O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Bebela 27/10/2021

O destino não se importa com o que acontece
Que história maravilhosa! Cheia de aventuras e reviravoltas, muitas reviravoltas mesmo kkkkk
Não pensei que fosse gostar tanto?
Andressa Menezes 27/10/2021minha estante
Que bom que gostou! Não vejo a hora de reler. ?

mari 06/01/2022

Confesso que achei que não ia gostar tanto desse livro, mas me enganei e me apaixonei ainda mais pelo mundo de magia criado pela autora.
Achei o começo meio parado, mas do meio pro final a leitura ficou mais agradável e fluída. O final foi super divertido e surpreendente
Eu gostei muito do Abdullah e do restante dos personagens, achei o casal principal muito fofinho (talvez um desenvolvimento meio corrido, mas fofinho)

Maria14598 12/12/2022

Com fortes inspirações na versão francesa de Mil e uma noites, Diana nos apresenta outra parte do universo rico que ela criou em O Castelo Animado. Agora, estamos em Zanzib, e acompanhamos Abdullah, um simples vendedor de tapetes, com pouco dinheiro, mas muitos sonhos. Aliando a vontade de mudar de vida, com uma imaginação fértil, Abdullah cria diversas histórias, onde o mesmo é um rico príncipe de terras distantes, com um castelo, um jardim encantador e uma belíssima princesa. Isso, ele sabe, não é verdade, mas essas fantasias o ajudam a lidar com a família terrível a a vida bem... medíocre que ele leva.
Isso muda quando um misterioso mercador o vende um tapete mágico. O tapete, durante a noite, o leva até um suntuoso castelo, onde Abdullah encontra Flor da Noite, a princesa dos seus sonhos. E, como é uma história inspirada em Mil e uma Noites, a princesa é sequestrada repentinamente por um terrível djim.
Agora, com a ajuda de um tapete mágico (e outros itens e companheiros interessantes), Abdullah tem que achar o djin e salvar o amor de sua vida.

------------//---------

E agora, minha opinião.
O protagonista não é tão interessante quanto do último livro, apesar de eu ter gostado. No geral, é um protagonista "chato" (não para a história, ou desinteressante, ele só é o tipo de personagem que, apesar de eu ter achado fofo, da vontade de puxar a orelha) Ele é rabugento e subserviente, sonhador e determinado, mas pessimista, uma mistura engraçada, que faz diálogos hilários, e pode ser bem irritante para os leitores algumas vezes. Os diálogos são o ponto mais forte da Diana, até agora. Todos tem muita personalidade e humor. Adoro.
Flor da Noite, mesmo sendo uma princesa sequestrada, tem presença, sagacidade e altivez, com um misto adorável de inocência, uma coisa bem gracinha.
Também temos outros personagens, como o gênio da lâmpada, o solado e... Todo o elenco do livro passado, mas dessa vez, com um papel secundário.

No geral, é um livro com uma história simples (salvar a princesa) que se desenrola em pequenas confusões e mistérios, bem ao tom de Mil e Uma Noites, mas com personagens bem cativantes e um ótimo enriquecimento de universo. Eu adoraria falar mais, mas... Esse é um livro com várias reviravoltas, e falar delas definitivamente pode afetar a leitura.
Então é um livro simples, bem feito e adorável, com muito humor.

Diana Wynne Jones segue sendo minha escritora de infantojuvenil favorita. Nesse livro, temos resquícios de orientalismo (devo alertar) por conta da fonte de inspiração base (Mil e Uma Noites francesa), mas... Não digo que passo pano, só digo que é leve. Diana fez bom uso da cultura, mesmo puxando ela para o "místico e mágico", respeitou os personagens e suas origens, e fez a lição de casa na hora de nomear tudo. (Surpreendente para uma escritora britânica)

Para quem gostou do primeiro, aviso mais uma vez: não é uma continuação. Temos os personagens passados aqui, vemos como eles estão depois dos acontecimentos do livro passado, mas esse livro não é sobre eles! O que não torna o livro ruim.

Nota geral: 4/5

Eu tenho um fraco por coisas inspiradas em mil e uma noites ?

Nyla.Dias 11/12/2022

incrivel
confesso que fiquei um pouco receosa quando percebi que o livro não se passava inteiramente em torno do howl e da sophie, cheguei até a abandonar a leitura por isso, mas essa continuação foi uma surpresa muito boa, um ponto fora da curva total. amei.

@memo1i_a 30/09/2023

Essa autora>>>
Ela sabe muito bem que o que escreve vai impactar FORTEMENTE seu público alvo.
nesse livro temos o maior contador de histórias.
pau a pau com joão grilo de certo.

eduarda 31/12/2022

queria ler de novo
Sendo bem sincera gostei mais do que Castelo Animado, e dificilmente A casa de muitos caminhos vai superar.
Leitura fluída e gostosa demais, e quando os dois universos se juntam meu deus top tier insuperável.
Apenas sim, maior fã desse livro, não aceito críticas.

Karolina 31/08/2022

Gostei, porém
Gostei bastante livro, mas com algumas (talvez com algumas ressalvas). Sou totalmente apaixonada pelo Castelo Animado (livro anterior) então foi cheia de expectativa e talvez isso tenha estragado um pouco o livro para mim. Ele tem uma história legal, mas ele tem um começo beeem lento e demorei para me conectar com o protagonista. Só engatei na leitura lá para a página 150. Ps: amei a aparição do Howl e da Sophie
Mimi Macedo 31/08/2022minha estante
Tb, fiquei feliz com eles envolvidos na estória ?

Leituras e Reflexões 08/08/2022

Um pouco melhor que o #1
Se a pessoa que me emprestou (indicando) não me fosse tão querida, eu teria abandonado os escritos de Diana logo no primeiro volume desta série.
Mas resolvi ler o livro 2 (este) para ver se a história ganhava ?pé e cabeça?.
Sinceramente, considerei um pouquinho melhor. Porque não é uma continuação (no sentido literal) do livro 1. Personagens e enredo diferente. Envolve uma história de amor. Fui gostando, até que? no final a autora resolve ?fundir? as histórias rsrs ? sei nem como chamar isso! Alguns personagens da primeira história aparecem e descobrimos que estão envolvidos na trama desde o princípio. Aí acaba com tudo (tudo que eu estava até começando a gostar rsrs).

Paty 22/09/2021

Meu menos favorito da trilogia
É o meu menos favorito, mas mesmo ele tá com uma nota alta comigo.

O que eu posso dizer é que eu amei que a Diana trabalho no mesmo universo do Castelo Animado, os mesmos personagens queridos aparecem novamente, mas eles não são o foco da história. Eles tem um papel importante na coisa toda, mas não são os principais.

Apesar de ser o menos favorito, eu acho que esse é o mais engraçado que tem, os níveis de ironia aqui são maiores (não é uma coisa muito ácida, como sarcasmo, mas uma ironia mais leve e divertida). Eu me diverti horrores com esse livro. Porque então eu não dei nota máxima? É que eu achei a história um pouco mais fraquinha e não tão instigante, e tem toda uma babação de amor à primeira vista (Elza, temos visitas) que irrita um pouco, mas não é trágico a ponto de me desgostar. Acho que é isso.

Karu 19/10/2021

Tanto acontece e em tão pouco tempo que o livro parece terminar num estalar de dedos. Personagem principal um pouco irritante, mas não deixa de ser uma leitura rápida e divertida.

Giu 12/08/2021

Só passei raiva
Gente, comecei odiando! Diana errou feio nesse começo, pq todo mundo tava esperando que a Sophie e o Howl aparecessem e os protagonista do segundo livro são insuportáveis no início! Não tem quem ature! Cheguei na metade desse livro na força do ódio e sem acreditar que eu não tava gostando da continuação de um dos meus livros favoritos! Enfim, depois da página 150 (que é quando o Abdullah chega em Ingary, pra variar) as aventuras tomam peso, o Abdullah amadurece um tico e outros personagens legais ganham espaço. O final de início me deixou chateada kkkkk mas depois aceitei e gostei muito. Fiquei brava pq percebi que a Diana me passou a perna, meus personagens favoritos estavam na minha cara e eu não tinha percebido, ela real brincou com a ideia do ?estava debaixo do seu nariz? e eu amei essa sacada. Só por isso o livro passou de uma leitura 4 pra 4,5. Por um instante, pensei que tinha gostado só pq é continuação do primeiro e estava com saudade do enredo, mas descobri que gosto de Flor da Noite e do Abdullah e já tô ansiosa pra vê-los no último volume. Vale a pena ler, as revelações são legais e a história se mostra cativante como qualquer outra obra da Diana ?? aguentem as 150 páginas iniciais e tudo se desenrola, prometo!

Bell 20/08/2021

Quanto plotstwist!!!!
Gente do céu, esse livro foi maravilhoso! Sua capa é linda, sua história é linda, o jeito como Diana liga seus personagens é incrível.

O decorrer do livro foi bem tranquilo mas quando chega o final BUMMMM!!! Tanto plot que a pessoa até fica tonta (mas eu não reclamo)

Estou apaixonada neste box e nesta arte da Isadora, recomendo muitíssimooooo

Pink 07/11/2021

Um diamante entre os livros de fantasia
Acho que consigo dizer que eu gostei bem mais de Castelo no Ar livro do que do Castelo Animado o que significa basicamente que... ESSE LIVRO É MARAVILHOSO!
Uma leitura leve, gostosinha e me prendeu bem de inicio mesmo.
O plot e o crossover é ma-ra-vi-lho-so
Já acho que essa autora nasceu para escrever livros de fantasia.
Recomendo para todos.
Agora licença que eu vou panfletar esse livro por ai.