O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Rayane139 16/10/2023

Leitura rápida e boa.
Apesar de não gostar de contos, eu gostei de alguns desse livro, e meu preferido foi Os Gatos de Ulthar. No futuro quando tiver meus sobrinhos, irei assustar eles.

Natália 11/10/2023

Racismo escancarado
Finalizei hoje o meu primeiro e último contato com o escritor Lovecraft. Vou explicar o motivo pelo qual não pretendo ler outras obras do autor. O que me leva a decidir não ler outras coisas que ele tenha produzido não é o fato de eu ter ou não gostado da sua escrita. O que me faz pensar em nunca mais ler Lovecraft é o racismo, preconceito e xenofobia presentes fortemente em sua obra. Sou antirracista e não pretendo ler outras coisas dele porque, realmente, essa postura dele dentro da obra não me fez bem. Ele não foi uma pessoa com esses pensamentos pavorosos e que na obra não deixou explícito tais pensamentos horrendos, muito pelo contrário, ele colocou na sua obra o que tem de pior em relação a preconceitos. Ou seja, não consegui separar a obra do autor, visto que o autor colocou todo um preconceito exacerbado dentro da obra. Foi bom para conhecer o autor, para ter senso crítico em relação à leitura, mas não é um escritor que procurarei outras coisas para ler. A vida é muito curta para ler o que não me faz bem. Realmente, me incomodou. Teve hora que tive que parar para respirar de tão indigesto que o preconceito dele ficou marcado na leitura. Não sou a favor de apagar o que ele escreveu, de jeito nenhum, história não se deve apagar para que erros do passado não se repitam, e sim, ter senso crítico ao ler, como eu fiz, e cabe às editoras notas de rodapés e edições comentadas a respeito. A editora Pandorga foi incrível e está de parabéns ao colocar no prefácio dessa edição uma nota muito bem escrita a respeito do racismo, preconceitos, xenofobia do autor.

Quanto aos contos, tentando (sem sucesso) pensar apenas no terror, não gostei tanto. "O chamado de Cthulhu", o conto mais famoso dele, achei bem fraco, inclusive. Esse conto é sobre uma criatura em formato de polvo que é invocada através de rituais. Conto carregado de preconceito e bem arrastado. O conto "Casa abandonada" foi o que mais gostei e foi justamente um que não predominava o racismo sobre o terror, o terror era o foco do conto. Esse conto achei interessantes e conta sobre eventos estranhos de mortes inesperadas que ocorrem ao longo de gerações em uma casa sinistra.

Luiz.Goulart 08/10/2023

O pai do horror cósmico
Primeiro livro que li do americano H. P. Lovecraft, escritor que revolucionou a literatura de terror inaugurando elementos sobrenaturais na ficção científica ao criar o que ficou conhecido como horror cósmico. Foi muito influenciado por Edgar Allan Poe e é o escritor favorito de modernos escritores de terror e fantasia como Stephen King e Neil Gailman. Nesta edição, além do clássico O Chamado de Cthulhu, encontramos os contos A Música de Erich Zann, Dagon, Os Gatos de Ulthar, A Casa Abandonada e A Verdade Sobre o Falecido Arthur Jermyn e Sua Família. Ler Lovecraft é entrar num outro patamar no que se refere à literatura fantástica.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/5248677325871008951

Helo 05/10/2023

Horror Cósmico
Um compilado de textos e contos de Lovecraft.

Histórias dignas, mas especialmente o chamado de Cthulhu foi a que mais me decepcionou. Pelo contexto? Pelas palavras usadas? Não.. Na minha ótica foi o mais pejorativo. Não há como desvincular a leitura do racismo.. mas, para além desta crítica social, vamos para o conteúdo.

Digno, o conto dos gatos de Ulthar foi uma preciosidade pra mim. Não há como dizer que os contos não possuem uma veia talentosa.

Por fim, é um terreno fértil para inspirar-se e desenvolver mitologias que flertam ou bebam do terror/horror. Mais tarde coloco minhas notas para cada quesito e minha crítica quanto a diagramação e o produto em si, tendo em vista ser um livro físico.

GoomesH 22/08/2023

Esperava mais, bem mais.
Primeiro mergulho em Lovecraft, e foi ok. De fato o conto que leva o nome da edição é incrível. Já imagino diversas outras histórias que podem ser criadas com a entidade Cthulhu. O restante dos contos não me prendeu.

Samantha.Martins 14/08/2023

Mergulhando no Horizonte do Desconhecido
Resenhas Individuais dos Contos:

"O Chamado de Cthulhu" (Nota 2,5):
Neste conto icônico, Lovecraft explora o terror cósmico através da descoberta de cultos ancestrais e um ser antigo adormecido. A narrativa oferece uma visão intrigante sobre a insignificância da humanidade perante a vastidão do universo, embora alguns possam achar a escrita e o desenvolvimento da trama um tanto complexos.

"A Música de Erich Zann" (Nota 3,5):
Nesta história enigmática, Lovecraft mergulha em um tema de mistério e sobrenatural, com um toque de melancolia. A relação entre o protagonista e o músico recluso cria uma atmosfera intensa, embora a trama possa parecer um tanto fragmentada para alguns leitores.

"Dagon" (Nota 4):
"Dagon" é um conto curto, mas impactante, que explora a angústia e o horror do desconhecido. Lovecraft apresenta um clima de desespero enquanto o narrador luta para compreender as terríveis visões que testemunha. A sensação de isolamento e insignificância é habilmente transmitida, tornando-o uma leitura digna.

"Os Gatos de Ulthar" (Nota 5,0):
Neste conto cativante, Lovecraft apresenta uma história mais leve e cativante sobre a vingança dos gatos contra aqueles que maltratam os animais. A escrita encantadora e a reviravolta final agradam aos leitores, tornando-o um dos contos mais amados de Lovecraft.

"A Verdade sobre o Falecido Arthur Jermyn e sua Família" (Nota 3,0):
Lovecraft explora a história sombria e intrigante da família Jermyn, revelando segredos perturbadores ao longo do caminho. A exploração dos temas de ancestralidade e degeneração cria uma atmosfera misteriosa, embora alguns possam achar o desfecho um tanto abrupto ou perturbador.

"A Casa Abandonada" (Nota 3,5):
Neste conto, Lovecraft mergulha na narrativa de um investigador paranormal que explora uma casa abandonada com uma reputação assustadora. A construção da atmosfera é eficaz, e a exploração do desconhecido mantém o leitor interessado. No entanto, a trama pode parecer um pouco previsível para aqueles familiarizados com o estilo de Lovecraft.

A compilação "O Chamado de Cthulhu e Outros Contos" oferece uma visão abrangente das obras de H.P. Lovecraft, proporcionando uma variedade de experiências dentro do gênero do horror cósmico. A nota geral reflete a diversidade e o valor intrínseco desses contos, com algumas histórias se destacando mais do que outras em termos de impacto e apelo pessoal. Se você é fã do estilo distintivo de Lovecraft e sua exploração do desconhecido, esta coletânea é uma leitura interessante.

Lia 05/07/2023

Vou reler e ver aulas para entender por que isso é um clássico, não achei nada demais.
Talvez tenha sido a edição...

resumão
Aqui um rapaz começa a pesquisar sobre alguns acontecimentos estranhos e tenta entender o que eles tem em comum.
E ele percebe que todo mundo que entro em contato com isso morreu. Pronto

Brub.costa 26/06/2023

Vou começar dizendo que eu tenho uma relação de ódio com esse autor.
Nesse livro de contos, a gente pode perceber o quanto a escrita dele mudou depois de 1920. Até os preconceitos dele ficaram um pouco de lado, a escrita e a história melhoram muito a partir dessa época.
As histórias eu vou avaliar individualmente:
O CHAMADO DE CTHULHU - A historia do personagem mais famoso do Lovecraft é bem lenta e até um pouco confusa. Particularmente eu não gostei de como foi desenvolvida mas o final é legal. Nota: 3/5
A MÚSICA DE ERICH ZANN - Essa história curtinha mas que é muito interessante, pra mim valeu mais a pena do que a primeira, isso sim é um terror bem escrito e desenvolvido sem enrolação (detalhe: escrita em 1921). Nota 5/5
DAGON: Outra história curtinha mas me desapontou, achei sem graça. Nota 2/5
OS GATOS DE ULTHAR - Essa eu gostei por ser vingança contra agressores de animais. Nota: 4/5
A VERDADE SOBRE O FALECIDO ARTHUR JERMIN E SUA FAMÍLIA - Racismo. apenas racismo. Nota 0
A CASA ABANDONADA - essa eu achei bem legal e me lembrou até um pouco do conto A cor que caiu do céu (que eu amei) e a escrita tá muito boa tbm. Nota 4/5

George.Nicolas 27/05/2023

Eu gostei
Eu gosto do estilo que o Lovecraft escreve, o horror cósmico é bem legal, pois sempre tem a figura de uma ciência tentando explicar os fenômenos

Karen 15/05/2023

Esperava mais...
Confesso que fui com sede ao pote lendo meu primeiro livro do Lovecraft e comecei com o grande sucesso do Chamado de Cthulhu, não sei se foi espectativa demais, mas acabei achando ele meia boca. Alguns outros contos presentes no livro me cativaram bem mais, como Os Gatos de Ulthar e A Casa Abandonada, esse último conseguiu me passar um real terror.
Enfim... Recomendo como um bom livro de Cultura Pop.

Ana 12/05/2023

Um chamadinho só...
Fizeram tanta propaganda do Cthulhu, que achei que a história seria perfeita... Mas é tão blé.

É boa, mas não é lá aqueeeeela coisa.

As outras histórias seguiram na mesma linha. Interessantes, mas poderiam "ser mais".

O último foi o meu conto preferido! Comecei a ler e foi me dando uma certa agonia e aflição. Excelente!

Thaís 09/05/2023

Um bom livro!
Gostei do livro e das histórias, apesar de, muitas vezes, serem de difícil compreensão pelo vocabulário rebuscado de Lovecraft. De maneira geral, as histórias são semelhantes às de Poe por serem do mesmo gênero literário e ambos conterem várias palavras que só uma pessoa muito culta saberia o significado, contudo, na minha opinião, eu prefiro os contos de Poe. Sobre os contos de Lovecraft, gostei de todos, mas "Os Gatos de Ulthar" e " A Casa Abandonada", além do clássico "O Chamado de Cthulhu" me chamaram mais atenção.

Alessander.Oliveira 11/04/2023

Um passatempo apenas
Iniciei a leitura por curiosidade, pelo fato do autor ser referência a uma banda que gosto (Metallica).
Os contos são bem escritos mas, particularmente, pra mim não empolgaram. No fim foi apenas um passatempo razoável.

Kleber Rafael 03/04/2023

Primeiro livro do Lovecraft que leio, adorei os contos, são muito bem elaborados e a construção dos ambientes é fantástica, apesar de ser considerado “terror” não chegam a passar medo, é mais um misto de suspense, tensão e uma pitada do sobrenatural. Nesse primeiro livro do Box gostei de todos os contos, mas o que mais me chamou a atenção foi "a casa abandonada"... Em determinados momentos conseguimos até sentir a atmosfera sombria e o fedor da casa... Livro para amantes do gênero... Quem curte Allan Poe pode embarcar na leitura sem medo!