Cidade dos Sonhos

Cidade dos Sonhos Fabiane Ribeiro

Resenhas - Cidade dos Sonhos

Daniel Fonseca 11/02/2022

Uma cidade diferente, mas nem tanto
Eu sinceramente não sei o que falar sobre esse livro, ao mesmo tempo em que você lê sobre um lugar onde as coisas não condizem com a realidade (por se tratar de uma cidade dos sonhos), você percebe que em muito se parece com o nosso mundo.

De uma maneira espetacular a autora descreve citações e te coloca sob pontos que te fazem refletir e pensar que isso não acontece apenas ali na cidade governada por crianças. Tudo de um jeito tão velado e ao mesmo tempo tão escancarado que, ao fim, você termina o livro com uma percepção totalmente diferente, claro que não sobre tudo, mas por pelo menos um ponto de vista tenho certeza que sim, certeza que eu vou pensar diferente depois de tudo que li nesse livro.

Kakau 06/02/2022

Um substantivo que representa com perfeita exatidão este livro é:fofura.
Eu li este livro em 2018,e lembro que não havia me conectado nem um pouco com a história;ouso dizer que somente passei os olhos pelas páginas,mas não absorvi de fato a mensagem transmitida por trás do enredo.Resolvi pegar o livro anos mais tarde porque,por algum motivo,uma súbita vontade de reler alguma obra me preencheu por completo.E,de última hora,Cidade dos Sonhos foi o livro escolhido.
Começo adorando a releitura logo nas primeiras páginas,as quais introduzem a história com um trecho extraído da obra Livro do Desassossego,de Fernando Pessoa?um dos meus escritores favoritos.Mas,falando da premissa propriamente dita:em Cidade dos Sonhos,temos a deliciosa oportunidade de visitar,com o apoio das descrições da narradora?que descobrimos quem é nas últimas páginas?,uma cidade criada a partir dos sonhos e desejos de todas as crianças do mundo.Quais crianças?As órfãs.Nesse lugar,onde o sol fortalece e purifica a vida dos cidadãos,os orfanatos para adoção são ocupados pelos adultos,que estão à espera de que alguma criança os adote.Acompanhamos,lado a lado,a vida de Toby,um garotinho que encanta com a sua ingenuidade e com a sua doçura.Ele se destaca por prezar valores como o amor em família e a solidariedade,desmascarando a superficialidade dos padrões estéticos impostos.
Pude concluir que,mesmo numa cidade considerada dos sonhos,ainda podem existir segregações sociais e preconceitos.Enquanto sociedade,fazemos parte de tudo isso,ainda que não queiramos.
"Pena que para dizer que algo é bom é preciso conhecer o que é ruim."

Nick 05/02/2022

Um livro nacional que me surpreendeu bastante! Não esperava que o livro fosse tão impactante como é, pra mim seria só mais um YA bobinho, mas, por trás da aparência, possui muitos assuntos importantes para falarmos, como o preconceito, racismo, adoção, etc. Amei muito e recomendo essa fantasia nacional!

Heloisa.Goemann 04/02/2022

MEU DEUS EU AMEI
Além de ter pago super barato nesse livro (confesso que achei que ia odiar) é uma história que nos faz repensar a história da sociedade e muitas injustiças ainda existes

Carol 30/01/2022

Fica razoavelmente bom no final.
Repetitivo, massante, nunca chega no objetivo. Aborta alguns assuntos que não são saudáveis para a idade dos personagens citados.

Indie.Ingrid 30/01/2022

Expositivo até demais
Não vou dizer que é uma história ruim, de fato a ideia é boa, mas...

Tem exposição demais, nunca resta dúvidas de nada pq a autora teima em colocar em palavras o que poderia ser deixado em gestos.

E não sei como, partes que deveriam ser chocantes se tornaram normais, sei que é uma história quase infantil, mas quando se caminha por temas tão delicados e execuções ainda piores, se torna ainda mais difícil caminhar por essa estrada.

Enfim, não esperava nada e então não me decepcionei

Camila 25/01/2022

Eu não estava levando fé nenhuma nesse livro mas acabou que ele é simplesmente tudo, meu coração está tão quentinho.

Nanda 20/01/2022

não dava nada e foi tudo
comecei esse livro apenas com a intenção de ler pra passar o tempo de vez em quando, porque jurava que não iria ligar pra história
eu achava que fosse ser uma coisa totalmente diferente do que eu li

algo nessa história me faz lembrar do "pequeno príncipe"
poderia se classificar para esses livros que parecem ser infantis mas tratam assuntos essências para nossa vida

fico muito agradecida de poder ter acompanhado a história do toby e da cidade dos sonhos
eu amei cada segundo que passei nela!

@Mihleituras 07/01/2022

?Toby compreendeu que em épocas anteriores pessoas eram queimadas sob aplausos em praças públicas apenas por ser diferentes, e que hoje isso também acontece, só que de outras maneiras. Todos são julgados e condenados o tempo inteiro. As próprias pessoas, com suas mentes fechadas, são as fogueiras da atualidade, julgando e condenando quem ousa ser diferente.?

?Como eu vi com meus próprios olhos, é preciso saber da existência das trevas quando se quer andar na luz.?

ale 06/01/2022

demorei bastante tempo para terminar de lê-lo e confesso que estou com receio de ter uma ressaca literária. Não me deixou muito surpreendida

Hyde 05/01/2022

Não foi oq eu esperava...
Cara, esse livro COM CERTEZA não foi nada que eu imaginei q seria..e que bom pq é simplesmente FABULOSO!
Acho que nunca li algo que fez tão bem pro meu coração..essa leitura me deu uma paz enorme...

Luisa.MRocha 03/01/2022

Cidade dos sonhos
Não sei nem oq dizer sobre esse livro!!! Eu não estava esperando uma leitura tão boa e com tantas lições e reflexões sobre tantos assuntos do nosso dia a dia. Terminei o livro hoje mas sinto que ainda ficarei "saboreando" ele por um bom tempo!

Silva 31/12/2021

Um livro maravilhoso que vai te fazer se sentir dentro da história. Enredo maravilhoso cheio de emoções. Apenas consigo dizer que será uma excelente leitura e experiência pois trará uma visão maravilhosa da Cidade dos Sonhos. ???

Camila 24/12/2021

Acho que este livro tem um significado diferente para quem viveu ou vive uma história de adoção!
Amo a escrita leve e poética da Fabiane.