas a esperança está com os personagens. A humanidade ainda precisa ser reconstruída. As perdas ainda vão recair sobre a consciência de cada sobrevivente; mas eles estão ali, lutando e resistindo, e é isso que realmente importa.

Fim dos Dias, e a trilogia A Queda dos Anjos, num todo, é o tipo de história perfeito para quem adora apocalipse, personagens cheios de carisma e até mesmo um romance arrepiante. Tem de tudo um pouco para agradar os leitores, e a sensação que deixa é de saudade, porque foi uma ótima história.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/04/resenha-fim-dos-dias.html

A.Maia 02/09/2022

Fim dos Dias #3
Finalizando a trilogia com reviravoltas, uma ida ao inferno e muita ação. Penryn está cada vez mais obstinada a acabar com qualquer coisa que se aproxime e faça mal à sua família; constatando que o conceito de família é muito maior do que ela, sua mãe e sua irmã. A jovem precisa ser ainda mais forte para enfrentar os acontecimentos desse terceiro volume!

A grande batalha enfim acontece, drenando as últimas forças de todos os personagens e mostrando o quanto os humanos se importam com os seus. Além de destacar o quanto o que os anjos acreditam não é toda a verdade ditada por milênios. A história prende e eu li muito rápido. No entanto, o desfecho é corrido e não me parece satisfatório, em minha opinião poderia ter tido mais estrutura.

Por fim, penso que o segundo livro da série teve sua narrativa mais enrolada e sem grandes eventos que prendem o leitor, ao meu ver. Então, poderia ter sido melhor trabalhado para que o final tivesse todas as pontas fechadas com calma.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Nathy 15/01/2021

Eletrizante
Não sei dizer exatamente o que eu esperava para o final da trilogia mas sei que não foi nada do que rolou; mas ainda sim gostei, só ficou aquele sentimento de que poderia ser mais... Mas o livro é impecável, se mantém completamente emocionante e eletrizante do início ao fim. Eu como uma grande apaixonada de livros com temática de anjos sou suspeita pra falar mas esse aqui me impressionou bastante, vou sentir saudade dos personagens!

quel 08/05/2021

E chegamos ao fim? Literalmente?
Fim dos dias é o desfecho perfeito e necessário para uma temática pós apocalíptica como essa. Não há final feliz e nem triste, há um final. É isso.
O terceiro e último livro nos trás mais algumas respostas, não todas, obviamente, mas acredito que esse tenha sido o intuito e na minha opinião, há algumas perguntas que não precisam de uma resposta. Tudo acontece em seu ritmo, desde a guerra iminente ao grande final e o cenário secundário.

Penryn segue sendo a protagonista perfeita pra esse tipo de livro, ela ainda não quer ser uma heroína e precisa ser quando necessário. Raffe mantém sua pinta de arcanjo intocado, mas tem seus deslizes sempre que pode (e agradeço por isso). Paige e sua mãe são peças importantes para a história e cada uma cumpre seu papel, surpreendendo demais. Beliel também nos surpreende.

Enfim, o desfecho é assustador e ao mesmo tempo um alívio, necessário. Susan fez um trabalho excelente com o livro e esse universo doido e angelical. Perfeito.
Gabyz.z 08/05/2021minha estante
Vontade de ler a queda dos anjos. Tem uma vibe apocalíptica?

quel 08/05/2021minha estante
Oie, ele tem sim! Nos três livros

Sara Férrer 22/01/2022

Esse livro veio para me derrubar, e conseguiu
Fui ler pensando que era só uma finalização, e quando fui ver eu estava chorando em cenas aleatórias.
Sério, esse livro é perfeita, o casal, a química, tudo maravilhoso.
PFV LEIAM, SÉRIO.
QUERO CONVERSAR SOBREEEE, AHH

aaronwduarte 24/09/2021

Não acredito que acabou
Como assim acabou essa trilogia? Preciso de mais livros sobre esse mundo!! Eu amei tanto essa trilogia, cadê o hype que ela merece? Já estou com saudades da Penryn, Raffe, Pooky Bear e da pequena Paige.
GENTE QUE LIVRO GENIAL amei muito a escrita da autora principalmente na última cena de guerra GENTE??? parece que ela pensou em tudo real parabéns a autora e espero encontrar outros livros dela pra ler, amei como o livro terminou, o sacrifício que o Raffe fez, chorei demais, ri com a mãe da Penry, os gêmeos entraram pra minha lista de personagens favoritose me identifiquei muito com a Penry

Lilyan Sotnas 01/04/2020

Trilogia finalizada!
Que livro lindo! AAAAAAAAAAAAA
Que série maravilhosa! Amei cada livro dessa trilogia. Adorei conhecer a história da Penryn e do anjo Raffe. A história é muito surpreendente! Eu ficava tentando adivinhar o que vinha na próxima página e nunca conseguia acertar. Foi realmente um achado. Tinha o ebook há tempos na minha biblioteca e não sabia que era tão bom.
Agora tô aqui com uma sensação agridoce de ter acabado. Deixo aqui minha recomendação máxima para leitores de fantasia, romancistas de carterinha e leitores de sci-fi.

Brenda Aline 28/03/2020

O Mundo de Depois
Tenho que dá uma salva de palmas para essa trilogia que me fez OFICIALMENTE sair da ressaca nessa quarentena. E uma outra salva de palmas por ter sido muito bom.

A Susan sabe entreter o leitor, com uma mistura de humor, sarcasmo e muitas cenas bizarras que minha imaginação limitada não deu conta de formar imagens fiéis às descrições. Sempre cheio de cenas de ações, fazia com que eu nunca enjoasse de ler. E o romance não é algo meloso e que atrapalha a causa principal da história. Tudo na medida certa.

Além disso, tenho um "par de motivos" pra achar que a Susan tem uma obsessão pelo número 2.

Milena 26/08/2022

O final foi meio brochante, com uma pegada mais filme com final improvisado, mas esse é um detalhe insignificante perto dessa obra INCRÍVEL.
Cada página te envolve mais que a anterior, vale a pena cada segundo de leitura.

evaajacks 01/02/2022

esperava mais do final
eu gostei bastante do livro, a escrita da autora é muito boa e ela sabe escrever sobre uma luta perfeitamente bem e eu amei isso!!! porém, eu achei que ela apressou tudo demais no final, não achei o final bem desenvolvido, achei que poderia ter mais explicações sobre várias coisas mas tudo bem né tirando isso o livro foi muito bom e eu amei essa trilogia, só gostaria que tivesse outro livro pra desenvolver melhor o que eu acho que faltou nesse final.

Zane 05/04/2021

Gosto do desfecho, da escrita da autora, como ela trabalhou a passagem do tempo e resgatou a antiga legião do Raffe e gosto tanto do final.