Santuário dos Ventos

Santuário dos Ventos George R. R. Martin

Resenhas - Santuário dos Ventos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Yuririn 02/08/2022

amei a história, a narrativa é super envolvente (a parte dois me deixou muito ansiosa e a três me fez chorar hahaha), os personagens e seus passados foram bem criados e a Maris é uma protagonista incrível. Ela vai aprendendo com suas vivências, em vez de ficar cometendo os mesmos erros, e tenta melhorar/encarar cada situação diferente abrindo os olhos pra essa realidade q ela ainda não conhecia. Além disso ela é esperta e forte, mas tem suas fraquezas tbm, as quais ela tenta vencer se concentrando no que é realmente importante. Toda a política das ilhas envolvendo os voadores x confinados à terra é bem interessante e gostei bastante do livro ser uma fantasia única que mostra a vida desde criança da protagonista, dividindo tudo em 3 partes, mas ao mesmo tempo a história não parece "pulada". Adorei ler este livro e embora a versão inglês dê mais impacto e faça "mais sentido" em partes da história, a tradução está bem boa e acredito não ter críticas pro livro.

Tonco.books 21/07/2022

Decepcionante
Creio que a palavra que melhor define esse livro seja "raso". Não que seja de todo ruim, mas os personagens, a trama, as conversas, as intrigas e soluções são tudo absurdamente rasas e mal desenvolvidas, é um livro com grande potencial, mas muito mal executado.
Passa página e páginas falando sobre voar e ventos e tal e isso se repete muito, chegando ao ponto de ficar cansativo. Eu levei quase 1 mês pra finalizar essa leitura, a muito custo, pois pensei em abandonar diversas vezes.

A 3 parte fica um pouco melhor pois apresenta uma nova trama, mas nada que faça valer uma melhoria na avaliação, os diálogos continuam parecendo coisa de novela da record, os personagens tbm.

Comsigo facilmente imaginar esse livro como um enredo nível "mutantes" da record.

louleonezi 09/06/2022

A história de uma voadora
Uma fantasia única que é dividida em 3 grandes partes, além de um prólogo e um epílogo. Acho que é bom ter em mente que o livro é mais construído em formato de grandes contos do que uma história corrida.

A escrita é muito boa, descritiva e bastante imersiva, eu estava em uma página e de repente já tinha passado 20 páginas sem eu notar.

A ficção é muito interessante e a história foca no problema da protagonista, exclusivamente. O livro não resolver todos os outros problemas que envolvem essa sociedade, mas da destaque para a protagonista e no que ela tá envolvida.

Foi uma boa experiência de leitura e é um livro que merecia mais pessoas falando sobre!

Marlon.Abel 06/04/2022

Até pelos envolvidos, já se imaginaria uma boa construção de universo, que fale muito bem sobre política e sobre movimentações políticas, sobre o preço das mudanças, sobre responsabilidade para tomar decisões e é didático para falar sobre meritocracia.
Ótima leitura quando se consegue enxergar através da primeira camada dessa história.

Sindu 04/04/2022

Um livro nada demais.
Basicamente, por ser GRRM, você espera algo demais desse livro, o que não acontece. O livro tem começo, meio e fim bem construídos, personagens até cativantes é um enredo bem interessante. Mas não existe nada que surpreende, nada que prende ao livro e faz você ler mais de 15 páginas seguidas. O livro não é ruim , porém como falei no título, nada demais. Se você procura um livro com uma temática nova e algo diferente, no sentido de estória, você não vai encontrar. Porém indico, porque enfim, é Martin, e ele não decepciona, mesmo em um livro regular.

Carol 20/03/2022

Uma verdadeira jornada
Foi uma tortura, mas uma delícia de história ao mesmo tempo. Meu primeiro romance que em se acompanha toda a vida de uma personagem, e não quero ler algo relacionado por um bom tempo. Kkk

Vou lembrar de Maris e de sua força de sempre querer fazer aquilo que achava certo independente das situações com carinho.

Daniela 20/03/2022

Fantasia com elementos únicos
É uma fantasia em volume único e bastante original, com elementos diferentes de tudo o que existe. Temos os voadores, que usam asas de 6 metros para sobrevoar os ares e levar mensagens a todos os cantos. E temos a Maris, que queria muito ter asas e por isso mudou algumas das leis mais antigas para o poder fazer.
É uma história incrível, que poderia ser bem melhor se houvesse uma melhor construção da sociedade. A Maris é egoísta e são todos muito preconceituosos, incluindo ela.

Rianny.Mendes 21/02/2022

Asas para voar
Nunca tinha ouvido ninguém falar desse livro o q é uma pena pois ele é ótimo, amo a dinâmica do livro e do fato de acompanharmos as tres fazes da vida da protagonista, eu chorei sentir raiva e me apaixonei.

Eduardotsw 17/02/2022

Uma obra incrível!
Um livro que te prende com uma história envolvente e simples, sem muitas reviravoltas mirabolantes, mas que te faz criar muito carinho pelos personagens, que você vê crescer e envelhecer, uma leitura surpreendente do tio Martin!

Zorobabel 19/01/2022

Excelente premissa, estruturação frágil, poderia ser muito melhor
Sempre vejo resenhas de pessoas cheias de expectativas disso e daquilo, a única coisa que eu esperava é que fosse uma boa leitura.

Premissa
A premissa do livro é muito interessante, trata-se de um mundo distópico onde os voadores são uma classe socialmente importante e a protagonista é obcecada por ser uma voadora, não pelo status, mas pelo puro prazer de voar. Os mares são cheios de monstros e a navegação é complicada. Tinha tudo para ser excelente!

Algumas resenhas falam da "luta social" da personagem, na verdade não é uma luta social mas um proposito individual de voar a todo custo e isso traz consequências complicadas para a personagem porque ela abre precedente pra diversas pessoas que querem ser voadoras com outros propósitos, fica claro no livro que se a protagonista tivesse acesso livre as asas desde pequena ela jamais moveria uma palha para incluir quem quer que fosse além disso apesar da boa idéia a explicação para a existência daquele mundo e dos voadores é muito sofrível.

Ambientação
a ambientação é interessante mas também recheada de furos, os voadores são importantes porque o roteiro quis assim, mas na prática são como carteiros de luxo, praticamente tudo que um voador faz um pombo poderia fazer ou um pica pau, não há nada de especial neles, nem taticamente, nem militarmente, nem economicamente, nem em nada, tudo parece se resumir a status é como se o governo colocasse carteiros em balões para entregar cartas. É muito estranho também que esse povo nunca em momento nenhum pense em formas de destruir os monstros marinhos e se conformem com o mundo do jeito que é. Os locais parecem genéricos e o livro não deixa muito claro se os territórios são suspensos de fato ou se são ilhas ao nível do mar com rochedos de onde as pessoas voam

Desenvolvimento e protagonista
Tem uma coisa nos desenvolvimentos do livro que me incomoda bastante, são três arcos de história cada um cobrindo uma fase da vida da protagonista e mesmo assim temos a sensação de que não conhecemos a protagonista, não há bom desenvolvimento dela, nem muito menos dos personagens ao redor, o livro repete o tempo todo e todo tempo o quanto ela gosta de voar, mas nunca sabemos suas emoções, motivações, nenhum relacionamento é bem desenvolvido, nem amoroso, nem com o irmão, nem com o pai adotivo, nem com a academia de voo, nem com os alunos, nem com ninguém, parece que a única coisa que importa é o quanto ela gosta de voar e essas descrições dos voos são muitíssimo maçantes repetitivas e não trazem nada pra história, parece que nunca está acontecendo nada e tudo se resume a voar tomando ventos ascendentes e descendentes. Por exemplo há um momento onde ela voa com outros dois personagens mais jovens para uma competição e são páginas e mais páginas de absolutamente nada, nenhuma surpresa, nenhum perigo, nada. Outro ponto é que os arcos tem formato de "encontro ruim" há uma preparação lenta, longa, monótona e maçante para algum evento, você cria uma expectativa e o clímax é resolvido de forma rápida, sem emoção, sem profundidade. Este livro não vai te arrancar um sorriso, nem uma lagrima nem nenhuma outra emoção. Falta aquele toque de harry potter que faz a gente se sentir ao lado dos protagonistas, vivendo as mesmas emoções. Não há capítulos o que atrapalha um pouco pois a como eu falei é como se a cada 100 páginas 80 fosse dividido em voar e não acontecer nada, 10 de algum evento e 10 da protagonista falando de novo o quanto gosta de voar. Talvez capítulos fizessem bem para que acontecesse algo na trama de forma um pouco menos morosa.

Em resumo o livro não se trata de alguém querendo tornar um sistema melhor mas de alguém que vai se perdendo nas consequencias do seu desejo de possuir algo a qualquer custo até agora não entendo como conseguiram escrever 3 arcos de 3 fases diferentes da vida dela sem dar nenhuma profundidade a personagem. Se você gosta de descrições interminaveis de vôo é o livro pra você. Eu gostaria muito de ver essa premissa ser bem aproveitada com melhor desenvolvimento de personagens e uma explicação melhor para o fato deles existiem
Lore 20/01/2022minha estante
Resenha excelente ??, pena que o livro não tenha sido uma boa experiência

Maah 13/01/2022

Um livro sobre sonhos
O livro conta a história da vida de Maris, uma menina que lutou com tudo que tinha para viver o seu sonho, ela não aceitou em nenhuma fase da vida o que impunham sobre ela como correto. Ela mudou o mundo, fez história, queria voar e voou, ficou conhecida por todo o santuário dos ventos como a heroína que era.

Murilo.Justino 04/12/2021

Gostei dessa leitura, embora a forma do texto dessa obra, sem capítulos, embora dividida em três partes, me incomodou. Entre um terço da história e a metade a leitura ficou um pouco arrastada, mas depois peguei ânimo com a história.
É um livro muito bom, trazendo muitos aspectos da "justiça social", herança familiar, e toda uma sociedade excludente.
A protagonista passa por três momentos decisivos em sua vida, um momento para cada parte do livro, e conseguimos ver todo um arco de vida, com seus altos e baixos.
Recomendo a leitura. Fiquei feliz por ter perseverado em meu incômodo com a forma da obra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6