O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Maria Noronha 01/05/2022minha estante
Eu amo a participação do Howl, Sophie e do filhote deles! ??

Jessy 07/12/2021

Apaixonada pelos livros da Diana
Que escrita gotosa , não esperava muito desse segundo livro, principalmente por esse ser bastante arrastada no início. No entanto mesmo tendo um ritmo mais lento, ainda é uma leitura fluida que passa de forma tranquila e prazerosa. Obviamente, existem alguns aspectos devido ao período de publicação e ao local mais conservador que me deixaram meio desgostosa em alguns pontos da história, mas a nota no livro emitida pela galera record contextualizou a historia e me fez observar tal aspecto de forma mais "amena".
Em adendo , rever todos os personagens que fizeram parte do castelo animado e ver o desenvolvimento deles me trouxe imensa alegria, muito bom ver que o Howl e a Sophie ( e obviamente o Calcífer ) prosseguem juntos e agr com um bebezinho. Enfim, excelentíssima flor que nasce em meio as adversidades, me mostro extremamente agradecida pela leitura efetuada.

Fábio Valeta 10/10/2023

O castelo no ar é um misto de continuação e spin-off de “O Castelo animado” pois, apesar de passar no mesmo mundo, se foca em outros personagens, embora os protagonistas do anterior tenham uma certa importância na obra.

Na história, acompanhamos Abdullah, um jovem e modesto vendedor de tapetes que foi deixado de lado pelo pai devido a uma profecia realizada em seu nascimento. Abdullah vive uma vida simples e precisa aturar os demais parentes do pai, todos muito ricos devido à herança deixada por ele, ao mesmo tempo que sonha com aventuras e princesas. E quando um estranho lhe vende um tapete voador mágico, seus sonhos começam a se realizar, embora não exatamente da forma como ele imaginava. Após conhecer a filha do Sultão, uma moça que vive isolada pois uma profecia disse que ela se casaria com o primeiro homem que visse além do pai, Abdullah se apaixona perdidamente, mas quando ela é sequestrada por um Djim, ele parte em uma jornada que envolve um soldado desonesto, um gênio preso a uma lâmpada que concede desejos (mas faz de tudo para que eles deem errado), gatos que mudam de forma e um estranho castelo que paira no meio do céu, além de princesas... muitas princesas...

É um livro melhor que o anterior, sendo uma leitura mais ágil e com um final menos apressado, embora quando os primeiros personagens de Castelo animado apareçam, fica meio óbvio para onde parte da história está indo.
Mas entretém, então valeu a pena.

manu 02/07/2021

Um conto de fadas!
O livro é lindo! Amo a escrita da autora, que parece poesia, mas com um pouco de ironia.
Não dei 5 estrelas porque quando chegou na metade ficou meio arrastado e só fui voltar a me interessar lá pelo final quando eles encontram com outros personagens.
O Abdullah é um protagonista bem blé. Por mais que seja bem inteligente, em vários momentos eu achei ele muito mal educado (e eu estou relevando a parte em que a editora teve que se desculpar), porém ele se arrepende no final e eu acredito que seja sincero.
Gostei muito que a história se passa, na maior parte do tempo, no deserto e me trouxe uma parte de uma mitologia que eu não conhecia, com Djins e Gênios.
Enfim, acho que vale a pena ler, mas ainda gosto mais do 1º livro.

Flor da Noite / Sophie supremacy!

Gabriela 15/09/2023

Foi difícil
Esse foi difícil. até 60% nada aconteceu, a história não andava... A partir daí a coisa começa a melhorar consideravelmente. E aí vale a pena.

Mas confesso que fiquei bolada com o fato da história só ter engatado lá pro final

eliza.dias 18/03/2021

Gostoso de ler
Li o segundo livro na busca por ver mais da Sophie e do Howl e da emoção do Castelo Animado. Sinto dizer que os personagens tão queridos apareceram como coadjuvantes na estória.
A autora continua a entrelaçar a estória do começo ao fim, juntando todos os fios da trama, como se cada momento tivesse sua importância para acontecer o final.
É um livro rápido e gostoso de ler, recomendo!

VinAcius49 14/09/2021

Mantém o padrão de qualidade do primeiro.
Me conquistou, além da base para a ambientação e mitologia (que por um acaso, é a mesma da outra leitura em que estive), por me fazer acreditar que em nada interagiria com o primeiro e no tempo certo me surpreender interagindo. E no fim, se mostrar ter sido o tempo todo interação ?
Fora que é superdivertido.

eduarda 31/12/2022

queria ler de novo
Sendo bem sincera gostei mais do que Castelo Animado, e dificilmente A casa de muitos caminhos vai superar.
Leitura fluída e gostosa demais, e quando os dois universos se juntam meu deus top tier insuperável.
Apenas sim, maior fã desse livro, não aceito críticas.

itssmaanu 16/09/2022

CANCELADO
Tenho muitas críticas a fazer como, personagens rasos, fast burn (que não é algo que eu gosto), plot sem graça, a redenção no final, e o jeito de falar do abdulah que foi muito chato.
Mas para mim o principal problema foi a gordofobia e o jeito que trataram a Valeria sendo que ela tinha somente 4 anos, eu entendo q o livro foi escrito nos anos 90 e achei muito interessante a observação que a Galera Record colocou. Mesmo assim isso tirou toda a magia do livro, e acabou completamente com o meu interesse.
O único elogio que consigo fazer foi a união feita entre os personagens de "O Castelo Animado" com esse, foi algo bem construído e que trouxe algo positivo ao livro.
Bom, desde o começo o livro não me agradou, a premíncia é interessante e tals mas o livro em si, para mim, foi muito confuso e arrastado, demorei para terminar porque não tive vontade alguma de ler, o que me salvou no final foi o audiobook, mas para mim o livro não funcionou.

Karolina 31/08/2022

Gostei, porém
Gostei bastante livro, mas com algumas (talvez com algumas ressalvas). Sou totalmente apaixonada pelo Castelo Animado (livro anterior) então foi cheia de expectativa e talvez isso tenha estragado um pouco o livro para mim. Ele tem uma história legal, mas ele tem um começo beeem lento e demorei para me conectar com o protagonista. Só engatei na leitura lá para a página 150. Ps: amei a aparição do Howl e da Sophie
Mimi Macedo 31/08/2022minha estante
Tb, fiquei feliz com eles envolvidos na estória ?

Karu 19/10/2021

Tanto acontece e em tão pouco tempo que o livro parece terminar num estalar de dedos. Personagem principal um pouco irritante, mas não deixa de ser uma leitura rápida e divertida.

15/12/2021

Estupendo
Essa livro foi realmente muito bom, os personagens eram interessantes, e a história também. No final foram tantas surpresas que pareceu um final revelador de narrativas policiais.
Muito muito criativo e bem pensado.
Não sei cinco estrelas por dois motivos: o meio foi um pouquinho chatinho, mas uma parte bem pequena; e tínhamos partes extremamente gordofóbicas, mas temos que levar em consideração que o livro foi escrito em 1990
Recomendo super!!!