Não pise no meu vazio

Não pise no meu vazio Ana Suy Sesarino Kuss

Resenhas - Não pise no meu vazio

Maria4043 15/08/2023

Um jogo de palavras inteligente
"o silêncio carrega consigo todas as palavras do mundo. O silêncio é infinito, o dizer é tão limitado... Digo silêncios para dizer coisas opostas ao mesmo tempo sem me contradizer.
Quando digo palavras minhas ambiguidades ficam escancaradas.
Preciso me proteger de mim."

Leticia2513 14/08/2023

"viver não tem cura, o amor é paliativo."
Um bom livro no geral, possui poemas que me impactaram e outros tantos que foram apenas ok, e tá tudo bem! eu já não esperava que todos os textos fossem pra mim e nem são pra ser. tirei frases legais e reflexões, é rápido de ler, então recomendo

jackpveras 01/08/2023

Suavidade empática
Uma verdadeira lição sobre os dramas e os sofrimentos do outro que são, em contrapartida, os dramas e os sofrimentos do próprio sujeito. Respeito, compreensão, empatia, solidariedade e amor fazem parte deste livro que é uma delícia de ser desbravado.

Ellen343 12/07/2023

Tóxico
Não leia esse livro se vc não estiver preparado, ela romantiza os vazios? Sim! E eu entendo ela mostrar isso dessa forma, romantiza o comportamento tóxico? Também e também entendo porque o apresenta assim.
Eu já estava acostumada com poesias que te faziam olhar pra si e trazer pra fora o melhor que há dentro de si, mas esse livro não faz isso, não é uma leitura bonitinha e agradável.
É uma leitura brutal. Falar de vazios é doloroso em todos os aspectos. Se você acha que consegue olhar pros seus vazios, boa leitura.

milly 22/06/2023

O amor é paliativo.
Mesmo sendo uma leitura curta, foi arrastada. o primeiro livro da autora me empolgou muito e, até o começo deste, achava que seria uma leitura que mudaria minha vida, mas foi só mais do mesmo. uma redoma de clichês, que eu até curto, mas nesse nível chega a ser um tanto quanto... patético.

Andressa Klemberg 01/05/2023

Paixões e vazios
Um livro dramático sobre paixões, vazios, viver só, viver junto, sentir-se só vivendo junto. A autora é psicanalista e cheguei até o livro após fazer um curso dela sobre amor e solidão.

Julua â 14/04/2023

Não me entregou o que eu esperava
A escrita da autora é realmente linda, mas o livro em si vai se tornando cansativo em quanto se lê.
O primeiro "bloco" de textos te faz refletir, mas o seu foco extremo em apenas um assunto faz com que os ultimos sejam maçantes.
O Segundo é apenas uma grande repetição de tudo que é dito no primeiro, é entediante e monotono.
E por fim, o terceiro, por mais curto que seja, salva a tediosidade do segundo, trazendo textos diferentes e fugindo da base repetitiva dos outros.
"E na ausência de respostas que fizessem os pensamentos pararem, na ausência de certezas absolutas, a dor aparecia, bela e exuberante."

Retalhos e Prefácios 13/04/2023

Decepcionante
Resolvi ler esse livro por ter gostado demais de outro livro da autora (A gente mira no amor e acerta na solidão) e, também, gostar do trabalho dela.
Ana Suy é psicanalista e democratiza o assunto nas redes sociais.
Infelizmente, minha experiência com essa segunda leitura não foi boa como a primeira.
Talvez eu tenha criado altas expectativas, não sei.
Acontece que, em meu ponto de vista, um livro tem que ser bom por si só. A gente pode até buscar leituras de apoio e, assim, melhorar a experiência, mas, o que faz um livro bom ou ruim, pra mim, tem que ser a obra por ela mesma.
Sendo assim, esse livro traz poemas que, na maioria das vezes, são rasos e repetitivos.
Essa repetitividade deixa-o bastante cansativo. O que torna a leitura arrastada.
Outro ponto é que, sem conhecimento prévio da autora e de seu trabalho, os poemas passam a única impressão de um eu-lírico totalmente dependente emocional e, em alguns momentos, traz certa romantização de relacionamentos destrutivos.
Daí, a questão que apontei sobre o livro se valer por ele mesmo. Já que, conhecendo a autora, é possível ir mais a fundo e interpretar seus poemas como a representação de pessoas que se deixam destruir por relacionamentos tóxicos e muito mais.
Mas, ainda que tenha sido essa a intenção, os poemas não cativam, já que se assemelham a algo que um adolescente escreveria...
Enfim, decepcionei um tanto!

jdsdnt 12/04/2023

Me preencheu, esvaziou e preencheu novamente
Como pode existir algo tão maravilhoso de se ler, compreender e questionar ao mesmo tempo?! houveram coisas que não pude nem entender, mas senti. os buracos que se abriram em mim com os textos que eu nem imaginei que estavam aqui...

Carol1349 01/03/2023

Para mim pareceu uma montanha russa, o livro teve altos e baixos, onde em alguns momentos achei os textos profundos, marcantes e intensos e em outros, um pouco repetitivos. Mas a leitura é muito boa ainda assim.

Gabi 25/02/2023

Gostei
Gostei, porém com poucas ressalvas, me senti voltando na época de 2012, onde ficava as tarde inteiras no Tumblr, essa é a ressalva mas é a parte que mais gostei, irônico eu sei

Patty.Maionese 22/02/2023

Falando dos vazios
Uma leitura que em alguns pontos é repetitiva e outros momentos te toca muito, e por isso se torna uma leitura completa.

Existem vários vazios dentro de nós e em cada fase de nossas vidas esses vazios mudam e se transforma, por isso não deixam de ser repetitivos. É por isso que esse livro se torna tocante, pois são vazios existentes e não só poéticos, alguns textos parecem ser repetidos pq os vazios são e o livro não poderia ser diferente.

Gostei da leitura e a indico, porém aviso 'não leia com pressa, pense no vazio que lhe é apresentado, pense se enxerga ele em vc e faça o que de ter vontade com esse seu vazio'.

#DicadaMaionese

skuser02844 19/02/2023

Não pise no meu vazio
O livro é ?um convite a desvendar os versos de vida dos amantes, que na busca por compreender o que sentem, enchem-se, esvaziam-se e sustentam o incompreensível do amor, preservando e suportando o vazio necessário que move a vida na busca de sentidos.?
Acabei criando muita expectativa, por conta de já ter lido outro livro da mesma autora (A gente mira no amor e acerta na solidão). Inclusive, muito bom por sinal. Embora, de gêneros diferentes, a temática de ambos conversam entre si e até se complementam. Ainda que não tenha me brilhado os olhos tanto quanto o outro, recomendo a leitura. É uma boa perspectiva de enxergar como, no final, estamos todos sozinhos de alguma forma, e não há como fugir de si mesmo. A vida é esse caos delicioso de encontros entre vazios, que tentam a todo custo, se preencher.

Andrielly.Luiza 19/02/2023

"Doía para lembrar que existia."
Apesar de ser um livro curto, achei que muitos dos textos se repetiam e mostravam mais do mesmo. Alguns são realmente bons e me tocaram, outros não produziram esse efeito. Não é um livro ruim, mas se tirasse os textos iguais, ele seria bem mais curto do que já é.

Cristiane 18/02/2023

Verdades e dor...
A escrita da autora prende, porque te atinge naquilo que não costumamos dizer, naquilo que costumamos ignorar...
Em sua escrita, ela põe para fora aquilo que nós muitas vezes escondemos.
É claro, em certos pontos ela se repete e dramatiza ao extremo, mas não é um livro ruim.
Fala sobre amor, e o amor é assim. Ele é meloso e dramático. É triste e agonizante, muitas vezes.
Mas ele também é bom, em alguns casos duradouro... Às vezes vale a pena, e às vezes não.
Quando se trata de um livro como esse, com tamanha intensidade, não podemos levar tudo ao pé da letra.
Existem caracterizações para o amor que não são saudáveis, nem por isso não são inexistentes.
É preciso saber filtrar o que será bom para nós, e deixar para trás o que não é.
E acredito que foi isso que fiz com tal leitura.
Me reconheci em alguns trechos, e em outros, revirei os olhos de tédio.
Ainda assim, recomendo!