O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Sarau 27/09/2021

gostei
o início ate uns 30% e meio lento ate a história de fato começar (pelo menos pea mim), eu adorei todos os personagens e o final me surpreendeu MUITO tipo muito mesmo, eu ia dar 3 estrelas pro livro mas os últimos dois/três capítulos valem uma estrela amais.
pra mim não é superior quanto o castelo animado mas quase tao bom quanto

Silveira 22/02/2022

Uma fantasia boa.
Eu confesso que enquanto estava lendo, lembrei muito de Alladin, com umas referências de "O castelo animado" (que foi a melhor parte, segundo eu mesma).
É uma fantasia boa de ler, gostosinha e leve. É boa.

Leaf 07/06/2022

O livro em si me surpreendeu desde o começo, pois me lembrou bastante Aladdin e o enredo foi muito cativante desde do inicio e o desenrolar da história foi incrível e me deixou animado a partir que do nada praticamente foi aparecendo os personagens do livro anterior, e isso foi uma das melhores partes desse livro na minha opinião. Escutar a maneira de como Abdullah falava e descrevia as coisas me deixou maravilhado pelo vocabulário enriquecido que esse personagem possuia.

Rayanne 05/07/2023

Resenha O Castelo no Ar
Tinha altas expectativas e foram atendidas. O castelo animado eu li e amei e esse foi o segundo livro do box que li. Amei a história, é leve e divertida. Recomendo muito para quem quer sair da ressaca literária ou começar a ler. É um dos meus livros de fantasia favoritos.

Luzielly.Ravani 20/10/2021

Aventura atrás aventura!
Esse foi um dos melhores livros que já li. Cada página virada foi uma crescente empolgação, a história é super viciante e prende o leitor a querer sempre saber mais. Uma leitura rápida, porém cheia de aventura e descobertas. É um livro muito engraçado e tem personagens incríveis, além de ? claro ? contar com personagens do livro passado, o que em minha opinião foi algo que deixou o livro incrivelmente atrativo e divertido. Adorei ver os casais juntos e a forma como suas vidas se desenrolaram com o tempo. Esse com certeza é um dos meus livros favoritos e o que eu mais gostei de ler. Sou apaixonada na forma como a Diana escreve e como ela consegue deixar os personagens marcantes com alguma característica distinta. A forma como o Abdullah fala é totalmente encantadora e muito agradável, além de ter uma pitada de humor. Um livro muito marcante, com toda a certeza!

Babis Schuina 17/09/2022

Uma Continuação Interessante
Honestamente, quando comprei o box eu jurava que eram três livros que não teriam conexão alguma um com o outro mas que se passariam no mesmo universo. Ainda bem que eu estava errada.
Esse segundo livro nos apresenta novos cenários, novos personagens, novos países e uma trama que no início lembra Aladdin e então passa a dar uma continuidade divertida a história do livro anterior.
Eu gostei dos personagens novos, queria um pouco mais de Flor da Noite, mas a jornada de Abdullah é imersiva, divertida e gosto como em vários momentos a autora brinca com o destino pré determinado do personagem e sua amada.
Também gostei como a história de personagens já vistos se entrelaçam na de Abdullah, trazendo novas facetas. Os cenários e locais revistados também ganham um novo brilho pela visão de um estrangeiro em Ingary. A inclusão de novas culturas nessa "expansão de mundo" também foi excelente trazendo vários novos aspectos, inclusive amei que os djins são mais poderosos que os magos de Ingary, e gostei do micro debate sobre magia colaborando em guerras.
No fim, terminei o livro feliz que a continuação foi muito boa, ansiosa para o próximo e com muita vontade de permanecer nesse universo por mais tempo.

Duda 24/01/2022

estou começando a adorar os livros da Diana, eles tem uma vibe de livro infantil que me trás muita nostalgia de quando era criança

Jessica1248 17/12/2021

"E lá vem você conseguindo que as coisas sejam feitas da sua maneira novamente. Eu fico perplexo, meu amigo, que você nunca tenha chegado a comandar aquele seu exército."

Mano, só depois de ler o livro todo, senti o peso total dessa frase hahahaha olha, essa leitura foi magnífica para mim. Amei a história, todo o desenrolar até culminar em um final gostosinho.

Amei a junção das histórias que a autora fez, o ritmo de leitura também foi bem mais fácil, mais fluente do que do Castelo Animado.

Foi divertido demais conhecer mais sobre o Abdullah e participar de sua aventura, tudo por conta de um amor, tudo que ele fez até chegar a moça.

Apesar de ser infantil, virou um dos meus queridinhos ??

Carol @solemgemeos15 18/12/2022

A história foca em Abdullah, um vendedor de tapetes, que após comprar um tapete mágico é levado a uma bela mulher. Ele leva tempo para entender como o tapete mágico funciona, mas ele é sempre levado a Flor da Noite, uma princesa que é bela e inteligente – mas não consegue identificar que Abdullah é um homem.
Eles planejam fugir juntos, mas seus planos são interrompidos quando Flor da Noite é sequestrada por um Djin! Logo, Abdullah sai decidido a salvar sua princesa, junto de aliados incomuns – um gênio da lâmpada, um soldado apático e dois gatos pretos.
Creio que o humor desse volume está muito mais divertido que no primeiro. Adorei conhecer um pouco sobre djins e gênios da lâmpada e o sentimento de rever Sophie e Howl (e alguns outros personagens) foi algo inusitado e encantador.

João 04/07/2021

Não sei nem por onde começar...
Eu não gostei do livro. Acho que essa é uma das coisas mais difíceis de dizer para um livro ao terminar de ler, principalmente se você entende o trabalho de todas as pessoas envolvidas no processo.
Mas não tenho outra opinião tirando a "Eu não gostei do livro".
O personagem principal Abdullah é construído de forma muito rasa em termos de motivação e ao interpretar um pouco mais, me incomodou o relacionamento dele com sua par feminina. O que o motivou a gostar dela inicialmente e a forma que é exibida ao leitor (como um homem mais velho e "experiente" versus uma mulher sem experiência e supostamente mais jovem).
E então, tem a cereja da problemática desse livro: 5 páginas no qual a autora decidiu ser gordofóbica, em sequência, no qual são acentuadas pelo destino final dado as personagens gordas (chamo ambas assim, pois a autora nem mesmo as nomeia), se casarem com o vilão e serem isoladas em outro lugar.
Vejam, o vilão da história tem um nome, mas as personagens gordas nem dignas de serem nomeadas são.
Eu não consegui aproveitar muito dessa leitura, que já era fraca, e com o final só percebo o quanto intencionalmente a autora quis escrever a gordofobia.
Entendo o livro ter esse conteúdo sendo de 1990, eu não entendo ele ser publicado em 2021. Muito menos contendo uma nota de rodapé da EDITORA tentando justificar essa decisão com "visto que não altera a qualidade da história".
Realmente, ei de concordar, a qualidade baixa da história não se altera com a gordofobia, tampouco demonstra as motivações de ser publicada em 2021.
Não recomendo a leitura, faltou a sensibilidade da nota de roda pé na hora de decidir sobre a publicação desse volume.
Sendo assim, minha nota não ser ainda mais baixa é movimentada pelo reaparecimento de personagens do Castelo Animado, pela representatividade étnica e pela fluidez da leitura.
De resto, espero que outras pessoas não precisem ter o desprazer de se deparar com histórias assim, principalmente pessoas gordas.
PS: Infelizmente é nítida a intenção e motivação $$econômica$$ dessa republicação em um box.

Isabelalalala 10/12/2022

Comecei a ler esse faz uns meses e eu não botei fé, quase abandonei.
Melhor coisa que eu fiz foi não desistir pois tive a honra (talvez spoiler?) da presença do Howl e da Sophie de novo nesse livro e dessa vez (definitivamente spoiler) como papais!
Acabei gostando muito desse livro, no fim tudo fez um sentido (dentro desse universo de fantasia, fez sentido). Acabei me entretendo muito e lendo ele com bastante rapidez.
Recomendo para os fãs de Howl e Sophie, só precisa ter um teco de paciência!
P.s : obviamente eles não são o foco da história e não tô querendo desvalorizar os que são, mas né, HOWL E SOPHIE.
P.s² : adoro o Jamal e o cachorro dele.
P.s³ : protagonista difícil de engolir mas a Flor da Noite é uma querida.

alilendonada 26/11/2022

sendo justo, eu não gostei do livro.
esse livro me arrastou MUITO pra ler e terminar por pouco mais de um ano, parecia entediante mesmo no meio de tantas tentativas.
o casal principal (Abdullah e Flor Da Noite) são completamente mal desenvolvidos (eles resolvem se casar após se encontrar duas/três vezes mano) e toda a história é abdullah indo atrás de flor da noite pra se casar com ela (GADO)
enfim, o que salvou foi quando o livro conwctou na trilogia do castelo animado, aí que ficou interessante de verdade e mais engraçado, então não foi uma perda de tempo ler.
tô dando 3/5 por causa das aventuras no caminho, da conexão dos livros, das profecias e de todos os detalhes se encaixando e formando um final completo e perfeito, não é realista porém é genial.

Luisa.Pearce 11/09/2021

Eu estou apaixonada por esse universo , a história assim como a do primeiro livro e encantadora , e leve e ao mesmo tempo cheia de acontecimentos , com romance, risadas tudo na dose certa.

Não posso deixar de falar que os personagens são maravilhosos, e vários personagens do primeiro livro aparecem nesse , tudo pra mim.

Apaixonada pelas histórias da Diana Wynne

Tenis 21/09/2021minha estante
Alguém gostou dessa "resenha"?

LetAcia1104 04/02/2022

Sinceramente... Não gostei muito... O finalzinho que foi bom (amei as princesas ??), mas todos os plots Twists foram muito bons e, pelo menos para mim, inesperados.

Coloco esse livro em 3º lugar de favoritismo do box
2º a casa de muitos caminhos