Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

valrys 09/05/2024

Carmilla
Eu demorei um pouco até pegar o ritmo da leitura, mas quando aconteceu eu terminei muito rápido. pela época que foi escrito tinha umas palavras difíceis, mas nada que uma pesquisada no dicionário não resolva. a leitura em si é bem rápida
apesar de o livro citar o romance entre Laura e Carmilla, isso não é muito desenvolvido, mas ainda vemos a relação das duas e principalmente como a Laura se sentia em relação a Carmilla, sua mente entrando em um dilema entre desejo e repulsa, que é muito interessante ler (apesar de ter me irritado um pouco)
outro ponto bem forte do livro é a narração descritiva dos ambientes, a forma como é escrito é incrível de ler e consegui visualizar de forma muito clara todo o ambiente e o sentimento que eles traziam.
porém, algo que não gostei foi o final do livro. eu particularmente fiquei decepcionada e mesmo sabendo o que acontecia, a forma como aconteceu não me agradou, pois esperei algo bem diferente. pareceu muito que o autor só queria terminar o livro e escreveu com pressa.
mas fora isso, é um ótimo livro e eu realmente gostei muito de ler! recomendo

Isabela 08/05/2024

História gay gótica
Carmilla maravilhosa, um conto aconchegante de ler, enquanto vai passando o tempo num estante termina! O outro conto do vampiro já achei meio doido, mas interessante ver como está a mente do rapaz que cada vez mais vai ficando louco, uma pena que acabou daquela forma, seria legal se a irmã do protagonista tivesse virado vampira haha

NINAZEN1K 08/05/2024

As vampiras que se mordam
A narração descritiva do ambiente, estradas e construções cria não apenas uma estética, como uma experiência. Ora, Le Fanu traz a arte com habilidade de evocar cenários físicos, e há quase um filtro de cores terrosas transposto sobre a imaginação do leitor; sente-se uma tensão densa, um erotismo viril misturado ao tormento da melancolia, em cantos e paredes cheias de mistérios - é esta a alma do romance gótico.

As ilustrações pontuais, a capa e os detalhes sombrios são uma espécie de estratagema da editora que movem um charme incomparável ao livro. Desperta-se uma aura maligna aristocrática no texto, repleta de amores proibidos e negados, compatível com o luxo nas mãos do leitor.

E se o conto extra não me agrada e conquista como o corpo geral - não por isso negando sua essencialidade na construção de tudo que veio posteriormente, nem esnobando a excêntrica personalidade de Lord Byron - olhe: o amor tem seus sacrifícios. E não há sacrifício sem sangue.

LAvia.Lino 08/05/2024

Camilla
A partir de hoje Laura e Camila sao minhas lésbica favorita, falando do livro em si demorei muito pra ler porém foi pq tava lendo um capítulo antes de dormi e que experiência boa ler esse livro antes de dormi o mistério é bom, tem frases marcante, e ainda o contexto da história por trás é legal. Recomendo muito, virou meu favorito e não dava nada pra esse livro, porém ele foi tudo(só o final que achei meio depre porém lésbica sempre se fode então já tou acostumada)

Min 08/05/2024

Sinceramente, não gostei, achei que não fazia sentido algumas coisas... baseado na minha opinião, não recomendo.

Xandy 07/05/2024

Resolvi me voltar mais para os clássicos de terror e horror, e Carmilla foi minha primeira experiência. Minha ideia era justamente ler esse antes de ler Drácula e ainda bem que o fiz. Admito que foi bem diferente do que eu esperava, porém, mesmo assim gostei muito. Foi uma boa experiência.

i.maryy 07/05/2024

Sapatonicas
Achei o começo do livro bem parado, não me prendeu muito, mas ao decorrer da história isso mudou. Não achei o plot muito interessante, porém recomendo.

Fernanda3771 07/05/2024

Para quem curte drácula
É um bom livro, eu não diria ótimo. Ele é bom.
Cumpre a proposta, mas poderia ser melhor desenvolvido. O tempo inteiro parece que o autor está com pressa, mas isso não faz o livro ser ruim.
cami s2 07/05/2024minha estante
Também não curti tanto. Estava cheia de expectativas e me frustrei.

Libertzx 06/05/2024

Essa foi a primeira literatura gótica que li (por total influência do Instagram e Twitter) e confesso que esperava muito mais dela (Ouvi coisas tão boas sobre ela que achei que seria uma das minhas melhores leituras do ano) É um livro rápido de ler e com uma escrita bem menos densa do que a maioria dos clássicos. Gostei muito da outra história que acompanha a principal (O Vampiro, por John William Polidori) Eu recomendo se você gosta da temática ou se simplesmente quiser ler um livro rápido e sem muito complexidade em um final de semana.

Layza Farias 06/05/2024

Carmilla, a primeira vampira.
O livro se desenrola facilmente me prendendo a cada frase, mostrando que minha imaginação consegue sim imaginar o irreal.
Se eu pudesse, teria lido de uma vez, pois em todo momento no qual não podia ler imaginava o que aconteceria.
Carmilla começa sendo uma mulher misteriosa e diferente de tantas personagens, termina ainda com seus mistérios. Sua personalidade marcante faz com que os demais personagens se envolvam e a considerem de importância vital para sua vida.
Existe certa semelhança com o livro Drácula, visto que foi inspirado nela.

liamiezx 06/05/2024

Carmilla
Tendo em comparativo outros clássicos góticos, achei esse o mais tranquilo de se ler. É, apesar de existir uma densidade em sua escrita, um livro rápido. É interessante, até cômico, a repulsa e o desejo simultâneos que Laura expressa pela Carmilla. Achei ousado, inclusive, o autor usar o erotismo como ferramenta, mesmo de forma sutil, nesse conto (isso considerando que foi escrito faz muitos anos). O que me incentivou a ler foi o fato de ser focado em duas mulheres, mas tive uma interpretação errada: decididamente não é um romance, se algum desavisado está em busca disso, terá que se contentar com meras migalhas (migalhas mesmo). É uma atmosfera envolta por horror e sensualidade, mas tudo expresso de maneira bem sutil. É um conto repleto de estereótipos e superstições, mas, de modo geral, é uma boa leitura. Confesso que o plot final podia ter sido melhor; o desenvolvimento da personagem Carmilla e sua inserção na história poderiam ter sido melhor desenvolvidos, mas isso não afetou minha opinião sobre o conto de modo geral. Realmente curti.

(Um adendo não relevante: passei raiva com a Laura porque eu ficava indignada com ela, indignada! 🤬 #$%!& , como ela conseguiu negar a Carmilla tantas vezes? COMO? Eu já era da Carmilla nas primeiras páginas, eu deixava essa mulher fazer o que quisesse comigo, cederia logo de primeira e fodase! Sou dela)

Skayâ¡ 05/05/2024

AMO LIVRO GÓTICO
Comecei Carmilla por indicação da minha amg, achei um livro muito bom de ser lido e de fácil compreensão (apesar de alguma palavras difíceis) o livro tem poucas páginas e achei q poderia ter uma continuação contando mas aprofundamente o passado da Carmilla, tirando isso foi ótimo

Jurema Jurássica 05/05/2024

Amei, me senti lendo um romance sáfico gótico e acho extremamente hilário q o autor q escreveu era homofóbico e esse livro era uma tentativa de alertar o povo. Arrasou mona