A uruguaia

A uruguaia Pedro Mairal

Resenhas - A uruguaia

@wesleisalgado 10/04/2022

Uma boat trip tragicômica
Eu amei a escrita ágil, contemporânea e ao mesmo tempo poética do Pedro Mairal e já estou de olho nos outros livros dele publicados por aqui.

A história é um dia de desastre na vida de Lucas, escritor, pai e marido. Após se apaixonar por Magali em um evento, acompanhamos sua viagem de Buenos Aires até Montevidéu via barca, (deu até vontade) para um encontro com sua uruguaia.

O livro é em forma de confissão para Catarina, sua atual esposa. Dessa forma, durante o dia, voltamos no passado e avançamos no futuro, até a totalidade da narrativa. E somos espectadores na primeira fila de poltronas do dia do nosso simpático, e absurdamente gostável, Lucas.

Trisais, a odisseia paternal, sexo depois dos 40 e o choque com a juventude contemporânea, tudo envolto em muito bom gosto e bom humor inteligente em uma paisagem que está me fazendo querer planejar uma ida ao Uruguai assim que possível. Vontade plantada desde que assisti Whisky.

Você nunca vai esquecer o sistema de idade Batmânico! Excelente!!
Jacy 10/04/2022minha estante
Agora eu pre-ci-so ler A uruguaia!

eumariaa 14/05/2022

a uruguaia
daquele tipo de leitura que te fisga nas primeiras páginas, leve e fluida. o livro traz temas legais e algumas reflexões, é bem escrito, a narrativa te faz querer devorar tudo de uma vez. super indico!

Rafael.Gomes 23/02/2024

Caótico e fantástico
Trechos:

Não quero parar de repetir seu nome. Às vezes digo seu nome dormindo.

Ninguém é somente uma pessoa, cada um é um nó de pessoas, e o nó de Guerra era dos complicados.

Picón 23/02/2020

Quase lá
A escrita de Mairal tem bons momentos, alguns excelentes, mas isso não é constante. Parece que ele ainda está chegando num nível ótimo (o que me deixa expectante quanto ao seu próximo livro).
Já a história se resume às peripécias de um intelectual argentino que pensa com a cabeça de baixo. E só.

Robson68 27/04/2022

Esperava mais... passou na média
Mais uma indicação de @book.ster, A Uruguaia é um livro bem curto, com 128 páginas, que trazem uma vista romântica de Montevidéu por um cansado argentino de Buenos Aires. Muito embora eu ache que faltou ritmo na história, faltando ainda um quê de atração pelo enredo, o autor Pedro Mairal sabe prender a leitura na sua maneira de escrita quase tão próxima a nossa mente que vai e volta em assuntos aleatórios. Eu esperava mais do livro, mas ele passou por média.

Vai Lendo 10/08/2020

Um romance excepcional e divertido
Será que somos aquilo que realmente gostaríamos de ser? Em A Uruguaia, do argentino Pedro Mairal, publicado pela editora Todavia, conhecemos as peripécias de Lucas, um escritor recém-chegado aos 40 anos que, em meio à crise no casamento, parte para Montevidéu em busca de uma aventura amorosa. Repleto de reflexões, questionamentos e movido pelo sentimento de se reencontrar, o divertido romance cativa por falar de afeto, autoengano e a busca pela felicidade.

Lucas não é aquela pintura de homem exemplar, com feitos grandiosos e inúmeras conquistas, longe disso. Inclusive, confesso que, no início, as suas atitudes machistas e comportamento, no geral, me incomodaram. Porém, através dos seus defeitos, podemos ver um ser humano comum, homem, que coleciona fracassos e que está muito mais próximo de nós mesmos do que os heróis da ficção.

Através do protagonista, quebramos aquela casca grossa que nós, homens, utilizamos de escudo para nos proteger. E é neste interior que a obra de Mairal arrebata. É ver esse homem frágil, sonhador, inseguro e, até mesmo, idiota, em busca de uma aventura.

Se inicialmente em A Uruguaia é difícil escutar as lamúrias deste homem (pelos motivos que citei anteriormente), quando ele parte para a sua jornada em Montevidéu, a trama ganha contornos tragicômicos e fica difícil interromper a leitura. Me vi completamente envolvido e ri, de gargalhar, em alguns momentos. Algo que não esperava.

Paralelo à aventura em busca de uma paixão, A Uruguaia é repleto de reflexões sobre o casamento, ser pai, homem, provedor. É bem profundo. Inclusive, trouxe alguns questionamentos sobre filhos, escolhas, futuro, carreira e família.

A OBRA DE PEDRO MAIRAL

O texto é muito envolvente e divertido, a escrita de Mairal é intensa, verdadeira e um pouco ácida. Sem falar da excelente contextualização. Fiquei impressionado com as descrições de Montevidéu. Conforme o protagonista caminhava pela cidade, mesmo sem conhecer, parecia que eu estava lá, acompanhando os personagens de perto. Tudo era muito visual. A analogia entre o povo uruguaio e a narrativa foi o arremate final de uma obra impecável.

EXPERIÊNCIA PESSOAL COM ‘A URUGUAIA’

A Uruguaia foi um divisor de águas pessoal em termos de leitura. Há um tempo estava em um limbo, no qual não conseguia me identificar com os personagens das histórias que eu lia. Apesar de toda a crise conjugal e machismo do protagonista, me vi em certos aspectos de como a paternidade transforma a vida do homem, a perda da individualidade, as mudanças provocadas no casamento e a necessidade de se reinventar. Ainda não cheguei aos 40, mas, com 33, já sinto um senso de urgência para algumas realizações.

Após a leitura, compreendi o porquê de Pedro Mairal ser apontado como um dos novos autores de destaque da literatura latino-americana. A Uruguaia é um romance excepcional. Um retrato honesto do homem moderno que precisa enfrentar suas crises, ao mesmo tempo que também precisa se redescobrir para lidar com as mudanças do mundo. Isso sem falar na escrita envolvente e no bom humor, que torna a experiência ainda mais intensa e divertida.

site: https://www.vailendo.com.br/2020/08/03/a-uruguaia-de-pedro-mairal-resenha/

Mari.Sawczuk 02/11/2021

Intenso
Livro curto, romance bem escrito. Dilemas, problemas conjugais, busca por felicidade. Uma bela obra.

Luiz.Antonio 22/01/2022

Esperava mais
Escolhi este livro muito em função de uma resenha que ouvi num podcast.

Confesso que achei uma história mediana: Narra um trecho das agruras de um escritor argentino numa "aventura amorosa" no Uruguai. Mas, praticamente, nada dá certo no seu encontro. Perde muita coisa e, inclusive, tempo.

Um livro, repito, mediano.

hanny.saraiva 18/04/2022

Incrível na técnica, medíocre no conteúdo
Com uma inegável qualidade técnica, esse livro é envolvente, mérito da forma como o autor escreve, fruto de seu talento narrativo. Porém, me incomodou algumas partes machistas, com referências clichês ao autismo e o final achei bem revolta hetero, branco, classe média. O problema desse tipo de voz é que é cansativo ouvir as mesmas coisas, ficamos no lugar comum e deixamos de ter o diferencial dentro desse universo. Uma pena, esperava tanto.

mateushillebrand 02/06/2021

O livro tem a competência de conseguir te colocar dentro da cabeça do protagonista. Como é todo descrito em primeira pessoa, permite e entender os sentimentos, que são apresentados de uma forma bem crua.

As temáticas do amor, das relações familiares, do trabalho se desenvolvem num período de tempo curto, mas suficiente para apresentar as diversas transformações pela qual o personagem passa.

As respostas não dadas ao final do livro são importantes pra que a cada um posso teorizar, com a base na sua própria relação com os personagens. O final, com sua projeção de futuro também serve como afirmação das mudanças possíveis e necessárias pela qual devemos passar.

Adorei estar passando por alguns cenários já conhecidos, de me me envolver com um enredo mais contemporâneo.

Mari 22/01/2021

Livro fácil e gostoso de ler, tal qual embarcar na aventura do narrador, dividindo com suas lembranças a atmosfera de uma tarde clandestina pelo Uruguai. Particularmente, só o fato da ambientação latina já me agrada em muito; com as pitadas de referências musiciais, urbanísticas e literárias locais, mais ainda. Tem uma pegada forte de auto indulgência, é verdade; em certos momentos, chega a ser patético o tom de pequeno burguês injustiçado do protagonista. Mas muito se salva com a própria percepção disso pelo personagem, com o convite a rir diante de suas trapalhadas, mesmo aterrorizado pelo quanto a conta pode sair cara. Cai bem ao livro especialmente o tom da parte final, de certa forma confirmando que a vida tem mais é que girar, encerrar ciclos, deixar perecer o que não se tem como se sustentar.

Saulors 01/08/2021

Como todo lado livro que a Todavia lança, eu fico logo interessado, mesmo sem saber do que se tratam. É um fascínio que a editora causa em mim, e que aconteceu com esse. Não sabia do que se tratava, mas adquiri sem pensar muito, e realmente não me arrependi. Um livro curto, rápido e fácil de ler, sem muita enrolação. A história é uma verdadeira saga que renderia um filme divertido e debochado do Woody Allen.

Mari 23/08/2020

Bom, mas esperava mais
Lucas é um escritor argentino de meia-idade que narra para sua esposa (e também para nós) um caso que ele teve com uma moça uruguaia. Mas, ele também fala sobre seu casamento, seu filho, as dificuldades financeiras e como tudo isso afetou a relação com sua esposa, que foi a parte mais interessante pra mim.

"Quando alguém te dá um chute, você fica alerta como se não existisse ninguém do seu lado, e, quando de repente alguém te trata bem, você baixa a guarda e se desarma. O afeto derruba você."