Cidade dos Sonhos

Cidade dos Sonhos Fabiane Ribeiro

Resenhas - Cidade dos Sonhos

Juu_lis 02/03/2023

Apaixonada nesse livro
Tenho esse livro há anos então n lembro muitoooooo da história inteira, mas é tão lindo e especial em vez de serem os pais que adotam são as crianças, foi este livro que me fez entrar no mundo da leitura e sou muito grata, pretendo ler de novo mais pra frente pra ver se agora (tenho 18, li esse livro com 13) mudei de opinião sobre algo ou tem alguma coisa que não percebi (o que é bastante provável que sim pq sou muito desatenta as vezes)

Jardyane 11/01/2023

Incrível
A Fabiana Ribeiro merece muito conhecimento.Esse foi um dos primeiros livros que eu li dela e simplesmente foi uma leitura incrível, gostosa de ler, a leitura é fácil ,você compreende leitura, se flua muito rápido ,e quanto mais você ler, mais você quer saber o final dessa história, é completamente viciante. Ela é uma escritora maravilhosa merece muito conhecimento pelos seus trabalhos . E a crítica social que ela traz nesse livro é impressionante, ela Traz essa crítica com uma fácil compreensão, porém dá uma dor no coração por saber que isso acontece no mundo real, Com certeza eu lerei mais livros dessa escritora.

Joyce_ 08/01/2023

Cidade dos sonhos
Comecei o ano com um livro que superou todas as minhas expectativas, esperava que tudo fosse perfeito e belo já que se trata de fato de uma cidade dos sonhos, porém a história toma outro rumo, trazendo várias lições.
A cidade dos sonhos apresenta papéis invertidos no quesito adoção, ao invés dos pais adotarem seus filhos, são os filhos que adotam os seus pais, os pais que passam da época de serem adotados são chamados de órfãos eternos e são vítimas de um grande preconceito, nesta cidade há o grupo pró adoção, e outro grupo constituído pelos rebeldes que é contra.
A maioria das crianças não sobem mais a colina para escolherem os seus pais, apenas os encomendam baseados em aparência e talentos. Toby, é uma das raras crianças que ainda optam subir as colinas, ir até os orfanatos e escolher os seus pais baseado nos sentimentos do seu coração, mas mesmo sendo a decisão mais correta isso traz vários problemas, ele ama os seus pais profundamente, e os seus pais o amam, porém a sua mãe não aceita o seu pai por ele ter vindo do orfanato dos rebeldes, além de ter que lidar com essa questão, tem o fato da sua estar doente e do grupo dos rebeldes está ganhando cada vez mais força, para lidar com toda essa situação ela cria um plano muito arriscado, colocando a sua vida e a vida de seus amigos em risco.

A soma de todas as páginas 04/01/2023

Falar sobre os livros da autora é falar de amor.
Me apaixonei pela escrita dela desde o primeiro livro lido, que arrebatou meu coração e minha alma a cada leitura e com essa não é diferente.
Se você ainda não leu esse livro e pretende ler, quando for iniciar escolha uma cor. Pois ela é que irá colorir toda a narrativa dessa bela história.
História essa que é narrada de uma forma magnifica.
Vamos conhecer a cidade dos sonhos?

Essa cidade foi criada a partir dos sonhos coletivos de crianças órfãs e são elas quem controlam tudo o que acontece nesse local. A cidade é linda... E guardada por tucanos falantes... Lá encontramos lojas de tudo que é jeito, e tudo que as crianças querem comprar é pago com bananadas, essa é a moeda de troca entre eles. Lá vamos encontrar uma máquina que você coloca bananadas, deita em um colo artificial e ouve histórias da vovó (chorei aqui). E o mais incrível de tudo é que lá são as crianças que adotam seus pais. São elas que tem o poder de escolher quem será sua família. Esses pais vivem em uma colina, em um orfanato. Somente quando os tucanos vêm a cidade é que as crianças sabem que uma delas está preparada para adotar seus pais. Tem pais que nunca são adotados! Ah, e esses pais não são um casal como na terra, são pessoas aleatórias que irão viver como casal e constituir essa família.
A narrativa dessa bela trama é contada através do que Toby viveu por lá. E não pense que tudo é maravilhoso, pois os sonhos também tem seu lado ruim. E vamos conhecer uma parcela desse lado.

"Sou uma narradora de sonhos, contadora de histórias, desenhista de palavras, uma tradutora da alma, verdadeira poetisa e pintora de memórias, claro, assim como você."

Uma leitura leve, fluida e que nos arrebata o coração

site: https://www.instagram.com/p/CFYiAUeDo30/

Jhennye 26/12/2022

Achei fofinho e interessante como a autora inverteu os papéis na sociedade trazendo para o leitor a exata sensação de como é se estar em um orfanato a espera de uma adoção que pode nunca acontecer. Não tenho muito a dizer sobre esse livro, apenas que é uma boa leitura pra se sair da ressaca literária.

Bia 26/12/2022

A história mais fofa que já li
A história conta sobre uma cidade onde quem cria as leis são as crianças e juro, de início pensei que nada naquela linda cidade poderia dar errado. Porém vi que pode sim e é da mesma maneira aos problemas na nossa sociedade real surgem.

O livro é muito gostoso de ler e recomendo pra quem está na ressaca há meses (como eu)

Nih ^-^ 20/12/2022

Simplesmente perfeito
Bom, já faz um bom tempo em que li este livro mas me lembro até hoje, foi uma leitura simplesmente fantástica, que me fez pensar e repensar sobre diversos temas em que ele aborda, acho que ele está nos meus top livros preferido kkkkkk. Recomendo muito esse livro e espero que quem leia, sinta essa grande energia e o mesmo quentinho no coração como eu senti????

Patyys2 17/12/2022

Críticas e reflexões
O livro traz críticas ao sistema adotivo, a falsa felicidade que todos expressão e a necessidade da busca pelos padrões impostos pela sociedade.
A história é se passa em uma cidade dos sonhos, onde o sol brilha todos os dias, todos são felizes e quem comanda a cidade são as crianças. Ao invés de dinheiro temos outra moeda de troca, as bananadas, que são doces de banana, parecido com bananinha, que podem ser usados para comprar ingresso para o cinema, pagar contas, escutar histórias (como se a mãe estivesse lendo para a criança dormir), receber carinho e muitos outros. Porém assim como o mundo real, na cidade dos sonhos as crianças também querem uma família e os lares adotivos de pais tornam isso possível. Quando a criança atinge a idade certa os tucanos (pássaros sábios que aconselham as crianças e verificam se estão prontas para adotar os pais) levam a criança até as colinas onde ficam os lares adotivos para escolherem e adotarem os seus pais. Caso um adulto não fosse adotado e passasse da idade se tornaria um órfão eterno e trabalharia no orfanato, se os rebeldes não os levasse. Toby é o protagonista, uma criança especial que mora na beira da praia e a sua vida toda sonhou com a adoção dos seus pais e ao contrário dos demais não tinha pré requisitos, apenas queria pais que o amassem e fossem felizes. Chegou o momento de Toby adotar seus pais e ele ficou muito feliz com sua decisão, um pai perfeito e uma mãe que ele tinha certeza q o amaria com todo o seu coração apesar de ter passado tanto tempo no lar adotivo. Será que a relação dos pais de Toby será boa? E os rebeldes? Como a história de Toby irá terminar.
Demorei um pouco para ler devido a ressaca literária, mas amei o livro e todas as críticas e reflexões q ele traz, recomendo muito a leitura.

Rebeca 27/11/2022

Sobre deixar a luz do sol entrar no coração
Uma experiência leve e fluida de leitura.

Realmente, é um livro que surpreende! Começando com uma narrativa simples, a autora aborda vários temas intensos e importantes, como inversão de valores na sociedade contemporânea, exaltação e supervalorização da aparência, a escassez de empatia e altruísmo, preconceitos com o que é diferente e vários temas que nos trazem reflexão.

A maneira como a história se desenvolve me remete à uma narrativa de distopia porém básica, já que a autora traz a realidade de um órfão vivênciada pelos adultos: dessa vez, as crianças quem devem escolher quais pais vão adotar. E sim, os adultos quem vivem em orfanatos. E a sociedade é criada/desenvolvida pelas crianças. Talvez escrito assim para que a instigação nos temas sejam mais impactantes ou causem certa curiosidade. Remete à narrativa distópica de O Planeta dos Macacos.

Um ponto importante que o livro retrata e que me emocionou muito: a importância de deixar a luz do sol entrar no coração. Ou seja, amar sem medo, sem pretensão, sem amarras. Só amar. Levemente. Fluidamente. Sem preconceitos. Sem aparências. Amar a nós. Amar ao próximo. Só o amor, nas suas mais diversas formas, é capaz de tirar as penumbras da alma.

Books_da_evelyn 12/11/2022

Muito leve e fofo
Eu Não estava esperando nada quanco comecei a leitura, mas rapidamente ela me envolveu, entregando tudo e mais um pouco. A autora aborda inúmeros temas importantes de forma leve que nos faz refletir de uma forma leve, também. Eu achei tudo muito fofo ao mesmo tempo que amei conhecer a cidade dos sonhos, eu queria poder pagar as minhas dívidas com bananadas. Eu imaginei o prefeito como o bebê do poderoso chefinho ou do incríveis bahaha

Grazielly 15/10/2022

Para todas as idades.
Mesmo parecendo um título totalmente infantil, ele nos trás questionamentos e valores para qualquer idade. É lindo.

Bianca 21/09/2022

" Enfim, deixe a luz do Sol entrar "
"Cidade dos Sonhos" é um livro com uma história muito boa e reflexiva. Ela traz várias reflexões interessantes sobre a vida, o amor e até sobre questões que vivemos hoje em dia em nossa sociedade. Porém, não achei a história bem desenvolvida. Várias coisas nela ficaram com um buraco grande e não deu pra entender direito a história de personagens importantes e mudanças que movem a história. Isso prejudicou bastante minha experiência, mas o livro não deixou de me fazer refletir.