Scar Tissue

Scar Tissue Anthony Kiedis...

Resenhas - SCAR TISSUE

jpmondoni 01/02/2019

Picos e mais picos
Como alguém que gosta de RHCP e aprecia as músicas, era difícil imaginar mesmo que a vida destes caras fosse algo diferente de um punhado de loucuras e maluquices desde o primeiro dia. Porém, entendendo as entranhas culturais e sociais de um personagem tão importante para a música no cenário dos anos 80, 90 e 2000, é até um pouco triste e frustrante estar com Kiedis nessa história.
Nunca usei drogas, talvez por pura caretice ou por ter medo desde sempre e não me arrependo disso. Creio que os livros são uma forma de me dar experiências na pele de outras pessoas que eu jamais vivenciarei em minha vida. Biografias são gêneros que dão essa sensação de uma forma assustadora. Já li várias biografias ou histórias envolvendo dependências químicas, como a do Walter Casgrande e Christiane F., sempre ficando intrigado e chocado.
Porém, a de Anthony Kiedis é outra coisa. Ela te transporta para um além de picos e mais picos (na veia e na vida, altos e baixos na carreira e na sua fisiologia). Ele te faz sentir junto, o tesão da heroína entrando em suas veias, o falso poder e indestrutibilidade que a cocaína o dava e a válvula de escape fatal que foi o crack. Ele te deixa triste, por entender que as tentativas de ficar limpo não bastam, que essa dependência te acompanha como um gorila na sua vida toda (cujo peso pode chegar até 400 kg). Ele também de deixa muito curioso e te faz rir com seu descobrimento do seu eu sexual. Entretanto, ele te faz entender os problemas, os perigos e as eternas renúncias.
Musicalmente falando, Kiedis e os Peppers são muito importantes para a história da música, surgindo numa época onde talentos pipocavam e precisavam chamar atenção. Um grupo de adolescentes na Califórnia começa a se apresentar de forma totalmente não ortodoxa, tocando pelados, completamente chapados e fazendo combinações de sons que são violentos, sujos e máquinas de orgasmo para os ouvidos de quem aprecia. Todo leitor desse livro deveria ouvir as demos do primeiro álbum para entender esse tipo de som.
Recomendo essa biografia para quem gosta de viver na pele de outra pessoa coisas que jamais viveria, mesmo que nesta pele hajam muitas cicatrizes.
Renata Lazarini 02/03/2020minha estante
Comentário top!!!

Adriel Alves 06/03/2020minha estante
Muito boa essa resenha, me deixou com mais vontade de ler essa biografia. Sou muito fã da banda, sei que o Anthony já passou por muita coisa nessa vida.

Elane48 04/05/2020minha estante
É o vocalista de minha banda favorita, mas vou me esquivar dessa leitura. Tenho medo de me decepcionar com o AK.

Tamires.Okada 19/05/2020minha estante
Me identifiquei 100% com esse comentário.

jpmondoni 10/06/2020minha estante
Ellaine, eu te aconselharia a ler pois vai te fazer entender a banda. Se é sua banda favorita, entender o que a construiu, na minha opinião, é uma parte fundamental a aprender a aprecia-lá com todas as curvas de sua trajetória.

Elane48 10/06/2020minha estante
O que eu sei, me basta. Acompanho RHCP há anos, fui a quatro shows, já li muito a respeito, tenho quase todos os CDs (sim, eu compro CDs)... Esse livro foi lançado há muito tempo e me lembro. Desde seu lançamento não quis ler. Acompanhando a banda como acompanho, seguindo Anthony e viúva de John - feliz agora com a volta dele - cara, pra que mais? Tenho muito o que ler e estudar. Definitivamente continuo me esquivando desse livro. De qualquer forma, adorei o contato! Bjs!

Leticia Donini 21/01/2021minha estante
Ótima resenha mesmo!
Uma biografia carregada de verdade e transparência - te faz rir, chorar, vibrar, torcer e sentir junto. Eu me apaixonei por Anthony ainda mais depois de ler o livro. Encantador! Capaz de nos deixar mais humildes, respeitar e entender a história do próximo, sem qualquer tipo de julgamento. Pois apesar de toda a loucura envolvida, ele é puro coração, amor e sentimento. Está entre meus livros favoritos, recomento muito ?.

Elane48 24/01/2021minha estante
Que legal!

Felipe.Mello 29/08/2021minha estante
Que resenha boa, meu caro! Já queria ler antes, agora então?
Já pus na minha lista para ler até o fim desse ano!!

Thauany 25/09/2022

Uma vida de altos e baixos
RHCP é a minha banda do coração e entender como aconteceram as fases entre os álbuns e o processo de criação de algumas das minhas músicas favoritas foi uma maravilha.
Queria que o AK tivesse escrito esse livro por agora e então entenderíamos como foi a fase que ele teve um filho e tantas outras mudanças que a banda passou de 2004 pra cá.
De toda forma, é uma história completamente alucinante que mostra no detalhe como as drogas podem destruir a vida de uma pessoa, e como ele mesmo menciona, se a vida dele não tivesse acontecido exatamente como foi ele não teria chegado onde está hoje, PORÉM, nós seres humanos normais tendemos a ter uma visão glamourizada sobre o uso de drogas, quando a realidade é deprimente, suja e completamente angustiante.
Confesso que teve alguns momentos da narrativa que eu fiquei um pouco cética com a veracidade das histórias, principalmente com as que se referiam ao período da infância e a adolescência, além das inúmeras vezes que ele se envolveu em acidentes, bom se tudo for 100% verídico ele realmente é uma pessoa que teve muita proteção divina.
Outro ponto que é ótimo, acontece quando ele reconhece que evoluiu muito no vocal ao longo dos anos e que os períodos de maior sucesso e criatividade vieram em momentos sóbrios.

Luciana 14/08/2021

Ídolo da minha vida
A biografia mais maravilhosa do front man mais f*** do rock, toda sua trajetória de altos e baixos surpreende bastante, a cultura e pessoas que o inseriram nesse mundo não se tornaram alvo de críticas, muito pelo contrário, serviram para toda a carga de experiência necessárias no crescimento de uma grande referência da música.

Léo 03/05/2021

Sir Psycho Sexy
Scar Tissue é uma grande biografia que conta, com vários detalhes, a história de Anthony Kiedis e da banda Red Hot Chili Peppers, obrigatória para qualquer fã.

Como um fã da banda, foi muito bom ter mais conhecimento sobre como o grupo surgiu e como foi sua trajetória durante os anos, com detalhes sobre a composição e gravação das músicas de cada album (até o By The Way) e as histórias durante as turnês. Se o livro tivesse sido lançado 2 anos depois da data de publicação, também estaria o álbum "Stadium Arcadium", um dos meus favoritos da banda.

Os pontos principais do livro, pra mim, são a amizade de Anthony com Flea, a composição, gravação e lançamento dos álbuns "Blood Sugar Sex Magic" e "Californication" que foram muito importantes para banda. Os momentos mais barra pesada, claro, são os relatos sobre a dependência em drogas.

Jess 02/09/2021

Scar Tissue
Me surpreendi, me prendeu do início ao fim. Que loucura de vida, pra estar vivo a explicação é destino, porque não é possível. Que ciclo vicioso.. Sexo, drogas e rock n roll resume bem.

Mau Uchikawa 31/05/2020

Caraca!!!!!
Pra quem imagina que a vida de rockstar é muito louca e cheia de altos e baixos, tá certo.... Relato de uma vida muito louca regada com a santíssima Trindade do rock 'n' Roll.

madalorian 10/08/2021

eu já conhecia algumas partes da vida do anthony, mas essa foi uma ótima leitura. adorei o modo como ele vai narrando as fases da banda e adicionando as músicas que se relacionam com o que ele estava passando naquele momento

Vitor.Hofstetter 05/04/2020

Uma vida surreal
Estou muito feliz por ter lido. O que Anthony vivenciou é inacreditável. O interessante é que esse livro não tem aquele momento mais devagar. CADA parágrafo me entreteve... Para quem é fã de Red Hot como eu, aí fica melhor ainda. Eu passo a apreciar as músicas com mais envolvimento e contexto. A leitura é sem pudor, drogas e sexo a rodo!

Cláudio 06/08/2021

Simplesmente perfeito!
Conta a história da lenda do rock (Anthony Kiedis), mostrando seus diversos problemas com as drogas e relacionamentos frustrados, desavenças entre os integrantes da banda. Leitura muito reflexiva, leve e bem cômica. Recomendo muito!!

Ellen 30/05/2020

Retrato nu e cru do envolvimento de Anthony Kieds com drogas. Apesar dele declarar não se arrepender desse caminho, é triste e chocante o relato de sua dependência.

Bah 30/06/2021

Bom livro do gênero, além de ótimo para conhecer a vida do vocalista de uma das bandas mais influentes da sua geração. Fica a dúvida se os excessos foram colocados para vender a obra ou se a censura limitou outras experiências de Anthony Kieds.

Julia 16/11/2021

"Esta é a minha história, com cicatrizes e tudo"
A história de Anthony Kiedis mostra uma perspetiva não romantizada do clássico "sexo, drogas e rock n' roll" e, como alguém que ama esse tipo de clichê e o RHCP, fiquei facinada com sua autobiografia. Mas, o que mais me tocou, sem dúvida foram o seus relatos sobre sua paixão pela música e a busca por sua sobriedade. Apesar de enfrentar problemas com álcool e drogas desde muito cedo, passar por relacionamentos amorosos e familiares conturbados e ter que lidar com o luto e a perda, Anthony consegue encontrar forças para continuar fazendo o que faz de melhor e se tornar um dos nomes mais comentados no cenário do rock até hoje. Sem dúvidas, Scar tissue é uma leitura obrigatória à todos os amantes do RHCP.

Ps.: a tradução do livro é bem ruim

Thai.LittleFox 26/03/2021

A história do vocalista da banda da minha vida
Há mais de 20 anos que RHCP é minha banda preferida, mas nunca imaginei que o Anthony Kiedis tivesse tido uma vida tão louca, cheia de altos e baixos. Consegui perceber o quão difícil é a dependência de drogas, é uma luta constante, mas fiquei muito feliz por ele estar lutando tantos anos pra se manter limpo. É uma biografia realmente muito interessante, amei saber qual foi a inspiração de várias músicas que sempre amei. É uma história que daria um ótimo filme! Recomendo muito pra quem gosta da banda!

Matheus.Arend 06/09/2020

Drogas, Sexo e Rock N' Roll
Não, o título dessa resenha não está errado. Pois se trata das experiências do autor, das suas recaídas, os seus amores, e por último, de suas composições e convivência com amigos e banda.
Ao ler essa biografia, me senti como se fosse algum fã sortudo, que fica por dentro dos bastidores, onde fico sabendo de cada detalhe, o motivo da composição de certas músicas que se tornariam hits logo em seguida.
É o tipo de livro que é ideal para quem é fã de música e principalmente do quarteto, pois conta não só sobre os Chili Peppers em si, mas sobre a amizade com diversos artistas.
Alguns que nos deixaram cedo demais, e nos faz questionar como seria o mundo se não tivéssemos perdido a genialidade deles.
A história é uma mistura de diversão, informação e reflexão sobre a vida, e que me fez ser mais apaixonado pela obra dessa que sem dúvida é um dos maiores grupos da história!
Mergulhe de cabeça nesse livro e descubra tudo o que há por debaixo das cicatrizes de Anthony Kiedis.